Avaliação de espaço e tratamento acustico

    Autor Mensagem
    EletricGuiTar
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: EletricGuiTar


    Eai galera, blz?
    No fundo de casa tem 4 paredes erguidas de uns 15m². Alvenaria comum com tijolos normais, quando construida foi só pra guardar tranqueira.. então queria aproveitar o espaço ali pra montar um home studio..

    O espaço é dividido em dois.. 1/3 dela ficaria a tecnica, o restante sobraria para gravações, batera, voz.. etc.
    Só que não sei bem como ficaria distribuido o espaço ali, qual melhor lugar para colocar a bateria, os mics para vocal.. E levando em conta a acustica também, como ficaria um esquema acustico nessa parte da sala?

    Sobre isolamento, tava pensando em redesenhar as 4 paredes com drywall, mas não sei se fechar o RETANGULO seria a melhor opção. E o teto também, por enquanto só esta com ternite, não sei o que colocar la, piso tambem é cimentado, madeira ficaria legal?
    Levando em consideração as imagens abaixo, o que vcs acham em questão distribuição do espaço e acustica?

    IMAGEM 1

    IMAGEM 2

    IMAGEM 3

    IMAGEM 4

    IMAGEM 5

    gbmeioponto
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Em 15m² não aconselharia vc dividir em 2 pra fazer técnica e sala. Muito menos fazer isolamento acústico.

    Isolamento gasta MUITO dinheiro, é extremamente complicado de se fazer, e gasta-se muito espaço (coisa que não podemos perder em quartos que já são pequenos).
    Faça somente se você tiver certeza que vale a pena sacrificar o seu bolso e parte do espaço de sua sala.

    Vale lembrar que qualquer mínimo erro no isolamento, bota o projeto inteiro por água abaixo.

    Quanto ao tratamento, é muito interessante você tratar o quarto. Você tem que calcular as dimensões para domar os modos ressonantes, eliminar as reflexões primárias dos monitores, calcular o RT60 da sala e distribuir bem a absorção.

    Abraços

    EletricGuiTar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gbmeioponto

    Então brother, essa divisao dentro do quarto ja ta lá, e acho q destruir ela pra ficar um ambiente só nao compensa.. digo isolamento mas só pra segurar um pouco mais o ruido, já que o lugar onde esse quarto foi construido não tem nada em volta, o terreno ao lado é vazio, e o muro na parte de trás não faz divisa com o do vizinho.
    Por isso pensei na opção com drywall, inclusive tenho um amigo que consegue as chapas por um preço bem acessivel.

    Minha maior duvida é o que fazer ali no teto que é ternite, e a distribuição de instrumentos (batera, mics etc) nesse espaço..

    gbmeioponto
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    EletricGuiTar
    Se já ta construido beleza.

    Como não irá atrapalhar os vizinhos, não aconselharia fazer nada de isolamento. Ratificando, isolamento é complexo e gasta-se muito. Não é só subir paredes de drywall dentro da estrutura.

    E quanto a distribuição dos instrumentos, não encane, vá testando ao longo do tempo em qual parte do seu estúdio cada coisa soa melhor.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de espaço e tratamento acustico