Software VSTI Iniciante

    Autor Mensagem
    edgar.mpbrock
    Veterano
    # set/14


    Amigos sou novo no uso de tecnologia para musica e vou tentar simplificar o que preciso e agradeço a quem puder me ajudar:

    Toco violão como lazer e gostaria de fazer experiencias com acompanhamentos através de pesquisas fiz alguns teste com Midis e a sonoridade não foi satisfatória até que nesse fórum li a respeito de softwares VSTI,

    Gostaria de saber se posso importar midis nesse tipo de software e se o mesmo consegue reproduzir os instrumentos com mais fidelidade (bateria, piano e baixo principalmente) pois com midi parece videogame rsrsrs e qual software é o mais indicado para um iniciante. Muito Obrigado a todos.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    edgar

    Aqui no fórum existe amplo material a respeito, você vai ter que pesquisar e ler mais.
    A produção musical num home estúdio envolve diversos componentes desde o hardware básico (computador) interfaces de áudio, microfones, sistemas de som e outros acessórios e uma grande variedade de softwares com diferentes aplicações.
    Eu sempre recomendo ao iniciante começar com o que tem, ou seja com o computador multimídia atual, e a medida que for aprendendo o básico do home estúdio, vai descobrir as limitações do hardware que possui e vai poder melhor planejar as aquisições futuras, que com certeza vão ser necessárias.

    Aqui no fórum tem amplo material a respeito, só que esta meio disperso, e você vai ter que pesquisar e ler mais sobre home estúdio e ir coletando as informações e salvando as boas dicas num arquivo de texto, para depois colocar numa ordem coerente.
    Eu mesmo já escrevi longos textos bem detalhados sobre as suas dúvidas, pesquise que vai encontrar.
    Home studio é muito amplo, VSTi é uma pequena parte, e assim tem que entender os detalhes das partes do conjunto para ter uma visão melhor do todo.
    A sequência lógica e como tudo se interliga.
    Vou tentar resumir um tema tão amplo:

    Pontos de atenção:
    01- VST
    existem diversas categorias de VST:
    VSTI (o I é de instrumentos), mas existem outros VSTs de efeitos, auxiliares e outros que não cabe aqui detalhar.
    02- Host -Para poder funcionar o VSTI tem que ser aberto por um software chamado de host (hospedeiro).
    O Host pode ser desde um software mais simples para carregar o instrumento para tocar ao vivo até um software de produção musical completo. (uma DAW - Digital Audio Workstation, ou seja uma estação de trabalho de áudio.
    03- Softwares
    01- DAW.
    Existe uma grande oferta, desde o nível mais básico aos tops, e é claro o preço varia na mesma proporção.
    E a melhor DAW é aquela que você melhor se adapta de acordo com o fluxo de trabalho, isto é com os recursos de cada software e a forma de acessar e manusear o áudio, que é feita por uma interface (Gui).
    A melhor DAW é aquela que você gosta, e não é aquela que os outros acham melhor.
    Assim existem softwares mais sofisticados com muitos recursos, e outros mais simples.
    Mas o mais simples não quer dizer que não sejam bons, "não existe esta de software bom ou ruim", o que existe são níveis diferentes que podem variar conforme o que se deseja fazer, que esta também intimamente relacionado ao hardware.
    De nada adianta um software de milhares de dólares para uma hardware fraco, e vice versa.

    DAWs
    Tops
    Cubase, Logic Pro, Protools, Sonar, Digital Performer , Ableton Live, Samplitude Sequoia, Adobe Audition e muitas outras.
    Intermediárias
    Reaper, FL Studio, Mixcraft, Studio One, Reason, Acid Pro, Renoise, Podium Zinewave, N Track Studio, Magix Music Maker/Studio, Cakewalk Music Creator, e muitas outras.
    Posso até ter esquecido de mencionar outras importantes.
    O certo é que todas as citadas já são maduras no desenvolvimento e tem os recursos mais ou menos parecidos, o que pode variar são alguns detalhes e recursos especiais, e com os instrumentos nativos e plugins de efeitos que vem junto.
    Assim um determinado software pode também ter diferentes níveis, da versão mais básica ao topo da linha do produto. (normalmente existem de 3 a 4 variações).
    Não é recomendável adquirir as versões mais básicas das consideradas tops, pois tem muitas e sérias limitações, e levam depois a pessoa a ter que gastar muito além do que poderia.

    Assim para começar eu recomendaria:

    - Mixcraft 6 versão ainda em 32 bits, que daqui mais alguns meses vai ter a versão 7 em 64 bits, pois é uma DAW bem poderosa e fácil de usar.
    Bem objetiva e prática, tem um custo baixo.
    É a minha favorita.
    É poderosa tanto para uso de midi como de áudio, e excelente para trabalhar com loops.
    Vale a pena faça download e instale a versão de demonstração que dura mais ou menos um mês.
    - REAPER - é uma excelente DAW, mas não é tão fácil de aprender logo de início, mas é muito poderosa, e até concorre com as mais sofisticadas, pois é um software altamente customizável, e depois que a pessoa aprende e consegue configurar bem, fica uma DAW top, e na versão mais barata para músicos caseiros tem um custo baixo, mas a versão é igual a versão profissional.
    E o Reaper funciona mesmo sem ter a licença de uso sem qualquer limitação, só aparece uma mensagem no início lembrando que o software não é grátis e convida o usuário a comprar.
    Daí um software que vale a pena ter instalado e ir aprendendo aos poucos, até se tornar a sua DAW favorita, e abandonar outras mais caras mas não tão boas como o Reaper.
    Faça download e instale.
    O Custo benefício é muito bom, nenhuma DAW consegue concorrer neste sentido.

    Cakewalk music creator
    Uma DAW entry do Sonar, de baixo custo, mas com recursos interessantes.
    Pode se um bom começo.
    No geral não recomendo começar pelas Entry das top, mas esta é uma exceção.

    - Magix Music Maker
    É simples, mas tem alguns recursos interessantes, como vocal tune, harmony e outros que são softwares que quando vendidos a parte custam caro.
    Só o sintetizador "Revolta 2" pela suas qualidades nos timbres já paga o software.
    Tem uma incrível ferramenta de masterização, que capta e identifica uma outra masterização de um disco ou gravação, e depois aplica na sua música.
    Assim se você tiver uma música de referência, pode aplicar uma espécie de masterização baseada no original.
    Fiz alguns testes, e teve alguns resultados que ficaram muito bons, outros nem tanto.
    E vem com instrumentos razoáveis e alguns bons sintetizadores, e muitos softwares de bateria (razoáveis na parte acustica e muito bons na parte eletrônica)
    Mas na parte de midi é fraca, mas a última versão promete melhorias.
    As vezes até parece um brinquedo, e dá para se divertir, bom para usar com loops.
    Se você esta com preguiça de tirar uma música de ouvido, basta abrir no Magix que o mesmo descobre a sequência de acordes.
    Tem vários templates e loops que podem ser adquiridos a parte, e trabalha muito bem na manipulação seja no tempo ou na alteração do tom, por exemplo se tem uma boa base de guitarra que segue certa progressão, você pode criar outra progressão, desde que tenha um certo conhecimento musical.
    E a nova versão esta vindo com uma espécie de Jam de acompanhamento, que pode ser customizada.
    E vem junto o Magix Studio, outra DAW que tem mais recursos de edição de midi
    De baixo custo, vale a pena como uma ferramenta complementar, e para se divertir.
    É uma DAW de entrada nos produtos da Magix (outra exceção), existem outras Daws da mesma marca, até o topo. (é uma lista interminável de níveis diferentes de DAW).
    E vem também com um bom editor de áudio.
    Mas cuidado para não ficar tentando a ir subindo na escada das diferentes DAWs do mesmo produtor. (vai sair muito caro)

    FL Studio
    É a mais vendida do mundo, muito poderosa, mas não é tão fácil de aprender, tem diferentes versões.
    É mais voltada para a música puramente eletrônica.
    Vale a pena também ter. mesmo que seja só a versão de demonstração, pois funciona e dá para se divertir também.

    DAWS Gratuitas:


    LMMS, Adobe Audition (uma versão mais antiga) free mas muito poderosa ainda), Psycle Modular Music Creator Studio, e tem mais principalmente no ambiente linux.
    Como são gratuitas sempre vale a pena instalar, pois algumas as vezes surpreendem em certos partes ou recursos.

    E a tendência nos dias atuais é que a DAW esta ficando configurável de acordo com as necessidades e gosto de cada um, só que para aprender a configurar tudo vai demorar um bom tempo.
    Assim uma DAW pode se apresentar com diferentes interfaces. (a principal janela de trabalho, ou sub janelas, podem ter diferentes apresentações ao gosto do usuário).
    Recentemente adquiri o Zinewave Podium, uma DAW de baixo custo, e a princípio parece simples, mas é sofisticada, e envolve centenas de configurações (dá para criar dezenas de janelas para uma mesma area de trabalho), e pelo jeito vou demorar um ano ou mais para configurar e customizar tudo, mas depois vou ganhar uma DAW em certo sentido bem poderosa, com recursos que outras mais famosas não tem.
    O Reaper segue também esta linha, muitas configurações e outros avanços através de componentes especiais (expansões feitas pela própria comunidade, assim a cada semana podem aparecer novidades).
    Desta forma tem que pensar muito bem antes de adquirir, e saber o seu perfil, se já quer tudo pronto e mastigado ou gosta de configurar e customizar.
    Já o Mixcraft é mais simples e objetivo, tá tudo ali já na abertura do programa, e tudo funciona de forma intuitiva.
    Claro nem tudo, sempre tem algumas funções que ficam escondidas nos menus. ( e também vai existir algumas customizações, isto é inevitável).
    Mas na linha do tempo que acompanho o software desde a versão 2, vem mantendo uma linha clara de ser sempre prático e objetivo.
    Já outras DAWS são até mais poderosas, mas não são tão intuitivas e requerem um estudo a parte.

    E muitas DAWs pecam porque tem muitos recursos ocultos, em camadas e camadas, tamanho o grau de sofisticação, precisão nos detalhes, mas isto tem um custo, e o principal é o tempo que se perde.
    Claro ganha-se de um lado mas perde-se de outro.

    E no meu pensamento eu uso várias DAWs ao mesmo tempo, procuro extrair o que cada uma tem de melhor, e importo e exporto o material até conseguir um bom resultado.
    Com o tempo se acostuma a usar diferentes softwares e fica mais fácil e produtivo.
    Uma DAW pode ter um recurso específico que não tem nas outras, instrumentos nativos VSTis bons que só funcionam nela, Vsts de efeitos, modulares etc...
    E hoje existe a tecnologia de Rewire, em que se pode interligar programas diferentes, assim como outros softwares como o Jack (originário do Linux), que serve de ponte para ligar.
    Mas isto acaba resultando numa perda da capacidade do computador em trabalhar com tantos softwares ao mesmo tempo.
    Eu trabalho com um de cada vez.
    Então para aproveitar bem as pontes e o Rewire tem que ter uma máquina bem poderosa, caso contrário não vale a pena.

    Assim diariamente independente da marca da DAW, tem que se ler os manuais dos produtos e assistir sempre que possível tutoriais, e participar dos fórum oficiais.

    Editores de áudio
    Uma boa DAW tem dentro de si Editores de áudio.
    Mas para quem esta começando recomendaria o Audacity que é grátis.
    A lista de editores de áudio é enorme , desde os mais simples aos mais sofisticados.
    E o Wavosauro que também é um editor free, e melhor ainda pode carregar dentro de si efeitos VST, o que transforma o software numa poderosa ferramenta.

    Editores de Partitura
    Topo: Sibelius
    Segundo plano: Finale
    Nível de entrada muito boa com um preço acessível Notion.
    Recomendaria o Notion.
    Tem o Muse que é gratuito e recomendo sua instalação, pois dá para pegar muitas partituras na web, tanto no formato midi como no formato XML, e editar e depois exportar para midi, e importar na DAW.

    Outros softwares:

    É muito extensa a lista, mas existem diversos softwares auxiliares, como de modelagem de midi, arranjadores e outras ferramentas especiais.

    Instrumentos e plugins de efeito:

    Aqui que o bicho pega, bons instrumentos e bons plugins de efeitos podem até custar mais caro que uma DAW sofisticada.
    E a qualidade do instrumento no caso dos baseados em sampler, do tamanho das amostras de áudio.
    Assim só um instrumento pode ter vários Gigabytes de tamanho.
    Instrumentos baseado em samplers, com tamanho pequeno não soam bem.
    Por outro lado os sintetizadores de instrumentos, que usam o microprocessador do computador para gerar os sons, o tamanho não e tão importante, o que conta mais é a qualidade da programação.
    E a lista de VSTS é interminável.
    Comece pelos VSTs gratuitos e de versões de demonstração que funcionam com alguns bons instrumentos.
    Tem um ou dois tópicos aqui no fórum só de softwares gratuitos. (pesquise, a lista é enorme).
    Mas para poder ter uma boa biblioteca de bons instrumentos Virtuais vai ter que investir um bom dinheiro.
    Uma boa opção inicial com uma biblioteca decente de instrumentos e o Sampler Tank 3, versão lançada recentemente (mais de 34 gigabytes), mas é de 64 bits.
    Se o seu computador for de 64 bits de preferência para a compra de somente de softwares voltados para esta plataforma.
    Mas nunca vai se encontrar todos os timbres que necessitamos numa biblioteca só, e assim tem que diversificar e ter outros softwares.
    E uma coisa que não tem fim.
    Plugins de efeitos

    Os bons são os pagos e custam caro, principalmente os utilizados no processo de masterização.
    Um bom pacote de plugins pode custar milhares de dólares.
    A lista aqui é maior ainda, existem milhares de opções.
    E até tem alguns gratuitos de qualidade.

    Humanização de midi
    É provável que os midi que você experimentou são os soundfonts básicos de um sistema de áudio, e os arquivos são bem pequenos.
    Hoje um VSTi moderno um única nota musical pode ter o tamanho do arquivo maior que o banco inteiro de sons do soundfont básico (128 instrumentos), e assim não existe qualquer meio de comparação.
    E conforme o software que reproduz, não tem como alterar as instruções de midi.
    E midi não é áudio, é sim um conjunto de instruções, que pode ser lido por uma boa DAW (ou um bom teclado musical).
    E o processo de humanização envolve vários aspectos que não cabe comentar aqui.
    Requer muito estudo e muita prática para se alcançar um bom resultado.
    Mesmo com instrumentos top, se a humanização não for bem feita o som fica artificial, robótico, ruim e sem vida.
    Somente bons instrumentos Vsti não garantem a qualidade de uma gravação no resultado final, muito mais entra em cena.
    O principal é a música bem feita e bem sequenciada e humanizada, depois os bons instrumentos, uma boa mixagem e por fim uma masterização.
    Afora a aplicação dos efeitos que é um outro capítulo a parte, e aqui vai ter que estudar muito, e no início os resultados não vão sair de imediato, vai demora um certo tempo para as gravações finais ficarem com um som decente.
    Não se iluda, muito entra em cena, que não cabe detalhar neste pequeno post.

    Assim no geral tem que ficar atento as promoções, e deixar para comprar no momento oportuno.
    E conter a GAS, pois caso contrário vai gastar demais.

    Para usar como host, isto é um software que serve para tocar ao vivo os Vstis, e principalmente para testar Vsts, eu recomendaria o VSThost que é gratuito.
    E tem um versão que transforma o VSTi num tipo de standalone, ideal para tocar ao vivo.

    E ler e estudar bastante, montado um glossário de termos técnicos e acima de tudo ir para a prática.
    Pois na pratica funciona mais ou menos assim:
    01- Sotfware Host (pode ser um DAW ou um simples Host, carrega o VSTi)
    e o programa tem que ser configurado para saber em que pastas estão os
    VSTis.
    02- Depois para tocar numa track dentro da Daw, se carrega o instrumento.

    Assim primeiro tem que instalar o VST no computador, segundo tem que instalar na DAW (ou indicar o local que esta instalado) e depois na DAW, na track tem que carregar o instrumento observando o número do canal correto.
    Um arquivo de midi pode ter várias tracks com canais diferentes.

    Assim tudo se resume a configurações de entradas e saídas.
    E pode existir um Vst mais sofisticado que carrega até outros Vsts ou outros recursos.
    Pesquise sobre a instalação de VSTis.

    Hardware e acessórios
    A medida que for evoluindo nos estudos e na prática, vai ter que adquirir mais hardware e acessórios, como por exemplo uma interface de áudio externa, bons monitores de áudio, fones de ouvido especiais, microfones, cabos e muito muito mais, que você só vai saber depois que ganhar uma certa experiência.

    O importante é manter um bom equilíbrio entre todos os componentes, e ir adquirindo novos produtos sempre pensando lá na frente nas futuras possibilidades de expansão.

    Estudo e prática.
    Importante lembrar que muito da tecnologia adveio do conhecimento dos engenheiros de som.
    E não somos engenheiros de som, somos músicos, mas de repente toda uma tecnologia ficou acessível, mas não é fácil absorver todo este conhecimento.
    Assim tem que ir calma e saber de suas limitações, e ir fazendo e aplicando os instrumentos e plugins de acordo com o seu nível.
    Não adianta esperar milagres por parte dos softwares.
    Tem que ficar no foco do músico, e usar as ferramentas de forma moderada, principalmente na dose da aplicação dos plugins.
    O principal é que o instrumento soe bem individualmente e soe bem quando tocado junto com os outros, assim a qualidade é obtida, e cada instrumento é como se fosse um músico a parte.
    E desta forma todos tem que estar no mesmo nível.
    E outro ponto importante a destacar, é que de repente nos transformamos num super músico, que toca e deveria entender dos vários instrumentos, isto é nos transformamos de uma hora para outra em multi instrumentistas.
    E aqui também nos faz falta conhecimento, e vai ter que estudar algo sobre os outros instrumentos., não é porque é virtual que pode ser feito de qualquer jeito.
    E não é fácil não, só a bateria dá um trabalho danado para conseguir um resultado razoável.
    Uma DAW no conceito mais amplo na verdade é um grande instrumento, composto por milhares de instrumentos.
    E não podemos ultrapassar os nossos limites, então a opção pela simplicidade de fazer o que se sabe fazer bem feito deve ser a linha mestra, e não adianta tentar fazer coisas que estão além da nossa capacidade.

    A persistência leva a vitória.

    Muito mais poderia ser escrito.
    Boa sorte e seja bem vindo ao mundo do home studio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software VSTI Iniciante