Dúvida Sobre posição de Dutos

    Autor Mensagem
    Apmixsom2
    Membro
    # abr/13


    Tenho uma dúvida, possuo 4 caixas de grave com 1x15 de 500rms cada, coloco duas caixas de cada lado sendo uma em cima da outra. Porém tenho dúvidas sobre a posição que devem ficar os dutos para um melhor desempenho das caixas.
    Segue link com a imagem dos esquemas que montei para melhor entendimento.
    http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=13444

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Acho que tu tens que ver primeiro qual é a frequência de ressonância do alto falante. Isso diz nas especificações técnicas dele.
    Para um alto falante de 15" acho que tu deves usar um duto de 100mm de diâmetro.
    Faz um furo redondo de 100mm de diâmetro na caixa de madeira, introduz alí o duto de 100mm com comprimento de uns 40cm, coloca o alto falante para reproduzir uma senóide com exatamente aquela frequência de ressonância. Fica na frente da caixa, e mexe com o duto para ver em qual posição (mais pra dentro ou mais pra fora) o som fica mais alto (mais volume). Achou a posição, marca alí o duto com um lápis, corta o duto naquela posição, e cola no lugar.

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    Apmixsom2
    coloco duas caixas de cada lado sendo uma em cima da outra.

    Ahhh...experimenta colocar junto ao invés de separadas. Pode ser no meio, no canto, no teto mas coloca junto...

    Probleminhas de cancelamento e soma de freq.


    EDIT: É complicado o posicionamento de mais de um subwoofer...pra não ter enroscos se você não for fazer os cálculos acústicos, coloque-os juntos. Se sim, faça os cálculos com muito cuidado, pode resolver alguns problemas de freq. estacionárias de uma sala não tratada, mas aí o buraco vai ficando mais embaixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Sobre posição de Dutos