Primeiras gravações da minha banda !

    Autor Mensagem
    wesley_amorim
    Veterano
    # abr/10


    Ae galera, queria que vocês me mostrassem uma opinião mais profissional sobre as novas músicas da minha banda..
    A gente gravou num estúdio praticamente caseiro, e eu realmente me decepcionei bastante com o resultado final...E por isso gostarem que vocês me falassem quais foram os possíveis erros de gravação/mixagem.

    A gente gravou todos os instrumentos separados, sendo que as guitarras e o baixo foram gravados direto no PC, com uma distorção do computador mesmo, ou seja, sem amplificador.




    Tem mais duas músicas, que caso alguém quiser ouvir eu upo no 4shared para download.

    Obs.: Eu gostaria de ver o máximo de franqueza, sem 'amizade'. Pois da gravação pra cá só tenho ouvido opiniões de amigos que não querem criticar.
    ObrigadoO!

    dnreis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não curti a equalização/mixagem, pra mim, ficou muito pobre...os backing ficaram estranhos d+
    qual o estilo de vcs?

    Zeraus
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Eu não fiquei decepcionado não. Acho que o lance nessas faixas nem é tanto de gravação, mas sim de mixagem e masterização, que, feitas com carinho, poderiam melhorar absurdamente o som.

    Há muito conflito de frequências dos 300hz pra baixo. Creio que na mixagem você deve estar usando fones de ouvido ou falantes com resposta de frequência inadequada nos graves, daí você tende a pensar que eles não estão aí, mas, acredite, estão. Aliás, na minha opinião o grave é uma das coisas mais difíceis em gravação caseira, porque a maioria não tem equipamentos com fidelidade suficiente para reproduzir exatamente o que está registrado nas faixas.

    Resumindo: tente tirar o cobertor da frente dos falantes.

    Como foi gravada a bateria? Quantas trilhas? Com quantos mics?
    Pra mim, falta punch no bumbo e clareza nos pratos. Mas isso também pode ser uma questão de estilo... Há muitas grandes mixagens que são pobres em pratos e bumbo e nem por isso deixaram de fazer sucesso.

    Outra coisa, você precisa cortar o espectro das guitarras nas frequências de 100hz pra baixo, porque na maior parte dos casos, nessa faixa ela so atrapalha e embola com o baixo.

    Os vocais precisam de um pouco de compressão e normalização do volume, para que soem homogêneos durante toda a faixa. Talvez você tenha que ajustar o ganho manualmente a cada frase ou palavra, até chegar numa vocalização consistente. Muito disso é evitado com um pouco de cuidado na pressão sonora que o vocalista põe pra fora na hora de gravar, de modo que seja o mais uniforme possível.

    Ah, os backing vocais soaram bem fora do tom...

    Na segunda música, vc fez um corte muito abrupto aos 1:11. Podia ter suavizado com um fade ou modificado a execução para soar natural a transição.

    Outra coisa, se o hardware permitir, grave no mínimo em 24bits/44.1khz. A fidelidade é bem maior e, ainda que tenha que comprimir de volta para 16 bits pra gravação de um CD de áudio, o resultado continua melhor. MP3 de divulgação devem ser no mínimo em 256kbps/44.1khz pra manter a qualidade. E como se trata de avaliar qualidade sonora, vc deveria ter uppado no 4shared as tracks, porque o Utube degrada demais o som.

    Mas cara, gravação caseira é isso mesmo, como não somos profissionais, vamos aprendendo ao longo do caminho.

    Tanto ou mais importante que uma captação correta é uma mixagem bem feita. Aliás, a mixagem pode até mesmo corrigir ou suavizar falhas de gravação. Minha banda está gravando um CD independente e também estamos fazendo de forma caseira, mas eu tive que aprender MUITO sobre frequências de cada instrumento, acústica, técnicas de gravação e, principalmente, operação do pro tools, tudo isso pra começar a chegar num resultado mais aceitável. E ainda tenho uma quantidade incalculável de lições pela frente.

    Persista! Você tem potencial.

    GuitarRockMan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara não se o pseudo estúdio caseiro onde vc gravou e na sua própria casa ou em alguns outro lugar nem se foi 8000 ou pago então vou relevar esses fatores

    1-atenção a pré-produção, não sei se a intenção do vocal foi ter feito o que ele fez, mais caso não tenha sido pede pra ele começar a ver uma aulas pra não semi-tonar tanto e conseguir colocar a voz sem forçar pq fica feio.... mais isso é so a minha opinião....

    2- gravar em casa, no pc, usando vsts ñ é desculpa para os timbres de guitarra q v6 gravarão.... a não ser q a intenção fosse essa se for o caso mil perdões mais caso o contrario vale a pena estudar um cado mais sobre técnicas de timbragem pra chegar no timbre que melhor encaixe ao que v6 tão gravando (lembrete leia sobre microfonação de amps e tente aplicar a teoria ao plugins que vc usa como amp...) lembrando que é apenas a minha opinião pelo que tenho visto e testado dessa geração de plugins pra guitarra sei que da pra tirar puta timbres arregaçados so com eles.... mais uma vez c v6 pagaram pra isso foram enrolados pq a ótimos plugins pra guitarra no mercado (amplitube 3, guitar rig 4, revalver III, entre outro que são ate free)

    3-mixagem: por ultima porem a mais importante.... se pagaram para receber isso tem treta, agora se foi no esquema faça vc mesmo vale lembrar que o importante é a iniciativa e vontade de aprender além de por a cara a tapa, isso parece não ser problema pra v6 então tão ate de parabéns, mais isso não quer disser que ficou bom de fato não ficou mais vale correr a atras e estudar algumas coisas de mixagens pra obter um resultado 1000000 vezes melhor nas próximas gravinas pq vc pode ter um amp valvulado que se for mal agravado e mal mixado na musica vai soar como um saco de merda.....

    desculpe os erros de ortografia.....

    bons vc pediu pra criticar ta ai agora como eu ñ curto so apontar o problema prefiro apontar a solução vai aqui umas dicas pra melhor bastante....

    siga com atenção e cuidado as etapas necessarias para um bom resultado

    difina um objetivo ( gravar uma demo por exemplo) > pre produção (prepare o repertório do que será gravado o mais próximo da perfeição individual e coletiva possível vc tem que tocar muito bem e de olhos vendados o que vai gravar) > escolha como vai gravar(tenha em mente que mesmo em condições precarias da pra tirar um puta som) > esteja com os instrumentos afinados e de cordas novas > tire o melhor som possível na hora da gravina (ñ tente gravar um vespeiro pra depois tentar consertar ñ fica bom) > de muita, muuuuuuuita atenção a pós-produção tb ela salva ou condena um trabalho (mix e master)

    e o mais importante de a sua melhor performace na hora h se vc achar q esta bom e pq da pra ficar melhor.... so assim chegaremos a um nivel profissional de forma independente.......

    ha e detalhe se puder contrate um produtor ou fique muito amigo de um :D casso isso seja impossível chame sempre um musico mais safo e que ja tem calo de gravar e tal pra acompanhar o caminho de v6 e dar uma orienta durante a caminhada ajuda e muito valeu


    desculpa pela bíblia

    GuitarRockMan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vc deveria ter uppado no 4shared as tracks, porque o Utube degrada demais o som. 2

    Tanto ou mais importante que uma captação correta é uma mixagem bem feita. Aliás, a mixagem pode até mesmo corrigir ou suavizar falhas de gravação

    é cara acho mesmo que é mais eficiente em amenizar do que corrigir pra isso aindo sou adepto do "grava mais um take pra pegar aquele errinho ai ho"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiras gravações da minha banda !