Gravando vídeo simples, voz + violão

    Autor Mensagem
    Gabriel Chambó
    Veterano
    # jun/13


    Olá galera, bom, irei gravar um vídeo cover, da música dear god - avenged sevenfold...
    Acústico, cantarei e tocarei violão...
    Usarei um microfone auricular para gravar a voz, skp... não é bom, mas quebra o galho, melhor que o som da câmera creio eu...

    Mas a minha dúvida é o seguinte, eu gostaria de gravar a voz em partes separadas... porque dai vai ficar melhor né ?
    Tipo, gravo parte 1 separada do refrão, parte 2, e etc...
    Mas como farei isso ? Ja tenho sound forge e talz, dai como sincronizaria com o video todas partes?
    Gostaria que me ensinassem todos esses passos, pois não achei de jeito nenhum nem aqui nem no google, espero que me ajudeem, é importante, muito obrigado mesmo pessoal !!!!!!

    Gabriel Chambó
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    up please

    f14gomes
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Já tens o sound forge, então blza, grave ae o q vc quer e depois vc exporta esse áudio e abre no programa de edição de vídeo q vc tiver e sincroniza com a imagem.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Olha, normalmente o que se faz em gravações de estúdio (mesmo home-studio) não é isso, até porque não faria muita diferença gravar cada parte da música em um take.

    Tenta fazer o seguinte: já que é só voz e violão, grava primeiro o violão tocando com um metrônomo pra acertar os tempos. Depois de ter gravado bem o violão, o vocalista vai e grava um take da voz ouvindo o violão de fundo para se situar.

    Caso você queira, também pode gravar outros takes de voz pra fazer harmonias ou até outros takes de violão e voz iguais ao original pra "preencher" mais a mix. Saber equalizar bem e usar alguns efeitos (bem dosados, obviamente) também é importante.

    Espero ter ajudado.

    Chris...
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Manos Criei e upei varios topicos aqui no Cifraclub sobre o assunto mas ninguem me respondeu ao certo espero que vc possa me dar essa luz rs.

    Assim eu gravo minha guitarra ligando - a direto na entrada de linha do pc,ela deixa muito a desejar no quesitoqualidade, latencia e etc.

    Vim procurando preços de interfaces e tal, vi a Jam lab mas n sei se ela concegue suprir minhas necessidades (melhor timbre pra gravação, baixa latencia, se possivel 0 de xiado).

    Entretanto tem uma coisa que pra mim e a mais importante de tudo que e a seguinte... Quando boto por exemplo uma Bt numa pista de qualquer programa de gravaçao,e crio outro pista so pra gravação tipo seleciono td certinho pra gravar somente a segunda pista mas quando do o play pra poder começar a gravar e reproduzir a Bt as duas sao gravadas simultaneamente nessa segunda pista...

    Essa e minha duvida maior,queria saber se com essa jam lab isso pode ser corrigido?

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Chris...

    Oi, a Jam lab não é mais fabricada há vários anos. Mas existem outras na mesma faixa de preço.

    Sobre o comportamento das pistas quando gravar depende de cada programa de gravação. O ideal é ler o manual do que você usa em específico para entender os procedimentos corretos. O básico é:

    1. Criar uma pista estéreo e colocar a BT nela
    2. criar uma pista mono e conectar a mesma virtualmente à entrada da interface
    3. Ligar a monitoração da pista (para ouvir)
    4. "armar" a gravação na pista da guitarra
    5. clicar no rec para iniciar o registro do som


    Além disso, confira se sua placa de som não está configurada para gravar algo como "o que você está ouvindo" (o nome exato muda de acordo com o modelo). Você verifica isso no ícone dela, junto do relógio.

    Gabriel Chambó
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Olha, normalmente o que se faz em gravações de estúdio (mesmo home-studio) não é isso, até porque não faria muita diferença gravar cada parte da música em um take.

    Tenta fazer o seguinte: já que é só voz e violão, grava primeiro o violão tocando com um metrônomo pra acertar os tempos. Depois de ter gravado bem o violão, o vocalista vai e grava um take da voz ouvindo o violão de fundo para se situar.

    Caso você queira, também pode gravar outros takes de voz pra fazer harmonias ou até outros takes de violão e voz iguais ao original pra "preencher" mais a mix. Saber equalizar bem e usar alguns efeitos (bem dosados, obviamente) também é importante.

    Espero ter ajudado.

    Ah siim, mas dai tipo, fazendo o que voce disse, eu gravaria a voz inteira né? Tipo, de uma só vez?

    E se eu gravar o violão assim, fica dificil de sincronizar com a imagem depois não fica?

    Obrigado por caaara.

    e obrigado tambem f14gomes

    f14gomes
    Membro
    # jun/13
    · votar


    difícil de sincronizar não fica não, mas requer um conhecimento básico do programa a ser usado e muita paciência, rs. Para sincronizar vc pode ter o som da câmera como referencia ou alguma marcação no início da gravação que vc vai cortar depois.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Gabriel Chambó
    E se eu gravar o violão assim, fica dificil de sincronizar com a imagem depois não fica?

    Use o mesmo conceito criado desde o início do cinema falado:

    claquete

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Claquete

    E nem precisa ser o objeto propriamente dito, basta imitar o funcionamento dela com um som curto e de ataque rápido (como bater uma palma). Assim você terá um guia sonoro + um guia visual (o ato de fechar a palma). Com isso é possível sincronizar sem problemas.

    Pode-se usar o som da câmera como guia (mesmo que ele seja descartado da mix final). Nesse caso o vídeo fica atrelado ao áudio da câmera, e bastaria mover o áudio gravado separadamente para entrar em sincronia com o da câmera. Usando o som e imagem da claquete como referência.

    Obviamente precisa de um programa multipista com suporte a áudio e vídeo (como o Vegas).

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Olá,

    Primeiro acho que deveria usar o SOUND FORGE somente para editar, para gravar se usa outros programas como NUENDO entre outros.

    Eu diria pra você "se matar" de ensaiar essa música pra tentar fazer ela de uma vez inteira! Da trabalho, é desgastante, porém é profissional e muito importante mostrar para seu público que você tem qualidade!

    Se você não quer nada tão profissional, se tratando do áudio, grave o vídeo com qualquer câmera, e o áudio você grava com um microfone condensador a frente do violão e da voz, ele nem precisa aparecer, como eu fiz nesta música:
    http://www.youtube.com/watch?v=-iGJc8ewmyc

    Diego Henrik
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    E não se esqueça de postar o resultado para vermos ok? rs Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando vídeo simples, voz + violão