Usar dois HD's para gravar utilizando o Sonar 8

Autor Mensagem
MArtinsmmm23
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: MArtinsmmm23


'Eu estou tendo um problema de dropout no meu sonar, indica pouco espaço em disck, meu disco é particioando 250 gb drive B e 250 gb drive C, porem pesquisando sobre este problema aqui, verifiquei que é melhor usar um HD para o sistema operacional e outro HD para o audio, porem preciso de intrução de como fazer isso, tenho um HD externo, devo instalar o software Sonar 8 neste HD externo assim como todos os projetos que eu for criando? devo instalar os plugins de audio, vst e vsti tambem neste HD externo? O fato do meu HD externo ser USB 2.0 não atrapalharia no desempenho do sonar?

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Drive B???

Cara, HD externo é quase certo de ser muito mais lento que o HD interno...

Antes de qualquer coisa, faz uma "limpeza" geral aí nas partições, defrag, se livra de softwares inúteis... essas coisas.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


JJJ

Não nescessáriamente...

MArtinsmmm23

Vc não entendeu muito bem hehe

Se recomenda usar uma partição - ou HD em caso de ter dois discos de memória na máquina - à parte para o SO (caso precise formatar, formata-se só aquela partição) e uma para os projetos (que caso precise formatar, permanece itacta)...

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Quer deixar turbinado mesmo.
Compra um SSD e deixa o sistema operacional e os programas preferidos de áudio instalados nele.
Nem precisa ser muito grande um de 120 GB até esta com um preço razoável.
Mas seja criterioso para o que instalar nele com hd principal, evite as coisas inúteis, e que pouca se usa.
E quando for usar um determinado VST que seja grande dá para intercambiar com o outro hd, deixando neste somente o que se vai usar..

Eu tinha um notebook que estava com os dias contados para o áudio, praticamente não conseguia fazer mais nada decente, que o som toda hora pipocava.
O note tinha somente dois 2gb de memória ram e um hd de 120 gb.
Aumentei a memória para 4 gb e troquei o hd por um SSD do mesmo tamanho.
A diferença de velocidade do hd é mais importante do que a memória ram e a velocidade do processador.
Em certas circunstâncias fica até mais rápido que o meu computador principal , um desktop com até mais memória e processador mais rápido.
Claro tem que ter uma memória mínima decente e o mesmo com o processador, mas o que faz diferença no caso dos Vstis que usam samplers e o hd, ou seja o SSD.
Ficou muito bom, gastei 300 e poucos reais e estou com uma máquina razoável, pois já tenho a mais de 5 anos.

MArtinsmmm23
Membro Novato
# dez/14
· votar


Drive B???

Cara, HD externo é quase certo de ser muito mais lento que o HD interno...

Antes de qualquer coisa, faz uma "limpeza" geral aí nas partições, defrag, se livra de softwares inúteis... essas coisas.


Amigão na hora de particionar você escolhe a letra para a sua partição e eu coloquei "B" tem algum problema nisso? Meu HD interno é de 500 GB e esta particionado, não tem colocar outro HD interndo dentro do notebook só tem como colocar HD externo via USB. O que é recomendado? usar um PC ou usar um notebook para gravação em home studio? Em um PC tem como colocar 2 HD já em um notebook não tem como colocar

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


MArtinsmmm23

O recomendado é um Desktop Mac, SSD, i7 com o ProTools. O que vc tem condições de ter é outra coisa.

No meu caso um notebook, na melhor hipótese, com uma versão Linux voltada para áudio. Na sua o que é?

Adler3x3
Veterano
# dez/14
· votar


MArtinsmmm23

O poder do desktop é bem superior a de um note.
Em home studio tem que ter os dois o desktop para os trabalhos mais pesados, e o note para os trabalhos mais leves considerando a necessidade de mobilidade.

No caso do teu note o melhor mesmo é fazer o que o JJJ recomendou, uma boa limpeza, e muito critério para instalar programas e VSTs.

Jabijirous
Veterano
# dez/14
· votar


Particionar não é a melhor opção. Particionar é dividir o mesmo hd, ou seja, a mesma agulha pra ler duas partes, com isso o hd fica mais lento!

O ideal seria ter 2 hds, um para o sistema e outro para a pasta de áudio. O melhor seria o SSD, como o nosso amigo Adler3x3 disse! Entretanto, o SSD é muito caro para a pouca quantidade de GB. Você pode pegar 2 hds idênticos e usar o RAID para melhorar na performance.

Geralmente drop out é Buffer, já tentou mexer no buffer?

makumbator
Moderador
# dez/14
· votar


Adler3x3
Jabijirous

Uma opção intermediária são os híbridos, que tem uma parte em estado sólido e outra tradicional mecânica. Há várias opções, como a linha momentus, da Seagate.

MArtinsmmm23
Membro Novato
# dez/14
· votar


Quer deixar turbinado mesmo.
Compra um SSD e deixa o sistema operacional e os programas preferidos de áudio instalados nele.
Nem precisa ser muito grande um de 120 GB até esta com um preço razoável.
Mas seja criterioso para o que instalar nele com hd principal, evite as coisas inúteis, e que pouca se usa.
E quando for usar um determinado VST que seja grande dá para intercambiar com o outro hd, deixando neste somente o que se vai usar..

Eu tinha um notebook que estava com os dias contados para o áudio, praticamente não conseguia fazer mais nada decente, que o som toda hora pipocava.
O note tinha somente dois 2gb de memória ram e um hd de 120 gb.
Aumentei a memória para 4 gb e troquei o hd por um SSD do mesmo tamanho.
A diferença de velocidade do hd é mais importante do que a memória ram e a velocidade do processador.
Em certas circunstâncias fica até mais rápido que o meu computador principal , um desktop com até mais memória e processador mais rápido.
Claro tem que ter uma memória mínima decente e o mesmo com o processador, mas o que faz diferença no caso dos Vstis que usam samplers e o hd, ou seja o SSD.
Ficou muito bom, gastei 300 e poucos reais e estou com uma máquina razoável, pois já tenho a mais de 5 anos.


Estou planejando pegar um dell i7 16 gb de ram, HD Hibrido 1 TB e 8GB SSD http://www.dell.com/br/empresa/p/inspiron-15-5547-laptop/pd.aspx?c=br& cs=brbsdt1&l=pt&s=bsd&~ck=mn
Porem não quero fazer um investimento de 3 mil reais desnecessario.
Eu uso o Sonar 8 , uso alguns plugins VST de efeitos e vsti BFD2, sofro com o dropout constantemente.

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


MArtinsmmm23
Amigão na hora de particionar você escolhe a letra para a sua partição e eu coloquei "B" tem algum problema nisso?

Calma, camarada... Problema nenhum, só não é usual... Aliás, eu não faria isso, porque as letras A e B foram - historicamente - reservadas para discos flexíveis (disquetes) e assim ficaram para sempre, no Windows, podendo até ocorrer alguns problemas se algum programa "achar" que se trata de disquete, negando gravação em cache e coisas assim.

Boa sorte.

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Jabijirous

Particionar não é a melhor opção. Particionar é dividir o mesmo hd, ou seja, a mesma agulha pra ler duas partes, com isso o hd fica mais lento!

Particionar não deixa o HD mais lento..

Fonte

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


MArtinsmmm23
HD Hibrido 1 TB e 8GB SSD

Esses 8GB não serviriam pra tanta coisa assim. Poderia simplesmente espetar um cartão SD, microSD, PenDrive etc que teria bem mais memória...

MArtinsmmm23
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: MArtinsmmm23
· votar



O recomendado é um Desktop Mac, SSD, i7 com o ProTools. O que vc tem condições de ter é outra coisa.

No meu caso um notebook, na melhor hipótese, com uma versão Linux voltada para áudio. Na sua o que é?



kkkkkk agora vc sabe ate as condições que eu tenho de ter?estou comprando um dell i7, 1 T Hibrido 8GB SSD, 16 GB de RAM.

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


Quer deixar turbinado mesmo.
Compra um SSD e deixa o sistema operacional e os programas preferidos de áudio instalados nele.

Estava pensando em fazer isso, mas tenho algumas dúvidas:
Como eu já tenho um HD comum com o SO (original) e esses programas de audio (difíceis de encontrar de novo) instalados, teria eu que formatar este e instalar tudo de novo no SSD? Ou existe algum jeito mais fácil?

Vc não entendeu muito bem hehe

Se recomenda usar uma partição - ou HD em caso de ter dois discos de memória na máquina - à parte para o SO (caso precise formatar, formata-se só aquela partição) e uma para os projetos (que caso precise formatar, permanece itacta)...


Eu já li, em algum lugar na www que o ideal era terum HD para o sistema operacional e outro HD para o audio. Como o colega citou.

Mas quando montei minha máquina, coloquei só um HD pq faltou verba para comprar outro. Agora estou pensando em comprar o segundo, mas isso procede, independente desta questão da formatação, ou não?
Como devo proceder?

Jabijirous
Veterano
# dez/14
· votar


RafaelBernatto

Você leu direito a matéria? O que ele está dizendo é totalmente o oposto do que está acontecendo aqui. Ele particiona o hd e trabalha apenas na parte particionada, aí sim é mais rápido. Entretanto, particionar o hd e fazer com ele trabalhe em outras partes particionadas é a mesma coisa que não particionar o hd.

Eu particionava o hd para ter 2 plataformas, uma com internet e outra sem internet. É impossível você trabalhar sem internet, acabei deletando a partição.

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Jabijirous

O que a matéria diz, em outros termos, é que procurar uma palavra em dois livros de 100 páginas é mais fácil que procurar em um de 200.

Particionar o HD deixa sim o fluxo mais rápido...

Eu particionava o hd para ter 2 plataformas, uma com internet e outra sem internet. É impossível você trabalhar sem internet, acabei deletando a partição.

Acho que você entendeu errado... Particionar o HD é como separar a pasta "downloads", em "Músicas", "Vídeos" e "Outros".... Quando você for procurar alguma música, vídeo ou outra coisa.. Vai encontrar mais facilmente...

Particionar é dividir o mesmo hd, ou seja, a mesma agulha pra ler duas partes, com isso o hd fica mais lento!
Particionar não é a melhor opção, claro. Mas a informação acima está incorreta.

Jabijirous
Veterano
# dez/14
· votar


RafaelBernatto

Digo por experiência própria, aqui não funcionou! Ainda fico com 2 hds!

Adler3x3
Veterano
# dez/14
· votar


F14gomes

Escreveu:
Estava pensando em fazer isso, mas tenho algumas dúvidas:
Como eu já tenho um HD comum com o SO (original) e esses programas de audio (difíceis de encontrar de novo) instalados, teria eu que formatar este e instalar tudo de novo no SSD? Ou existe algum jeito mais fácil?

No passado até tentei fazer isto em preservar o sistema operacional e os programas instalados, usei um programa do próprio windows e não deu muito certo, perdi um tempo e tudo ficou lento e meia boca.
E as primeiras coisas que tento tirar fora da instalação são os programas do oficce e outros da microsoft que não prestam para nada e só enchem o espaço, não instalo o outlook e similares, se o instalador instalar estas porcarias, faço depois uma limpeza.
É incrível como estes programas da microsoft deixam a máquina lenta, e vulnerável a todo o tipo de praga virtual.
Sei que a coisa evoluiu, mas acho mais seguro fazer sempre uma nova instalação limpa, fazendo uma instalação seletiva do SO (só instalar o que é necessário) e os programas e instrumentos de áudio (tem que ter na mão os originais e número de serials).
Muitas vezes antes de formatar tem que desinstalar para não perder a licença de uso, comigo aconteceu formatei e esqueci de desinstalar o Finale, mas expliquei o erro a Daccord do Brasil e me deram uma nova licença.

Eu deixei a opinião que mesmo um SSD pequeno sabendo gerenciar os arquivos dá uma bom resultado e vale o investimento.
Mas cada um tem o seu caso e o seu jeito de fazer.

Adler3x3
Veterano
# dez/14
· votar


O problema é simples.

As memórias e os processadores aumentaram a qualidade e a rapidez.
E o a tecnologia do HD não acompanhou.
E como hoje em dia os samplers dos instrumentos virtuais são muito grandes, o gargalo de todo o sistema fica no HD, que compromete o desempenho geral.
Infelizmente ainda esta muito caro SSD, mas é o tipo da coisa que veio para ficar, e o ganho em escala vai acabar baixando o preço.

makumbator
Moderador
# dez/14
· votar


Ismah
Esses 8GB não serviriam pra tanta coisa assim. Poderia simplesmente espetar um cartão SD, microSD, PenDrive etc que teria bem mais memória...

Aí que você se engana, não é a mesma coisa de ter mais 8 gigas em cartão SD (pois afinal, a interface entre o cartão SD, que é memória sólida, seria a USB, que é lenta e irregular).

Esses 8 gigas são incrivelmente mais rápidos que uma mesma quantidade em HD mecânico ou outras opções.

Adler3x3
Infelizmente ainda esta muito caro SSD,

Com certeza! No momento eu acabo aceitando a perda de desempenho para o custo não ficar proibitivo (que seria o caso de um HD imenso todo sólido). No caso de notebook pode-se também ter dois HDs (basta não ter o drive de CD/DVD instalado que dá espaço), então dá para ter um mecânico gigante (ou mesmo híbrido) e um menor sólido.

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


quando fiz upgrade do meu note para SSD... Todo centavo valeu a pena, a máquina muda, radicalmente, nem se compara tamanha diferença

Quer drive grande para que? Samples são lidos em tempo real, precisam de muita velocidade, tem que ser SSD, justificaria usar a inutil baia de disco ótico para um HDD se tivesse querendo manter arquivos , mas para aí estão os HDs externos, a nuvem, e um monte de novidades

Um SSd de 120 gigas não passa de 250 conto então não é assim mais tão impossivel, e vale a pena, dá para OS, DAW, Plugins, e sobra espaço

makumbator
Moderador
# dez/14
· votar


Edson Caetano
Quer drive grande para que?

O problema é justamente o tamanho das bibliotecas de samplers, que chegam a dezenas de gigas em um único instrumento. Somando tudo (e eu sou bem econômico e parcimonioso para o que preciso) 120 não é nada...

No mundo ideal eu teria Hds gigantes SSD...hehehe!

Mas concordo que 120 é um tamanho bom para ter o SO e muitos programas instalados, mas para os samplers é pouco.

Adler3x3
Veterano
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano
Escreveu:
Um SSd de 120 gigas não passa de 250 conto então não é assim mais tão impossivel, e vale a pena, dá para OS, DAW, Plugins, e sobra espaço

Eu tenho feito isto basta gerenciar os arquivos e trabalhar somente com os Vsts que você vai usar em certos projetos.
Depois que muda o foco do projeto, tira fora os Vsts e coloca outros para os novos projetos.
Dá um certo trabalho desinstalar e instalar, mas se você planejar bem vai ficar um bom tempo com o mesmo setup de Vsts.
Hoje tenho lá instalados dois editores de partitura e duas DAw mais 60 gigabytes de Vsts de orquestra, e deixo somente 15GB livres, para a máquina respirar um pouco.
Eu vou ficar assim por pelo menos uns 6 meses.
E olha o note book é bem inferior ao Desktop, mas fica mais rápido.
Como você disse "cada centavo vale a pena".

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


makumbator
Estamos falando de uma plataforma móvel, não estava pensando em instalar a Vienna inteira aí né kkk, mas sim, os gigas estão ficando cada vez mais preciosos, meu kronos por exemplo está com dois SSDs de 128gbs e já penso em trocá-los

Para performance profissional mesmo eu vi aí um SSD de 1tb da samsung por 1500, mais ou menos, para o hobbysta sem dúvida caro, para o profissional do ramo algo a se considerar

makumbator
Moderador
# dez/14 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano

Estamos falando de uma plataforma móvel, não estava pensando em instalar a Vienna inteira aí né kkk

Eu praticamente não tenho arquivos pessoais no computador (fotos, mp3, sessões de gravação, etc... movo tudo para Hds externos após o uso). Só o que estou usando no momento é que fica momentaneamente no computador.

Mas mesmo assim os samplers que tenham instalado ocupam bastante espaço (pô, só o Ivory II por exemplo tem mais de 27 gigas, o The Grand 3 uns 35, o Ravenscroft 35, o pouco que eu tenho de Vienna aqui já ocupa mais de 50 gigas, o Vienna Mir mais uns 8 ,o sampler do Sibelius mais de 30, HSO mais de 8 gigas, sem contar os menores, como XLN audio, Ezdrummer, Garritan, os da Native, Halion Sonic, etc...). 120 é um peidinho!

Essa é minha plataforma móvel...hashsahas! Quase não uso mais desktop. O notebook é o principal.

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Peidinho mesmo kkk, vamos torcer para o custo cair drasticamente e os SSDs maiores serem mais acessíveis... Mas um HDD rodando uma música em tempo real deve ferver kkk

Só para o amigo do post agora... Normalmente o erro é falha de configuração. Reveja isso no seu Sonar, desde o princípio, ou seja driver de audio

makumbator
Moderador
# dez/14 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano
vamos torcer para o custo cair drasticamente e os SSDs maiores serem mais acessíveis...

Vai cair é claro, mas aí digamos que apareça uma tecnologia ainda melhor daqui uns anos (e mais cara) e a gente vai achar o SSD lento...asahsha! É interminável isso!

Mas um HDD rodando uma música em tempo real deve ferver kkk

Hsahsah! Aqui até que nem tanto (apesar de ser híbrido, que é superior ao mecânico normal, mas inferior ao sólido completo). Acho que é por eu manter tudo religiosamente organizado e bem configurado, e com o mínimo de coisa instalada (fora o lance de "desacoplar" do vienna ensemble, que ajuda MUITO em sessões pesadonas).

Mas um HD sólido seria uma maravilha!

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


MArtinsmmm23

Dei meu pitaco acima, nada a acrescentar.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


makumbator

Mesmo na 3.0?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar dois HD's para gravar utilizando o Sonar 8