progamar o midi da bateria do superior drummer (smoke on the water)

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: rhoadsvsvai


    tou fazendo uma bt personalizada da smoke on the water :

    a intro da musica quando a bateria entra ela fica tocando o hit hat fechado alternando com acaixa ,que no guitar pro fica tipo assim:

    e-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42-42
    B------------------------------------------------------
    G-------------38-------------------------38---------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    inlustrando pra video ficaria tipo esse video a partir dos 00:23 :




    o problema eh que quando eu exporto pra midi e executo com o toontrack superior drummer , ele fica tocando o hit hat de um jeito diferente de como deveria soar .a principio achei que era por causa da dinamica ,então eu editei o arquivo guitar pro nota por nota a dinamica do hit hat ,e continua na mesma.

    alguem sabe como escrever isso ai pra rodar na bateria virtual bacana?

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    os midi maps do gpro e do superior sao ligeiramente diferentes, te aconselho a imprimir ambos e fazer os ajustes no guitar pro comparando com o midi map do superior.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    overlappingcircles
    bicho nao tenho a minima ideia de oque o teu conselho quer dizer , e eu nao sei mecher com midi,sera q voce nao pode so me dizer oque eu deveria digitar pra ter o som que eu quero,porfavor?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    overlappingcircles
    ou então , como que eu imprimo os mapas , e como que eu faço os ajustes?

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    os midi maps mapeiam cada numero a um instrumento ou articulacao. o mapa do guitar pro e diferente do superior em algumas articulacoes por isso quando vc exporta ele vai ler uma articulacao que nao e aquela que vc escreveu. Nao tenho aqui os mapas de ambos (porque nao uso nenhum dos dois) mas o tio google deve te ajudar nesse sentido :) procura os mapas de ambos e compara as articulacoes, ai modifica os numeros no guitar pro e exporta pra poderes ter o resultado que queres no superior. espero me ter explicado melhor, hehe. se nao pode perguntar a vontade :)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    achei isso aqui:

    ta certo?


    Cowbell 56,76
    Sticks: 67

    Snare:
    Rim:37,71
    Drum Roll:39
    Double Hit:69
    Weak (ghost hit):33
    Normal:6,38,66,68,70
    Rimshot:40

    Kicks:
    Right Kick:34,36
    Left Kick: 35

    Hi-Hat:
    Closed Hi-Hat to fully open Hi-Hat [in ascending order]:11-20(15 is semi-open Hat)
    Open Hi-Hat:7-9,15-20,46,60
    Ghost Open Hat:23
    Closed Hi-Hat:22,24-26,42,61,64
    Pedal Hi-hat:10,21,44,62,63,65

    Cymbals:

    Splash:55
    China1:27
    China2:52
    Spock:29

    Ride><:
    Normal:86,91,98
    Very Soft:87,92,96
    Soft:84,89,96
    Soft Bell:88,93
    Bell:85,90,97

    Ride1:59
    Soft:51
    Bell:53

    Cymbal1:28 Stakato hit:83
    Cymbal2:49 Stakato:54
    Cymbal3:30 Stakato:94
    Cymbal4:31 Stakato:95
    Cymbal5:57 Stakato:58
    Cymbal6:32

    Toms:
    (sounds for each tom are kind of identical except for the stakato hits)

    Racktom1:1,48,50,81 Stakato hit:82
    Racktom2:2,47,79 Stakato hit:80
    Racktom3:3,45,77 Stakato hit:78
    Floortom1:4,43,74 Stakato hit:75
    Floortom2:5,41,72 Stakato hit:73


    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    rhoadsvsvai

    já tentou pegar um midi pronto da internet e ficar só com a bateria???

    acho fica mais fácil

    Não cheguei a ler, mas vê se te ajuda

    http://www.ebatuque.com/viewtopic.php?f=7&t=2141&start=15

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ai merda mesmo com o midi eu nao consigo reproduzir esse som ai , ja tentei tudo quanto eh coisa que representa o hit hat fechado e nao funciona,acho q o problema eh a dinamica , que eu nao tenho a minima ideia de como escrever,,,


    alguem sabe transcrever isso ai?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    up?

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    o superior le o midi direto, ou voce abre ele em outro software?

    eu uso o ezdrummer, e ele só abre dentro de algum outro. eu abro no reaper, sei que ele abre no Fruitloops tambem.
    nesse programas é possivel editar o midi via "piano roll".
    dá pra fazer duas coisas importantes pra fazer esse ajuste que voce quer:

    - mover os negocinhos. as vezes eu seleciono uma linha inteira (tipo um chimbau) e movo ela pra cima ou pra baixo, mudando de "tecla" do piano roll, pra virar um prato por exemplo.
    significa trocar esse numerozinho ai que o mano overlappingcircles disse.

    - mudar a intensidade de cada negocinho. cada nota dessa, além desse numero da tecla (38, 41) tem uma intensidade. trabalhar essa intensidade pra dar a dinamica é fundamental.
    no piano roll do reaper aparece como umas barrinhas verticais abaixo da tabela de teclas.
    no fruit loop acho que era só pela intensidade da cor, nao lembro.

    além disso, o superior deve ter o humanize (se o ezdrummer tem, o superior é superior, tem que ter), que deve estar ligado de inicio eu imagino, mas verifique.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kiki
    cara eu uso com reaper .


    acho que o grande problema eh que eu nao tou conseguindo transpor. tipo ,ja tentei todos os soms de hithat fechado, e ainda sim ainda nao consegui reproduzir como o video . mesmo com o humanizer ligado

    se alguem que entende de bateria souber me passar a exata ordem da dinamica talves ajude

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    uppp

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    diusahdihsaiudsa
    consegui resolver !!!

    pra quem ta na mesma duvida

    enves de 42 troca pelo 22 , e a dinamica eh OoooOoooOoooOooo


    fica perfeito!

    makumbator
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Vc tem que trabalhar muito em cima de cada nota midi para ficar mais real. Há vários pontos a considerar:


    1. Edição de velocity. Cada nota nesse trecho tem que ter um valor diferente, mas observe que não é qualquer valor randômico. Vc tem que colocar os toques mais fortes e os mais fracos nos locais corretos. Observe como no vídeo a dinâmica muda em cada batida.

    2. Em todos os samplers de bateria há vários toques levemente diferentes nas mesmas peças(por exemplo: hit hat fechado 1, hit hat fechado 2, fechado mais na cúpula, etc...varia de acordo com o fabricante). Pois bem, nessas levadas de hit hat vc tem que combinar os vários toques para que se tenha o efeito de sons levemente diferentes(e não uma sequencia estática do mesmo som repetido). Para isso vc terá que alterar algumas notas da sequencia para que as mesmas acionem um som diferente.

    3. Muitos samplers também proporcionam alterações diferentes da mão esquerda para a direita(nesse caso há notas diferentes, mesmo sendo a mesma peça). Use esse recurso para dar mais realidade. Tal prática é ótima para viradas na caixa e levadas no hit nat.



    4. Veja no manual em PDF do superior, nele vc vai ver o mapa de cada nota. Vá no reaper e crie um drum map, para fazer com que a nota que está nos eu arquivo midi acione exatamente a nota que vc deseja no sampler. Mas eu não uso o Reaper(utilizo Cubase), então não posso te dizer em detalhes como fazer isso.


    Sim, tudo isso dá um trabalho GIGANTESCO, mas é preciso caso vc queira o máximo de realismo de um instrumento virtual.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    makumbator
    bicho editar individualmente o barulho de cada nota , e saber que barulho eu tou procurando sem nunca ter feito uma aula de bateria na vida eh impossivel . do jeito que eu consegui ainda agora ja ta bem aceitavel .

    vlws pela ajuda!

    makumbator
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não é impossível não! Eu não toco bateria(mas conheço o som, função e o que é possível e impossível de fazer em cada peça).

    Com o tempo vc vai se acostumando a editar e fica um processo um pouco menos vagaroso...hehehe!

    O lance é vc editar direto no reaper e não no GP. Pois no reaper vc já estará ouvindo o sampler e escolhendo melhor as peças e velocities. Eu por exemplo escrevo e edito bateria no Sibelius 6(programa de partitura), mas nele eu posso abrir qualquer sampler VSTi e já ir ouvindo o som que usarei na mixagem. Depois de editar exporto para o Cubase, e lá dentro as vezes ainda faço retoques finais de edição, de acordo com a necessidade.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    makumbator
    vou tentar me acostumar a editar assim, vlws pelos conselhos!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    makumbator

    Falou tudo

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alguem tem o DrumMap do Ezdrummer pra disponibilizar?

    Pq eu não consegui achar ele instalado em lugar algum, e na hora de usar o Ezdrummer não da pra saber exatamente as articulações que estão sendo tocadas. Vc sabe que é um "ride" mas não sabe qual o tipo de ataque (e o Ezdrummer tem uns 20 ataques diferentes pra cada tipo de prato, aí fica uma confuseba danada de achar o ataque certo).

    rhoadsvsvai

    Vc substitui o numero no guitar pro e dps testou no Superior, certo?

    O mais pratico é vc fazer tudo com 42 no guitar pro e depois editar no piano roll do programa que vc importar o midi. Tendo o DrumMap fica bem mais facil pq dae vc n precisa ficar caçando cada parte da bateria.

    makumbator
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    _FrEd_

    O drum map depende de cada pacote do Ezdrummer(cada um tem peças diferentes). Para saber qual nota toca o que, basta consultar o manual em PDF de cada expansão(fica na pasta de instalação). No final do manual há uma tabela com um teclado correspondendo notas a peças específicas. Tendo isso como base vc mesmo pode escrever facilmente o drum map no seu DAW. Pode-se fazer vários, nomeando cada expansão do Ezdrummer com um drum map diferente.

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    makumbator

    Eu ja tinha consultado, mas a figura não mostra toda a extensão...

    makumbator
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    _FrEd_

    Ué, nos que eu tenho e consulto sempre tem tudo(eu os tenho impressos), mas cada expansão tem um mapeamento diferente, com uma tabela separada.

    O mais prático nesse ponto é o Addicted drums, que na versão 1.5 mostra a tabela com as notas e nomes das peças direto na janela do VSTi, o que é muito mais inteligente.

    Eu normalmente nem uso drum map, pois já escrevo direto no jeito do sampler, uma vez que abro o VSTi no Sibelius 6 e posso ir ouvindo direto no som final, o que acho mais interessante que escrever antes e ter que ficar mudando depois.

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    makumbator

    Estou pra testar o Addictive... to fazendo o download ainda.

    Mas assim, eu estou com um midi aqui e a levada com o "Ride" ta muito crua, e o Ezdrummer tem muitas variações, com ataque na coroa e tal..

    Só que como eu escrevo no GP4, n da pra colocar essas variações (na verdade dá, mas ele não toca...), então eu tava editando a midi pelo cubase. Mas mesmo assim, complica demais incluir essas articulações ainda mais pra mim, que não manjo de bateria...

    *Vou te passar meu MSN, olha suas mensagens particulares ok?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a progamar o midi da bateria do superior drummer (smoke on the water)