Autor |
Mensagem |
Adler3x3 Veterano |
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
Ola galera. A boa nova é que a tal da loudness war esta começando a perder força. O pessoal esqueceu que existe o botão de volume. rsss....
Um plugin voltado para recuperar a dinâmica da música, tão perdida nos dias atuais.
Bob Katz desenvolveu o sistema " K System metering", que esta presente neste plugin.
http://www.meterplugs.com/kmeter
Parece bem interessante fiz o donwload da versão demo, e fiz alguns testes, e percebi que ajuda a encontrar os picos, que em outros meters não se percebe. A versão demo é limitada não tem todos os recursos mas dá para ter uma boa ideia da coisa. Na versão completa tem até meter para música clássica. A versão completa tem uma ferramenta para calibrar os monitores.
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
Adler3x3
Posso pedir um comparativo?
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Ismah
Ainda não deu tempo suficiente para fazer. Mas num projeto que estava meio parado usei para revisar e encontrei muitos picos no áudio que não tinha reparado antes. O sistema K parece ser mais sensível e detecta melhor os clips. Este plugin te leva a agir de forma contrária aos plugins atuais. A única comparação que fiz foi escutar com a configuração antiga. O volume abaixa significativamente se seguir as indicações do meter, mas aumentando o botão de volume dos monitores soa melhor que as atuais configurações que estamos acostumados a usar, mesmo não sendo lá no talo, estamos usando um volume muito alto. E fica mais fácil detectar problemas de eq e de desequilíbrios no volume dos instrumentos individuais. O plugin não afeta o som só ajuda a deixar o áudio mais suave com mais dinâmica, fica mais musical. Não exclui os outros efeitos, o problema ao meu ver é que os atuais plugins levam o usuário mesmo que inconscientemente a fazer um áudio com o volume alto, as configurações nos levam a isto. Os softwares manipulam o áudio deixando um pouquinho abaixo do zero db do meter da DAW. E depois num editor externo numa outra dita masterização se aumenta mais ainda o volume, e fica aparecendo no meter o som tocando logo abaixo do zero db. Uma mágica dos softwares, mas que destrói a dinâmica da música, e acaba com a mesma. E o pior é que estas configurações são padrões da mídia atual, que chamam de mídia comercial, que é distribuída para a massa. Na cabeça deles o ouvinte destes aparelhos não deve se preocupar com o botão do volume, coloca um volume lá no alto, e deixa tocar. Tudo que é voltado para consumo de massa é uma bosta. Queira ou não queira a massa sempre foi manipulada a ouvir do jeito que eles querem. Acho que este problema da Loudness war começou lá atrás no auge das rádios, no tempo do analógico, pois a rádio se sustenta com a propaganda e o volume do aparelho não poderia ficar baixo no momento dos reclames. Quem trabalhou em rádio deve saber explicar melhor. Os anunciantes vem em primeiro lugar, o ouvinte tem que escutar em bom som a propaganda, mesmo que isto depois prejudique a música. Se pensar bem isto é um absurdo. Claro um Album tem que ser masterizado, tem que ter uma identidade, uma sonoridade especial, mas cada música é um caso em particular. E hoje em dia quase não se ouve um Album na sequência, escuta-se as músicas bem dizer aleatoriamente com base nas famosas play lists montadas pelo próprio usuário. E estas play lists e a forma de incorporar o áudio nas mídias da internet muda a master original. E o som que você tenta caprichar tanto, depois vai ser escutado em sistemas de som de baixa qualidade, e fica tudo uma bosta só. Comentei que o plugin é uma boa nova pois prioriza a qualidade do áudio, se quer escutar mais alto, simplesmente aumente o volume. Assim como não dá para mixar e masterizar tudo por software automático, não dá por melhores que sejam os programas adequar todas as músicas no mesmo volume, o que fere os princípios elementares da música, pois cada música é uma música diferente da outra, cada interprete tem um ataque das notas do seu jeito, cada instrumento natural tem um volume diferente. Edit: Combatemos a loudness war, mas o perigo e o dano estão sempre presentes, tanto em função dos aparelhos como em função dos softwares, numa música que você produz, os ventos mais fortes acabam te levando a produzir um som mais alto do que o desejado. Se o som fica meio baixo, você já fica com complexo, e pensa: "o que fiz de errado?". E já vem um palpiteiro e diz que tem que masterizar num estúdio profissional. Só quero ver a hora que a coisa inverter, como é que estes masterizadores do talo vão fazer, vão ter que reaprender.
|
makumbator Moderador
|
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar
Adler3x3
Vários plugins usam esse sistema há bastante tempo. Eu normalmente utilizo o Visualizer 1, da Nugen Audio, que recebeu recentemente o update para a versão 2 (e que possui esse e outros padrões, mais uma infinidade de recursos):
http://www.nugenaudio.com/visualizer-audio-analysis-suite-fft-level-me ter-plugin-aax-au-vst_26
Mas tenho ele disponível também no PSP Xenon (que é um limiter, mas tem funções de análise de som):
http://www.pspaudioware.com/plugins/dynamic_processors/psp_xenon/
e no Tonebooster EBUloudness (esse último é grátis se a pessoa não precisar do sistema de salvamento de presets e estado do plugin, mas mesmo esses recursos são baratos, 19,95 euros).
http://www.toneboosters.com/tb-ebuloudness/
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
makumbator
Eu tenho vários plugins da toneboosters mas não tinha reparado neste Ebuloudness. Que bom que já tem vários softwares e principalmente engenheiros de som preocupados com os resultados negativos para a música do loudness war. Mas infelizmente ainda estamos em plena era loudness war. Mas a coisa acredito esta começando a mudar, bons ventos sopram.
E a mudança não vai ser um saudosismo e volta ao passado, mas sim em saber usar o bom do passado, inovando e melhorando com os avanços da tecnologia. Pois o foco principal deste plugins é o da dinâmica da música. A consequência nefasta deste período de loudness war, é que criou uma geração inteira que não sabe ouvir música. Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia. rss...
|
makumbator Moderador
|
# nov/14
· votar
Adler3x3
Eu tenho vários plugins da toneboosters mas não tinha reparado neste Ebuloudness.
Ele é bem legal, e super leve.
Que bom que já tem vários softwares e principalmente engenheiros de som preocupados com os resultados negativos para a música do loudness war.
Com certeza. Realmente acho que nunca vamos retornar aos padrões que se tinha no passado, mas só de vários produtores saírem dessa coisa de querer o medidor travado no 0 db o tempo todo, e em todas as músicas, já é um avanço.
Igual a mim...vampirizando pela noite! Hashsa!
Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia. rss..
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
Adler3x3 Tó aqui de madrugada sem sono, troquei a noite pelo dia. makumbator Igual a mim...vampirizando pela noite! Hashsa!
Já faço muito disso... Gostaria eu de não precisar...
Quanto ao plugin... Agora me embolei... o que ele exatamente faz?
|
Casper Veterano
|
# nov/14
· votar
Caro Adler3x3:
Acho que este problema da Loudness war começou lá atrás no auge das rádios, no tempo do analógico, pois a rádio se sustenta com a propaganda e o volume do aparelho não poderia ficar baixo no momento dos reclames.
Exatamente. E o culpado tem dono:
http://www.orban.com/
Aparentemente a maioria esmagadora das grandes rádios FM de todo o mundo utilizam essa cadeia de compressão que deixa tudo no talo o tempo todo (mas também protegem o transmissor, com um limiter realmente sério).
O fato é que em alguns gêneros, muita dinâmica é algo inaceitável. É uma coisa que foi acontecendo, para a geração atual de ouvintes mais jovens é um fato.
|
MMI Veterano
|
# nov/14
· votar
makumbator
Mas tenho ele disponível também no PSP Xenon (que é um limiter, mas tem funções de análise de som):
Muito bom, diga-se de passagem.
|