Porque meu timbre de guitarra microfonado sai tão ruim?! (comparação)

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14


    eu fiz duas gravações,mesma guitarra,mesma interface,mesmos cabos,mesma bt,mesma daw etc.

    na guitarra microfonada, tenho minha les paul,com captadores alnico 2 pro,guvnor em um vox ac15 no canal normal.... ao vivo,soa uma coisa,linda,maravilhosa e fantastica que nenhum timbre digital pode emular

    foi gravada com um rode nt2a, e antes que comece o papo obvio,de que ta assim pq é um mic condensador,que precisa de sala propria e blabla,com sm57 o resultado é tão ruim quanto,e tem muitos videos de pessoas microfonando guitarras com condensadores em ambientes não tratados no youtube e tirando um timbrão.

    Som Microfonado

    ja testei em mil e uma posições diferentes,em ambientes diferentes,como fechada em um pequeno corredor, mas o resultado é sempre muda muito pouco.

    em quanto que com o amplitube (simulando o afd + o booster do slash) com a mesma guitarra o som é inquestionavelmente melhor,mais definido,não sei explicar.

    som com amplitube


    da impressão que na gravação microfonada sobram frequencias,embola,mas por mais que aparente ser problema de eq, eu ja tentei varias tentativas de definir o timbre no equalizador, e não funciona,ja tentei jogar por compressores,simuladores de fita, e até de prés.... continua a mesma porcaria.


    o que ta faltando gente?

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    rhoadsvsvai
    É que o plugin ja da o som pronto, processado. Enquanto microfonar tem que dominar a tecnica...

    Pra conseguir um som bom microfonando, coloca um plugin de delay na track com uns 2 segundos de atraso. Assim você pode tocar e logo depois ouvir o resultado. Isso ajuda pra posicionar melhor o mic.

    Outra coisa é você prestar atenção nos níveis de entrada, as vezes se vc aumenta muito o volume do amp começa a vir uns agudos farinhentos (falo isso porque gravo usando um meteoro), então nesse caso é melhor mais ganho no pré do que no amp.

    E outra, o som do amp sai legal, mas onde estão seus ouvidos? Estão colados na grade, onde muito provavelmente vc coloca seu microfone?

    da impressão que na gravação microfonada sobram frequencias,embola,mas por mais que aparente ser problema de eq
    não sei se é questão de EQ, as vezes pode ser efeito de proximidade, ou seja, quando vc coloca o mic muito perto da fonte sonora ele gera uns médio-graves bem chatinho.

    eu ja tentei varias tentativas de definir o timbre no equalizador, e não funciona,ja tentei jogar por compressores,simuladores de fita, e até de prés.... continua a mesma porcaria.
    antes de tentar definir o timbre, vc tem em mente exatamente o timbre final que vc quer alcançar? porque se vc não sabe bem onde chegar, vc não tem como saber utilizar as ferramentas certas pra chegar lá.

    Enfim, vc ta usando um equipo muito bom, e eu aposto que o grande segredo pra acertar o timbre eh no posicionamento do mic mesmo. Uma dica: tenta colocar o rode mais afastado do amp e apontado pra capsula, se sentir necessidade, vá mudando aos poucos pras beiradas pra pegar mais grave.

    edit: as vezes também o segredo pode estar na sobreposição de camadas. Tenta gravar com 2 mics, um pegando mais grave e o outro mais médio-agudo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Slash_1989
    ja tentei outras distancias , e não obtive melhora significativa,nem melhora em si pra ser sincero, e esse negocio do delay eu ja faço, eu deixo o mic com a capsula a cerca de uma mão pequena de distancia, em direção a parte do meio do falante(que não é nem a capsula nem a borda,não sei o nome) mais pro lado da borda que da capsula.

    o som que eu tento chegar mais proximo é o som que eu ouço vindo do amp,mas logico que qualquer som que seja bonito mesmo sendo diferente do que vem do amp me agradaria.

    ja tentei usar mais de um mic tambem,mas achei que pra tirar essa duvida no forum ,simplificaria se eu mostrasse um exemplo de como fica com apenas um mic.

    sera que é um pré amp o ingrediente magico faltando?
    minha interface é uma presonus 1818vsl

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    O que o Slash_1989 quis dizer quando perguntou "onde estão seus ouvidos" é exatamente o que eu ia perguntar e creio que voce não entendeu direito pelo que li. Voce provavelmente toca de pé ou sentado ao lado do ampli por exemplo. Pra equalizar voce precisa estar com os ouvidos na frente dos falantes mesmo, na mesma altura deles. Senta na frente do ampli com a cara na frente deles e timbra assim. O som que o seu mic está "escutando" provavelmente está diferente do que voce está ouvindo quando fica tocando num nível mais alto que os falantes. Tenta isso e vê o que acontece. Abs!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Iversonfr
    o suporte do amplificador fica meio inclinado em direção a minha cabeça,quando toco em pé, o centro do falando fica apontado pra minha cabeça (dependendo de onde eu esteja).

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    rhoadsvsvai
    da impressão que na gravação microfonada sobram frequencias, embola

    Não tenho o mínimo de conhecimento e experiência pra te ajudar e além disso talvez estejamos falando a mesma coisa de perspectivas diferentes, mas o que eu senti na gravação microfonada foi exatamente o contrário: tá faltando definição nas frequências mais agudas. Os overtones tão praticamente sumidos.

    Não tenho a mínima experiência com isso, mas acho que nem mexer no EQ resolveria. Será que não é o caso de ver como é a curva de resposta do mic? (e tentar se adequar a isso)

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    sera que é um pré amp o ingrediente magico faltando?

    Não, não acho.

    Primeiro, acho que o TG Aoshi diagnosticou bem o problema: o que eu senti na gravação microfonada foi exatamente o contrário: tá faltando definição nas frequências mais agudas. Os overtones tão praticamente sumidos. Ou seja, está sobrando graves e médio-graves, faltando agudos e médio-agudos. E isso de fato está tirando definição.

    O que eu penso logo de cara... Efeito de proximidade no microfone! Lembro do Alan Parsons (que gravou The Dark Side of The Moon), diz ele que só grava com condensadores (detesta dinâmicos para guitarra) e a distância mínima é de mais ou menos 1 metro. Mas para isso precisa de um ambiente bom, tratado. Experimente começar com uns 30 cm, com um pop filter (pode ser a versão gambiarra, funciona). Reduzir a reverberação do seu ambiente pode ajudar, ou seja um ambiente mais tratado (de novo, pode ser a versão gambiarra, jogar um edredon em cima do amp/mic, fazendo uma "barraca").

    Eu começaria assim...

    FabioMP.
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    MMI

    Tenho esse problema com guitarras também...

    Vou testar sua dica hoje mesmo.

    ogner
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: ogner
    · votar


    rhoadsvsvai
    É que o plugin ja da o som pronto, processado. Enquanto microfonar tem que dominar a tecnica...

    E no som do amplitube é totalmente percebível o som pasteurizado, sem identidade, genérico. Sem personalidade!

    Cara, pq vc não usa o 57 e o condenser?? Certamente mixando os 2 vc tem mais opçoes pra chegar no som que ta ae no seu ambiente!

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Tem microfone condenser que não serve pra gravar instrumento. Eu testei o AT 2020 com meu violão e eu não gostei, mas pra voz ele vai tranquilo.

    Mas ó, pela gravação da tua guitarra e pelas demos do site, o timbre fechado parece ser uma característica desse mic.

    http://www.rodemic.com/microphones/nt2-a

    Você pode colocar só o som da guitarra microfonada? E outra, qual a posição do mic? Quais parâmetros você colocou no microfone?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Em primeiro lugar, os sons que vc postou, prá mim não servem como referência. Porque estão com BT e tudo mais e no preciosismo de uma gravação, isso só atrapalha.

    Em teoria, o som que é gravado (quando por microfone) tem de ser igual ao que você ouve no ambiente. Contudo, muitas vezes para chegar na gravação o som que gostamos no ambiente, temos de sacrificar o que ouvimos no ambiente para que "aquele som" seja o que esta na gravação.

    A coisa é chata "mermão"!

    - Tem que usar 3 ou 4 acordes de referência, alguns licks/riffs de passagem, usar somente eles e ir gravando/mudando/regravando e comparando (sem nenhum acompanhamento, bt, nada disso).

    - Diminuir/aumentar reverberação do ambiente.
    - Afastar/aproximar microfone.
    - Abaixo/acima/na laterais e etc.
    - Perceber o que esta faltando/sobrando em relação ao som ambiente e ir compensando na equalização.
    - Muitas vezes, quando o som gravado fica bom, o do ambiente ficou uma merda.

    Isso acontece pelas alterações promovidas por todo o caminho microfone/interface e etc.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    tentei distanciar mais o microfone, realmente ficou melhor,mas ainda não ta bacana.
    olha esse cara aqui gravando com o nt1 (que é muito parecido com o nt2) , pertinho do amp,em um ambiente não tratado, que som maravilhoso.
    (pula aos 7:30)... é bem parecido com a posição q eu deixei quando gravei isso dai.

    https://www.youtube.com/watch?v=gbffalZiweQ

    ogner
    pq o resultado não sai muito diferente disso, e achei que facilitaria expor minha duvida no topico usando apenas um mic,se não o pessoal ia começar a falar de problema de fase e eu não ia entender nada.

    Jabijirous
    cara ,acho que não é questão do timbre do mic ser fechado, um sm57 encostado no centro do falante me da um timbre não muito diferente.
    eu jaja faço upload de uma foto que tirei da posição do mic


    Lelo Mig
    eu entendo que existem alterações no sinal....

    mas eu achei essa bt excelente. pq ela tem uma guitarra da musica original gravada do lado direito, enquanto tem espaço pra minha guitarra ser ouvida sózinha do lado esquerdo.então da pra mostrar como soa uma guitarra microfonada gravada profissionalmente (a do lado direito na bt) e comparar com a minha guitarra no lado esquerdo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Grave para gente o som limpo e o som com distorção, mas só a guitarra, como essa do cara!

    Mas mostre os parâmetros do microfone que você for usar, assim a gente tem uma ideia.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Jabijirous
    vou por cordas novas na strato e fazer um video!

    inExperienced
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    E como está regulando o ganho do pré?

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Tenta mais para o centro do falante. Tentou o pop?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    "em um ambiente não tratado..."

    Cada ambiente é um ambiente. Tamanho, piso, móveis, umidade do ar, etc. Esquece o ambiente do cara, não é igual o seu.

    "mas eu achei essa bt excelente. pq ela tem uma guitarra da musica original..."

    E posta um vídeo que gostou de um cara sem BT??

    Percebe o contra senso? Nunca vou conseguir comparar seu som com o dele se o seu tem uma BT.

    Ainda que eu fosse o Beethoven (antes de ensurdecer), as frequências da guitarra da BT iriam contaminar a sua. Ainda que em canais distintos, você não "ouve" com o ouvido e sim com o "cérebro"... é ele que vai processar o baguio!

    MMI
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: MMI
    · votar


    rhoadsvsvai

    Outra possibilidade que já falaram:tentar com 2 mics.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Cara, eu tenho o mesmo problema.... acho que é experiência, tem um brother que manja mais e tira putas timbres tb com o mesmo equipamento

    ederfreire
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Poxa, não entendo muito de amps microfonados, mas pelo que ouvi parece que o seu timbre tá meio sem brilho, só isso que um EQ resolve. Tente posicionar o microfone mais distante um pouco do falante e na direção do cone do falante. E pra dar mais vida e realidade ao timbre ponha um pouco de reverb, pode ser do seu DAW de gravação mesmo.. Tente tbm com um SM 57, pois em comparação aos condensers ele tem um timbre mais agudo e brilhante. Tenha tbm uma boa monitoração pra ouvir como o timbre está e vá tentando, dps que voce pega o jeito é um sucesso! ;)

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    isso parece problema de posição do mic, som fechadão parece que está muito na borda do falante. ou usando só ambiência. varia muito de um amp e falante para o outro .

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    galera, eu fiz um video de 15 minutos com teste do mic a varias posições e distancias, isolado de bts como pediram, e um outro improvisando numa bt com o timbre conseguido depois desses 15 minutos.

    mas estou sem tempo de editar tudo, se tudo correr bem até semana q vem eu posto isso e a gente continua a discussão do topico com mais conteudo para se discutir sobre.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Up. Como ficou a situação?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    TG Aoshi
    poxa eu tinha até esquescido do video, acho q ja deletei os arquivos,mas ja que me lembrou vou fazer outro

    SkyHawk
    Membro
    # jul/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Dá uma olhada nesse link, simples e com dicas valiosas: http://musictube.com.br/como-microfonar-sua-guitarra/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque meu timbre de guitarra microfonado sai tão ruim?! (comparação)