Notebook para VSTi: características e comparações na hora da compra.

    Autor Mensagem
    Toyledo
    Membro
    # jun/13


    Olá,
    acho que todos, quando foram usar VSTi ao vivo, tiveram essa dúvida:

    Qual notebook comprar? O que ele tem que ter? Tenho que vender um rim?

    Comigo não foi diferente, mas acertei na escolha pois consultei amigos, técnicos, e sites específicos, para pelo menos no começo da aventura não gastar dinheiro demais em um equipa sendo que o outro não vai usar tudo aquilo disponível.

    Primeiro uma chinela introdução com textos tirados de sites misturados com o meu entendimento só para se ligar no funcionamento de ALGUMAS partes de um computador. \m/

    Processador

    A principal função de um processador é fazer com que você consiga realizar as suas tarefas no menor tempo possível.

    Processador 32 ou 64 bits

    Atualmente, a maioria dos processadores possui uma arquitetura para operar em 64 bits, logicamente, superior aos de 32 bits.

    multi-core

    Os processadores multi-core, múltiplos núcleos físicos, trabalham como se fosse uma pessoa com dois ou mais cérebros, onde cada um poderia trabalhar de forma independente do outro.
    EX: i3 (dois núcleos = Dualcore), i5 (4 núcleos = Quadcore),

    OBS: A Intel criou modelos simulam uma quantia maior de núcleos como o i3 por exemplo, mas se você colocar um ele ao lado de um Intel QuadCore, o QuadCore terá um desempenho muito maior (em qualquer atividade), mas isso não significa que a nova tecnologia Hyper-Threading não serve para nada, serve para que um núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo.

    GHz.

    Esse valor indica qual é a velocidade com que o processador consegue receber, encaminhar e devolver a informação desejada. Quanto maior este valor, menor o tempo de espera.

    Memória Cache

    É uma memória de alta velocidade embutida no processador que serve para armazenar dados frequentemente usados, sem esta memória, o desempenho dos computadores atuais cairia em mais de 95%, devido a limitação de velocidade da memória RAM, se depender da memória RAM para passar dados importantes repetidas vezes o processador iria ficar muito tempo esperando os dados chegarem, e não usaria sua capacidade total.
    Existem 3 tipos de Cache, conhecidos como L1 (primário) e L2 (secundário) e o L3, que atua como secundária também. A cada novo processador, é desenvolvido um novo tipo de memória Cache para acompanhar a velocidade do processador.

    Memória RAM

    É como um espaço no qual fica tudo o que esta acontecendo naquele exato momento no computador, sua memória é volátil, ou seja, os dados são perdidos caso o aparelho seja desligado. Se o tamanho for pequeno cabem poucos programas, se for grande então temos mais programas, e a velocidade do mesmo, as conhecidas DDR, DDR2 e DDR3, é relacionado a velocidade que tal memória tem para resposta, assim aumentando o desempenho da maquina.

    MHz da RAM

    Determina a velocidade que sua memória RAM leva para acessar os arquivos, quanto mais MHz, maior sua velocidade de acessar os dados.

    HD (Memória de armazenamento)

    O HD (hard disk, em português disco rígido) é uma parte física e integrante dos computadores e notebooks responsável pelo armazenamento de dados. Sua memória é não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos caso o aparelho seja desligado.

    RPM

    É a velocidade de rotação do disco rígido, os discos rígidos tradicionalmente rodavam a 3.600 rpm (Rotações por Minuto). Atualmente os discos rígidos rodam a, 5400rpm, 7.200 rpm ou mais.

    Buffer ou cache de disco

    É uma pequena memória, calculada em MB, existente no próprio disco rígido de modo a agilizar a transferência de dados. Este buffer é também chamado de cache de disco, quanto maior o tamanho desta memória, melhor.

    Sistema Operacional 32 e 64 bits

    A diferença entre as versões 32 e 64 bits é a capacidade de processamento que cada uma delas suporta, o de 64 bits é capaz de gerenciar quantidades grandes de memória RAM, 4G,6G,8G,16G, assim mais eficiente do que o de 32 bits que reconhece no máximo 3,25G de RAM.

    Resumindo, as especificações que um notebook precisa para rodar VSTi tranquilo:

    Sistema operacional 64 Bits Ex: Windows 7
    Processador : QuadCore, 2GHz, L2
    RAM : 6Gb DDR3, 1333 MHz
    HD: 640Gb, 5400 RPM 8mb

    OBS: É IMPORTANTE SABER QUE ESTE COMPUTADOR NÃO DEVE TER ACESSO A INTERNET, OU QUE OCORRA UM ACUMULO DE PROGRAMAS INÚTEIS INSTALADOS NO MESMO PARA QUE SE TENHA UM MELHOR DESEMPENHO DÁ MÁQUINA.

    Você deve optimizar seu PC para trabalhar com áudio.

    Exemplo para windows 7 abaixo:

    http://www.audioreporter.com.br/dicas/guia-de-otimizacao-do-windows-vi sta-e-7-para-audio/

    Não estou dizendo que um computador inferior seja incapaz de ser utilizado para esta finalidade, até por que não testei todos os computadores com todos os níveis existentes, mas essa foi a base que eu tirei a partir das especificações exigidas por softwares, mais as da interface de áudio, mais as do controlador, e pela margem de erro que usei cheguei nestas configurações.

    Abraço e sucesso.

    Toyledo
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Existem os SSD, por questão de curiosidade vou postar aqui também.

    O SSD (solid-state drive, em português unidade de estado sólido) é um pouco diferente do HD convencional onde o armazenamento é feito em discos magnéticos como os CDs e DVDs, os SSD podem utilizar a memória flash (como nos cartões SD das câmeras fotográficas) ou o próprio semicondutor, isso facilita o acesso para quem precisa de velocidade porém a capacidade de armazenamento é bem menor que a dos HDs, e seu custo final para o usuário é bem maior.

    Toyledo
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Toyledo
    · votar


    Você não vai conseguir executar muitos Plug-In's e com boa qualidade ao mesmo tempo sem uma placa de áudio externa, por isso:

    Placa de áudio

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Massa Toyledo, a conf que vc sugeriu é uma boa conf. Eu não sugeriria essa toda de uso do computador pra outros fins, acho que com um pouco de bom senso, dá pra usar de boa.

    O que eu sugeriria, contudo, era um HD de no 7200rpm. O ideal seria um SSD, mas o preço dos SSDs costuma torná-los proibitivos.

    Então, resumidamente: se vc vai usar muitas coisas que fazem cálculos (synths virtuais), foque em um bom processador. O Diva por exemplo, é um excelente synth, mas pelo que eu vejo por aí, pra ficar feliz precisa de no mínimo um i5.

    Se vc vai usar samples e sample player (Kontakt) invista em um bom disco, rápido, e em boa quantidade de memória.

    É isso :D

    Bclamberti
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Olha, se eu te contar vc vai rir. Mas já usei VSTs (kontakt e Reaper) gravando e ao vivo, rodando num Celeron 1.6 com 512 de memoria e Hd de 40......rsrsrsrs

    Vai depender muito do que vc irá usar. Mas acredito que hoje no mínimo precisa ser um Dua Core, com 2 Gb de memoria e HD de 240 ou mais.
    A interface de Audio tbm conta muito pra uma boa performance.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Bclamberti
    Eu já fiz isso também, VSTs como B4II, Superwave P8, Synth1 entre muitos outros, são extremamente leves e rodam com qualquer coisa

    Hoje em dia configs modestas com Core 2 Duo ou similares, 2Gb de memória rodam, mas precisa de um bom jogo de cintura do usuário para configurar tudo de acordo a abraçar as novidades

    Eu recomendo firmemente hoje, a fim de ter uma máquina excelente e com bons anos de pista ainda
    - Processador no mínimo i5
    - Memória no mínimo 8Gb (é um item muito barato não justifica manter baixo e é um item que faz toda a diferença)
    - placa externa padrão Audiobox USB e similares
    - SSD para SO e principais aplicativos e pacotes
    - HD parrudo para manter armazenado tudo que não tiver no SSD

    é uma máquina que vai bater nos 3 mil fácil, mas não tenham dúvidas, vai aguentar aí facinho uns 5 anos de uso, o que na informática é uma eternidade

    petu_ce
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Edson Caetano

    " Memória no mínimo 8Gb (é um item muito barato não justifica manter baixo e é um item que faz toda a diferença) "

    Justifica só num caso: limitação da máquina.

    Por incrível que pareça, existe Core i5 com Windows 7 64 bits de fábrica que aceita no máximo 4 gb de memória ram.

    Toyledo
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Visto que o tópico foi criado para tirar dúvidas e não criar mais, e quem entrar nele vai se confundir, vou falar mais um pouco.

    Certo pessoal.

    Em relação a uma memória SSD, é totalmente desnecessário visto que uma de apenas 100G PARA NOTEBOOK está por volta dos 1500 reais. Atualmente no mercado livre.

    Vai aí um vídeo do meu notebook para eliminar mais algumas.



    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Toyledo
    Não diria totalmente desnecessário não… Atualmente, não é essencial, mas conforme vc vai trabalhando com samples maiores, acredite os minutos que vc perde abrindo isso contam :)

    Mas um HD de 7200 eu diria ser necessário sim :)

    Toyledo
    Membro
    # jun/13
    · votar


    waltercruz

    Pois é, acho que só o Philharmonik que eu uso usa samples, mas para o primeiro pc ainda não vejo necessidade de um SSD, mas concordo com o HD de 7200.

    Abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Existem os híbridos de SSD e HD:

    http://www.oblogdoseupc.com.br/2013/01/Qual-e-o-melhor-HD-SSD-ou-disco -hibrido.html#.UbNpC-w1KYA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notebook para VSTi: características e comparações na hora da compra.