Opinião em novos equipamentos e nova ideia

    Autor Mensagem
    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13


    Fala, galera... Voltando a postar depois de anos... q saudades
    Vamos lá...

    Estou pensando em comprar um equipamento pra gravar bandas ao vivo que tocam por ai na noite, e oferecer meus serviços aos donos dos bares, restaurantes, etc por um preço abaixo do que eles pagam para as bandas, e ao invés da casa oferecer dinheiro, "pagam" a banda com a minha gravação, deu pra entender?
    Eu pelo menos, sendo de banda, aceitaria de cara kkkk
    Tocar numa casa noturna, e ganhar uma gravação ao vivo com boa qualidade? É já!

    O set que quero segue abaixo
    - Cabos sobrando, e de boa qualidade: SANTO ANGELO E PLANET WAVE
    - NOTEBOOK CORE i3 c/ 3GB RAM
    - Fast track ultra r8 pra gravar a galera
    - mesa de som simples c/ 10 canais para a bateria (totalmente microfonada), ligando a saída da mesa em uma entrada da fast track
    - Kit de mic pra bateria
    - Um mic condenser pra gravar a ambiência do local (PRA DAR O CLIMA "AO VIVO")

    O restante creio que a banda tenha por conta como aplis, microfones, etc, já que eles vão estar lá pra tocar pra galera.

    ALGUMAS DÚVIDAS:

    Com a fast track ultra r8 em posso gravar até 8 canais simultaneamente e SEPARADOS, é isso mesmo certo? eu gravarei cada canal em faixas separadas, sendo elas MONO ou STEREO?
    Uma mesinha de som simples (sem muitos efeitos) já é o bastante para eu controlar bem a batera? Eu pretendo usar somente o EQ da mesa e o PAN. (por isso é importante saber se quando eu ligar na interface ela vai gravar esta faixa em STEREO)

    Vlw pela força pessoal, abraço a todos!!!

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik
    Vamos lá. Primeiro, quanto a sua ideia, os donos dos bares vão amar, mas as bandas provavelmente vão querer te matar! Se eu fosse de uma banda e o cara me propusesse uma gravação como pagamento, eu mandava ele tomar no meio do #& !!! Te garanto que a maioria das bandas que tocam em barzinhos legais (não aqueles botecos fuleiros que mal tem infraestrutura) não querem gravações, querem grana!!

    Quanto aos equipamentos, pra gravar esse tanto de canal eu pegaria um notebook melhor, pelo menos com um i5 ( se puder um i7 melhor ainda) e uns 8 gb de ram no mínimo, pra evitar de travar no meio da gravação e você perder todo o trabalho, afinal a banda não vai tocar de novo pra você gravar né...

    Não conte com equipamento da banda ou da casa pra gravar. Pode ser que a casa tenha bons mics pra amp de guitarra e baixo e pro vocal, mas pode ser que tenha mics vagabundos, e isso vai comprometer a qualidade final da sua gravação.

    Bem, acho que é isso que eu posso te falar. Boa sorte!!

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Diego Henrik
    · votar


    Primeiramente, brunowebguitar

    Agradeço muuuuuuito pela resposta! Cada obstaculo avistado é uma oportunidade de ouro para não fazermos nenhuma burrada!

    Vamos lá, será mesmo que as bandas vão odiar?
    Minha banda mesmo adoraria se fosse proposto isso para nós! E conheço mais bandas que também iriam adorar! Até porque, fazendo um CD desse trabalho, a banda poderia vender em todos os seus shows e faturar uma grana extra! Eu toco em evento de carros antigos onde muitas bandas nem recebem cache, eles aproveitam o espaço para vender seus CD's. Bom esta é uma visão diferente, peço pra galera do forum cooperar com as suas opiniões por favor, quanto mais opiniões melhor!!!

    Quanto ao note, será que corre o risco de travar?
    Vamos considerar que não vou gravar a apresentação inteira... apenas umas 20 músicas, ou seja, vamos ter pausas pro note respirar, salvar o projeto e abrir um novo. Não vou fazer tudo em um único projeto.

    Quanto aos mics, tenho dois, caso seja necessário. Um sennheiser 835 e um superlux que não perde pro sennheiser!

    O restante vai tudo ligado direto na interface, então só preciso de cabos e os instrumentos da banda mesmo...

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik
    Bom, ai depende da banda então. Acho que o mais correto seria conversar com a banda antes né, não impor a gravação como cachê. Ai, acho muito válido!!

    Na questão do notebook, melhor não arriscar. Serão 8 canais simultâneos, a DAW que você vai usa vai exigir demais do pc, então é sempre bom ter uma folga. Sem contar que estamos falando de um sistema que é muito suscetível a erros, bugs e travamentos por conta de outras aplicações rodando junto. Computador é assim, quanto mais coisa sobrando tiver, melhor!!

    Outra coisa que vale lembrar é que você vai ter que alimentar o PA do lugar também, então vai ter que passar tudo pelo seu sistema, e o seu sistema vai ter que jogar tudo no PA do lugar, pro público poder ouvir.

    Enfim, espero que seu projeto dê certo!! Abraço!!

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Diego Henrik
    · votar


    brunowebguitar
    Exatamente, minha ideia é apenas oferecer uma opção para a casa e para a banda, eles decidem. Nada de imposições forçadas kkkk

    Então devo repensar em relação ao note, porque é um BELO gasto a mais certo? kkkkk puts, agora me lasquei, eu não contava com esse gasto. Vou comprar toda a aparelhagem primeiro e ver se consigo com este note (fazendo testes na minha banda). Caso realmente eu não consiga, mais pra frente pego outro notebook melhor e começo a trabalhar com isso.

    No caso pra alimentar as PA's vou fazer o seguinte, como a interface fast track ultra r8 tem 8 entradas com 8 SAÍDAS independentes, ligo cada instrumento na entrada da interface e a saída na PA, assim todo som irá passar pelo meu sistema antes de sair nas caixas. O único empecilho é que não vou poder pegar o som do ampli, o que dependendo do intrumento e do ampli, seria legal!

    Obrigado, Abraço

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Certamente no final do show a banda vai ter uma gravação multipista de tudo o que ela tocou.
    Mas e a mixagem ??
    Para o trabalho final (o CD do show) ficar bom mesmo, é preciso fazer todo um trabalho posterior de mixagem e masterização, e isso é muito trabalhoso !!!
    Dependendo da qualidade final que se quer, isso pode levar de dias, até meses.
    Quem iria fazer este trabalho de pós gravação ??

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik
    Não é um gasto tão alto assim não. Você pode comprar um note com menos ram e comprar mais ram separado, sai muito mais barato!!

    Também tem esse problema que o El_Cabong falou né!! Tem que mixar tudo, depois masterizar e só então entregar pra banda. Isso pode acabar limitando seus trabalhos, além de agregar um custo muito mais alto pra você...

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Olá El_Cabong

    Eu mesmo vou fazer, tenho uma certa experiência nisso e creio que conseguirei satisfazer a banda.
    Creio que pelo porte das bandas que vou atingir, não vou demorar muito para mixar e masterizar cada música, a primeira é sempre a mais difícil, pois temos que regular tooooda a gravação, as outras músicas você pode tomar como base a primeira, ou pelo menos 80% como base, ainda assim, requer um bom tempinho, creio que de 1 a duas semanas na frente do PC de madrugada com café rs porem está tudo calculado dentro do valor.


    brunowebguitar
    Eu dei uma pesquisada rápida e cheguei a uma conclusão em relação ao notebook:
    - A fast track ultra r8 foi lançada em 2008
    - O intel core i3 foi lançado em 2009
    Creio que a interface não precise de nada além que um core i3 com 3GB de ram, até porque nem existia nada superior quando ela foi lançada rs será que meu raciocínio está andando errado? kk

    E claro, considerando também que não vou usar NENHUM efeito simultaneamente com a gravação, vou gravar tudo simplesmente CRU!

    O que acham?

    Toyledo
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik

    Tudo certo.....

    Eu andei fazendo uma pesquisa, blablablablabla......

    Pois bem, posso te dizer o seguinte sobre o i3, ele é feito para usuários simples, navegação, redes sociais, esse tipo de coisa, por ter somente 2 núcleos FÍSICOS não é um processador que faz muitas coisas ao mesmo tempo ( função para os multi-núcleos ), o i5 tem 4 núcleos, mas só para Desktops, para portáteis só tem 2 núcleos FÍSICOS e dois simulados totalizando 4 núcleos, é processador para um usuário mediano que faz várias coisas ao mesmo tempo, já o i7 tem 4 núcleos FÍSICOS PARA PCS PORTÁTEIS e simula mais quatro totalizando 8 núcleos, indicado para o usuário avançado como editor de imagem, vídeo, áudio,etc....

    Recomendo firmemente o i7, e 6G de RAM.

    Abraço e sucesso.

    Tem mais coisas, se quiser dê uma olhada na lista que eu fiz.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/305271/

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Diego Henrik
    Se a proposta é algo CRU, pode ser até que não demore muito a mixagem mesmo.

    Toyledo
    Diego Henrik

    Acho que tem que ser core i7 mesmo !!! De preferência com 8GB de RAM. Não dá pra arriscar. Qualquer ratiada do PC e ele engolir uma sílaba por exemplo do vocal, pronto!! Teu trabalho foi todo pro lixo, pois ao vivo não tem o TAKE 2.

    Em 2008 não existia os Core i7 mas já existia os Core 2 Quad.

    Alguns Core i7 (principalmente os da 1º geração) ainda são com 2 núcleos físicos.
    Melhor ele comprar um Core i7 2630QM. Esse sim é 2º geração e tem 4 núcloes físicos (8 núcleos Hyperthreading). Eu tenho um Core i7 2630QM.
    Ou então se poder pagar por um melhor pega um Core i7 3º Geração.

    Toyledo
    Membro
    # jun/13
    · votar


    El_Cabong

    O do meu note é o mesmo, só acho ele muito lento ( apenas na especificação ) tem só 2,00Ghz, (velocidade com que o processador consegue receber, encaminhar e devolver a informação) e também só suporta até 1333MHZ RAM (velocidade), da segunda geração só os modelos 27xx, 28xx e 29xx suportam 1600MHz, pegaria um destes.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Fechado, entendi.

    Vou fazer isso mesmo, muito obrigado pelas opiniões!

    Qual PROGRAMA vocês me recomendam usar? Atualmente estou com bons plugins, sound forge e nuendo 4
    Dão conta?

    Vocês acham que meu projeto tem conteúdo pra dar certo?

    Homem Cueca
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik

    Idéia ruim, cara. Bandas amadoras topariam. Bandas profissionais, geralmente, já tem seu material gravado e já tem seus meios de divulgação e contatos. E mesmo assim, quando pensarem em gravar mais materiais vão contratar, provavelmente, pessoas mais experientes no meio.

    O caminho é gravar uma ou duas bandas e sair divulgando para as bandas o seu serviço.

    Quanto a questão de equipamentos...se você quer entregar um material com uma qualidade razoável, você deve pensar em pelo menos 16 canais simultâneos. Não adianta, por melhor que você seja, mixagem de banda ao vivo na raça, numa mesa de som simples, dificilmente sairá com uma qualidade legal.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Homem Cueca
    Vlw pela opinião, isso me faz repensar muito, obrigado mesmo!

    donagilda
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik

    Bom, eu já fiz isso que você pretende fazer, aqui na minha cidade sempre tem eventos musicais promovidos pela prefeitura, e todo equipamento de som é locado, com palco e tudo mais, então só usei meu sistema pra capturar o áudio.

    Por ser um evento municipal as bandas tinham poucos integrantes (6 no máximo), então meu sistema de 16 canais foi mais do que suficiente.

    O que eu usei foi um multicabo 16 vias tudo P10 mesmo, saindo dos direct-outs da mesa pro meu sistema, (Focusrite Scarlett 18i6 + octopré mkii) e um note com o i3 - 4Gb(ram), rodando o reaper pra capturar as tracks, nesse note não tem mais nada instalado.

    No fim para as bandas que se interessaram em ter essa gravação, foi um serviço a parte feito no home estúdio, com os recursos do home estúdio e com o tempo necessário, ou simplesmente queriam a gravação crua só com acerto de volumes das tracks.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    donagilda

    Agradeço sua resposta, e mais, veio essa opinião do céu, rs.
    Então veio pra sanar a dúvida quanto ao core i3, ele realmente da conta do recado, certo?

    E será que com minha interface de 8 canais, consigo gravar pequenas bandas?

    E o mais importante, já que você fez exatamente isso que eu quero: da certo? da pra tirar uma "rendinha extra" com esse trabalho?

    O que vc me aconselha?

    Muito obrigado novamente!

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Diego Henrik
    Eu concordo com o cara de cuecas!

    A ideia é ruim, cara!
    Você ja tentou fazer uma gravação ao vivo? Não é nada simples, os músicos tem que ser excelentes, os equipamentos tem que ser bons, a bateria tem que ta afinada, a acustica do ambiente tem que ser favoravel. São muitas variaveis que no tempo que vc terá, nem conseguira controlar metade delas!

    E a lógica é: um lugar bom, com bandas boas, definitivamente não precisará de alguem como você pra fazer esse serviço, por outro lado, um lugar ruim, com uma banda ruim iria te aceitar, mas também o resultado seria ruim.

    Digo isso porque ja tentei trabalhar gravando bandas em estudio de ensaio, levando meus equipos e gravando na hora: não compensa!

    Mas em todo caso, se quiser arrisca, tenho CERTEZA que seu note ira dar pau:
    1) windows é uma bosta pra audio
    2) meu i5, 4 de ram as vezes ja da pau
    3) 20 musicas eh coisa pra caraleo!

    pega um mac. eh um puta investimento, mas eh a solução

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Slash_1989
    Entendi. Obrigado pela opinião!

    Minha ideia era pegar as bandas amadoras como alvo, existem muitas delas com qualidade.

    Estou repensando bastante antes de iniciar, e se vou iniciar rs

    E também queria ver mais um pouco da opinião do donagilda. Afinal, parece que ele já trabalhou com isso tambem, será ótimo ver oq tem a dizer... quanto mais opiniões melhor

    donagilda
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Slash_1989

    A qualidade da gravação depende de tudo que você citou acima, porém no meu caso não foi proposto isso, apenas que tivesse um registro do evento para as bandas, se for pra se preocupar com tudo o que vc citou esquece, não da pra fazer milagre. Me lembro que na ocasião uma das bandas quis regravar a guitarra de uma musica depois, porque o cara errou o solo.

    Com relação ao processador não sei se ja teve alguma decepção com um modelo desses, mas eu nunca tive que me preocupar por ser um i3 rodando Windows, no meu home é Windows tb, e funciona muito bem por sinal, meu sistema ta bem ajustadinho.

    Diego Henrik
    E será que com minha interface de 8 canais, consigo gravar pequenas bandas?

    Não da pra dizer que não da, mas eu não faria...

    E o mais importante, já que você fez exatamente isso que eu quero: da certo?

    no meu caso deu certo, mas é obvio que não se pode prometer um som maravilhoso, e sim um registro...

    da pra tirar uma "rendinha extra" com esse trabalho?

    não se iluda com isso, alguém acima disse que como meio de divulgação é legal e eu concordo, mas grana!!!

    Mas de qualquer maneira faça como pode, por experiencia mesmo, é sempre bom arriscar, agente sempre aprende alguma coisa com isso.
    Mas só pra você saber, eu só faço isso nos eventos aqui da cidade que embora não tenha bandas muito boas, tem bons equipamentos e é divertido, mas fora disso não pretendo fazer.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    donagilda
    muitíssimo obrigado pela opinião!!

    já me decidi kkkk

    Acho melhor arriscar com algo mais palpável!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião em novos equipamentos e nova ideia