Home Studio [Ajuda com dicas]

    Autor Mensagem
    ailtonkupinski
    Membro Novato
    # dez/14


    Bom dia a todos,

    Estou com uma ideia em mente, de montar um "Home Studio" em casa, mas não com o objetivo de gravação e ensaio com bandas. O que eu quero é ter um lugar pra poder tocar e cantar sem incomodar ninguém e que tenha um acústico muito bom. Talvez futuramente eu possa até gravar algumas coisas, mas por enquanto não tenho a grana necessária para tal investimento em equipamentos.

    Bom, comecei a montar um mini projeto, que será mostrado a seguir, mas como sou leigo no assunto, vim até aqui procurar algumas dicas para eu não gastar dinheiro a toa.

    O que eu mais preciso são dicas de como montar esta sala de modo que a qualidade do som seja muito boa (tratamento acústico).


    O quarto atualmente está vazio, e eu tenho um probleminha que seria a janela. Segue a imagem de como eu pretendo deixar o quarto:

    Imagem do projeto

    As dimensões do quarto são:

    - Largura: 2,20m
    - Comprimento: 3,30m
    - Altura: 2,85m


    Certo, então vamos para as dúvidas:

    1. Qual seria o material mais indicado para o isolamento acústico?

    2. É mais recomendável eu isolar todas as partes - as quatro paredes e o teto - ou deixar uma parede sem nada? Porque?

    3. No caso da porta e da janela, eu estava pensando em colocar uma pequena estrutura de madeira, e por a espuma por cima dessa estrutura. O que vocês recomendariam neste caso? (não quero "perder" a janela hehe)

    4. Eu li algumas dicas em outros tópicos aqui no fórum, e vi algumas coisas sobre o isolamento dos cantos das paredes, que interfere no grave. Existe um material específico para este tipo de isolamento? Como funciona?

    5. No chão eu posso colocar qualquer carpete, ou é mais recomendável utilizar algum tipo de madeira?