Adicionando tags (nome, autor )

    Autor Mensagem
    trolder2
    Veterano
    # out/13


    Olá pessoal, alguém pode me ajudar aqui?

    Após uma gravação (utilizando o sonar 8.5) como eu faço para adicionar os tags da música? (Autor, genero, nome, foto...) essas coisas.

    Tenho o Sonar 8.5 (em breve o X2) e o CD architect 5.2.

    Em algum desses 2 é possível fazer isso?
    Obrigado desde já!!

    makumbator
    Moderador
    # out/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    trolder2

    Você se refere a tags em um arquivo mp3? Se for o caso recomendo esse programa (grátis):

    mp3tag:

    http://www.mp3tag.de/en/

    É bem completo e simples de se operar. Edita todo o tipo de campo de informação, imagens de capas, etc...

    Eu também utilizo o CD architect 5.2 (apesar de ser usado cada vez menos, pois poucas gravações vão para um CD físico), e nele você consegue editar informações de CD text, que é um padrão diferente (relativo a CD de áudio) e sem relação com tags do tipo que se vê em mp3, arquivos de itunes, etc...

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    trolder2

    A maioria das Daws e editores de áudio tem esta função que varia a localização no menu.
    Mas normalmente quando se vai exportar para um determinado formato, antes da exportação (dar ok) propriamente dita aparecem opções de configurações personalizadas, algumas completas outras nem tanto.
    E pode-se também configurar um certo padrão, e depois se altera conforme a música.
    Eu gosto de usar o winamp para editar os tags e sempre testo em outros micros para ver se esta tudo bem.

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    trolder2
    Sonar 8.5 precisa de um Codec MP3 adicional, procure por isso... se tiver instalado é fácil, siga estes passos padrão e não tem erro:

    File - Export Audio - Entire Mix - Stereo - 44100 - 16bits - Dithering Triangular
    Ok - neste momento abrirá uma nova tela chamada
    MP3 Export Options, sem segredos agora, é só preencher a ID3 Tag e voilá, está tudo certinho como quer

    Único Problema, este MP3 Encoder para o Sonar custa 19,00 dólares

    Se não se importar em usar um programa externo, a sugestão mais válida é a do makumbator

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Eu uso o mesmo que o makumbator recomendou. Leve, intuitivo, e além de editar as tags, você pode renomear os arquivos conforme a tag do arquivo e vice-e-versa, além de adicionar capas, remover comentários de músicas baixadas na internet. A vantagem é que você também pode acrescentar ele no menu de contexto, quando por exemplo, clicar com o botão direito sobre um arquivo mp3... Pra mim não tem melhor editor de tags.

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    É que os áudios eu exporto em WAV pois tenho um estúdio de gravação e para proporcionar o melhor pros meus clientes eu uso nesse formato. (Estou começando agora a menos de 1 mês de estúdio por isso a dúvida). esse programa mp3Tag eu já vi, mas ele funciona com arquivos de WAV também? se eu for fazer a gravação no CD após utilizar o programa ele continua com as informações?

    Obrigado novamente!!

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    makumbator
    hehehe estou buscando cautelosamente qual é o botão verdadeiro de download!

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Slash_1989

    Hhsahsa! Aqui o link:

    http://download.mp3tag.de/mp3tagv257setup.exe

    trolder2
    programa mp3Tag eu já vi, mas ele funciona com arquivos de WAV também?

    Existem tags para wav, mas não são compatíveis com CD de áudio (caso você vá fazer o disco final nesse formato), e a maioria dos programas não tem suporte à leitura desses tags.

    Nesse caso o melhor é usar CD text (no CD Architect dá para editar). Mas são informações bem básicas: apenas nome da música, artista e nome do álbum. E apenas CD players e programas com suporte a CD text conseguem ler. Qualquer tag inserida em waves será perdida no processo.

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Obrigado makumbator, vou ver o que consigo fazer aqui e depois posto o resultado ;D

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    É, ta difícil, tem algum outro formato que você me aconselha a salvar (com boa qualidade como o WAV) que eu possa editar o Tag? Eu utilizei o CD Text do CD architect, porém nada... continua mostrando só o número da faixa.

    Gianyny
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Marcando para ver depois.

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    trolder2
    Eu ía te perguntar algo depois disso:
    É que os áudios eu exporto em WAV pois tenho um estúdio de gravação e para proporcionar o melhor pros meus clientes eu uso nesse formato

    Porque convencionou que o Wav é o melhor para seus clientes?? porque entregar somente está mídia??

    Poderia muito bem explorar outros formatos e continuar entregando o tradicional MP3 Tageado, que tal??

    É assim, ao meu ver, primeiro veja se o cliente precisa de wave, pode parecer bobeira, mas muitos não querem a gravação para mandar para Sony Music, é só curtir o barato, e nem sabem o que vão fazer com tal arquivo, gigantesco, usam só o MP3 e ficam bravos porque você não fez isso antes hehe

    Outra muito simples, é o sistema de gravação, a maioria hoje tem mini studios em casa, precisam de arquivos em suas plataformas, eu nem uso Windows, você vai me entregar o arquivo .flac pra mim ??

    A melhor fonte sonora, de novo, ao meu ver, é o que o cliente precisa, e não o que a gente acha que ele precisa...

    Opinião amigos...

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Se estiver em mp3... clica com o botão direito, propriedades... detalhes... e edita o que quiser....

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bem observado Edson, obrigado pelo conselho ;D

    Vou ver, acho que vou migrar para MP3 mesmo, é o jeito, mas me diga uma coisa, colocando os tags em MP3, e utilizando o CD Architect ele não perde os dados? e o ISRC ainda posso colocar? (Usando o CD architect)

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Edson Caetano
    eu nem uso Windows, você vai me entregar o arquivo .flac pra mim ??

    Mas tem flac no Mac OS X, Linux, Solaris e Amiga.

    trolder2
    Vou ver, acho que vou migrar para MP3 mesmo, é o jeito, mas me diga uma coisa, colocando os tags em MP3, e utilizando o CD Architect ele não perde os dados? e o ISRC ainda posso colocar? (Usando o CD architect)

    Você está confundindo as coisas.

    1. O CD Architec é para criar CDs de áudio, no padrão red book. Ele não salva tag de mp3 (pois o formato de CD áudio não permite isso). Caso você importe mp3 para ele, quando o programa for queimar o CD ele transforma o mp3 em arquivo PCM. As tags são perdidas, obviamente. O CD de áudio permite apenas CD text, e nada mais.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Book

    http://pt.wikipedia.org/wiki/CD-Text

    2. O ISRC pode ser colocado em mp3, mas não é usual no formato, tanto que muitos programas de tags para esse tipo de arquivo não possuem esse campo.

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Deixa eu ver se entendi então pra fecharmos o assunto...

    MP3 = Posso colocar Tags incluindo ISRC (Caso o programa de Tag permita) e grava-lo normalmente pelo Nero por exemplo.

    WAV = Em CD Architect eu utilizo o CD Text para incluir os campos: (Title, Artist, Engineer, copyright, comments e ISRC) e apesar de nenhum dos meus computadores ou outros dispositivos de áudio como o do meu carro lerem, os dados vão estar incluídos no CD para aquisição dos direitos autorais por exemplo. (essa informação de mesmo não aparecer, mas estar incluso eu tirei de outro fórum).

    O meu problema é entregar o CD pro meu cliente e quando ele colocar o CD pra rodar ele não identificar o nome das faixas, e sendo assim como ele poderia comercializar o CD dele dessa forma?! =/ iria parecer um trabalho incompleto...

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    trolder2
    MP3 = Posso colocar Tags incluindo ISRC (Caso o programa de Tag permita) e grava-lo normalmente pelo Nero por exemplo.

    Mas você vai gravar os mp3 em CD de áudio ou dados? Se for no formato Cd de áudio não vai ter tag (pois vai ser feito no padrão red book, não importando o programa criador do disco). Se for em CD de dados (ou seja, os arquivos em mp3 meramente colocados no disco) aí vai poder ter as tags que você tiver feito.

    Em CD Architect eu utilizo o CD Text para incluir os campos: (Title, Artist, Engineer, copyright, comments e ISRC)

    campo de CD text e ISRC são coisas diferentes. O CD text tem APENAS os seguintes campos:

    nome do álbum, nome da música e nome do artista (isso por música). Também tem o campo CD text do disco como um todo (com o nome do álbum e artista do álbum).

    O meu problema é entregar o CD pro meu cliente e quando ele colocar o CD pra rodar ele não identificar o nome das faixas, e sendo assim como ele poderia comercializar o CD dele dessa forma?! =/ iria parecer um trabalho incompleto...

    O mais importante é o CD estiver corretamente identificado com o ISRC. O CD text é perfumaria (tanto que a esmagadora maioria dos CDs comerciais NÃO o utiliza).

    Meu CD player lê CD text, e da minha coleção de centenas de CDs originais deve ter uns 2 ou 3 com esses dados preenchidos (lembro de cabeça aqui o Octavarium do Dream Theater, que possui esses campos preenchidos).

    Para o disco ser "reconhecido" por programas você precisa subir as informações dele em bancos de dados (como o Gracenote). Depois o disco passa a ser identificado via internet. Mas atenção, bancos de dados como o Gracenote não tem relação com tag de mp3.

    http://www.gracenote.com/music/

    trolder2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Obrigado Makumbator, e a todos que me ajudaram!

    Muita coisa me foi esclarecida.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    trolder2

    Beleza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adicionando tags (nome, autor )