Autor |
Mensagem |
Lipe Pereira Membro |
# mai/13 · Editado por: Lipe Pereira
Boa noite galera
Sou teoricamente novo no forum, eu ja costumava acessar um tempo atraz, mas perdi meu email antigo e mais um monte de rolo, anyway, cadastrei de novo e aqui estou eu ^^
A historia é a seguinte, eu tenho uma banda ja ha algum tempo(uns 5 anos, eu estou nela ha 3), e a gente resolveu investir agora e levar as coisas a serio, estamos organizando alguns eventos na nossa cidade, e está sendo bem bacana, estamos tentando conseguir uma grana pra gente conseguir comprar nosso equipamento de som e luz e etc, pra nao termos mais que ficar alugando cada vez que a gente vai tocar
Agora vem a parte que interessa xD
A gente ta pensando em gastar de 15 a 18 mil com todo equipamento, eu estou aqui agora pedindo a ajuda de voces, fodões mais experientes do forum, sobre quais equipamentos a gente compra, abaixo segue a lista do que a gente planeja comprar.
Mesa de 16 a 24 canais pra controlar tudo
mesa de 8 canais pra controlar os microfones da batera
set de microfones pra bateria
1 microfone pro vocalista, tem que ser fodão, a gente tava pensando num shure de em torno de 800 reais, sem fio...
4 microfones pra back vocal, pode ser mais baratinho, com fio
Agora as paradinhas que vão no rack da mesa de som: compressor mesa som equalizador mesa som equalizador retorno rack mesa potencia das mais fortes - 2 un. potencia das +- p/ retorno
3 caixas de retorno
2 caixas de som grandes pra ficar perto do palco, essas tem que ser boas...
2 caixas pra deixar mais de reforço, menores, pra deixar mais do meio do ambiente pra traz...
1 meduza de som p/ 24 canais (meio a meio) p10 e entrada daquelas de microfone
microfone pra microfonar a caixa de som do violão, guitarra e um direct box pro baixo
por enquanto é isso... falta algo? dicas de marcas? algo está sobrando? conte-me suas experiencias kkkkkk
edit aqui: a gente toca em lugares com em torno de 700~1000 pessoas
|
kiki Moderador |
# mai/13
· votar
Lipe Pereira olá. eu não sou dos fodões mais experientes do forum, mas vou tentar ajudar um pouquinho.
entrada daquelas de microfone chama XLR ou canon.
2 caixas de som grandes pra ficar perto do palco, essas tem que ser boas... 2 caixas pra deixar mais de reforço, Isso voce tem que conhecer em função da potencia que voce procura. Em geral, caixas de 2 vias com um woofer de 12" já fica legal.
considere a opção de ter caixas ativas e eliminar a potencia, pode ser mais pratico. ou só pra retorno, ou talvez pro PA todo.
potencia das mais fortes - 2 un. potencia das +- p/ retorno essa "força" tem que ver bem. é a potencia, quantos watts (RMS, sempre). é bem dificil ter certeza quanto é bom, pesquise sobre o assunto.
microfone pra microfonar a caixa de som do violão porque nao só directbox? seria bem mais pratico.
compressor mesa som equalizador mesa som se tiver quem saiba usar bem tudo isso, beleza. se nao, pode ver alguma mesa que ja venha com isso embutido. faltou pensar tambem em efeitos, no minimo um reverb. existem mesas que vem com isso tambem.
A gente ta pensando em gastar de 15 a 18 mil nao sei quanto custa equips de luz, mas pra audio me parece que dá pra um equip bom. acho.
a gente toca em lugares com em torno de 700~1000 pessoas uma ocnta bem, mas beeeeeeeeeeem simples, é 1w de potencia por pessoa, entao o sistema de voces seria bom ter pelo menos 700w. mas varia muito (pode chegar ao dobro), dependendo se o lugar é aberto, se a acustica é ruim...
pra retorno, seria bom pelo menos uns 300w.
é isso, aguardemos os mais experientes.
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
kiki
valeu pelas dicas brother
pra mim você é oficialmente um dos fodões mais experientes do forum xD
sobre a grana que eu citei, seria esse valor só pro som mesmo, iluminação a gente vai ver mais pra frente
no mais, valeu pelas dicas, ja da pra começar a pesquisar melhor agora, eu tava totalmente perdido xD
|
kiki Moderador |
# mai/13
· votar
Lipe Pereira pra mim você é oficialmente um dos fodões mais experientes do forum xD queisso, eu manjo só um pouco de audio, nunca mexi com nada profissional. tem gente bem mais entendida do que eu aqui!
já pesquisei bastante porque fui comprando algumas coisas pra ensaio e apresentações pequenas (100-200 pessoas).
sobre a grana que eu citei, seria esse valor só pro som mesmo, iluminação a gente vai ver mais pra frente então acho que tá muito bom! pesquise mais, mas deve dar.
só pra constar, esqueci de falar algumas coisas no outro post:
- eu comprei uma mesa yamaha (mg 166 cx) e uma caixa ativa (que faz par com uma passiva igual) da attack (vrf 1230). a mesa já vem com compressor em alguns canais, e efeitos digitais (só uso reverb). a caixa tem 300w, dá e sobra pra ensaio e apresentações pequenas. to bem satisfeito com esse equip. vale a pena ver os modelos dessas marcas que podem te servir.
- vale tambem pensar em quem vai operar tudo isso. é legal que o tecnico de som nao seja alguem que está tocando na hora! pense nele como mais um integrante da banda, um cara que saber operar a mesa, que entende de audio, que organiza os cabos, que faz parte do show, só nao tá no palco.
no mais, valeu pelas dicas tamos aí pra isso!
|
brunolegionario Veterano |
# mai/13
· votar
Dica:
veja sobre CABOS. compre CABOS bons porque senão não adianta ter equipo de 100 mil reais com cabos ruins. É serio, às vezes vale mais gastar um pouquinho nos cabos que de repente num microfone "melhor" que outro.
|
strinbergshredder Veterano
|
# mai/13
· votar
Lipe Pereira bom cara, apesar de vocês terem uma quantia razoável pros equipos, me atrevo a dizer que ainda vai ser pouco pra tudo o que vocês querem...
Aqui no RJ por esses dias vi uma mesa Yamaha de 24 canais, apenas a mesa, de R$22000 por R$18900....
Por isso acho que vocês vão ter que dosar bem o orçamento aí...
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
kiki
valeu de novo pela ajuda bro
to dando uma olhada nessas marcas que tu citou sua mesa é essa?
http://www.magazineluiza.com.br/mesa-analogica-16-canais-yamaha/p/0871 089/im/imms/
a gente ta vendo tudo certinho, atualmente a gente contrata o pessoal do som, ai ja vem os tecnicos pra comandar tudo, a gente tem ciencia que a gente vai precisar ter um dedicado a banda também, mas valeu pela dica
e valeu de novo pelas dicas
brunolegionario
a gente ta vendo isso também, com toda certeza é uma parte vital do sistema! não adianta vc produzir um som foda, que vai ser tocado em uma aparelhagem foda, se todo esse som se perder pelo caminho xD
valeu pela dica
strinbergshredder
po mano, desanima a gente nao asuhshhuashuashua mas valeu pelo toque
a gente vai pesquisar bastante a melhor alternativa
eu to indo pros states daqui uns 2 meses também, talvez role até uma importação pra tentar economizar, mas a gente nao quer botar isso nas contas por enquanto, até pq é mais importante a gente definir bem o que a gente precisa primeiro...
caso a gente defina que a grana não vai dar pra suprir nossas necessidades a gente tem a possibilidade de tentar aumentar o orçamento, nada que umas vendas dos carros do pessoal da banda não resolva sshuashusahua
|
strinbergshredder Veterano
|
# mai/13
· votar
Lipe Pereira hahaha, desculpa cara, mas n eh querendo desanimar, é apenas a verdade..rsrs
Trazer de fora parece ser uma ótima alternativa, pelo menos pra alguns dos items aí (lógico que trazer uma mesa de 24 canais dentro de uma mala fica bem difícil..kkkk)
Mas isso aí, pesem bem e definam antes o que vcs realmente precisam...
|
Ismah Veterano |
# mai/13
· votar
A gente ta pensando em gastar de 15 a 18 mil com todo equipamento, eu estou aqui agora pedindo a ajuda de voces, fodões mais experientes do forum, sobre quais equipamentos a gente compra, abaixo segue a lista do que a gente planeja comprar.
Mesa de 16 a 24 canais pra controlar tudo
uam digital pode sair mais caro, mas elimina muita coisa (compressores equalizadores, efeitos), o que faz dela mais prática.
mesa de 8 canais pra controlar os microfones da batera
não acho nescessário, é dispensável
set de microfones pra bateria
Tirando que vcs sejam alguma banda estilo vintage (cover do Queen, por exemplo) não economizem, comprem uma marca boa que não vá dar problemas. se tiverem experiência, ou alguém com experiência a disposição, podem compor um kit de bateria...
1 microfone pro vocalista, tem que ser fodão, a gente tava pensando num shure de em torno de 800 reais, sem fio...
tenho experiência com SM57 e SM58, gostei mais do médio grave do SM58, só usaria o SM57 se fosse um grupo de hard rock, heavy metal, syphonic metal - ou seja vocais agudos massacrantes, ou femininos líricos
4 microfones pra back vocal, pode ser mais baratinho, com fio
Novamente repito o SM58, me trouxe resultados melhores
Agora as paradinhas que vão no rack da mesa de som:
compressor - ainda apostaria na mesa digital equalizador - tem um de 2 ch, 32 vias, e baixo custo da Behringer, é o que eu uso, e venho gostando, com uma mesa digital - Yamaha LS9 por exemplo - vc terá isso nela mesma já... atualmente se costuma usar um Processador, que nada mais é que, um equalizador e crossover digital, compensa muito, tenho um Peavey a disposição e gosto dele, se bem usado nada a reclamar
rack mesa é mais detalhe, vcs mesmos podem fazer em compensado naval, cantoneiras e tal, ou comprar pronto em fibra e blá blá blá
2 caixas de som grandes pra ficar perto do palco, essas tem que ser boas...
2 caixas pra deixar mais de reforço, menores, pra deixar mais do meio do ambiente pra traz...
e o divisor (crossover/processador) que vc esqueceu
eu prefiro usar 3 (mono) ou 6 (stereo), para isso vc precisa o crossover/processador que mencionei...
com isso trabalho em 3 "zonas de frequências"
Grave, 4 "SB850 - também chamada trapezoidal e frontal" com 2x18" (Eros)
Médio, 4 Line array Tgr 1x12" (Selenium)
Agudo 4 Line array Tgr 1xTi 2"
já usei também 5 vias(mono)/10 vias stereo
Subgrave, 4 caixas T18 1x21" (sim, é gambiarra, pq a T18 é para um falante de 18")
Grave, 2 caixas MTL2 com 2x18"
Médio-grave, 8 Line array EAW (1x15")
Médio-agudo, 8 Line array EAW (1x10")
Agudo 8 Line array EAW (1xTi 2,5")
potencia das mais fortes - 2 un. ou módulos ou amplificadores...
Tgr (Taigar), Studio R, Ciclotron, Oneal... são algumas maracas alternativas, eu voto no Tgr e Studio R, não reclamo dessas...
potencia das +- p/ retorno 3 caixas de retorno
eu usaria caixas 1x12 + Ti 1,5", tem da JBL, Behringer e tal, que são boas, e já são amplificadas...
1 meduza de som p/ 24 canais (meio a meio) p10 e entrada daquelas de microfone
"aquelas de microfone" é XLR, Canon é sobrenome do criador do plug, e pouco usual, mas não é errado. Nada contra demais marcas, mas MarGirius é a melhor que encontrei até hoje.
Medusa, eu tenho uma "Ching Ling", que não recomendo, já gastei mais fita isolante lá que vale o cabo, uma Santo Ângelo eu gostei, e compre um de 32 vias, pq se usar DMX já mata ali... Tem o plano B, que é usar um Wi-Fi para fazer isso, mais uma vez usando tecnologia digital... um amigo meu que é técnico, me explicou como fazer, mas eu não consegui anotar, quando tiver vou publicar aqui...
microfone pra microfonar a caixa de som do violão, guitarra
Faça o Violão em linha e seja feliz, consegue evitar bastante problemas, pra guitarra um SM57 mata a pau. Ou um simulador de Amp, no set de pedais do guita...
e um direct box pro baixo
eu tenho um cabeçote Meteoro ???, e ele tem um DI interno, que não me causa problemas. Antes tinha um GK, que necessitava o externo, aí usava uma conexão Y, e enviava um sinal pro cabeçote e outro direto pro DI... ficava afu, mas cortava o timbre do cabeçote... como isso não tinha importância pra mim na banda, não fazia diferença.
Acho que é isso... De luz, hoje em dia compensa simular uma mesa foda (vc encontra fácil na net Avolite Pearl 2004 Simulator, e um monte de tutoriais)...
|
Ismah Veterano |
# mai/13
· votar
Esqueci de falar!!!
Quanto as caixas em duas posições, ao ar livre não tem grande problemas, mas em lugar fechado, vcs vão ter que penar bonito pra achar alguém que queira equalizar... EU não ia nem tentar, por menos que o dobro do cachê... isso gera muito embolamento de frequências... sem falar que vc precisaria equalizar diferente as do meio (mesmo se forem usadas como delay, eu não gosto, pq causam problemas em cada lugar que se monta, fica válido se for em um lugar fixo - igreja por exemplo)
umas apostilas de audio
http://msomeletronica.com.br/apostilas/sonorizacao/sonorizacao_ambient al2.pdf
http://www.etelj.com.br/etelj/artigos/audio.pdf
Dá volume!
|
Ismah Veterano |
# mai/13
· votar
Essa Yamaha MGP16X eu gostei... tem recursos legais... Um paramétrico bem definido e tal....
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
Ismah
po velho, brigadão mesmo, altas dicas maneiras vo passar o feriadão tentando processar todas informações que voce me deu valeu mesmo pela ajuda
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
tava aqui navegando no google vendo coisas e coisas
de repente me deparo com essa maravilha
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479636398-kit-05-microfones-arc ano-a-57-ou-a-58-shure-sm57-sm58--_JM
Kit 05 Microfones Arcano A-57 Ou A-58 = Shure ( Sm57 Sm58 )
esse povo manja demais! um conjunto com 5 mics, que são iguais aos da shure, custando os 5 um terço do custo de 1 da shure... seems legit
|
El_Cabong Veterano |
# mai/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
Estes tempos eu estava pensando numa sonorização que não fosse muito cara, mas que desse conta do recado. Eu tinha pensado nesta configuração abaixo. Acho que sairia uns R$ 15.000
- 1 Mesa de som Behringer SX 3242FX (com 32 canais, 2 módulos de 99 efeitos, equalizador, ...) - 4 Caixas passivas de retorno p/ palco de 125W RMS / 8 Ω - 1 Amplificador de potência mono DClassAudio D500 500W RMS / 8 Ω (para 4 retornos) - 1 Kit de 3 Microfones Behringer XM1800s (para 2 tons e 1 surdo da bateria) - 2 Microfones Behringer XM8500 (para 1 bumbo e 1 caixa da bateria) - 2 Kits de 2 microfones condensers Behringer C2 (para 3 pratos e 1 chimpô da bateria) - 4 Microfones Behringer XM8500 (para backvocais) - 1 Microfone Shure SM58 (para vocal principal) - 14 Pedestais p/ microfones - 1 Cubo amplificador para guitarra Laney LV100 - 1 Cubo amplificador para baixo Staner Baixo Shout 110B, 100W RMS - 30m de Multicabo Santo Ângelo de 28 vias com plugues XLR - 6 Amplificadores de potência stereo Behringer EPX3000 (para line arrays) - 12 Caixas de palco line arrays passivas de 900W RMS / 4 Ω (6 para cada lado do palco) - 2 Amplificadores de potência stereo Behringer Inuke NU6000 (para subgraves) - 4 caixas passivas de subgraves com subwoofer de 18" 1500W RMS / 4 Ω
Com estes equipamentos acima (desde que as caixas passivas Line arrays e subgraves tenham uma alta sensibilidade SPL em dB/w/m) já pra fazer um bom show para umas 3.000 pessoas, mas claro que, com uma grana maior que R$15000, estes equipamentos poderiam ser substituídos por outros de outras marcas mais conceituadas e caras: Yamaha, Mackie, Shure, Rode, JBL, ...
|
Ismah Veterano |
# mai/13
· votar
Lipe Pereira
Lipe fiz o que vc pediu: contei minha experiência rs
esqueci de dizer que umas treliças são necessárias para suspender as lines... aí vc pode preparar o bolso... tá bem caro pro meu lado... e ao que parece, vc pode conseguir possivelmente, talvez, um empréstimo no BNDES em nome da cultura...
se eu falei grego em algum momento, me avise... costumo me exaltar rs acho que pra vc é interessante dar uma navegada em alguns fóruns de equipe técnica, como o "som ao vivo"...
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
El_Cabong
to dando uma olhada nesses equips que vc citou tem coisa ai realmente interessante
Ismah
valeu de novo relaxa, se eu nao entendo algo, eu do uma pesquisada no assunto e acabo descobrindo xD eu li aquelas 2 apostilas que vc me passou, aprendi um bocado com elas
|
El_Cabong Veterano |
# mai/13
· votar
Lipe Pereira Pois é. Com R$ 15000 acho que eu montaria este set que eu citei. Obs.: Os microfones para bateria que eu citei são baratos, mas eu já vi um cara tirando um excelente som de batera com eles. A bateria estando bem afinada e o cara da mesa sendo safo na equalização fica excelente. Eu já vi isso acantecer !!
|
Lipe Pereira Membro |
# mai/13
· votar
El_Cabong
cara, vc fala isso pq realmente vc nao viu as gambiarras que a gente ja fez ashahssahaushuashuash valeu de novo pelas dicas
|
Ismah Veterano |
# jun/13
· votar
Cuidado que nessas gambiarras vcs podem fazer algo que um outro não saiba - na banda que trabalho ligaram as graves com tomadas de 30A, e fizeram um Bridge para ligar as pontas com positivo, e o neutro no meio... eu não sabia (normal é o meio e uma das pontas pra positivo), liguei com um plug de 2 pinos... só ouvi um "puff" e lá se foi módulo (Studio R X8) pro beleléu...
|
El_Cabong Veterano |
# jun/13
· votar
Ismah Bah !!!! Aí é complicado. Todos os equipamentos tem que ter tomadas de 3 pinos e (fase ser fase mesmo / neutro ser neutro mesmo / terra ser terra mesmo) !!!! Abçs.
|
Lipe Pereira Membro |
# jun/13
· votar
Ismah
po, gambiarra assim também nao sahuashuasuhahuas a gente ja fez gambiarra em que eu usava o microfone que tava na bateria pra poder cantar, detalhe, sem tirar ele da bateria revezamento monstro sauhsahasuhahusa
El_Cabong
com certeza, o problema mesmo é quando vc vai tocar num lugar e lá só tem tomada de 2 pinos sem aterramento xD
gambiarra que envolve eletricidade nunca, ta doido, isso mata pessoas uahuashusahushuu
|
El_Cabong Veterano |
# jun/13
· votar
Ismah El_Cabong
As vezes eu levo meu teclado para tocar em shows, ou em igreja, ... E ele é um teclado caro: Yamaha Motif XS7 com tomada de 3 pinos e tudo certinho. Aí eu chego no lugar e só tem tomada 2 pinos. Eu fico com muito medo !!!!!!!
|
Lipe Pereira Membro |
# jun/13
· votar
El_Cabong
i know that feel bro passo o mesmo com o ampli do meu baixo direto xD
|
Ismah Veterano |
# jun/13
· votar
El_Cabong
Todos os equipamentos tem que ter tomadas de 3 pinos e (fase ser fase mesmo / neutro ser neutro mesmo / terra ser terra mesmo)
Estamos tratando cabos que ligam potências/módulos/amps as caixas do PA, situação onde não existe aterramento ;-D~
se liga por padrão as tomadas de 3 pinos (usadas no lugar dos plugs speakon) em + + - e nunca + - +... não sei se me fiz entender...
|