Gravando apenas voz - equipamentos?

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/06 · Editado por: membro


    Pois é pessoal, o caso é o seguinte:
    Já projetei uma sala de gravação pequena mas razoável, totalmente tratada que usarei apenas para gravar voz cantada e falada. Canto lírico e narração. Nem violão vai entrar lá eheheh.

    Preciso saber que equipamento vou precisar, fora o PC e os softwares que já tenho. Então, o principal e início de tudo é o microfone, única coisa que já escolhi.

    Então:

    1- Microfone vai ser o MXL990.
    2 - e depois????? uma placa boa e que só será usada pra esse fim? qual?
    3- Precisarei de uma mesa certo? senão nem tem como colocar som para os fones? ou não preciso de mesa, só um pré já basta?
    4-Resumindo, vc que está lendo e manja do assunto, para esse tipo de gravação o que vc sugeriria de equipamento para fazer uma BOA (MESMO) gravação sem deixar a cueca empenhada na loja?

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Programas posso te citar o Sonar muita gente usa e creio que seja preferencia em boa parte dos estudios hoje.

    Se seu pré amp tiver retorno num precisa de mesa pois é só mandar uma caixa pra dentro da sala mais é mais pratico ter uma mesa quatro canais já dá no seu caso.

    Uma boa placa é a sound blaster ou uma audiophile pesquise varios modelos e prefira aquelas que suportem driver WDM

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/06
    · votar


    Essa soundblaster não é pra jogos??

    rimaddor
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    vai de audiophile... bemmm melhor q a soundblaster!

    =D

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cantante
    antes de mais nada: quanto vc pode gastar no total? Assim dá pra fazer uma combinação legal de placa + preamp. Vc já tem certeza absoluta que vai comprar o MXL 990?

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Bom. Vou colocar o que eu uso.
    O modelo e o tipo de microfone varia muito pelo gosto, e também pelo que se pretende investir.
    Por questões de $$$, por ser mais resistente a impactos e umidade, e também pela possibilidade de usá-lo no estúdio e ao vivo, eu uso um dinâmico mesmo. Modelo XM8500.

    Um mixer que eu acho muito bom e eu uso, é o UB802. Tem 2 ótimos pré-amplificadores de microfones, e também Phanton power (você vai precisar disso p/ MXL990) possibilitando o uso de microfones a condensador, aceita ligação de cabos balanceados. e um equalizador de 3 bandas em todos os canais.

    A placa de som é de pobre. Sound Blaster Vibra 128, mas junto com a UB802 a gravação de voz fica limpíssima. chegando a uma relação sinal/ruído de 75db. já com uma equalização de reforço nos agudos (gosto pessoal). Sem equalizar a relação S/R sobe mais!!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/06
    · votar


    Na minha opniao, eu tbm acho que vc deveria comprar um UB802 da Behringer... eu gostei muito da qualidade.. e se vc quer um mic condensador, precisará de Phantom Power 48V, que essa mesa oferece.
    Mixer que eu uso: Behringer UB802

    Eu pensaria mais na compra do microfone... eu ja ouvi a sua voz em uma das suas gravações no forum e recomendaria você comprar um V67, que é um microfone condensador específico para voz e já o elogiaram muito. Como você tem uma voz mais escura (canto lírico), eu recomendo essa mic que dizem ter o 'calor' dos microfones valvulados.
    Microfone que eu uso: Philips SBC MD 650 (Dinâmico)

    Para placa de som, recomendo sem dúvida uma ESI Maya 44 se nao me engano pelo nome... realmente é uma placa impressionante pela qualidade e principalmente pelo preço (em alguns lugares vc axa por 350 reais) Placa de som que eu uso: Sound Blaster Audigy 24 bits

    Para fones, a saida será da placa de som (pelo menos é como eu faço aqui). Precisara de um fio de fone longo neh. Para fones, recomendo comprar os AKG e os da Boss.
    Headfone que eu uso: Philips SBC HP800

    Software que eu uso: Cubase SX 3 e Sound Forge 8 + Plug ins.

    Por fim, cabos. Eles tbm são importantes. Recomendados são Santo Angelo e Monster Cable.
    Cabos que eu uso: Philips, Santo Angelo e Monster Cable

    Sei que meus equipamentos não são de primeira linha, mas eu tenho que dizer que o meu Fone é ótimo. Estou muito satisfeito e eu ja experimentei outros (inclusive alguns profissionais) e prefiri o meu. O microfone da Philips também é excelente e pode comprar sem medo. É claro que ele não ganha de um condensador.

    Para conferir a qualidade da gravaçao, entre nesse link:

    Sylvio Lima - Stand by your side

    Espero ter ajudado.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/06
    · votar


    Ajudaram sim, e como!
    Só assim mesmo pra gente ter uma idéia do que e como fazer.
    Valeu gente. E se alguém tem mais dicas vai pondo aí !!

    busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu tenho 2 mics
    um xm8500 behringer e um shure sm57 (esse mais pra microfonar) e possuo uma ub802 tb

    tanto o behringer como o shure são ótimo pra voz.. e a mesinha pra equalizar é uma beleza!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando apenas voz - equipamentos?