Plugin - K Meter - Boas Novas

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3


    Ola galera.
    A boa nova é que a tal da loudness war esta começando a perder força.
    O pessoal esqueceu que existe o botão de volume.
    rsss....

    Um plugin voltado para recuperar a dinâmica da música, tão perdida nos dias atuais.

    Bob Katz desenvolveu o sistema " K System metering", que esta presente neste plugin.

    http://www.meterplugs.com/kmeter

    Parece bem interessante fiz o donwload da versão demo, e fiz alguns testes, e percebi que ajuda a encontrar os picos, que em outros meters não se percebe.
    A versão demo é limitada não tem todos os recursos mas dá para ter uma boa ideia da coisa.
    Na versão completa tem até meter para música clássica.
    A versão completa tem uma ferramenta para calibrar os monitores.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Adler3x3

    Posso pedir um comparativo?

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    Ainda não deu tempo suficiente para fazer.
    Mas num projeto que estava meio parado usei para revisar e encontrei muitos picos no áudio que não tinha reparado antes.
    O sistema K parece ser mais sensível e detecta melhor os clips.
    Este plugin te leva a agir de forma contrária aos plugins atuais.
    A única comparação que fiz foi escutar com a configuração antiga.
    O volume abaixa significativamente se seguir as indicações do meter, mas aumentando o botão de volume dos monitores soa melhor que as atuais configurações que estamos acostumados a usar, mesmo não sendo lá no talo, estamos usando um volume muito alto.
    E fica mais fácil detectar problemas de eq e de desequilíbrios no volume dos instrumentos individuais.
    O plugin não afeta o som só ajuda a deixar o áudio mais suave com mais dinâmica, fica mais musical.
    Não exclui os outros efeitos, o problema ao meu ver é que os atuais plugins levam o usuário mesmo que inconscientemente a fazer um áudio com o volume alto, as configurações nos levam a isto.
    Os softwares manipulam o áudio deixando um pouquinho abaixo do zero db do meter da DAW.
    E depois num editor externo numa outra dita masterização se aumenta mais ainda o volume, e fica aparecendo no meter o som tocando logo abaixo do zero db.
    Uma mágica dos softwares, mas que destrói a dinâmica da música, e acaba com a mesma.
    E o pior é que estas configurações são padrões da mídia atual, que chamam de mídia comercial, que é distribuída para a massa.
    Na cabeça deles o ouvinte destes aparelhos não deve se preocupar com o botão do volume, coloca um volume lá no alto, e deixa tocar.
    Tudo que é voltado para consumo de massa é uma bosta.
    Queira ou não queira a massa sempre foi manipulada a ouvir do jeito que eles querem.
    Acho que este problema da Loudness war começou lá atrás no auge das rádios, no tempo do analógico, pois a rádio se sustenta com a propaganda e o volume do aparelho não poderia ficar baixo no momento dos reclames.
    Quem trabalhou em rádio deve saber explicar melhor.
    Os anunciantes vem em primeiro lugar, o ouvinte tem que escutar em bom som a propaganda, mesmo que isto depois prejudique a música.
    Se pensar bem isto é um absurdo.
    Claro um Album tem que ser masterizado, tem que ter uma identidade, uma sonoridade especial, mas cada música é um caso em particular.
    E hoje em dia quase não se ouve um Album na sequência, escuta-se as músicas bem dizer aleatoriamente com base nas famosas play lists montadas pelo próprio usuário.
    E estas play lists e a forma de incorporar o áudio nas mídias da internet muda a master original.
    E o som que você tenta caprichar tanto, depois vai ser escutado em sistemas de som de baixa qualidade, e fica tudo uma bosta só.
    Comentei que o plugin é uma boa nova pois prioriza a qualidade do áudio, se quer escutar mais alto, simplesmente aumente o volume.
    Assim como não dá para mixar e masterizar tudo por software automático, não dá por melhores que sejam os programas adequar todas as músicas no mesmo volume, o que fere os princípios elementares da música, pois cada música é uma música diferente da outra, cada interprete tem um ataque das notas do seu jeito, cada instrumento natural tem um volume diferente.
    Edit:
    Combatemos a loudness war, mas o perigo e o dano estão sempre presentes, tanto em função dos aparelhos como em função dos softwares, numa música que você produz, os ventos mais fortes acabam te levando a produzir um som mais alto do que o desejado.
    Se o som fica meio baixo, você já fica com complexo, e pensa:
    "o que fiz de errado?".
    E já vem um palpiteiro e diz que tem que masterizar num estúdio profissional.
    Só quero ver a hora que a coisa inverter, como é que estes masterizadores do talo vão fazer, vão ter que reaprender.

    makumbator
    Moderador
    # nov/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Vários plugins usam esse sistema há bastante tempo. Eu normalmente utilizo o Visualizer 1, da Nugen Audio, que recebeu recentemente o update para a versão 2 (e que possui esse e outros padrões, mais uma infinidade de recursos):

    http://www.nugenaudio.com/visualizer-audio-analysis-suite-fft-level-me ter-plugin-aax-au-vst_26

    Mas tenho ele disponível também no PSP Xenon (que é um limiter, mas tem funções de análise de som):

    http://www.pspaudioware.com/plugins/dynamic_processors/psp_xenon/

    e no Tonebooster EBUloudness (esse último é grátis se a pessoa não precisar do sistema de salvamento de presets e estado do plugin, mas mesmo esses recursos são baratos, 19,95 euros).

    http://www.toneboosters.com/tb-ebuloudness/

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    makumbator

    Eu tenho vários plugins da toneboosters mas não tinha reparado neste Ebuloudness.
    Que bom que já tem vários softwares e principalmente engenheiros de som preocupados com os resultados negativos para a música do loudness war.
    Mas infelizmente ainda estamos em plena era loudness war.
    Mas a coisa acredito esta começando a mudar, bons ventos sopram.

    E a mudança não vai ser um saudosismo e volta ao passado, mas sim em saber usar o bom do passado, inovando e melhorando com os avanços da tecnologia.
    Pois o foco principal deste plugins é o da dinâmica da música.
    A consequência nefasta deste período de loudness war, é que criou uma geração inteira que não sabe ouvir música.
    Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia.
    rss...

    makumbator
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Adler3x3

    Eu tenho vários plugins da toneboosters mas não tinha reparado neste Ebuloudness.

    Ele é bem legal, e super leve.

    Que bom que já tem vários softwares e principalmente engenheiros de som preocupados com os resultados negativos para a música do loudness war.

    Com certeza. Realmente acho que nunca vamos retornar aos padrões que se tinha no passado, mas só de vários produtores saírem dessa coisa de querer o medidor travado no 0 db o tempo todo, e em todas as músicas, já é um avanço.


    Igual a mim...vampirizando pela noite! Hashsa!

    Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia.
    rss..


    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Adler3x3
    Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia.
    makumbator
    Igual a mim...vampirizando pela noite! Hashsa!

    Já faço muito disso... Gostaria eu de não precisar...

    Quanto ao plugin... Agora me embolei... o que ele exatamente faz?

    Casper
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Caro Adler3x3:

    Acho que este problema da Loudness war começou lá atrás no auge das rádios, no tempo do analógico, pois a rádio se sustenta com a propaganda e o volume do aparelho não poderia ficar baixo no momento dos reclames.

    Exatamente. E o culpado tem dono:

    http://www.orban.com/

    Aparentemente a maioria esmagadora das grandes rádios FM de
    todo o mundo utilizam essa cadeia de compressão que deixa
    tudo no talo o tempo todo (mas também protegem o transmissor,
    com um limiter realmente sério).

    O fato é que em alguns gêneros, muita dinâmica é algo inaceitável.
    É uma coisa que foi acontecendo, para a geração atual de ouvintes
    mais jovens é um fato.

    MMI
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    makumbator

    Mas tenho ele disponível também no PSP Xenon (que é um limiter, mas tem funções de análise de som):

    Muito bom, diga-se de passagem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plugin - K Meter - Boas Novas