[Dúvida] Barulho Microfone

    Autor Mensagem
    Theboobx
    Membro Novato
    # jul/14


    Boa tarde,
    Estou começando a montar o meu home, e já faço algumas gravações pessoais e para alguns amigos e estou com o seguinte problema e cenário:

    Tenho um UltragainPro da Behringer, um AudioBox USB de interface e um microfone MXL 770 e não consigo de jeito nenhum remover esse barulho.
    Fiz alguns cortes para ficar bem evidente.

    Barulho:
    http://www.4shared.com/mp3/p9DLCP3nba/Barulho.html?

    Já tentei, todos os tipos de regulagens possíveis no ultragain e na interface, afastei o microfone para todos os lugares possíveis, mudei o ultragain de tomada, mudei a interface de porta USB e nada!

    Se alguém conseguir me ajudar agradeço de verdade.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Theboobx

    Conclusão: Estou surdo!

    (obs: não ouvi barulho algum)

    Theboobx
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    E aí cara, acho que faltou informação da minha parte.
    Era bem mais alto, troquei o cabo e melhorou um pouco, mas ainda fica bem evidente nas gravações.

    Aumenta o volume que você vai escutar bem o barulho, parece besteira, mas da pra escutar claramente nas gravações, limpei bem o áudio mas mesmo assim quando o vocalista fala alguma coisa da pra escutar esse ruido de fundo.

    Barulho 2:
    http://www.4shared.com/mp3/Ae9_-VC2ce/Barulho2.html?

    Aqui vai ficar mais fácil de escutar, foi a unica parte que deu pra perceber, quando começa a batida e o resto dos efeitos não é perceptível.
    Quando ele fala 2014 durante e no final você consegue escutar um "tannnn" que só para quando eu corto o excesso.

    E como são rimas (RAP) uso o ganho baixo, não sei porque sai tão alto esse ruido de fundo.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Theboobx

    Não entendi a relação de ser rap com usar ganho baixo.

    O ruído é devido ao vazamento de rede, geralmente é um problema da placa, meu guitar link xing ling tem esse defeito.

    No audacity tem um plug in que eu valorizo.

    Ele te dá a opção de isolar o ruído (baseado numa amostra pura - que vc pode obter de um trecho sem nada gravado) ou eliminar.

    Eu prefiro eliminar ele, até pq isso deixa a DAW mais leve.

    kiki
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Theboobx
    nao ouvi nada em nenhuma das duas

    faça o seguinte teste:
    1 - grave um trecho sem falar nada e veja como fica o ruido
    2 - depois grave um trecho de voz como voce faz normalmente
    3 - depois grave de novo a mesma coisa na voz mas com o ganho mais alto possivel antes de clipar

    se o ruido nao for na captação do microfone, aumentar o ganho vai melhorar a relação sinal/ruído, e quando voce reduzir a voz o ruido vai reduzir junto. se já está quase impercepctivel agora, pode desaparecer depois.

    a segunda opção é o que sugeriu nosso amigo Ismah.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig

    Cara, tem um ruído sim, mas é bem baixo. Eu só pude ouvir com um fone e com o volume no talo.

    Theboobx

    Qual cabo você usa?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    Jabijirous

    Infelizmente, o demônio dos 20 anos de palco com amplificador valvulado de 150 W "nas oreias" veio cobrar seu preço! Não ouvi poha nenhuma!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig

    Vou baixar e aumentar pra vc ouvir

    Esse ruído passa batido, não acho que vá influenciar na mix.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Lelo Mig
    Ouve aí

    http://michaelmachado.com.br/audio/Barulho.mp3

    Está tão baixo, que eu só normalizei o som.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    Jabijirous

    É sei o que é isso... Com nem 10 anos (maldita música eletrônica e bailes funk) e minha audição já me trai, tendo que usar um spectômetro. Fica o aviso: as perdas começam nas HF's!

    Mas é bem difícil de perceber sim, e não passa nada batido na mix! A mix tem que ser perfeita, é o cartão de visita do artista, e vc não imprime cartão de visita em papelo higiênico usado...

    Pior que parece RF - alguma parte tá servindo de antena. E o curioso é que não médios (centro da curva em 500~700Hz).

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Cara, esse ruído só vai aparecer ser se estiver MUITO alto, não vai aparecer na mix. Antes de aparecer esse ruído, o conteúdo da track vai distorcer. Agora, vai depender de como o cara for gravar a voz, se for baixinho vai aparecer na hora do compressor!

    Theboobx
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Theboobx
    · votar


    Queria agradecer todo mundo que me ajudou, as respostas foram muito rápidas obrigado mesmo.

    Não encontrei uma solução mas achei o problema, pra quem tem uma interface audiobox igual a minha parece que esse defeito é "comum"

    Video:
    https://www.youtube.com/watch?v=whOqOs8VwN8

    Não sou o único com o problema, assim que eu encontrar a solução atualizo o tópico.

    edit:
    Procurando na internet achei que o problema pode ser resolvido de algumas formas:

    1. Cabo
    Cabo USB de baixa qualidade ligando a interface no pc pode gerar esse problema.

    2. Energia
    O computador (Porta USB) não está mandando os 5v reais que a interface precisa, então um Hub pode resolver.

    3. Placa De Audio Do Pc
    Disseram que desabilitando a placa de áudio do computador também pode vir a resolver o problema. (não funcionou no meu caso)

    4. Regulador de voltagem (Power Conditioner)
    Alguns casos só foram resolvidos com um desses.

    Vou arrumar um hub e um cabo emprestado para testar e volto a comentar aqui.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Theboobx

    1 - Culpa da captação de RF
    2 - Um HUB com fonte externa só resolveria, pq se não vc só divide a tensão
    4 - Bem difícil ser a fonte da rua. pq ela passou por tanta coisa que o ruído já teria sido eliminado.

    Theboobx
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Theboobx
    · votar


    Ismah

    Obrigado pela resposta cara, estava muito preocupado em ser a fonte da rua, ia me deixar parado durante um bom tempo.

    Hoje acho que consigo um hub emprestado, espero que resolva o problema.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Theboobx

    Nada impede que seja a fonte da rua. São apenas teorias baseadas na experiência.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tem ruído sim.
    E pode ter outros ruídos que não percebemos mas que no geral podem prejudicar o áudio.
    Na primeira gravação esta bem baixo, só colocando no talo se ouve.
    Mas se prestar bem atenção se percebe que tem algo errado.
    Na outra gravação esta mais perceptível.
    A origem deve estar na rede elétrica e nos cabos.
    Existem plugins que retiram ruídos de gravações, que no primeiro caso tiraria sem problemas.
    Já no segundo caso mais evidente (porque foi normalizado) dá para tirar também.
    Mas antes de misturar com outros instrumentos é bom remover todos os ruídos.
    Nunca é bom trabalhar com ruídos nas gravações, um ou outro é normal.
    Tem que ir experimentado até encontrar a origem do problema, que pode até ser interferência de outro aparelho ligado, que nada tem a haver com o processo de gravação, mas que causa interferência na rede.
    Experimente mudar a sequência de ligação dos aparelhos, e análise se esta usando a melhor opção ou não.
    Aparelhos que não fazem parte do processo desligue, um por vez, até encontrar a possível origem.
    Tente também repetir o processo em um outro computador diferente.
    E também experimente mudar temporariamente o local de gravação usando outras tomadas e deixar o mínimo possível de aparelhos ligados.
    Quanto mais aparelhos ligados na mesma tomada pior.
    E o método de tentativa e erro.
    E usar sempre cabos de boa qualidade de marcas tradicionais do mercado, nada de cabos baratinhos.
    Eu tinha uma placa de áudio Sound Blaster Live, boa para jogos e não tão boa para áudio, mas me quebrou um galho por certo tempo.
    Depois dei ela , e a pessoa usou cabos vagabundos de 1.99 e denotou a placa, queimando um dos canais.
    Se tem cabos vagabundos jogue no lixo, pois qualquer dia pode pegar um destes e ligar algo e levar um prejuízo maior.

    Lelo você não esta surdo, é que você foi o primeiro a comentar, muita gente numa primeira audição numa gravação que se desconhece a origem diria o mesmo (se o nível esta baixo), mas aumentar um pouco mais o volume se percebe,. nós que viemos escutar depois já tínhamos mais informação e daí fica fácil comentar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Barulho Microfone