Formato de arquivo/projeto que abra as faixas em qualquer software

    Autor Mensagem
    canarinhosc
    Veterano
    # jul/13


    Fala galera beleza??

    Tenho duas dúvidas em relação aos softwares de gravação e espero muito que vcs me ajudem.
    Primeira: Quais os softwares ( free e pago) vcs acham que são mais usados por todos??
    Segunda: Existe algum formato de arquivo em que é possível eu salvar o projeto que estou fazendo e na hora de abri-lo, mesmo se a pessoa que irá abrir use um software de gravação diferente, todas as faixas abram normalmente??? Existe isso??
    Desde já muito obrigado e grande abraço a todos!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    canarinhosc

    Bom dia! Já procurou na busca?

    Se não me engano, suas dúvidas já foram respondidas e com abordagens de gente que saca do assunto.

    Boa sorte.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    canarinhosc
    O mais usado é, de longe, o Pro Tools. Ele é o padrão da indústria de audio hoje. Em home studio a galera daqui ( inclusive eu) usa bastante o Reaper. Ele não é free, custa 60 dolares, mas você baixa ele em versão de avaliação, que não expira nunca, e tem todas as funções normais.

    Sobre a outra dúvida, não sei se da pra exportar o projeto em uma extensão que funcione em todas as DAWs, visto que cada uma usa uma extensão. O que você pode fazer é consolidar o audio de cada faixa. Vai ter um arquivo WAV pra cada pista que tem na sua DAW. Ai basta você pegar esses arquivos e abrir em outra DAW, sem nenhum problema!!

    P.s. Pesquisa um pouco mais aqui no fórum, tem muita informação legal sobre isso. Dá pra aprender bastante!!

    canarinhosc
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    MauricioBahia

    Eu já havia pesquisado sim, mas o problema foi a resposta pra segunda pergunta. Mas vou dar mais uma olhada.

    brunowebguitar

    Muito obrigado pelos esclarecimentos ! Vou continuar pesquisando.

    Abraço a todos!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    canarinhosc: mas o problema foi a resposta pra segunda pergunta.

    Sobre formatos, eu ACHO que o FLAC é um muito usado pra distribuição já que, até onde sei, mantém ótima qualidade de áudio e ACHO ser compatível com os Macintosh.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/FLAC

    Abs

    canarinhosc
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    MauricioBahia
    Po valeu mesmo!! Nao sabia desse formato, vai ser bem útil!
    Abs

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    canarinhosc

    Bem primeiro cabe esclarecer um pouco sobre os formatos dos arquivos.
    Formatos de projetos:
    Cada Daw tem uma extensão diferente de salvar os aquivos dos projetos.
    E assim existe uma limitação do que pode ser importando em outra diferente Daw.
    Pode ocorrer que uma Daw concorrente até consiga abrir alguns arquivos.
    Mas o melhor caminho não é por aqui.

    Formatos de áudio
    É outra coisa diferente.
    Os arquivos contém o áudio propriamente dito, exemplos de formatos: Wav, AIF, OGG, Flac e muitos outros.
    Assim por exemplo o FLAC é uma derivação de um arquivo gravado originalmente em um outro formato, que pode ser util, mas no caso de uso de Daws não é a melhor opção para se salvar arquivos de áudio.
    O FLAC é mais direcionado para salvar arquivos para se ouvir em players que aceitam este formato. (um formato final de distribuição da música, assim como o mp3, só que o Flac tem mais qualidade).

    Formato OMF (Open Media Framework)
    É uma opção de salvar o projeto de uma Daw neste formato.
    Que pode ser aberto por outra diferente Daw que tenha este recurso de importação.
    Assim os dados do projeto são importados.
    Por exemplo: um projeto feito originalmente no Cubase é exportado, e depois num outro estudio que usa o Pro-tools, Sonar e outros o arquivo de projeto é importado, com a maioria dos dados.
    Nem todas Daws tem este recurso de exportação/importação.
    Não sei afirmar até que nível todos os dados são exportados, pois existem muitos detalhes e recursos que podem ser exclusivos de uma DAW (detalhes de automatização, plugins específicos etc..)
    E assim pode ser um recurso que ainda esta em desenvolvimento.
    Mas pode ajudar o processo de importação, que pode ser uma melhor opção do que simplesmente importar os arquivos puros de áudio e de midi.

    Mas o mais corriqueiro é a exportação dos arquivos de áudio para a importação em outras Daws.

    Formato XML
    É um outro formato que exporta alguns tipos de dados da música (tipo: notas musicais, formatos da partitura, altura das notas, formas de execução, texto de letras e muito mais). mas assim como o midi não contém o áudio.
    Não chega a ser um arquivo midi, mas é muito útil para se usar em partituras, e assim uma música composta num Editor de Partituras como o Finale pode ser exportada para xml, e ser aberta no Sibelius, Musescore, Notion e outros.

    Qual a DAW mais utilizada?
    O pro-tools é uma DAW que é utilizada nos grandes estudios, que já faz bastante tempo conquistou um espaço especial.
    Mas pode ter problemas, a começar pelo alto custo do software em si, como possíveis limitações na configuração com o hardware. (pode ter problemas aqui, pois de certa forma o software esta amarrado com a venda do hardware, e tudo isto pode alcançar preços proibitivos)
    E também recentemente a "Avid" empresa que desenvolve o software esta passando por inúmeras dificuldades financeiras e de gestão (má gestão).
    E outras DAWs estão avançando no mercado.
    Já li muitos artigos em que o pessoal esta mudando de DAW, saindo do Pro-tools para outras.
    É muito relativo dizer que o pro-tools é o padrão e a melhor DAW do mercado.
    Cito: A Steinberg mantenedora do Cubase, Nuendo e outros consagrados softwares, foi quem desenvolveu a tecnologia VST, tanto aplicada para os instrumentos virtuais como para o efeitos.
    E assim outras empresas mantenedoras de DAWs tem excelentes softwares.
    E hoje os melhores formatos de instrumentos e efeitos virtuais são VST.
    Particularmente acho os produtos da Steinberg muito superiores ao do Protools, principalmente em midi.

    O que o Protools conquistou foi a liderança na relação software/hardware produzidos pelo mesmo grupo. (aquelas enormes mesas de som e outros hardwares voltados para a produção musical.
    É óbvio que o hardware dedicado a produção de áudio ainda é melhor e superior ao software que emula o hardware.
    Então a relação (integração) software e hardware é o ponto central da questão.
    Pois uma coisa é um efeito ser produzido via software (que consome os recursos do computador)e outra coisa é um efeito produzido em hardware (que poupa o uso da CPU do computador), e assim se conseguem melhores resultados no uso do hardware.
    Não é o melhor software, mas sim a melhor relação máquinas x software, o que vai definir o melhor resultado final.

    No ambiente de home studio acredito que o Protool não é a DAW mais apropriada.
    E também o conceito de DAW de home studio é muito relativo.
    O Hanz Zimmer, tem um home studio, só que o home studio dele é o "Estudio", que pode ser muito superior a um Estudio Profissional.
    E assim por home studio considero aquele mais simples que é usado pelo cidadão médio (músico) em sua residência, em seu quarto, e com poucas opções de tratamento acústico.
    Assim no ambiente de home studio a melhor DAW é aquela em que você se adapta , que combina ou facilita as configurações com o seu hardware e instrumentos musicais, dentro da realidade financeira de cada um.
    Ponto de atenção:
    - os Upgrades dos programas (tem um custo anual);
    - possibilidades futuras de integração de mais hardware;
    - não ficar presos as limitações impostas na relação software x hardware, e as versões limitadas de software DAW (quantidade de pistas que podem ser utilizadas, quantidade de efeitos etc...), muitas DAWs tem diferentes versões que por custarem mais barato impõe muitas limitações, que por si só não valem a pena.
    E também o seu uso, se vai existir real intenção de exportar arquivos., e até que ponto isto funciona bem de verdade.

    makumbator
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    ótimo post. Só faltou comentar os programas criados justamente para "traduzir" uma sessão de uma DAW para outra com o mínimo de perdas e erros:

    http://www.aatranslator.com.au/

    Ele se sai muito melhor que o OMF (que tem problemas dependendo da DAW de origem e ou destino), além de ter muitos mais itens e configurações passadas corretamente de uma a outra.

    Aqui a tabela em formato Excel em que é possível ver quais itens são transferidos com sucesso entre uma DAW e outra (basta escolher a origem e destino para checar):

    http://www.aatranslator.com.au/ccount/click.php?id=7


    canarinhosc


    Uma opção segura para começar um projeto em outro é meramente consolidar os clips de áudio da sessão (para ficar tudo sincronizado) e criar um projeto novo manualmente na nova DAW. Mas obviamente só funciona quando não se vai usar nenhum recurso da DAW inicial, e ela foi apenas um "gravador" digital multipista.

    Esse procedimento é muito utilizado quando se grava a bateria em um estúdio profissional e se deseja continuar gravando a música em outra DAW no home studio. Nesse caso basta consolidar as pistas de bateria, salvar os arquivos em um DVD ou pendrive e abrir as mesmas no home studio para iniciar a construção da música propriamente dita com os demais instrumentos.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    makumbator

    Bom complemento.

    canarinhosc
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3 e makumbator

    Muito obrigado aos dois por ajudarem!!
    Muito esclarecedor o post do primeiro e também o complemento do segundo.
    Valeu mesmo, abraços!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    canarinhos

    Neste outro post tem matéria que complementa o que foi postado aqui sobre DAW.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/306946/

    canarinhosc
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3

    Opa demoro, vou ler!
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Formato de arquivo/projeto que abra as faixas em qualquer software