Water Cooler - Refrigeração Líquida

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# fev/14


Galera,


Com esse calor infernal a temperatura do meu processador está batendo fácil a casa dos 100º. Quando ligo o pc a temperatura fica na casa dos 70º, o que eu já acho muito quente. Limpo regularmente, mas esse calor está brabo. Estava lendo mais sobre o Water Cooler e o preço até que está mais em conta. Alguém possui um desses? Realmente é eficaz?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/14
· votar


Jabijirous
Cara, eu uso no PC do home estúdio e a temperatura fica muito mais baixa. O meu é um i5 e funciona entre 29º ~ 37º. Com cooler 'normal', ficava entre 42º ~ 55º com picos de 65º às vezes.

Mas o ar condicionado fica ligado o tempo todo, então não dá pra saber como seria em um ambiente 'aberto'. De qualquer maneira, ajuda bastante.

Abraços

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Onde você mora? Qual temperatura costuma ficar por ai? O gabinete tem um bom fluxo de ar? Você já trocou a pasta térmica do PC? Verificou a temperatura máxima que o processador pode chegar no site do fabricante?

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty

Onde você mora?

Rj

Qual temperatura costuma ficar por ai?

Temperatura do pc? O Rj está batendo 40º quase todo dia!

O gabinete tem um bom fluxo de ar?

Acho que seu colocar mais um Fan ele decola kkkk

Você já trocou a pasta térmica do PC?

Sim!

Verificou a temperatura máxima que o processador pode chegar no site do fabricante?

Já e é bem mais baixo que isso!

Christhian
Mas o ar condicionado fica ligado o tempo todo, então não dá pra saber como seria em um ambiente 'aberto'. De qualquer maneira, ajuda bastante.

O problema é esse. Com o ar ligado o radiador fica geladinho, até pq o que vai fazer pra resfriar a água é o fan! O líquido (produto e não água) é para não deixar a água entrar em ebulição (exatamente como no automóvel).

Minha preocupação é essa, a temperatura quente do ambiente não ajudar no resfriamento do radiador.

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Caramba cara, cidade quente é foda mesmo :S

Um ar condicionado no ambiente salva muita máquina de super aquecimento sahuhsausahu

Cara, creio eu que o jeito seja um water cooler mesmo, mas não manjo disso cara, nunca vi um nem de perto e talz, bastante tempo atras dei uma lida em como funciona mas não lembro nada :S O negócio vai ser pesquisar e ver se essa é a solução mesmo (creio eu que seja)...

Ah, mas só de curioso, me fala quantos coolers, que tamanho e o posicionamento deles no gabinete? xD

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous
não é questão de ser air cooler ou water cooler , é questão de preço.

quanto mais caro melhor , pegue quanto vc tem disponivel a gastar e escolha algo na faixa de preço , quanto mais caro vai ser melhor ,simples assim.

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
Ah, mas só de curioso, me fala quantos coolers, que tamanho e o posicionamento deles no gabinete? xD

Eu estou de olho no h110

http://www.corsair.com/us/cpu-cooling-kits/hydro-series-water-cooling- cpu-cooler.html

Eu vou ter que mudar de gabinete, pois o meu não cabe isso!

Estou de olho nesse aqui
http://www.corsair.com/us/pc-cases/carbide-series-pc-case/carbide-seri es-air-540-high-airflow-atx-cube-case.html

rhoadsvsvai

Não acho que seja questão de preço, pois tem air cooler com o mesmo preço que o water cooler. Eu quero eficiência e qualidade.

O preço está bem barato aqui no rj

Water Cooler está custando R$ 389,00
Gabinete está por R$ 490,00

Acho um preço justo para um upgrade de médio porte

BJKGUITAR
Veterano
# fev/14
· votar


Você não tem ar condicionado? Se tiver e mesmo assim estiver batendo essa temperatura, tem alguma coisa errada no seu PC.

Sou técnico há 9 anos.

Abraços..

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


BJKGUITAR
Não tenho ar! Infelizmente kkkk

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous

Eu uso um sistema líquido desses e nunca mais tive problemas. Se bem que nestes dias só fico com o ar condicionado ligado... Então recomendo, para o bem seu e de seu computador, um ar condicionado! kkkkkkk

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Então cara, o seu atual gabinete tem suporte pra water cooler ou você vai ter que comprar um gabinete E o water cooler?

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty

O meu é bem compacto, não quero forçar a barra ali! É um Thermaltake V3. Eu quero comprar esse da Corsair + o Water Cooler da Corsair também.

MMI

Quando teu ar ta off, a temperatura fica em quantos graus? Qual é o teu processador?

Só não boto pq minha conta de luz vai subir horrores kkkk

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous

Quando teu ar ta off, a temperatura fica em quantos graus?

Não tenho este parâmetro para contar. kkkkk


Qual é o teu processador?

i7 3.20GHz

Ticoty
Veterano
# fev/14 · Editado por: Ticoty
· votar


Jabijirous

O meu é bem compacto, não quero forçar a barra ali! É um Thermaltake V3. Eu quero comprar esse da Corsair + o Water Cooler da Corsair também.

Cara esse Thermaltake é um gabinete com um EXCELENTE custo benefício até onde eu sei! E esse Corsair que tu ta de olho parece que é muito bruto hein auhshusauhsa :D

E sobre os produtos da Corsair, até onde eu sei tudo que eles fazem é muito bom vide fontes e memórias ram... Mas o negócio é pesquisa, pode ser que alguns modelos de determinados produtos não sejam tão bons ou não tragam um custo benefício bom.

Quando teu ar ta off, a temperatura fica em quantos graus? Qual é o teu processador?

Só não boto pq minha conta de luz vai subir horrores kkkk


É... acho que a solução melhor seria um ar condicionado, que abaixaria a temperatura do teu PC e seu ambiente fica mais agradável, mas de fato consome muita energia! Por isso ainda acho que a melhor solução pra tu é o water cooler mesmo. Mas ve se tu acha ai em algum fórum mostrando alguma comparação de quantos graus os watercoolers (de preferencia do modelo exato que você qr comprar) costumam baixar em relação a coolers convencionais.

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous
é sim cara , um bom air cooler não deixa muito a desejar por um water cooler na mesma faixa de preço .

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
Cara esse Thermaltake é um gabinete com um EXCELENTE custo benefício até onde eu sei! E esse Corsair que tu ta de olho parece que é muito bruto hein auhshusauhsa :D

Pelas fotos ele é gigante! Mas ele é MUITO bem ventilado, o que pra mim é perfeito.

rhoadsvsvai

Sei lá, acho que vou de water cooler mesmo!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/14
· votar


Jabijirous
Eu acho que tem um líquido refrigerante, como dos radiadores, que resfria mais rápido e esquenta menos. Dá uma verificada! Concordo com você, acho que vale a pena um upgrade até uns 500$, até por que isso está ligado diretamente com a produtividade e vida útil do equipamento.
Abraço

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


O negócio é que se der pra tu colocar um air cooler com desempenho igual ou semelhante sem precisar trocar o gabinete compensa muito mais ;)

shoyoninja
Veterano
# fev/14 · Editado por: shoyoninja
· votar


Acho que seu colocar mais um Fan ele decola kkkk


Então, sem querer por areia no seu water cooler, até porque é melhor mesmo com esse calor todo para garantir e poupar seu equipamento, pode até ser isso.

Dependendo do posicionamento, você cria turbulência e prejudica o fluxo de ar. O ideal é deixar o fan da fonte, que deve ser bom e recolher o ar quente de cima do gabinete, e um frontal na parte de baixo, para puxar o ar frio (que aí já vai estar fervendo hahaha) para dentro.

É importante também espaço atrás do gabinete para não impedir o fluxo de ar quente.

Mesmo com o water cooler no processador, é bom ver isso porque a placa mãe e os outros componentes não são indestrutíveis.

Abraços!

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Bem lembrado shoyoninja...

O posicionamento dos seus coolers no gabinete faz total diferença... Você deve criar um fluxo de ar no qual o ar quente sai pela traseira e por cima do gabinete (exaustores), e o ar frio entra pela frente, por baixo (acho que no seu gabinete não dá, mas em alguns casos é possível) e pela lateral (um de baixa rotação caso o posicionamento dele fique de frente para o cooler do processador). Dessa forma o fluxo de ar fica excelente, como o ar quente tem a tendencia de subir e você está sugando por cima e pela parte de trás e ajudando ele a sair empurrando-o com os coolers que fazem entrar ar no gabinete e ainda está renovando esse ar quente com o ar frio que entra, a temperatura diminui bastante.

Lembrando que a traseira não pode ficar obstruída, é bom estar livre pro ar quente sair pra "longe".

Quantos coolers você tem atualmente e qual o posicionamento deles?

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


shoyoninja

Eu tenho dois na parte superior puxando de fora para dentro. Um na parte de trás e na frente jogando o ar pra fora. A fonte fica com a ventoinha puxando ar parte de baixo.

Ticoty

Você deve criar um fluxo de ar no qual o ar quente sai pela traseira e por cima do gabinete

Resolvi puxar o ar externo na parte superior exatamente por jogar diretamente no processador. Duas ventoinhas jogar o ar pra dentro do gabinete é melhor um lá na frente (e quando passa pelos hds, já esta quente).

O lance é que tá sinistro, a sensação térmica no rj hoje foi de 57º

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1407633-rio-tem-maior-t emperatura-do-ano-sensacao-termica-atinge-57c.shtml

E ainda faltou luz kkkkkk

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Velho, da pra viver num lugar desses não! SAI DAI! ;D usahsahuhsa

Mas então, o negócio é que o ar quente tende a subir, por isso se recomenda colocar exaustores em cima do gabinete, pra jogar esse ar quente que naturalmente já sobe pra fora do gabinete! :D

shoyoninja
Veterano
# fev/14 · Editado por: shoyoninja
· votar


Jabijirous
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=GWHyUsjPMM_IkAe 2tIHIBg&url=http://www.extremetech.com/computing/128313-extremetechs-g uide-to-air-cooling-your-pc&cd=1&ved=0CCwQFjAA&usg=AFQjCNEcEpq4KO78hbk 9yU7vrK47FmDdJA&sig2=CHERB7SZy9QKae5ECJtirw


Tem um desenho la que explica melhor. Fans na parte de cima tem que por o ar pra fora, eu inverteria esse esquema e deixaria o fan de entrada soh na parte da frente.

Abraços!

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Talvez só de mudar o posicionamento dos coolers o resfriamento já se torne mais efetivo!

É tipo o desenho que o shoyoninja postou ai no artigo mesmo... Ar entra pela frente, circula no meio e sai pela traseira e por cima.

Jabijirous
Veterano
# fev/14
· votar


Quando eu montei eu testei várias configurações, essa, foi a de fato, que diminuiu 5º. O teste foi feito no inverno do ano passado. O pc ligado, sem fazer nada, ficava no 55º - 57º. Com essa configuração ele ficou com 48º - 50º.

Eu parei de puxar ar frio pela frente pq, ao passar pelos hds, ele chegava quente!

Preferi ter 2 fans fazendo um tufão de ar "frio" e as laterais jogavam o ar quente fora.

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Eu tive um (tenho ainda, mas em máquina velha) de tubo (heatpipe). Acho que a ideia é que o calor "sobe", aí é refrigerado, daí "desce" e isso fica num "ciclo".

Bem parecido com esse aqui:
http://www.ebay.com/itm/Thermalright-HR-01Plus-6-Heatpipe-CPU-Cooler-S ocket-1366-AM2-Xeon-/251070057444

Pelas minhas verificações na época, ele dissipava melhor do que o cooler padrão, realmente (mas não dava uma diferença astronômica, não...). Só que o tamanho (baita trambolhão) era um ponto negativo...

EDIT: Mas esse não dá pra comprar...
"We do not ship to the following countries: Brazil, Moldives, Kazakhstan, South Africa, Croatia, Latvia, Burkina Faso, Bahrain, Azerbaijan, Israel, Czech, Kenya, Malaysia, Philippines, Indonesia."

shoyoninja
Fans na parte de cima tem que por o ar pra fora

Corretíssimo. E se não for assim, melhor deixar só o buraco!

shoyoninja
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous
Entendi!

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Jabijirous
Quando eu montei eu testei várias configurações, essa, foi a de fato, que diminuiu 5º. O teste foi feito no inverno do ano passado. O pc ligado, sem fazer nada, ficava no 55º - 57º. Com essa configuração ele ficou com 48º - 50º.

Eu parei de puxar ar frio pela frente pq, ao passar pelos hds, ele chegava quente!

Preferi ter 2 fans fazendo um tufão de ar "frio" e as laterais jogavam o ar quente fora.


Mas você chegou a testar por exemplo, um cooler na lateral jogando ar frio pra dentro, 1 cooler na traseira e outro em cima jogando o ar pra fora?

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


O problema aqui acho que não é só questão de coolers, temperatura do processador, buraco em cima etc. É preciso equacionar esse clima quente com a temperatura do processador, o bem estar físico de quem está ali e o ruído que tudo isso coloca no ambiente. Não adianta ter um processador gelado se ao ligar o computador parece que tem um helicóptero na sala. Essa é a questão...

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


MMI
O problema aqui acho que não é só questão de coolers, temperatura do processador, buraco em cima etc. É preciso equacionar esse clima quente com a temperatura do processador, o bem estar físico de quem está ali e o ruído que tudo isso coloca no ambiente. Não adianta ter um processador gelado se ao ligar o computador parece que tem um helicóptero na sala. Essa é a questão...


uashashuhuas

Poisé, isso que eu falei... Acho que o ar seria a melhor solução, melhoraria o ambiente e resolveria o problema do PC... Porem às vezes o cara não tem condições de pagar a conta de energia com um aumenta relativamente alto que vai ter todos os meses...

Acho que um water cooler não faz muito barulho cara... Por isso que eu não canso de dizer: PESQUISA, PESQUISA, PESQUISA.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Water Cooler - Refrigeração Líquida