Ruido na Sala de gravação

    Autor Mensagem
    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14


    Boa tarde galera,

    Sei que em uma sala de gravação o ideal é não ter ruídos, porém, existe uma quantidade que seja "aceitável"?

    PS: Desculpem a pergunta idiota...

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    Cara, você precisa descrever a que tipo de ruídos se refere.

    - Ruídos externos que invadem o ambiente? (carros, vizinhos, cachorros, etc.)
    - Ruídos internos provocados por reflexão/reverberação/vibrações de coisas no ambiente?
    - Ruídos gerados nos equipos? (cabos, fontes, microfones, rede elétrica, etc.)

    Identificado-os é possível diminui-los.
    Pequenos "humms ou tiks" podem ser eliminados nos editores.

    O ideal é não haver ruído algum.

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Lelo Mig

    Desculpa por não ser mais especifico... mas é o seguinte, minha sala de gravação será meu quarto, ele não tem nenhum tratamento e nem isolamento acústico. Por isso pretendo fazer gravações quando não tem ninguém em casa e de preferência nas tardes de domingo, que onde moro não tem movimento de carros e parece que estou em uma cidade fantasma. hehe

    E em uma situação como essa fiz um teste com decibelimetro no meu quarto, e ele indicou um ruído de 17 decibéis... não sei se é muito para um lugar onde vou usar para fazer gravações

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    Cara, "TEORICAMENTE" entre 0 e 20 Db, é o chamado "limiar do som", que equivaleria do silêncio absoluto a um sussurro.

    17 Db é baixo sim. Só a somatória de coolers do PC, hummin de iluminação e/ou amplis ligados, um motor de geladeira há alguns cômodos de distância, correntes de ar e etc, podem atingir este nível facilmente.

    O problema maior, não é exatamente o nível de Db que você possui em "sons fantasmas" e sim a ou as frequências em que eles estão.

    Explico: Se eu gravar uma canção em casa e no meio dela soprar um apito numa frequência altíssima (fora da faixa em que minha música esta) é fácil eliminar, porque posso simplesmente isola-la e filtrar. Não importa se ela esta em 100 Db.

    Contudo, um "hummmm" de média frequência, mesmo que baixinho, vai ficar presente na minha canção, porque não terei como isola-lo, se ele estiver numa frequência média, por exemplo.

    Então, só gravando e observando o "se", "quanto" e "onde" estes "ruídos" aparecem em sua gravação.

    Em função desse resultado e do tipo de ruído, aí sim, poderemos pensar em algumas soluções para eliminar, se for necessário.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    O que e como você pretende gravar? Para que também importa...

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Lelo Mig

    Entendi perfeitamente, excelente explicação!

    Meu computador e meu no-break são bem barulhentos, para a medição eu deixei eles desligados. Mas já estou estudando retirar ele do meu quarto, pelo menos quando for gravar.

    Muito obrigado mesmo, pela paciência e o texto explicativo.

    MMI

    Pretendo gravar voz, violão / guitarra e bateria acústica... Mas para gravações não comerciais. Comprei recentemente um interface focusrite 18i8 que por mais que seja uma boa interface de entrada, não tem prés de primeira e como quero usar um microfone condenser os 17 db que fiz a medição me deixaram muito preocupado.

    Mas como o Lelo disse, eu vou acertar as coisas por aqui e ver como a gravação sairá.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    Normalmente os ruídos "fantasmas" (não é regra, mas geralmente) são de baixa frequência.

    Um bom começo é gravar este som ambiente. Abra o microfone e grave alguns segundos de "nada". Depois analise em que faixa de frequência ele se encontra (o Audacity, entre outros programas te dão esta possibilidade).

    Saber em que faixa de frequência este ruído se encontra, é o primeiro passo para solucionar problemas futuros.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    Voz não é difícil. Violão e guitarra nessas condições, sugeriria pensar seriamente a possibilidade de equipamentos para gravar em linha. Já a bateria complica e muito se for usar microfones, uma boa possibilidade é usar triggers.

    De qualquer forma, acho que a acústica vai te atrapalhar bem mais que que o ruído de 17 dB.

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Lelo Mig

    Eu uso o Cubase 5, e tirei essas informações de uma gravação antiga minha, mas nela o pc está junto na gravação... Para ver a faixa de frequência eu utilizei o Spectrum Analyzer e o MultiScop, essas ferramentas estão certas?

    cheguei nesse resultado:

    http://i65.photobucket.com/albums/h229/godoy_knight/mult_zps323c6613.j pg

    http://i65.photobucket.com/albums/h229/godoy_knight/spectrum_zps4680bc fb.jpg

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    MMI

    Entendi, não conhecia os triggers, achei bem interessante. É algo de se pensar, ainda que no momento não planejo qualquer investimento.

    Sobre a acústica, ela não me incomoda muito, até acho bem satisfatória as gravações por não ser um ambiente tratado. Só acho que o meu som fica um pouco "magro", não sei se em função de algum corte de frequência da minha sala.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Não seria melhor descrever o ruido do ambiente com a faixa de dinâmica ??

    Por exemplo, na minha cabine da gravação do meu home studio, quando regulados os picos máximos dos instrumentos e vocais para 0dB. Quando faço silêncio na cabine, o ruído é de -78dB.

    Então a minha faixa de dinâmica da minha cabine de gravação (do menor silêncio possível até o maior som captado) é de 78dB

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    El_Cabong

    não entendi muito bem...

    regular os picos máximos seria evitar o clipping na gravação?

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy
    Sim.
    Seria um microfone a condensador cardióide captando o som da cabine de gravação, com os picos batendo no máximo mas sem clipar (0 dB), aí quando se faz silêncio completo dentro da cabine verifica-se onde bate o ruído.
    Na minha cabine geralmente o ruído bate em -78 dB.

    Acho que seria uma maneira prática de se verificar a qualidade do ambiente de gravação, pra quem não tem decibelímetro (como eu) kkkk

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    El_Cabong

    Seria um microfone a condensador cardióide captando o som da cabine de gravação

    O Cardióide seria a última opção, teria que apontar para a fonte de ruído e meio que esquecer as reflexões. O ideal para isso é um mic omni.

    Acho que seria uma maneira prática de se verificar a qualidade do ambiente de gravação, pra quem não tem decibelímetro (como eu) kkkk

    Apesar de não servir para aplicações profissionais, qualquer smartphone pode fazer as vezes de decibelímetro. Tem o Sound Meter para Android e o Decibels para IOS, por exemplo. Sucesso total para a galera "tabajara" do FCC adepta ao custo-benefício... kkkkkk

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    O ideal para isso é um mic omni.

    Sim!! Mas é que, como eu uso um microfone condensador cardióide para as minhas gravações, o melhor pra mim é fazer este teste de dinâmica justamente com este mesmo microfone.
    Com isso, eu já fico sabendo o tamanho exato da faixa de dinâmica (do meu conjunto microfone / ambiente) com a qual eu posso trabalhar em minhas gravações.

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    El_Cabong

    Agora entendi... vou fazer isso da próxima vez, mas meu microfone também é condensador cardióide...

    Você usa uma focusrite para fazer suas gravações né? Não sei se acontece contigo, mas para gravar violão e voz , e conseguir atingir o "0 Db" por exemplo eu preciso exigir muito do pré da minha 18i8, o que faz ele aparecer nas gravações.

    MMI

    Realmente, meu decibelímetro é do smartphone kkkkk

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy
    mas para gravar violão e voz , e conseguir atingir o "0 Db" por exemplo eu preciso exigir muito do pré da minha 18i8

    Eu uso uma Focusrite Scarlett 2i2. E na verdade eu não deixo batendo os picos em 0dB. Eu costumo deixar sempre uma folga (coloco os picos mais altos batendo em torno de -3db) assim acho que fica mais longe da zona de distorção. Depois da gravação feita aí sim. Se eu quiser eu normalizo a pista.

    Estranho!! Na minha 2i2 eu uso o controle de ganho geralmente em torno do ponto central. Se eu abrir mais, o som já clipa.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    Nunca deixe bater em 0 dB numa interface digital na hora de gravar. O que se recomenda é mais ou menos isto:

    Quando for gravar em casa, evite gravar com níveis altos, a "luzinha" do seu DAW não pode bater em 0 muito menos acender o clip em hipótese nenhuma para uma boa gravação. Clipping digital (distorção) é horrível. Na sua interface, tem um parâmetro de sample rate, seria quantas "fotos" seu computador tira da onda sonora por segundo. O sample rate de 44.1 kHz está de bom tamanho, são poucos aparelhos (DVD ou Blu-Ray) que suportam mais que isso, mas o ouvido humano, teoricamente, consegue perceber no máximo algo menor que a metade disso. Gravar com maior taxa para depois reduzir não é uma boa ideia, pode estragar seu som, além de ocupar mais espaço de memória e mais processamento de seu computador. A quantidade de bits já faz diferença, isso dá a margem de quantos passos de volumes diferentes seu DAW vai gravar, por isso é legal que se grave com um parâmetro alto aqui, se der, vai de 24 bits pelo menos. Isso significa que terão 224 volumes diferentes, uma dinâmica bem alta (mais de 16 milhões de níveis de volume). Lembrem que um CD tem 16 bits de "dynamic range". Com o parâmetro acertado em 24 bits, dá para gravar com o VU (a "luzinha") batendo em -12 dB que ainda teremos 22 bits sobrando para faixa dinâmica, ou seja, 4.194.304 volumes diferentes, que já está muito bom e bem longe da possibilidade de clipar. Depois de gravado sem nenhum clip, você pode juntar suas faixas, mixar, botar um compressor e um limiter fazendo até bater no 0 dB do seu "VU meter" sem problemas se quiser, aproveitando toda faixa dinâmica. Não haverá problemas em passar para um CD ou MP3 com faixa dinâmica menor. E sempre fuja de clipar seu som, preste atenção ao adicionar plugins de efeitos, sempre podem dar um aumento no volume e clipar, até mesmo jogar para um dos lados do pan.

    Não tenho experiência com a 18i8. Algumas interfaces, apesar de funcionarem só com a alimentação vinda do USB, precisam ser ligadas na tomada para que o phantom power alimente adequadamente o que for ligado nele. Pode acontecer de dar som ruim e baixo ganho porque o phantom power não está dando conta se a interface não estiver na tomada. Mas de toda forma, não grave com os picos batendo em 0 dB.

    O meu decibelímetro é o Decibels do iPhone. Acho que para homestudio é mais que suficiente e uma ferramenta essencial, tem que ter. Não só para isso mas também para se cuidar da audição na hora de gravar, mixar e "masterizar", não se trabalha com som alto.

    Caio Godoy
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    El_Cabong

    Também achei estranho, talvez minha voz e meu violão sejam baixos demais... kkkk

    MMI

    Poxa, que aula!! Aprendi muito nesse tópico!!

    Na 18i8 a alimentação é por meio de fonte, o usb é somente para os dados mesmo. Estava vendo uma gravação minha e os picos estavam batendo em - 9 Db, mas eu já havia colocado alguns efeitos.

    será que esses decibelímetros são confiáveis? Não digo tão acurado como um aparelho decibelimetro, mas próximo de uma medição de acordo

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caio Godoy

    será que esses decibelímetros são confiáveis? Não digo tão acurado como um aparelho decibelimetro, mas próximo de uma medição de acordo

    marromeno...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido na Sala de gravação