Microfone para gravar videos de violino ?

    Autor Mensagem
    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14


    Quero gravar videos de aberturas de animes no violino para o Youtube mas tenho que comprar um microfone...

    Quero um microfone bom, não quero que seja profissional só uma boa qualidade de som.Por menos de R$ 400, acha?

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ViAnime

    Cara, tenha uma coisa muito importante em mente. Para violinos, cellos e etc, independente do microfone utilizado, o ambiente vai contar de mais na gravação. A sonoridade, reverberação, reflexão e etc. são sempre fundamentais, mas no casos destes instrumentos em especial, a configuração do ambiente chega a ser caótica.

    Então, antes de escolher o microfone, mexa no ambiente, prepare a sala, para conseguir a melhor sonoridade possível de seu instrumento. A sala é extremamente importante para gravar cordas.

    Microfones de fita (Ribbon Mics) são fantásticos para violino. Mas, infelizmente, você não conseguirá comprar um com este valor.

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime

    Tenho muito pouca experiência em gravação de violino, mas vou tentar ajudar...

    O Lelo tem sua razão ao falar da acústica do ambiente. Violino não fica muito legal gravando em close miking, se for usar um microfone o lance é começar já com uns 20 a 30 cm dele, em "overhead". Porém vamos com calma...

    Se você pensa em usar no seu homestudio e ao vivo, principalmente, você poderia pensar num mini-condensador, como aqueles de lapela num suporte apropriado. Você vai ter que lidar com os graves exagerados, mas funciona e dá certo ao vivo também. Posso recomendar o Rode e o DPA.

    Se você quiser algo mais legal, primeiro eu recomendaria alguma "cabine portátil", tipo o sE Reflexion Filter Pro (eu tenho um e uso, recomendo). Para violino vai funcionar bem. Com isso, pensaríamos no mic.

    Ao contrário do Lelo, o primeiro mic que eu pensaria seria em condensador de diafragma pequeno (SDC, da sigla em inglês). Qualquer microfone para um ambiente que não seja tratado, antes de tudo pense num cardióide, só saia disso quando souber bem o que está fazendo. O mic de referência seria um Neumann KM184 ou KM 84, são tops e mais caros que você pediu, mas fica como referência. Pode ser um Audio Technica Pro 37, o AT4021 ou o que você preferir.

    Quanto aos ribbon... Hoje existem ribbon baratos, a China faz milagres. Apesar de gostar de gravar com ribbon, não penso muito neles como microfone de violino, pensaria mais num cello, eventualmente viola, mas não é errado num violino, só acho que os SDC se dão melhor. O problema deles é que são muito delicados, quebram fácil, são figura 8 e geralmente precisam de um bom pré. Se você não tem uma boa experiência e uma sala razoável, não tem um bom pré, por enquanto esqueça dos ribbon.

    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: ViAnime
    · votar


    Eu não to ligando muito para o preço, desde que seja menos de 2000 reais pode mandar...

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ViAnime

    O MMI esta correto.

    Não considerei a necessidade de uma familiaridade e experiência maior para o uso de ribbons. Começar com eles, não é realmente o mais aconselhável.

    Manja o ditado que os melhores motociclistas começaram numa 125 cc?

    O ditado vale para microfones!

    Já a preocupação com o ambiente... para cordas é essencial. Se o som não estiver absolutamente agradável no ambiente... não há milagre que dê jeito depois.

    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Acho que dá para investir no maximo uns 4000, no maximo mesmo... essa cabine eu dei uma pequisada rápida e não achei nem no mercado livre

    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Acho que tem alguns ditados que nao funcionam, talvez seja o caso deste... mas mesmo assim para iniciar tem alguma mini cabine e microfone básico para comecar? Com boa qualidade e mais barato possivel por favor...

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime

    essa cabine eu dei uma pesquisada rápida e não achei nem no mercado livre

    Não vai achar mesmo! Só lá fora. A boa notícia é que não tem representante no Brasil, os sites vendem para cá.

    A Sound on Sound brasileira fez uma matéria neste mês, tem várias. Ainda acho que a melhor é da sE.

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime

    Cara, a gambiarra do edredom funciona dentro de certos limites, não espere que dê muito certo para isso. Eu te dei o certo, você faz como quiser, sem isso, com um feito em casa de caixa de papelão, com edredom, sei lá.

    O microfone acho que te dei o caminho também. Todas as marcas tem um condensador de diafragma pequeno, não são só os que eu recomendei. Não se mete neste momento com um ribbon, na boa, é meu conselho.

    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Ainda não decidi qual comprar. Mas outra dúvida, se o som gravado captar ruídos ou carros passando por exemplo não da para tira-los na edição?

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime

    Depende, mas via de regra não. A captação é vital, tem que começar direito, não adianta querer consertar depois.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ViAnime

    "se o som gravado captar ruídos ou carros passando por exemplo não da para tira-los na edição?"

    Não! E é fácil você entender isso. (pode até amenizar, mas quanto mais ameniza, mais falso fica)

    A faixa de frequência de um violino vai de 220 Hz à 2 KHz. A faixa frequencial de ruídos urbanos vão de 50 Hz à 10 Khz, (motores entre 100 a 1 KHz).

    Ainda que ruídos, filosóficamente sejam "sons indesejados", fisicamente não existe qualquer diferença entre o som e o ruído. Ou seja, a chance de alguns destes ruídos se misturarem nas mesmas frequências de sua música é muito grande.

    Para "limpar" estes "sons indesejáveis", você teria de cortar frequências e com certeza eliminaria "sons desejáveis".

    Em instrumentos de corda friccionada, piorou, porque existe uma gama bastante grande de "ruídos" naturais produzidas num violino e que nunca são excluídos nas gravações porque eles "temperam" seu timbre e execução. (o roçar do arco sobre as cordas, fricção dos dedos ao deslizar e etc).

    Tuwnguitar
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime
    Recomendo um cardióide.
    Um bom e barato é o Arcano a57.

    ViAnime
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    O C-1U Behringer é bom para começar?

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Depende da sala como o Lelo já disse, o comum é um de fita ou condensador. O C1-U deve dar conta, e supondo que a sala seja de nível médio.

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    ViAnime

    Cara, até dá, mas eu não aconselharia. Melhor uma interface mais um microfone do que um microfone USB. Além do que este microfone é um condensador de diafragma grande, eu preferiria um de diafragma pequeno para violino. Se fosse arriscar um Behringer, seria um C2 então.

    makumbator
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    Concordo com o MMI. Uma opção barata (condensador de cápsula pequena, cardióide com chave de atenuação) seria o AKG P170. É um preço parecido com o de um SM57 original (valor que para mic é quase de graça)

    Gravei bastante contrabaixo acústico com arco usando esse AKG P170:

    https://www.youtube.com/watch?v=9tb5RwTV91g

    https://www.youtube.com/watch?v=NPTYLCW-c1s

    https://www.youtube.com/watch?v=04R_HPB22j4

    https://www.youtube.com/watch?v=3t0llSKjjJk


    Também já gravei recital de formatura de amigos violinistas com um par desses e funcionou muito bem (violino e piano).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone para gravar videos de violino ?