Gravação no FL Studio

    Autor Mensagem
    Tiagodb
    Membro
    # ago/13


    Boa noite. Gostaria de saber se é possível gravar e em tempo real o FL gerar a waveform.

    Por exemplo: Gravar um vocal e, ao clicar em REC, o software já gerar a waveform do que está sendo gravado e não como normalmente é, onde grava-se tudo e só ao término ele gera a waveform.

    Obrigado

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tiagodb

    Tem um post recente do FL sobre este assunto, é uma questão de configuração.
    O seu FL deve estar configurado para não apresentar a onda (wav) durante a gravação, para economizar recursos do computador.
    Basta habilitar novamente esta opção na configuração do FL.

    Tiagodb
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    Você pode me informar qual seria exatamente esta configuração?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tiagodb

    Atualmente não tenho FL instalado no meu computador.
    Mas sei que dá para configurar assim.
    E agora de cabeça não me lembro exatamente onde se faz isto.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    minha pesquisa é se o FLS é multi track, se não for terei de migrar para outra DAW :'(

    Tiagodb
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Ismah

    Estou no FL há 3 anos produzindo música electronica e agora estou querendo produzir além. Minha vontade realmente seria migrar para um Pro Tools ou Cubase, os quais são mais apropriados pra gravação, mas, no meu caso, gastar 2 mil reais em um software sem ao menos saber se é o que quero, é complicado.

    O FL é sim multitrack. Ele faz praticamente tudo que um Pro Tools e Cubase faz ( na minha opinião ).

    Possui metrônomo, até 99 tracks, podes setar cada Input de sua interface pra cada track do software e demais coisas.

    O metrônomo dele ( que obviamente é necessário para gravações ) não é dos melhores, mas ele acompanha legal.

    A gravação do mesmo, é boa, mas estou atrás de uma solução para a waveform ser gerada em tempo real, a única coisa que ele " não faz " se comparado a outros softwares.

    Como nosso amigo Adler3x3 disse que é possível, estou procurando saber como fazer isso, pois não tenho ideia.

    Um abraço.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tiagodb

    Não vejo o que isso tem de errado rs

    Mas como eu coloco ele para multitrack? - no caso gravar uma bateria em 3~10 ou mais canais?

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tiagodb
    Só por curiosidade, amigo: por quê isso é tão importante pra vocé?

    Pergunto porque, na DAW que mais uso, o Sonar, tem isso aí, mas eu não ligo muito. Sempre vejo os medidores de nível pra ter uma ideia do volume final.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tiagodb

    Só agora entendi direito a sua dificuldade.
    Não se trata de problema de configuração.
    O FL vem com muitos plugins nativos, dos quais tem um que mostra as ondas que estão sendo gravadas, entre outros recursos.
    Assim na janela que você esta tentando ver não aparece mesmo a onda sonora sendo gerada, aparece somente depois quando a gravação é concluída.

    Assista este vídeo, esta em inglês, mas dá para entender.

    http://www.youtube.com/watch?v=FaAkf2QJ5iM

    Como se percebe no vídeo o FL tem várias janelas diferentes onde se pode observar as ondas sonoras de uma gravação.
    Agora o JJJ tem razão existem "n" modos de poder saber se a onda sonora esta condizente com a gravação que queremos fazer, entre os quais os medidores do nível de entrada.
    Esta é uma parte inicial da gravação, quando testamos se o microfone esta funcionando corretamente, e se os níveis de input estão corretos.
    Ou instrumentos conectados, conferindo se não existem distorções provocadas por cabos e outros ruídos, que podem ser causados por outros aparelhos, não custa nada fazer uma gravação de teste, e depois escutar procurando problemas.
    Tem que sempre testar antes, de nada adianta ir gravando direto, para depois quando for escutar observar sérios problemas, que plugin nenhum dará jeito na DAW.
    Encontrado o nível ideal e não existindo problemas com ruídos e outras distorções pode-se começar a gravação de verdade.
    A maioria dos músicos quando grava algum instrumento ou canta não fica olhando as ondas sonoras sendo geradas, fica concentrado na execução da música em si.
    Muito embora temos que respeitar o seu jeito de querer gravar, e deve ser possível tocar ou cantar e olhar as ondas sendo geradas.
    As ondas sonoras de certa forma retratam de uma forma gráfica o estado da gravação, mas a análise de sua importância esta mais para depois da gravação feita.
    Mas mesmo na parte onde você esta encontrando dificuldades dá para testar se o nível esta adequado ou não, basta fazer gravações de alguns segundos, e logo em seguida ver se a onda gerada esta num nível bom.
    Mas o principal é olhar os medidores que nunca devem ficar no vermelho, ou seja , evitar distorções na gravação.
    E assim pode-se gravar as partes mais altas, médias e mais baixas de uma música (alguns segundos de cada parte, sem se preocupar tanto com a execução em si) para teste para encontrar o nível ideal, nunca deixar no limite, deixar sempre uma folga para depois poder aplicar plugins de efeitos caso seja necessário. (nem muito alto, nem muito baixo).

    No geral o FL Studio é bem avançado, tem muitos recursos e funções, e as vezes temos dificuldades de encontrar algo, pois o software é poderoso, e isto decorre da complexidade, quantos mais recursos, mais menus, mais janelas, e diversas listas de opções diferentes.

    Tiagodb
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Ismah

    Primeiramente, você deve setar sua interface em > Options > General Settings > Audio. Após isto, vá até o mixer e no canto superior direito do mesmo, selecione um canal pra cada track.

    JJJ

    Não é o fato de me importar com o recurso, e sim, de te-lo. Várias vezes já dei " REC " e no fim, não gravou nada. Com a waveform em tempo real, talvez seria melhor.

    Adler3x3

    Bom vídeo. Agradeço pelo tempo gasto com o assunto.
    Agora eu te pergunto, achas que devo partir para outra DAW ou o FL é poderoso até em gravações?


    Obrigado à todos!

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tiagodb

    Esta dúvida muita gente tem.
    Eu por exemplo gosto de usar diferentes Daws.
    Uso: Mixcraft Pro Studio, Real Tracks, Magix Studio, Reaper, Lmms e muitas outras no linux.

    A DAW boa é aquela que você melhor se adapta.

    Quanto ao Fl Studio, volte e meia instalo a versão demo, ainda não comprei, mas tenho vontade de fazer isto.
    Acho um boa DAW principalmente para a música puramente eletrônica.
    Os recursos da maioria das DAWs são muito parecidos, o que muda é a interface gráfica (Gui) de acesso as ferramentas e plugins.
    Algumas Daws tem recursos exclusivos e plugins nativos, assim eu gosto de utilizar o que cada uma tem de bom.
    E vivo experimentando.
    Outro fator é praticidade e objetividade do software, algumas Daws são mais intuitivas outras nem tanto.
    Mas a adaptação é uma questão pessoal.
    A maioria das Daws mais conhecidas no mercado já tem anos e anos de experiência e assim produzem softwares de altíssima qualidade.
    Que bom que temos diversas opções ao nosso alcance.
    Mas para se adaptar a DAW além do processo intuitivo, tem o aspecto do estudo, tem que ler os manuais (muitas das nossas dúvidas estão aqui), assistir vídeos de tutoriais e muito mais.
    Por exemplo o FL Studio tem inúmeros recursos, que é impossível até de contar e relacionar rapidamente.
    Assim quando mais complexo o software, em teoria mais difícil é a sua utilização.
    Mas a medida que vamos aprendendo tudo fica mais fácil.
    E muito conhecimento que se adquiri numa DAW pode ser aproveitado em outra, pois na essência as ferramentas são parecidas.
    E tem um ponto muito importante que devemos considerar, que é a relação custo x benefício, que o software pode oferecer.
    E considerar também o custo anual dos upgrades.
    O Fl Studio até onde sei não se paga nada por atualizações de versões, o mesmo já não acontece com a maioria das outras.
    E outro ponto é a relação e equilíbrio no home studio: computador, hardwares complementares, qualidade dos cabos, microfones, interface de áudio e softwares como DAW, Editores de Áudio, Editores de Partitura e outras ferramentas.
    De nada adianta um software caro se você tem direito a configuração de hardware.
    Melhor começar com uma DAW com um custo mais baixo e aplicar o dinheiro num bom hardware.
    Se você pegar dez pessoas com bom conhecimento no Pro-tools numa mixagem/masterização de uma mesma música com os mesmos samplers, vai obter como resultado dez diferentes versões, mas como eles são bons, vai ter um bom resultado, e a escolha do melhor vai ser difícil.
    O mesmo vai ocorrer numa mesma música com dez pessoas e dez Daws diferentes, o resultado final na questão de qualidade não vai variar muito.
    Então a resposta esta na prática e no estudo, o que faz mais diferença, não é tanto a Daw, mas sim o conhecimento individual.
    Só que somos meros músicos, muitas das ferramentas que temos acesso hoje graças a evolução tecnológica dos plugins vieram de aparelhos usados por engenheiros e técnicos de som.
    Somos músicos e não engenheiros.
    E assim por exemplo numa DAW de médio porte, existem milhares de comandos, milhares de botões que produzem variações tanto nos instrumentos como nos efeitos.
    E assim as dificuldades são enormes.
    E como somos músicos o que interessa para nós e fazer boas gravações, e poder usar bons instrumentos, na medida do possível, usando os plugins mais com os seus presets.
    Mas o ideal é ir pouco a pouco aprendendo a saber lidar com toda esta parafernália, o que não é fácil não.
    Algumas Daws tem até diferentes interfaces de apresentação conforme o trabalho que se esteja fazendo. (edição de midi, gravações, automatizações e muito mais)

    Tiagodb
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3

    Como já citei aqui, eu gostaria de ter o Pro Tools ou Cubase, os quais conheço e " sei lidar ". O problema é que, não posso de cara gastar 2 mil reais em uma key sem ao menos saber se é o que quero.

    No momento, vou ficar com o FL pois gosto e sei trabalhar nele.

    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Só eu defendo a pirataria amiga do programador?

    Baixe a versão pirata, gostou do soft compre... Simples...

    Tiagodb

    Valeu a dica, to apanhando a tempos...

    Quanto a não ter gravado nada... acho que sua solução poderia ser o mixcraft...

    Crie o que vc quiser como base no FLS, exporte todos os canais em *.wav (dá pra ser outro formato, mas eu prefiro esse por me dar a impressão de mais qualidade) importe cada canal no mixcraft e seja feliz :)

    Tiagodb
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Ismah

    Eu gostaria de ter um Pro Tools pirata, mas, NENHUM FUNCIONA. SÉRIO.

    Se souber um, me avise!

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Reaper?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação no FL Studio