Planta para sonorização teatro

    Autor Mensagem
    Marco A. SDD
    Veterano
    # abr/14


    Pessoal, preciso desenhar uma planta de um sistema de sonorização de um teatro/auditório que necessariamente utilize de sistemas de wireless com microfones posicionados no chão do palco de maneira a tornar a experiência de uma peça ou um show, por exemplo, mais real.
    Sabem a melhor forma de fazê-lo? Não consegui achar outro tópico melhor para postar, mas se souberem de algum já existente que trate desse tipo de sonorização, postem. (:

    Ismah
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Marco A. SDD

    Não entendi bem sua dúvida.

    utilize de sistemas de wireless com microfones posicionados no chão do palc

    GRAVES problemas... Vc é obrigado a usar condensadores, e assim vai captar os passos mais que as vozes. Eu prefiro suspender microfones, os próprios para isso são os semelhantes ao Yoga HT81 e Shure SM89 ou VP89L (mais top que conheço, mas na casa de 3,5dobrões) - conhecidos por shotgun

    Pé de chinelo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Marco A. SDD

    Microfones no chão? já trabalhei em teatro e nunca vi microfones no chão, não to dizendo que não exista, mas eu nunca vi.

    Como o colega aí disse, vai captar mais passos do que voz.

    O padrão mais usado pra wireless é um pack individual (belt pack) pra cada pessoa, todos ligados ao receptor wireless.

    E claro que depende do tipo de show, talvez num show de sapateado seja interessante tentar botar os mics no chão. Numa peça de teatro com muitas falas e movimentos dos atores os mics no chão não seriam boa opção.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Marco A. SDD

    Normalmente palcos de teatro são tablados de madeira. Microfones "no chão" ou em pedestais não são uma boa escolha.

    Tendo uma boa verba disponível, opte por microfones individuais.

    Com orçamento mais modesto opte por captação geral, do ambiente, usando menos microfones e suspensos.

    Nunca irá, independente de dinheiro, ter uma captação 100% eficaz num sistema pré definido. Porque cada peça, apresentação, irá exigir uma orientação.

    Um monólogo, um recital, um musical, dança.....e etc.

    A captação é SEMPRE em função do evento. Então, se é um teatro que estará preparado para qualquer evento, terá de prever várias possibilidades de captação, ter um leque de opções disponíveis e consequente sonorização.

    Marco A. SDD
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Entendido... Vou procurar saber mais sobre o tipo das apresentações...
    Mas, focalizando no sistema de conexão e distribuição do sinal. Qual a melhor opção? O que usar para distribuir o sinal?

    Ismah
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Marco A. SDD
    Qual a melhor opção?

    Cabos tem um custo 10 (ou mais) vezes menor que o wireless (sem fio). No caso de condensadores soa ainda melhor, porque eles precisam de energia externa para funcionar - e não só para transmitir como o caso de dinâmicos.

    Mas no caso de microfones de lapela, não há condição de usar cabos, assim, comprar uma marca boa (algumas bandas exigirão marcas específicas), trocar aos pares e testar as pilhas/baterias sempre que possível é o recomendado.

    O que usar para distribuir o sinal?

    Aqui nesse ponto me questiono se de fato vc sabe o que está fazendo.

    Normalmente, se usa uma mixer (mesa de som). Pode ser uma top como as digitais Yamaha CL5 ou Soundcraft Si6 custando mais que um carro, passando pelas digitais Yamaha 01V, Behringer X32 (ou Midas M32, que é a mesma coisa, com design e peças diferenciadas, e teoricamente maior qualidade) ou algumas básicas tais como as analógicas Behringer ou mesmo Soundcraft, geralmente nescessitando de um rack de perfiféricos.

    Depois dali, a distribuição do sinal (aqui em diante referido como "áudio" e sinônimos) para o público é variável e bem mais complexo. Tanto eu como o Lelo Mig temos escritos aqui ótimos artigos sobre o assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Planta para sonorização teatro