Se eu usar uma Interface de Áudio com placa de som onboard vai ficar ruim?

    Autor Mensagem
    flatzz
    Membro Novato
    # jul/14


    Pesquisei bastante pelo fórum, aprendi várias coisas mas não consegui esclarecer isso ainda, vou tentar dividir um pouco o texto para não ficar uma parede cansativa de se ler.

    Bom, eu não uso placa de som offboard, nunca pensei em gravar guitarra e outros instrumentos no computador, porém de uns tempos pra cá me deu a ideia de começar a gravar.

    Se eu ligar uma Interface de Áudio, como uma M-audio M-track, no computador com a placa de som onboard, terei problemas com o áudio ou com latência? E quando digo latência, é algo significante? Problemas eu digo, não algo terrível, mas ficaria ruim?

    Já tentei tocar guitarra ligando na entrada line-in, além de funcionar apenas um lado, tem um delay chato demais, do tipo 1 segundo. É esse o tipo de delay que eu poderia ter?

    Enfim, se eu comprar apenas uma Interface de Áudio eu consigo gravar com uma qualidade boa ou é melhor eu comprar uma placa de som offboard junto? Não seria nada profissional, é apenas para meu uso.

    Eu não teria problemas com software por causa de processador/memória fracos, pelo menos essa parte já é garantido pois eu montei meu computador pra jogos e softwares de edição.

    Agradeço a quem responder e puder ajudar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Esquece a sua placa de som.

    Você não liga a interface de áudio na sua placa de som. Ela substitui a sua placa de som. É como se fosse uma placa externa com conexão USB.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    flatzz
    interface de audio = placa de som

    pro resto das dúvidas, a busca serve bem

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba

    É como se fosse uma placa externa com conexão USB.

    Interface é uma placa de som externa ou não, que pode ser USB ou não.

    É perfeitamente possível substituir (como também nem usar) a placa de som on board, e usar uma interface (que é uma placa mais elaborada) off board ou não.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    flatzz

    Como já falaram, placa de som = interface de som. Não sei o motivo, mas há muita gente que acha que são coisas diferentes (como se dentro da interface de som não existisse justamente uma placa de circuito, semelhante à placa de circuito da "placa de som").

    É só um nome diferente para a mesma coisa. Podendo ser a placa (ou interface) externa ou interna.

    Como também já comentaram, não se liga a interface externa na interna. A partir do momento que você plugar a interface externa, esqueça a antiga (ou use ambas se não houver problemas de incompatibilidade, tanto faz).

    Com a nova interface você pode usá-la com tudo de som do computador: ouvir música, assistir vídeos, escutar o som de jogos, escutar os sons do sistema operacional e de qualquer programa, ouvir sons do navegador de internet, usar skype, etc... Não é só "para gravar música".

    Se você comprar uma interface minimamente boa não haverá problema de latência alta, pois o driver do fabricante se encarrega de reduzir isso (desde que você regule corretamente, nas configurações).

    Claro que não existe latência zero, mas em geral mesmo as interfaces semi profissionais já conseguem atingir valores bem baixos, quase imperceptíveis para o ser humano, e totalmente adequadas para se tocar e gravar no computador.

    Obviamente que o restante do seu sistema não pode ser muito obsoleto, pois o quanto poderá reduzir da latência também depende das características intrínsecas do seu sistema em particular.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Bem.
    Tudo o descreveram e recomendaram esta correto.

    Comece com o que tem e vá experimentando.
    Pode usar o drive Asio 4dll para reduzir a latência.
    Mas no futuro próximo a aquisição de uma boa interface de áudio é necessária, pois as placas on-board não foram projetadas para trabalhar na produção musical, servem basicamente para reproduzir, mas produzir áudio já exige uma placa mais adequada e projetada para isto.
    E existem no mercado "n" tipos e variações, o importante é que tenha todas as conexões (entradas e saídas) e resolução de áudio que atendam as suas necessidades.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    flatzz

    Apenas acrescentando o que o makumbator disse, é bom ir no gerenciador de dispositivos (windows) e desabilitar a placa de som onboard enquanto a interface está plugada para evitar possíveis interferências.

    Digo isso pois tive uma interface que dava uns erros sem sentido e foi resolvido apenas quando desabilitei o som onboard.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Ismah, a minha é Firewire! Só quis simplificar!

    Iversonfr, eu mantenho a minha onboard em uso, ainda tenho uma Delta 1010lt (interna) e uma PreSonus Firestudio (externa). Você só desabilita se der conflito (até achei que essa coisa de conflito fosse uma coisa extinta, porque há anos não ouço falarem). Escuto meus MP3s na placa onboard, por exemplo.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    entamoeba

    Com a minha atual não tenho problema também, mas tive com uma fast track 8R. Na dúvida eu sempre desabilito.

    gwallner
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Só para acrescentar aos comentários, a latência se resolve com configuração e com a instalção do drive ASIO no caso do Windows.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se eu usar uma Interface de Áudio com placa de som onboard vai ficar ruim?