Autor |
Mensagem |
Samuel Oliveira Membro Novato |
# fev/14
Bom dia. Creio que já exista tópico relacionado a isto, mas eu não encontrei especificamente sobre a minha dúvida. Estou começando a produzir alguns VS's no Cubase 5 e coloquei no lado esquerdo a parte da música e no lado direito eu coloquei o click. Acontece que na monitoração de ambos os lados L/R indicam perfeitamente e separadinho. Mas quando chego o volume geral eu ouço bem baixinho o som de um lado no outro. Já verifiquei nos VST's e está tudo certo. Como posso eliminar, zerar deixando 100% a música no lado esquerdo e no direito o click? Grato!
|
NINO_D.BOB Membro Novato |
# fev/14
· votar
Qual sua interface de audio??
|
makumbator Moderador
|
# fev/14
· votar
Samuel Oliveira
Isso é o chamado crosstalk, que é um vazamento de um sinal em outro canal.
Provavelmente a interface ou equipamento que você está usando para reproduzir tem uma qualidade não muito favorável em relação ao crosstalk, e com isso você ouve um pouquinho do click no canal da música.
http://en.wikipedia.org/wiki/Crosstalk_(electronics)
|
Adler3x3 Veterano |
# fev/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
To enfrentando um problema parecido. Estou trabalhando com sons binaurais que exigem pan extremo de 100% de cada lado. No meu caso observei que o problema tem origem no monitor de áudio que vaza de um lado para o outro, tanto nos alto falantes, e tanto quando plugo um fone de ouvido na saída do monitor de áudio. O problema desaparece quando conecto o fone de ouvido diretamente na saída da interface de áudio, mas conforme o fone de ouvido pode variar (depende da qualidade) e vazar também. E é sempre bom revisar as configurações do windows, pode ser que tenha algo de errado aqui. Pode até ser problema de cabos. Assim o ideal é gravar e tentar escutar em outras mídias, ou principalmente na mídia de destino final das suas gravações. Pode ser isto, mas...pode ser problema da interface. Seria bom você informar o modelo da sua interface de áudio.
Desculpe a curiosidade , hoje em dia usam tantas siglas que as vezes não me localizo, o que você quer dizer por VS?
|
kazu keyboard Veterano |
# fev/14 · Editado por: kazu keyboard
· votar
Adler3x3 simples respostas, vs nada mais é do que um som colocado totalmente no pan para um lado e o click (metronomo) para o outro. Usado muito em shows. pois a banda toca sincada e pode se adicionar efeitos, vozes, instrumentos que nao estao ali naquele momento com a banda. Ai no mixer joga os sons e efeitos para o PA e o click volta para os fones de ouvido dos musicos usando as mandadas auxiliares.
|
Adler3x3 Veterano |
# fev/14
· votar
kazu keyboard
Obrigado pelo esclarecimento. Eu na verdade não gosto de usar metrônomo, aquele som mecânico simplesmente me irrita. Não consigo tocar nada direito com o uso do metrônomo. Se bem que o meu tempo de tocar uma perfomance já passou. Mas sei que existem músicos pela própria formação que usam o metrônomo o tempo todo desde os seus primeiros passos na música. Tento ensaiar o máximo possível para evitar erros de tempo na execução, e na minha opinião toda boa banda deveria ter o tempo na cabeça.
|
# fev/14 · Editado por: Samuel Oliveira
· votar
Eu estou usando a UCA202. Mas acontece a mesma coisa no ASIO4ALL. Olha isso e vê se está vazando: http://www.4shared.com/mp3/ZPbdQhh3ce/_Amostra__Lepo_lepo_VS_-_Sax_e.h tml
|
· votar
Tento ensaiar o máximo possível para evitar erros de tempo na execução, e na minha opinião toda boa banda deveria ter o tempo na cabeça.
Concordo com você. Mas temos que ser completos e práticos quando necessário. Até mesmo os grandes artistas usam click.
Penso eu que independente se toca com click ou sem click o som tem que rolar e bem feito.
|
makumbator Moderador
|
# fev/14
· votar
Samuel Oliveira
O crosstalk é algo inerente aos sistemas, o que vc precisa checar é aonde na sua cadeia está havendo mais vazamento.
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Samuel Oliveira
Bem a minha área não é tocar ao vivo. E você deve ter razão. Mas se fosse tocar ao vivo junto com a banda o meu click deveria ser desligado. Pois quando ouço estes clicks tipo metrônomo em vez de me concentrar me disperso. Estes clicks artificiais tira o tesão da música, é como se fosse transar com uma boneca, em que a p... mexe-se sempre no mesmo ritmo robótica.
|
· votar
A sim com certeza!
Pessoal olha o link que postei acima.
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Samuel Oliveira
O click serve para ajudar o músico a entrar no andamento certo, mas não faz parte da música. Normalmente numa boa banda penso eu é o músico mais experiente, o que toca a base não importa o instrumento, é quem dita o ritmo e o tempo, e o restante da banda acompanha. Ou existem casos em que os músicos são excepcionais e tocam em sincronia perfeita com swing. E o swing faz parte de qualquer estilo. Outro dia aqui mesmo no fórum postaram um vídeo com os músicos tocando ao vivo, mas com o click tocando junto, ficou horrível e nem consegui assistir o vídeo até a metade.
|
# fev/14
· votar
O crosstalk é algo inerente aos sistemas, o que vc precisa checar é aonde na sua cadeia está havendo mais vazamento.
Ok vou verificar!
|
· votar
O click serve para ajudar o música a entrar no andamento certo, mas não faz parte da música. Outro dia aqui mesmo no fórum postaram um vídeo com os músicos tocando ao vido, mas com o click tocando junto, ficou horrível e nem consegui assistir o vídeo até a metade.
Pra usar o click ao vivo, os músicos devem estar acostumados com o metrônomo.
|
Adler3x3 Veterano |
# fev/14
· votar
Samuel Oliveira
Se você pegar a onda sonora (wav) de uma gravação bem feita e com perfomance de um músico renomado em determinado instrumento e estilo. Vai observar na onda com um software adequado que o mesmo na sua execução cria diferentes unidades de tempo bem sutis compasso a compasso. É a interpretação com sentimento. Já ao meu ver as interpretações que usam o click, não são boas, podem até parecer perfeitas na linha do tempo, mas soam secas.
|
makumbator Moderador
|
# fev/14 · Editado por: makumbator
· votar
triplo!
|
makumbator Moderador
|
· votar
triplo!
|
makumbator Moderador
|
· votar
Adler3x3
Eu concordo, mas é claro que isso varia de cada estilo. Em alguns a precisão perfeita é o desejável (música eletrônica dançante, por exemplo).
Eu em geral crio pistas de click não perfeitamente exatas, justamente para abarcar os rubatos, acelerandos, ritardandos, fermatas. Fica mais musical sem perder a precisão (pois ainda se pode usar o metrônomo, uma vez que ele irá seguir o mapa não exato que foi montado), pois no fundo uma coisa (o uso do metrônomo) não impede a outra (uma certa liberdade agógica, mesmo que "controlada" a priori).
|
NINO_D.BOB Membro Novato |
# fev/14
· votar
Adler3x3 Cara, não da pra tocar ao vivo, com bases pré gravadas, sem o o uso do click, ou metronomo, que seja.
O metronomo não sai no PA somente nos fones.
|
makumbator Moderador
|
· votar
NINO_D.BOB Cara, não da pra tocar ao vivo, com bases pré gravadas, sem o o uso do click, ou metronomo, que seja.
Mas ele não questiona isso, e sim a questão agógica do click, mas como comentei é possível criar pistas de metrônomo flutuante, que faça quaisquer variações de tempo necessárias. Fica realmente mais musical, e é algo desejável em vários estilos de execução menos "mecanizada"
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
É que o ponto essencial do post é o click.
E assim desta forma questionei o uso do click. Mas esta e uma outra questão de performance. Mas dependendo da quantidade de músicos no palco o click até pode ser importante. E fui impertinente, e minhas colocações em vez de ajudar, dispersaram. Assim peço desculpas. Pois se ficou decidido usar o click, então que se use o click dá melhor forma possível. E o uso do click de forma variável já é uma evolução do sistema. Só que não vão ser todos os músicos que vão se adaptar bem a este sistema, e nestes casos o click atrapalha, para outros ajuda. E assim renovo a minha dica inicial, grave conectando somente na interface de áudio e exporte o arquivo. E depois vá escutar em outro sistema, ou no sistema real que vai ser usado no palco , e confira lá como fica o click. O seu sistema de computador pode estar com vazamento de um canal para outro, mas isto pode não ocorrer em um outro sistema.
Edit: Muitas vezes o nosso computador com o seu sistema, softwares e equipamentos acoplados, e monitores "mente", o som que sai não é o real. Experimente pegar uma outra VS que funciona bem no PA e tente ouvir no computador, pode ser que vá soar com um vazamento que na verdade no arquivo de áudio, seja wav ou mp3 não exista de verdade.
|
· votar
Concordo que a música fica mais mecânica com o click, mas nada impede de expressar e interpretar da mesma forma.
Eu venho de formação erudita e graças ao uso constante do metrônomo nos meus estudos não tenho dificuldades em tocar com ou sem click.
Minha intenção não é produzir VS com uma mixagem e masterização topíssima, até por que não é minha área, apenas quero desenvolver uns projetos de VS pra bandas e duplas pequenas.
Nada grande coisa.
Em relação ao CUBASE 5, que é o que estou usando no momento, há alguma ferramenta ou procedimento que posso fazer para melhorar esses vazamentos?
|
# fev/14
· votar
Mas ele não questiona isso, e sim a questão agógica do click, mas como comentei é possível criar pistas de metrônomo flutuante, que faça quaisquer variações de tempo necessárias. Fica realmente mais musical, e é algo desejável em vários estilos de execução menos "mecanizada"
Isso seria trabalhar por exemplo no Tempo Track do Cubase?
|
makumbator Moderador
|
# fev/14
· votar
Samuel Oliveira Isso seria trabalhar por exemplo no Tempo Track do Cubase?
Exato. E se você quiser "obter" o mapa de tempo de uma gravação não metronômica que já foi feita pode-se usar o warp ou detecção de tempo do Cubase. Nesses casos dá para fazer midis que acionam VSTis seguirem o tempo de uma pista de áudio com tempo flutuante (por exemplo).
|