Dúvida, o que colocar na parede do home stúdio

    Autor Mensagem
    danbr1234
    Membro Novato
    # set/14


    Bom dia galera....meu quarto tem 3,42m de comprimento por 2,78 de largura. A parede que tem 3,42 é de azulejo e as outras são de concreto normal. Nessa parede de azulejo eu tava pensando em colocar uma cortina de pano pesado para matar um pouco do reverb, mas não sei se essa é a melhor opção. Nas outras eu não tenho noção do que colocar, pensei naquelas placas, o sonex, mas tambem nao sei quantos precisariam, se é a parede inteira ou apenas uma parte dela. Alguem pode me ajudar? Lembrando que fui na pesquisa primeiramente antes de postar a duvida, mas não achei nada específico que tiraria essa minha duvida.

    Aqui ta a foto do meu quarto http://oi62.tinypic.com/2nkjfqu.jpg

    Agradeço desde já.

    danbr1234
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Uma informação importante que esqueci de postar. Aqui no meu quarto eu gravarei apenas voz, não terá instrumentos.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Não consegui acessar a foto. E também não tenho experiência com tratamento acústico.

    Mas e idéias? Tenho de monte!

    Acho que dava pra você fazer um "L" com a espuma acústica em um dos cantos da parede. Você pode fazer a gravação de costas para o "L" e colocar um negócio tipo esse e colocar um desses http://mlb-s2-p.mlstatic.com/cabine-vocal-booth-quarto-gravaco-d-voz-t ratamento-acustico-11450-MLB20044454031_022014-F.jpg na direção que está cantando.

    Não leve minhas idéias tão a sério pois ão sei que tipo de resultado isso teria na gravação.

    Ou você pode fazer o famoso aquário, que são aquelas cabines parecidas com um "box" de banheiro.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Coloque o poster de uma gostosa!

    Aliás, que estranho essa parede com azulejos! Teu quarto era um banheiro? rs. Enfim... se você já fez testes de gravação e acha que tá sobrando reverberação, é caso de pensar em tratar. Se não fez, faça!

    Quais frequências da reverberação que estão te incomodando? Todas? Só as graves? Só as agudas? Você quer deixar um pouco do reverb natural ou quer secar o som?

    papillon
    Veterano
    # set/14
    · votar


    cara, a cortina pesada não vai ajudar em muita coisa!
    primeira coisa q vc deve fazer é dar um jeito nas paredes paralelas para eliminar as ondas estacionarias (se não conhece sobre o assunto da uma pesquisada)
    acho que o Sonex seria uma boa opção ai para vc controlar a reverberação, mas ai vc tem q ir testando para chegar em um ponto que vc ache ideal.
    existem algumas técnicas para avaliar o índice de reflexão da sala.
    você pode, por exemplo, botar para gravar e bater uma palma e avaliar o gráfico dessa palma para "visualizar" o decay da sala e assim vc vai colocando superfícies de baixa densidade e fazendo o teste até q não fique sobrando mt reverberação.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/14
    · votar


    danbr1234
    Só de ver a foto do seu quarto da pra ver que tem muuuuito mais coisa pra se fazer além de um tratamento acústico.

    Primeiro: você quer tratamento pra que? pra gravação ou pra mixar?

    Se for pra mixar, você vai ter que arrumar a posição da sua mesa, a disposição das suas caixas de som, achar o lugar certo na sala onde tudo soa melhor, etc... Se for pra gravar, eh só colocar cortinas, sofas, e moveis em geral que vão dar uma "matada" no som.

    Mas se você não sabe por onde começar, melhor nem começar, porque as chances de vc piorar sua acústica são grandes!

    danbr1234
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    @FabioMp

    Pensei em vez dessa cabine que tu mostrou, fazer uma cabine mesmo, com dois pedaços de madeira....porque ai eu economizaria. Acho que não rolaria fazer um L pois na parede maior vou colocar cortina. Valeu ae ..


    @Entamoeba

    Na verdade eu estou bem no começo e não saberia responder essas perguntas. Nem fazer esse teste. Mas se você me dizer como eu posso tentar (;

    @Papillon

    Eae Papillon, No que atrapalha essas ondas estacionárias? E como eu faço pra eliminá-las?
    Se fosse o sonex seria pra colocar nessa parede atrás da mesinha né? Já que a outra parede maior de azulejo eu pretendo colocar cortina.
    Nossa, achei meio complicado esse teste ai que você me disse...rs , mas posso tentar fazer.

    @Slash_1989

    Slash, boa tarde. Quero o tratamento tanto pra gravar como pra mixar.

    Existe um lugar certo específico pra deixar a mesa? Ou vai variar conforme a sala?

    Eu contratei um cara (Que se diz engenheiro de audio) pra me ajudar aqui, mas ta foda, nao to botando fé não, cada hora o cara fala uma coisa diferente....ai ta me deixando mais confuso ainda.

    danbr1234
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    @FabioMp

    Pensei em vez dessa cabine que tu mostrou, fazer uma cabine mesmo, com dois pedaços de madeira....porque ai eu economizaria. Acho que não rolaria fazer um L pois na parede maior vou colocar cortina. Valeu ae ..


    @Entamoeba

    Na verdade eu estou bem no começo e não saberia responder essas perguntas. Nem fazer esse teste. Mas se você me dizer como eu posso tentar (;

    @Papillon

    Eae Papillon, No que atrapalha essas ondas estacionárias? E como eu faço pra eliminá-las?
    Se fosse o sonex seria pra colocar nessa parede atrás da mesinha né? Já que a outra parede maior de azulejo eu pretendo colocar cortina.
    Nossa, achei meio complicado esse teste ai que você me disse...rs , mas posso tentar fazer.

    @Slash_1989

    Slash, boa tarde. Quero o tratamento tanto pra gravar como pra mixar.

    Existe um lugar certo específico pra deixar a mesa? Ou vai variar conforme a sala?

    Eu contratei um cara (Que se diz engenheiro de audio) pra me ajudar aqui, mas ta foda, nao to botando fé não, cada hora o cara fala uma coisa diferente....ai ta me deixando mais confuso ainda.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    danbr1234,
    Não faça nada, cara. Use teu estúdio assim mesmo e avalie se as gravações estão te satisfazendo. Na hora de mixar, tire a prova com os fones de ouvido.

    Slash_1989
    Veterano
    # set/14
    · votar


    danbr1234
    Existe um lugar certo específico pra deixar a mesa? Ou vai variar conforme a sala?

    Como você deve imaginar, varia conforme a sala! Nada é tão facil assim! hehehe

    Eu contratei um cara (Que se diz engenheiro de audio) pra me ajudar aqui, mas ta foda, nao to botando fé não, cada hora o cara fala uma coisa diferente....ai ta me deixando mais confuso ainda.
    Mas você sabe o que você quer? Sala boa pra mixar ou gravar é muito subjetivo. O que ta faltando? O que ta acontecendo? Qual o problema que você quer consertar?

    Se você não sabe, provável que você confunda o cara, ou na pior das hipóteses, dê espaço pra ele abusar de você

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida, o que colocar na parede do home stúdio