Rode NT-5 Matched Pair - Review

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # set/14


    Depois de um bom tempo de dúvida e pesquisa em relação a qual condensador de capsula pequena pegar, finalmente acabei me decidindo pelo Rode NT-5. Dentre as opções mais acessíveis do mercado, era a única não chinesa, e também a única que não senti aquele "harsh" presente nos mics de baixa qualidade. Acabei mandando um email para um engenheiro de vendas da Sweetwater e a opinião dele bateu com a minha "Se você quiser uma coisa melhor que Rode, vai ter que começar a pensar em Neumann".

    Bem, vamos ao que interessa:

    Conteúdo da embalagem
    2 Rode NT5 - par casado
    2 Wind protection
    2 Cachimbos
    Certificado de garantia
    2 coisinhas estranhas que não sei pra que servem (fotos mais embaixo).

    Primeiras impressões
    Não foram boas! O microfone supostamente viria num "hard case", e de fato veio. Mas de hard não tem nada. É uma caixa de plastico, quase igual aquelas de levar ferramenta, nada amigável além do logo da Rode. O case também veio dentro de uma caixa de papelão simples, sem plastico bolha ou qualquer outro tipo de proteção. Achei um pouco de falta de consideração com o consumidor final, mas nada muito sério.

    "Hard" Case
    Horrível! Estou até estudando comprar uma caixinha de madeira pra fazer um mais seguro. O case é imenso (pra acomodar 2 microfones minúsculos), todo o interior é de plastico, e a única parte que tem espuma é a superior (vai entender?). Todas as peças ficam meio soltas dentro deles, inclusive o microfone. Qualquer pancada estragaria a caixa, e qualquer queda poderia danificar os microfones... Sem amortecimento algum!

    Microfones
    São menores do que eu imaginava, mas ainda assim muito bonitos! Esses sim parecem sólidos e bem construídos. O acabamento achei meio simples, nada em alto ou baixo relavo, só uma pinturinha que ainda não sei se é resistente. Não é feio, só simples mesmo.

    Timbre
    Fiz uns testes MUITO rápidos, apenas gravando um violão em X/Y e depois comparando com meu AKG Perception 420. Logo de cara notei um timbre com bastante detalhe. Dava pra ouvir bem as palhetadas (o que eu gosto) e fiquei muito feliz quando vi que ele não tinha de fato aquele "harsh" dos microfones chineses. Em comparação, ele é mais aberto que meu AKG, e parece ter um pouquinho menos de bottom. Notei também que ele capta melhor os transientes, talvez por isso que ele seja um microfone muito recomendado para bateria.
    Numa primeira ouvida me agradou bastante, captou um timbre bem detalhado e mais transparente. Nos fóruns internacionais ja ouvi algumas reclamações sobre ele ser muito agudo, e talvez eu tenha entendido o que eles queriam dizer, mas a princípio não me incomodou. Não se compara a Behringer, MXL, etc....
    Mais pra frente pretendo comprar as capsulas do Oktavamod, que prometem transformá-lo em um Neumann, dando mais corpo e resolvendo o problema de agudos.

    Detalhes adicionais
    Os cachimbos são muito apertados, e da um pouco de medo de tirar e colocar os microfones. Não parecem tão bem acabados como os da Shure, mas pelo menos cumprem a função e dão a sensação de que uma vez fixados os microfones, eles nunca vão sair! (talvez nem se você quiser).
    Não testei gravar com o wind protection ainda, mas não sei se tem muito o que dizer sobre. Achei feios, mas não sei se isso é relevante.

    Visão geral
    Apesar da rixa que peguei por causa do case (eu tinha em mente pegar um par de microfones chineses que vinham em uma linda caixa de madeira), parecem de fato ótimos microfones! Tanto pelo timbre, construção, e como pela possibilidade de trocar as capsulas no futuro. Infelizmente a empresa foi descuidosa os acessórios. Seria mais justo vender numa caixa de papelão do que enfiar nessa caixa de ferramentas de plastico só pra dizer que tem case.
    Julgando pelos testes comparativos que ouvi antes de comprar, e pela opinião do cara da Sweetwater, de fato o Rode NT5 é a melhor opção nessa faixa de preço. Som limpo, bem detalhado, ótima resposta de transientes, e sem a frequência característica dos mics chineses.
    Como nota geral eu dou 7.0, por causa do maldito case e pela falta de acabamento mais detalhado em um microfone feito na Austrália. A única coisa que de fato me deixou muito contente em relação a isso, é que sei (ou pelo menos espero) que grande parte do meu dinheiro foi investida diretamente nos microfones, ao invés de em caixas de madeira que brilham no escuro, ou que seja.

    Quando eu tiver mais tempo eu faço testes melhores e posto alguns samples. Por hora, só algumas fotos pra matar a curiosidade:

    Nada-Hard Case

    Logo

    Case aberto

    Microfones "semi" presos

    Minha mão

    Acabamento

    Coisa estranha azul com um manual non-sense de instruções

    MMI
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Slash_1989

    Parabéns pela compra, acho que foi uma boa escolha.

    Sobre a coisa estranha azul...

    Casper
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Caro Slash_1989:

    Depois de ler a explicação a ilustração se torna
    bastante clara. Antes disso, ela realmente é confusa.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Exatamente!

    Pelo menos no meu caso elas não vieram dentro do microfone.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rode NT-5 Matched Pair - Review