Autor |
Mensagem |
Gianyny Veterano |
# set/13
Bom dia.
Pessoal, gostaria que vocês avaliassem - por favor - a mixagem que fiz nesta gravação. Estou iniciando agora então tudo é bem simples e amador ainda.
Para esta gravação, apenas equalizei no DAW e usei um reverb.
Gostaria de saber se está agudo demais, faltam graves, se os médios estão bons, se coloquei muito/pouco reverb, enfim, essas coisas.
Utilizei:
Interface ART Dual Pré; Sonar 8.5; Fone AKG K44 para monitoração; PC com processador AMD Phenon Quad-Core 2.20 GHz; Violão Crafter Pro DE-7;
Postei tudo que utilizei para vocês terem uma base dos recursos que tenho disponíveis e para saber se com esses posso tirar um bom som ou não posso esperar muito.
Intro Sonho
Somente a base
|
Videomaker Veterano |
# set/13 · Editado por: Videomaker
· votar
Ficou ótimo...!!! Sobre a mixagem, vai depender do sistema de som, do ambiente e também do gosto musical. Tem pessoas que gostam de som mais grave, etc...!!! O ouvinte tem que ajustar o equalizador gráfico do seu sistema de som do modo que mais gostar. Valeu...!!!:-)
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
Videomaker
Cara, primariamente, obrigado por postar.
Então, eu não achei que ficou bom não hein! Estava fuçando em algumas gravações antigas aqui e encontrei as de um review que eu fiz, e para mim essa mixagem ficou infinitamente melhor.
É claro que são duas situações diferentes; as gravações que estou postando abaixo foram feitas com um violão Cort Luce L100, modelo Auditorium; as cordas estavam zeradas; já a que postei no tópico foi gravada com um Crafter DE7, modelo dreadnought com as cordas bem zoadas.
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio-1
Eu achei a diferença gritante; quando ouvi até me assustei e pensei: "fui em quem fez essa mixagem?!?!"
O problema é que eu não salvei os projetos desse review, logo nem sei o que empreguei na mixagem.
E outra, não sei se conseguirei tirar o som do Cort Luce com esse Crafter; o Cort tem muito mais brilho.
Enfim, há também o fato das cordas, todavia não sei se isso influencia tanto assim.
Pessoal, por favor, quem puder postar sua opinião fico muito grato.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13
· votar
Aqui no meu serviço não posso acessar Soundcloud, mas em casa eu vou ver se escuto.
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong
Ok então, obrigado.
|
Homem Cueca Veterano
![Melhor Técnica / Fritação](/img/trofeu-guitarra.gif) |
# set/13
· votar
Gianyny Cara, não gostei não...mixar violão, sozinho, é complicado. Acho um dos instrumentos mais chatos pra gravar e mixar.
Não gostei do que ouvi...a impressão que tive é que estava comendo uma porção de fritas num barzinho. Hehehehe
Enfim, pode trabalhar melhor a equalização do violão e pode trabalhar com compressão também. Acho que desde a captação a Eq do violão estava comprometida.
Achei que pra começar, tá faltando médios e sobrando reverb. Um caminho bom pra começar a mixar é ter uma música como referência. Tentar aproximar o som da gravação do seu instrumento ao instrumento da referência. Logico, se você tem um violão memphis ele NUNCA vai soar igual a um Taylor. NUNCA.
Continue firme e vai tentando..
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
Homem Cueca Enfim, pode trabalhar melhor a equalização do violão e pode trabalhar com compressão também. Acho que desde a captação a Eq do violão estava comprometida.
Cara, por favor, pode me explicar esse negócio de compressão? No Sonar tem a opção de adicionar o compressor à track; eu adicionei e gravei com ele.
Sobre a captação, não sei hein. Gravei com um bom cabo, sem chiado algum e com a equalização do violão praticamente no flat.
Achei que pra começar, tá faltando médios e sobrando reverb.
Então, eu tirei praticamente todo médio e grave na equalização; eu não entendo nada de frequência sonora e, pela vídeo aula que eu estava acompanhando, o cara disse que o violão não trabalha na frequência dos médios (foi mais ou menos isso que ele disse) e outra, minha impressão é que médio no violão fica parecendo aqueles falantes de vendedor de verdura, sei lá, me ajude por favor. Sobre o reverb, beleza.
Um caminho bom pra começar a mixar é ter uma música como referência. Tentar aproximar o som da gravação do seu instrumento ao instrumento da referência. Logico, se você tem um violão memphis ele NUNCA vai soar igual a um Taylor. NUNCA.
Ok, entendi. O que acha dos recursos que tenho disponíveis? Desde o PC até o violão, dá para tirar um som legal né?
E as gravações do Cort Luce, o que achou?
Muito obrigado por postar.
|
Homem Cueca Veterano
![Melhor Técnica / Fritação](/img/trofeu-guitarra.gif) |
# set/13
· votar
Gianyny Então, eu tirei praticamente todo médio e grave na equalização; eu não entendo nada de frequência sonora e, pela vídeo aula que eu estava acompanhando, o cara disse que o violão não trabalha na frequência dos médios (foi mais ou menos isso que ele disse) e outra, minha impressão é que médio no violão fica parecendo aqueles falantes de vendedor de verdura, sei lá, me ajude por favor
Oi???!! Violão não trabalha na região dos médios? É bom já deletar essa video-aula da sua lista.
A região que o violão trabalha mais SÃO os médios. É um instrumento principalmente de médios, e como é a região que nós melhor escutamos é também a mais difícil de mixar. Uma música que esteja bem mixada na região dos médios, já é grande parte do trabalho.
Essa impressão que você teve sobre "falantes de vendedor de verdura" é apenas psicoacústica. Trabalhe com um som de violão de referência...sei lá, pega a música Change the World do Eric Clapton e tenta fazer a sua gravação de violão ficar parecendo com a gravação de violão do Eric Clapton. Assim você consegue dar uma minimizada nessas falsas impressões que a gente tem.
Ok, entendi. O que acha dos recursos que tenho disponíveis? Desde o PC até o violão, dá para tirar um som legal né?
Cara, dá pra tirar um bom som disso aí, claro que dá. Tanto com o violão em linha quanto se você usar um ou dois microfones pra captar o violão. Acho que o problema não está nessa parte, o problema está vindo de você mesmo e suas referências de "som bom" e "som ruim" de violão.
Use uma referência fixa, por enquanto, pra chegar num som legal de violão. Grave com ele flat e mande ver na mixagem.
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
Homem Cueca
Cara, muito obrigado! Vou seguir seus conselhos.
Sobre gravar com ele flat, eu não perderia uma possível qualidade que o próprio equalizador do violão me daria? Ou os recursos que a DAW me oferecem são muito superiores?
E essas mixagens, ficaram melhores?
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio
https://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio-1
Há vários conceitos que ainda me confundem; as vezes não sei se estou mixando ou masterizando, sei lá, vou dar uma lida pelo fórum.
Mais uma vez obrigado.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Eu gostei mais das gravações com o Cort, mas acho que é só questão de gosto pessoal. As gravações que eu faço soam mais parecida com as do teu Cort.
Reverber: Eu particularmente prefiro não colocar NENHUM reverber no violão. Eu gosto de violão soando totalmente "seco", ou então, no mínimo um reverber bem de leve, agindo somente nos médios, e com um decay rápido.
Equalização: Eu costumo usar a equalização Flat do violão na hora da gravação e depois eu só reduzo um pouquinho os médio-agudos (médio-agudos é aquele som fino estridente que no meu violão em equalização flat ficam se sobressaíndo)
Esta aqui é uma gravação que eu fiz há um tempo atrás com o meu violão de aço Flat da FOX com captação Shadow, numa interface Focusrite Scarlett 2i2. Gravei o violão com equalização flat, e depois só diminui para uns -3dB os médio-agudos. Reverber ZERO !! Não repara o que eu fiz alí, pois só foi um testezinho bobo com uns acordes, uns barulhinhos, e uns erros. (rs)
Mas esta é a regulagem e o timbre que eu costumo usar nas minhas gravações, e esse timbre se encaixa muito bem nos arranjos com outros instrumentos. Escutando assim parece que está faltando um pouco de grave, mas é que eu já testei gravações com mais grave e não deu certo. O som mais grave que isso aí já começa a conflitar com o contrabaixo na MIX. www.4shared.com/get/HcSBKCVx/violo-fox-teste.html
|
Thiago Livgren que toca mais ou menos Membro Novato |
# set/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar
Gianyny Cara, pra mim tá legal. Eu acho só que faltou médios no do primeiro post. Os do último estão bem dahora.
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong Eu gostei mais das gravações com o Cort, mas acho que é só questão de gosto pessoal.
Ah cara, a gravação do Cort ficou bem melhor mesmo.
Te pergunto o que perguntei para o Homem Cueca:
Sobre gravar com ele flat, eu não perderia uma possível qualidade que o próprio equalizador do violão me daria? Ou os recursos que a DAW me oferecem são muito superiores?
Achei sua gravação um pouco parecida com a do Cort, só achei um pouco agudo demais, bem o médio-agudo que você citou que dá um som estridente eu achei que sobrou, mas isso só na primeira execução, nos primeiros acordes.
Thiago Livgren que toca mais ou menos Cara, pra mim tá legal. Eu acho só que faltou médios no do primeiro post. Os do último estão bem dahora.
Cara, obrigado por postar sua opinião. Na primeira gravação eu retirei todo o médio, até no violão eu zerei, já na segunda - como eu já citei - eu nem lembro o que fiz na equalização, perdi o projeto; bom que eu aprendo a salvar tudo de agora em diante.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Gianyny só achei um pouco agudo demais, bem o médio-agudo que você citou que dá um som estridente eu achei que sobrou
Pois é. O meu violão tem bastante agudos e médio-agudos. Dos agudos eu gosto, mas dos médio-agudos eu tento cortar o que sobra. Se sobrou, talvez eu devesse cortar os médio-agudos em -4dB.
Eu costumo fazer mais ou menos isso na equalização: Graves: 0dB Médio-graves: 0dB Médios: 0dB Médio-agudos: -3dB Agudos: 0dB __________________________________________________
Grava o violão FLAT, depois tu equaliza no programa de edição. Eu uso o Sound Forge e ele tem um equalizador de 20 bandas (é muito mais preciso). E segue o conselho dado alí em cima. Procura uma música com uma boa gravação de violão e tenta reproduzir aquele timbre, aquela equalização, aquela ambientação, nas tuas gravações.
|
Slash_1989 Veterano |
# set/13
· votar
eu acho muito ruim o som do violão em linha!
usa só os mics, ou apenas um cabelinho de linha pra preencher
|
El_Cabong Veterano |
# set/13
· votar
Slash_1989 Eu não posso me dar a esse luxo. Meu violão é flat (com caixa sólida). Só plugado !!! He He !!
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
Slash_1989
Então, no momento não há outra forma de gravar, tem que ser em linha mesmo. Estou juntando uma grana para pegar um condensador legal; mas a gravação do Cort ficou boa, e foi em linha; claro que microfonar deva ficar melhor, não é?
ou apenas um cabelinho de linha pra preencher
Não entendi : \
Dúvida: meu violão tem saídas XLR e P10 e minha interface tem entradas XLR e P10 também. Dá para gravar com os dois cabos? Fica melhor/pior?
É claro que eu poderia testar e ver por mim mesmo, contudo não tenho um cabo XLR por aqui.
|
Homem Cueca Veterano
![Melhor Técnica / Fritação](/img/trofeu-guitarra.gif) |
# set/13
· votar
El_Cabong Slash_1989 Gianyny
Vocês conhecem um trequinho chamado Fishman Aura? Hehehehe é a solução pra todos os home-studios.
Se não, deem uma pesquisada rapida no youtube.
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
Homem Cueca
Cara, que isso!! Nunca tinha ouvido falar desse Fishman Aura!!
Mas será que dá para conseguir aqueles timbres com violões que não sejam Martin/Taylor/Gibson/Osmaiscarosdomundo?
Vi apenas dois vídeos; um é o review da fishman, no outro o cara está com um Martin.
E o preço é bem salgado também hein!
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong Dos agudos eu gosto, mas dos médio-agudos eu tento cortar o que sobra. Se sobrou, talvez eu devesse cortar os médio-agudos em -4dB.
Eu costumo fazer mais ou menos isso na equalização: Graves: 0dB Médio-graves: 0dB Médios: 0dB Médio-agudos: -3dB Agudos: 0dB
Ai ai... está uma coisa que eu tenho que entender... esses negócios de decibéis, frequência, etc. Não tenho a mínima ideia quando alguém diz, por exemplo: "a voz/violão/baixo/etc não trabalha na frequência de 250 Hz" (eu acho que é Hz mesmo).
Grava o violão FLAT, depois tu equaliza no programa de edição. Eu uso o Sound Forge e ele tem um equalizador de 20 bandas (é muito mais preciso). E segue o conselho dado alí em cima. Procura uma música com uma boa gravação de violão e tenta reproduzir aquele timbre, aquela equalização, aquela ambientação, nas tuas gravações.
Ok; o "problema" é que eu uso o Sonar 8.5, e não quero mudar.
Homem Cueca Slash_1989 El_Cabong
O que vocês acham destes cursos: http://www.artsomstudio.com.br/loja/
No meu caso, eu adquiriria este: http://www.artsomstudio.com.br/loja/pack-completo-sonar
Será que valem a pena?
Há também um só sobre frequência: http://www.artsomstudio.com.br/loja/curso-de-frequencia-em-video?keywo rd=frequ%C3%AAncia
Eu acho que irei comprar esses cursos, ao menos para me darem um norte.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Gianyny Eu acho que tu consegues bons materiais sobre estes entes físicos do som (dB, Hz, bits, ondas, harmônicas, ...); sobre grandezas elétricas (Watt, Volt, Impedância, Hz, Ampère, Farad, ...); sobre captação; sobre gravação; sobre cabos e conexões (P10, P2, XLR, Speakon, blindagem, balanceamento, Phantom Power, stereo/mono, ...), etc. Grátis na internet e até aqui no fórum mesmo.
|
INARELI Membro Novato |
# set/13
· votar
não dá pra falar muita coisa ainda, como disseram acima, porque só tá o violão. mas saber usar o bagulho já é um bom começo!
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong
Pois é, ai é que está; eu sei disso (que posso encontrar grátis na net), contudo os dvd's ali já estão mastigados sabe, e não é preguiça de pesquisar, mas é que existem muitos materiais divergentes, de qualidade duvidosa por ai. Eu acho que vou compra-los.
INARELI
Valeu cara, obrigado por postar sua opinião.
|
El_Cabong Veterano |
# set/13
· votar
Gianyny Se eu fosse você, primeiro para ter uma base: - Eu daria uma lida nos posts fixos que tem aqui neste fórum. - Depois daria uma olhada por exemplo no Wikipedia sobre cada uma das grandezas físicas, sonoras, elétricas, ...
Aí depois sim se tu quiseres tu compra este material.
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong
Por quê?
|
El_Cabong Veterano |
# set/13
· votar
Gianyny Porque tá aqui de graça !!! E a qualidade do material é boa !!! Eu aprendi muitas coisas aqui nos posts fixos deste fórum !!
|
Gianyny Veterano |
# set/13
· votar
El_Cabong
Realmente os tópicos fixos são muito bons mesmo, já dei uma olhada em alguns.
Vou olhar depois com mais tempo, obrigado.
|
Gianyny Veterano |
# nov/13 · Editado por: Gianyny
· votar
Fala pessoal!
Gravei novamente aqui, dessa vez microfonando o violão. Tentei gravar em linha e microfonando ao mesmo tempo, todavia não ficou bom; é impressionante como o som microfonado fica bem melhor que a gravação em linha, mesmo utilizando um mic fraco e mesmo o violão possuindo uma boa captação.
Fiz o famoso "overdub" que o pessoal fala, gravando o violão em duas tracks diferentes.
Não consegui um ganho/volume legal microfonando mesmo colocando a interface no talo, não sei o motivo, por isso a gravação não ficou muito alta.
Usei na mixagem um compressor (para não clipar, nem sei se é esse o uso correto dele), um pouco de reverb e utilizei o equalizador da DAW (apenas coloquei um pouco de grave).
O mic utilizado foi um JTS TK-600; é dinâmico, não é o mais indicado para gravação, entretanto é o que eu tenho no momento.
Segue abaixo a gravação, se puderem avaliar se já deu uma melhorada e o que devo melhorar mais fico muito grato:
Gravação anterior com o violão em linha
Intro Sonho Khorus
Gravação posterior microfonando o violão
Sonho - Khorus
|
Gianyny Veterano |
# nov/13 · Editado por: Gianyny
· votar
Edit.
|