Gravações do EP da minha banda

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# mar/14


Queria muito ouvir a opinião de todos, seja visão técnica do produtor ou do ouvinte!

>>> https://soundcloud.com/camilonb <<<

As 3 primeiras.

Violão Epiphone 25% pra esquerda (Gravado com mic "meteor USB" condensador)
Teclado background, 25% pra direita.
Baixo (Fender Precision), cajon, voz e violão solo no meio.
Os vocais foram gravados num estúdio, não lembro exatamente o mic, mas era condensador.

Backing vocals em "All my loving" 100% esquerda.

Em "when I was your girl", no começo o violão fica no centro junto com a voz, na hora que o baixo entra ele passa pra esquerda!

Vocais por https://soundcloud.com/marinasaints71/
Eu estou tocando todas as partes de violão e baixo.
Teclado background sequenciado no FL studio
Cajon por https://soundcloud.com/renatoff-1

kiki
Moderador
# mar/14
· votar


vamo lá

de um modo geral tá bem legal, gostoso de ouvir, bem gravado, bem tocado, bem cantado.
é algo que eu ficaria ouvindo enquanto trabalho tranquilamente, pra curtir.

gostei bastante da voz na minazinha. as vezes soa um pouco cru, poderia trabalhar mais.

mas falta um "punch", que eu nao sei bem, mas desconfio que seja na mix. algo que dá aquela atenção a mais, sei lá.
o arranjo meio acustico contribui pra ser mais light, pode ser isso tambem.
acho que tem a ver com os graves. por exemplo, os baixos estão com uma presença legal, mas o cajon quando entra tá muito sutil. não se ouve o "bumbo" do cajon, pode ser na hora de microfonar.

sobre arranjo vou falar só da all my loving, que eu conheço a original: me incomoda um pouco que ficou diferente da original mas nem tanto. ficou com uma levada pop, perdeu o lance rock antigo, mas acho que podia subverter mais.

no violão da valerie (ou outra que tenha um esquema parecido) sugiro testar dobrar ele, gravar duas vezes igual e abrir um pra cada lado.
é uma roubada de estudio que faz com que o som "abra" mais, eu acho legal testar. voce fez isso meio com violao meio com teclado, mas o ataque do violao sobressai, e acho que cansa um pouco o violao pendendo pra um lado (e o violao aço tem muito brilho, mais que guitarra até).

é isso aí, tá bacana o negócio!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


kiki

valeu pelo comentário e pelos elogios!

Então, o lance do punch sei lá, não sei se eu quero que tenha muito punch aqui saca? a idéia era ser mais chill e menos rock msm hahah

Em all my loving, e em todas os outros "covers" que eu fiz e vou fazer, nunca vou tocar exatamente igual a gravação, sempre tento criar um arranjo diferente, a minha visão da música. Não vejo sentido em regravar do mesmo jeito, não acrescenta muito. Mas eu entendo quem curte tocar e gravar exatamente igual, só não curto muito.

O lance do overdub que vc falou do violão já fiz e usei várias vezes, dessa vez quis fazer diferente pra dar mais espaço pro teclado background mesmo, se for uma opinião geral de que preferem dois violões no stereo e o teclado no meio eu mudo pras próximas mixes.

Valeu!

JJJ
Veterano
# mar/14
· votar


Fala, cara!

Fiquei olhando o recado e pensando "quem é esse camilo?"... kkkkkk

Marcando pra ouvir depois!

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Pé de chinelo

Muito me honra o convite para ouvir o som de um músico que respeito daqui. Mas só vou marcar agora, amanhã vou ouvir com calma, aumentar o volume, quero ouvir com a atenção que seu trabalho merece.

Abraço

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ
MMI

No aguardo de seus comentários amigos!

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro Pé de chinelo:

Primeiro os pontos positivos:

Vou concordar com o Kiki: de um modo geral está bastante agradável.

No primeiro cover (Beatles), gostei especialmente da
voz quando a vocalista canta

Remember I'll always be true

O true do final tem uma articulação que eu gostei bastante.

O segundo cover foi o que eu mais gostei.

O terceiro foi o que menos apreciei.

Os pontos negativos:

Eu particularmente não acho apropriado uma banda
fazer um trabalho só de covers.
Do ponto de vista microscópico (detalhes) o
vocal não mantem a afinação adequada em muitos
momentos, especialmente na terceira música.

Tem um ruído de fundo chato, que é mascarado na
maioria do tempo, mas aparece nos momentos de silêncio,
como no início da terceira música.

A mixagem parece equilibrada, eu achei o baixo
muito destacado em alguns momentos. Eu comprimiria
mais e tiraria um pouco de médios, mas essa é
uma questão de gosto.

Parabéns pelo trabalho.

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Casper

Mto obrigado pela crítica Casper, e pelos elogios!

Eu, vc e quase todos que ouviram concordam que Valerie (segunda música) foi melhor. Eu acredito que a razão principal disso seja o tom, obviamente ela não tava confortável pra cantar a terceira música e eu como produtor devia ter mudado o tom.

Esqueci de falar, em "All my loving" o tom foi alterado. 1 acima da original. Certamente no original a performance dela ia cair, esse negócio do tom é muito sério...tem que prestar muita atenção nisso

E sobre os covers, a idéia é ser uma banda pra tocar em eventos tipo festas e casamentos. Mas temos músicas autorais em projetos paralelos que vamos gravar em breve também!

Valeu!

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Pé de chinelo

Nitidamente a moça não estava confortável na primeira e na terceira. Baixa o tom, ensaia, talvez até coloque uns detalhes no arranjo para ela, já vi que ela manda bem, mas faltou em relação a segunda.

Sua instrumentação está irretocável, gostei do solo, gostei do groove. Concordo com você, cover igual não, melhor mudar para não ficar uma cópia "sem graça", ter a pretensão de tocar igual mas melhor que os Beatles, por exemplo, é demais... Eu mudo até mais que você e sugeriria pensar em dar umas mexidas no vocal, leves.

Quanto à mix, achei um reverb um pouco exagerado ali no meio. Acho que dava para você mexer um pouco mais, a dica do baixo do Casper é válida, vale uma tentativa. Se me permite pensar alto aqui... Um produtor gringo me apresentou e falou maravilhas de um plugin (bem) pago, o SPL Transient Designer. Cara, estou viciado nele, é muito legal. Junto com o SPL Full Ranger formam uma dupla sensacional. Quando pintar uma Black Friday da vida ou promoção equivalente, pode comprar que vale cada centavo. Se quiser fechar um pacotão na Plugin Alliance, pega o Elysia Alpha Master junto. Digo isso porque tem aí uns detalhes que eu retiraria bem o reverb e acrescentaria o "reverb like" do Transient Designer. O controle de attack dele é perfeito também, fica muito bom e eu mexeria com ele no violão e no baixo com certeza. Mas já estou entrando muito no meu gosto pessoal, neste caso vale o seu gosto e da cantora.

De modo geral, está muito bom. Parabéns! É o tipo de som que eu gostaria de participar a ajudar a gravar. Abraço.

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


MMI

Obrigado por gastar seu tempo ouvindo e comentando, é muito útil pra mim ler o que vcs escrevem!

Nitidamente a moça não estava confortável na primeira e na terceira. Baixa o tom, ensaia, talvez até coloque uns detalhes no arranjo para ela, já vi que ela manda bem, mas faltou em relação a segunda.

Sim, e nesse ponto eu acho que devia ter prestado mais atenção ao tom apropriado pra ela. Certamente a partir de agora vou fazer isso.

Sua instrumentação está irretocável, gostei do solo, gostei do groove.

o/

Sobre os covers, sempre fazer na sua visão, nem que isso implique em fazer alterações na estrutura. Mas jamais ter a pretensão de fazer melhor de quem compôs, quem compôs vai ter sempre a melhor versão, pra mim

As dicas de cortar um pouco os médios do baixo do Casper, e o que vc falou do reverb e os plugins estão anotadas

valeu!

Arimoxinga
Veterano
# mar/14 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Cara excelente, deixo os termos técnicos com quem entende mesmo! Eu curti muito o som como um todo, a voz super sutil caiu muito bem!

----- OFF

A vocalista já esteve no JÔ, descobri através do soundcloud dela tá ai pra quem quiser:

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/jo-entrevista-mar ina-serra-dos-santos/2728893/

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


Arimoxinga

Mto obrigado pelo comentário e pelo elogio! :]

É verdade, já esteve no Jô sim hahah!

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


Marcandooooo!!!

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Pé de chinelo

Cara, estava olhando a entrevista... Eu tinha percebido que ela falava bem inglês pela segunda música, mas quando não estava a vontade até na pronúncia ela derrapou. Ela é novinha, não sacaneia não, acerta esse tom e ajuda ensaiando, ela tem talento. \o/

Abç

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


Will Bejar

aguardandoooo!!! :]

MMI

Não percebi erros de pronúncia, vou observar com calma dps.

A partir dessa sessão de avaliações técnicas de vocês, certamente as próximas gravações serão melhores! valeu

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar


Pé de chinelo
Na minha humilde opinião, falta o cajon (principalmente) e baixo mais na cara, não digo punch, mas tipo, se abrir mais os violões eles ja terão mais espaço na mix, que hoje só favorece a violão e vocal. E corrigir a afinação da mina em alguns momentos (principalemnte 3ª musica), no demais ta bacana, mas da pra melhorar e muito.

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ
Fiquei olhando o recado e pensando "quem é esse camilo?"... kkkkkk
huhauhauhauhauha... eu tb!!!

Pé de chinelo
Pô, cara, quando lembro das gravações que eu fiz para uma das minhas milhares de bandas passadas, sinto até uma invejinha de poder fazer uma gravação/produção assim. Quisera eu ter um amigão assim que morasse do lado de casa, alugaria ele direto!!! huahuahauhuahua

Eu gostei pra caramba!!! E com tantos ouvidos melhores que os meus para detalhes minuciosos, minha opinião é somente de músico prático, como diria a OMB... hehehe...

Eu tb gostei mais da Valerie!!! Achei que em alguns momentos do refrão poderia ter usado os acordes mais prolongados e não com tantas "batidas". Talvez uma versão em português??? Sei que pode não ser esse o foco da gravação, mas acho que seria interessante do ponto de vista comercial(?). Acho que essa levada direta acabou confundindo um pouco o swing da música. Não sei se a galera concorda... mas EU teria experimentado isso se estivesse fazendo essa gravação!
Mas, mano, eu gostei pacaraio desse som!!! A linha do vocal achei muito, muito boa!!! Ouvi umas 5x seguidas aqui... hehehehe

As outras achei bem legais, e se estivesse ouvindo esses sons no barzinho talvez passasse batido esses detalhes que a galera mais experiente ouviu.

No geral, muito bom trabalho, parabéns, cara!!!
Abraço!!!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


NINO_D.BOB

Pra mim esse baixo tá na cara demais jah.....e nem acho que a mix favorece tanto o violão, dá pra ouvir nitidamente o baixo em todos os trechos da gravação que ele aparece

mas tipo, se abrir mais os violões eles ja terão mais espaço na mix, que hoje só favorece a violão e vocal

Mas se a mix já favorece o violão na sua visão, se eu botar mais um violão fazendo base aí sim que o violão vai ficar em evidência e obviamente vai ter que abaixar os volumes e reposicionar na mix o baixo e o teclado, que provavelmente vão ter menos espaço

Tem muitas coisas que vc tem que botar na mix e testar pra ver se fica bom, as vezes a gente tem idéias muito boas na teoria, que na prática não ficam boas.....mixagem tem muito de experimentação saca

valeu por comentar!

Will Bejar

Valeu Will! obrigado pelos elogios!

COm certeza num barzinho ou churrascaria a cobrança seria muito menor, mas essa banda tem planos maiores rsrsrs! :] valeu

ogner
Veterano
# mar/14
· votar


Ouvi a Valerie e gostei pra caramba!! :)

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


Pé de chinelo
COm certeza num barzinho ou churrascaria a cobrança seria muito menor, mas essa banda tem planos maiores rsrsrs! :] valeu

Ah, logo imaginei... só disse que numa situação de apresentação (acho que esse seria o termo melhor) do jeito que está, passaria batido. Em casa tem fones, monitores e outras coisinhas... hehehehe...

Manda novidades dessa banda, hein!!!
Abraço!

JJJ
Veterano
# mar/14
· votar


Vamos lá, sem papas na língua porque eu acho que é isso que você quer, correto?...

Voz linda, linda, linda, cara! Mas tem umas escorregadinhas no tom. Se é pra gravação, mete um conserto de tom aí, sem mimimi!!! Agora, se a intenção é mais "alive", então há que se acertar mais a afinação.

Quanto ao som em geral, tá muito agradável, bem mixado e tal.

Achei que a percussão (cajón?) está um pouco destoando da paisagem, em termos de timbragem. Não sei dizer se é problema de volume ou compressão... Talvez chegando mais pro "meio" melhore. Me incomodou um pouco a batidinha mais pra um lado. Eu centralizaria mais e tentaria timbrar mais em "U", suavizando transientes.

Tem uns deslizes de "casamento" nos tempos da cozinha em Valerie e o timbre/levada do baixo nessa achei bem "casiotone"... rs.

No mais, muito bacana!

NINO_D.BOB
Membro Novato
# mar/14
· votar


Pra mim esse baixo tá na cara demais jah.....e nem acho que a mix favorece tanto o violão, dá pra ouvir nitidamente o baixo em todos os trechos da gravação que ele aparece

mas tipo, se abrir mais os violões eles ja terão mais espaço na mix, que hoje só favorece a violão e vocal

Mas se a mix já favorece o violão na sua visão, se eu botar mais um violão fazendo base aí sim que o violão vai ficar em evidência e obviamente vai ter que abaixar os volumes e reposicionar na mix o baixo e o teclado, que provavelmente vão ter menos espaço

Tem muitas coisas que vc tem que botar na mix e testar pra ver se fica bom, as vezes a gente tem idéias muito boas na teoria, que na prática não ficam boas.....mixagem tem muito de experimentação saca

valeu por comentar!



Bom, essa é minha opnião, achei que era esse o objetivo do tópico...
Valorize mais o cajon ele ta muito escondido, e abra mais os violões, vai melhorar, eu sei o que estou falando. No demais ta massa, se tiver mais ai pode mandar, sera um prazer ouvir e comentar.

Alfa polar
Veterano
# mar/14
· votar


Cara eu assisti esse programa do Jô com essa menina, e de verdade, fiquei apaixonado nela, carismática, curte um bom Rock n' roll e canta muito legal pra idade que tem. Excelente artista gostaria muito de produzí-la. Não posso ouvir as gravações no momento o PC em que estou não tem som. Ouvirei assim que chegar em casa, valeu!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ

Obrigado por comentar! dicas anotadas!

...em Valerie e o timbre/levada do baixo nessa achei bem "casiotone"... rs.

o que vem a ser 'casiotone' ? kkkk

NINO_D.BOB

Blz man, eu só não entendi msm o que vc quis dizer com "abrir" o violão, seria fazer um overdub? pra não ficar pendente pra um lado só? :]

ogner

valeeeeeu mano Ogner! :]

Alfa polar

Fico no aguardo! ouve lá e comenta! valeu!

Alfa polar
Veterano
# mar/14
· votar


Cara tenho alguns apontamentos a fazer, espero não ser rude, o que tem que ser falado deve ser falado.

Os sons parecem não terem sido masterizados, o nível de volume está baixo, seria legal mesmo que vc não domine o assunto abrir os sons em uma sessão e masterizá-los, trabalhar com compressão no master bus, limiter, normalização, etc...

Percebi bastante ruído principalmente nas partes mais dinâmicas das músicas, o ruído não me incomoda tanto, é só uma observação, as vezes ele fica muito evidente e acaba desviando a atenção do ouvinte.

A voz está com um reverb interessante, achei a sala um pouco grande, quando faço sons estilo "voz e violão" tenho a tendência em usar salas menores, tipo um plate médio, ou um room médio mesmo sei lá, só uma sugestão. Também o que pode ajudar é usar um predelay mais curto, e um time rápido tbm.

O violão poderia estar um pouco mais "na cara", mais evidente nas músicas, até pq ele é o coadjuvante, sendo a voz o protagonista, vc pode atingir esse objetivo tentando adicionar uma saturação sútil, compressão, talvez trazendo um pouquinho mais de graves também, é um conjunto de ingredientes, não é um só que resolve tudo.

Parece que vc gravou ele com um microfone só, poderia fazer o que o amigo sugeriu lá em cima, gravar uma dobra e jogar em stereo ou tentar arriscar uma técnica de "pseudo" stereo, dobrando o violão e jogando um dos canais alguns milisegundos atrasado.

Cara eu gostei das músicas, apesar das várias críticas tá bem gostoso de ouvir, essa menina é muito talentosa, pronúncia fantástica.

Pra entrarmos em mais detalhes, seria legal vc descrever as minúcias do processo de gravação, microfones usados, fotos da sala, quais pres, placa, posição dos mics, etc.

Abraços man!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Alfa polar

Fico feliz que vc tenha analisado do ponto de vista profissional! assim como outros que comentaram! mas a verdade é que em questão de equipamentos não tenho como fazer um som mais masterizados que isso..... Praticamente todas as tracks foram masterizadas na própria mix, cheguei no limite que dava sem rolar peaks, então prefiro gravar tudo um pouco mais baixo

Eu faço o que eu posso com meu recursos limitados, esse é meu esquema de gravação:

Interface: Guitar Link (não tenho nem placa de som decente)
Mic: Condensador USB Meteor (longe de ser top, a origem dos chiados que tantos falaram aqui)
Violão: Epiphone cutway esqueci o modelo
Baixo: Fender Precision (foi gravado com um preset que eu modifiquei no guitar rig)
Mixagem: Acoustica Mixcraft
Teclados arranjados no Fruity Loops studio, plugin sytrus orchestral

O mic pra voz não lembro o modelo, nenhum pré foi usado. A posição do mic pra voz foi frontal, cantando em pé, com pop filter. O violão cerca de 2 palmos da boca, na mesma altura.

Valeu pelo comentário!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


A minha idéia de representação visual da mix pra essas gravações foi assim:

http://www.4shared.com/photo/ani5o7fUce/Mapa_Mix.html

JJJ
Veterano
# mar/14 · Editado por: JJJ
· votar


Pé de chinelo

Os Casiotones eram uns tecladinhos da Casio que você escolhia um ritmo com uma base e ele tocava uma harmonia pré programada. Isso existe até hoje em vários teclados não profissionais, mas os Casiotones dos anos 80 tem uma sonoridade, digamos, bem peculiar... A cozinha daquela música me lembrou porque fica naquele jeitão de pattern repetido e com os sons meio "japonesados"... rs

gbmeioponto
Veterano
# mar/14
· votar


Fala cara! Em geral ta muito bom, gostei do conceito.

Minhas opiniões sobre o trabalho são as seguintes:

A voz ta levemente pulando da mix por ter uma ambiência desproporcional em relação aos outros instrumentos. Talvez suavizando mais esse reverb, a voz colaria mais na base.
Nos 26 segundos da primeira música faltou um fade-in na entrada da respiração do outro take.
Senti falta também de uma afinada no vocal e de uma precisão do baixo e a percussão, acho que melhoraria bastante se fizesse essas edições também.
Voltando ao reverb, também acho que o reverb (e delay, se houver) da voz ficou muito abrilhantado. Um filtro low-pass suave no loop desses efeitos poderia ser benéfico.

Novamente, achei que o trabalho ficou bem legal, essas são só observações que poderiam talvez acrescentar um pouco mais.

Abraços, parabéns!

Pé de chinelo
Veterano
# mar/14
· votar


JJJ

Entendi! valeu!

gbmeioponto

Obrigado pelo comentário e pelo elogio!

Realmente o cajon saiu demais do tempo, e olha que eu fiz inúmeros cortes e recortes na track do cajon pra tentar deixar ele mais sincronizado, razão dele ter ficado um pouco mais baixo em relação aos outros instrumentos.

Até pela forma que o cajon foi gravado não favorece os graves, como já disseram aí!

Vamos aprendendo haha! :] valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravações do EP da minha banda