duvida sobre posição de mic condessador em home estudio!

    Autor Mensagem
    VANONERAPMAN
    Veterano
    # ago/12


    Eu gostaria de ajuda dos colegas sobre posição de um mic condesador pra gravação de voz....

    qual seria a posição correta de um mic condesador? de cabeça pra baixo ou cabeça pra cima?

    ele teria de estar moderadamente encostado na espuma perfilada?

    qual a distançia para que o cantor quando colocar sua voz ele deveria estar do microfone?

    a distancia do pop filter para o mic é d 10 cm?


    a acustica influençia realmente na gravação de voz? ese usasse uma cabine acustica ou uma caixa acustica colocando o mic dela dentro da cabine ou caixa acustica,traria solução?


    sendo que ele é um mic que nao é omidirecional!

    podem me ajudar colegas?

    .omni
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    VANONERAPMAN
    Condensador*

    de cabeça pra baixo ou cabeça pra cima?

    Tanto faz.

    ele teria de estar moderadamente encostado na espuma perfilada?

    Não.

    qual a distançia para que o cantor quando colocar sua voz ele deveria estar do microfone?

    Mais ou menos um palmo.
    Já experimentou?

    a distancia do pop filter para o mic é d 10 cm?

    Pode ser menor.

    a acustica influençia realmente na gravação de voz?

    Claro que não, as pessoas gastam centenas de milhares de dólares pra construir salas boas porque gostam de rasgar dinheiro.


    ese usasse uma cabine acustica ou uma caixa acustica colocando o mic dela dentro da cabine ou caixa acustica,traria solução?

    Depende da sua definição de solução.

    sendo que ele é um mic que nao é omidirecional!

    Ainda bem, imagina só, omidirecional é complicado.

    rock_simpsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    de cabeça pra baixo ou cabeça pra cima?

    não existe regra, depende da fonte sonora e da sala ou cabine, ou do resultado esperado.

    qual a distançia para que o cantor quando colocar sua voz ele deveria estar do microfone?

    Quantos canais vai usar pra gravar a voz? se for dois pelo menos um dinamico e um condenssador cardioide fica bom, a distância tanto faz desde que meça bem antes os mics e faça os calculos devidos pra acertar a fase se for mixar em 1 canal ou se gravar em dois canais separados ai fica facil pq depois vc corrige a fase e pode trabalhar com mais opções na hora da mix..

    tente começar escutando bem o som da sala com um mic omnidirecional, eu gravo em casa em varios lugares sempre dando um trato acustico onde gravo geralmente no chão, no bumbo, teto, cantos e paredes, portas, janelas..

    .omni
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rock_simpsom
    Quantos canais vai usar pra gravar a voz? se for dois pelo menos um dinamico e um condenssador cardioide fica bom, a distância tanto faz desde que meça bem antes os mics e faça os calculos devidos pra acertar a fase se for mixar em 1 canal ou se gravar em dois canais separados ai fica facil pq depois vc corrige a fase e pode trabalhar com mais opções na hora da mix..

    Aí é que você se engana.

    rock_simpsom
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    .omni

    onde?
    não sei se esse seria o caso mas muitas pessoas aqui utilizam uma mesa de 2 canais pra gravação de violao e voz, se a pessoa vai gravar por exemplo em uma fast track com apenas um cana,l porem quer tb colocar um outro mic pra pegar o som da sala ou captar aquele som mais "limpo"... então supondo que seria uma mix de dois canais, um condenssador cardioide ou omni afastado e um sm57 na frente do vocal..

    se for gravada assim sem acertar a fase provalvelmente ou melhor com certeza vai cancelar muita coisa, então teria que ver o comprimento da onda e calcular a distancia exata do mic condenssador, já que o sm57 ta na frente do vocalista...

    tb não vejo problema nenhum em fazer qualquer tipo de ajuste de fase depois se for gravado em canais separados, bom se for apenas inverter a fase, é só inverter o cabo mas se a distancia for diferente tem que acertar a fase depois..

    tb não falo sobre equalização. nem sobre timbrajem "apos" gravar, quando gravo, se tenho muitos mics a minha disposição pra gravar apenas uma fonte sonora, raramente uso equalização..


    agora se tratando de apena sum mic condenssador cardioide, não tem misterio...
    abs

    .omni
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rock_simpsom
    No "aí fica fácil".

    porem quer tb colocar um outro mic pra pegar o som da sala

    Acho isso uma péssima idéia, ainda mais num home studio.

    um condenssador cardioide ou omni afastado e um sm57 na frente do vocal..

    Em alguns casos isso até quase que faz sentido (tirando a parte do sm57), mas numa gravação de voz não muito. Muito menos num home studio.

    fase

    Aposto um doce com você que ele nem sabe o que é fase.

    tb não falo sobre equalização. nem sobre timbrajem "apos" gravar, quando gravo, se tenho muitos mics a minha disposição pra gravar apenas uma fonte sonora, raramente uso equalização..

    Ok, né.
    Cada um é cada um.
    :)

    rock_simpsom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    pois é..

    eu não não entendo muito sobre acustica, mas como gosto de gravar em varios lugares diferentes, aqui ondo moro tenho varias opções..
    area, corredor, sala cubica, sala grande, com teto alto, paredão de pedras, tem o espaço entre as casas, tenho um galpão sem forração, e gravo em qualquer lugar, as casas sempre uma bagunça, aquele monte de fio pra la e aterramento em varias salas..

    eu gosto muito de gravar ambiencia, as vezes uso 2 mics, mas não forço muito a ambiencia na mix, mas depende muito do estilo ou do som que se busca, não gosto de plugin de reverb..

    é bom escutar e fazer comparações entre salas,reproduzir varias tecnicas de microfonação diferentes em todos os ambientes, ir corrigindo alguma sobra, demora e leva muito tempo mas é bom demais, sempre há alguma coisa pra aprender..

    ABS

    VANONERAPMAN
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    tipo galera olha só como faço pra gravar voz,eu peguei uma caixa de cerveja de isopor isolei ela por dentro com espuma perfilada e introduzi o mic condessador dentro dela! o pop filter eu deixei ums 10 cm de distançia,sendo que colocando a voz a pessoa te que estar em direção da caixa,resultado com esta experiençia o som saiu limpo,sendo que a voz direçionada na caixa a pessoa fica mas ou menos 80 cm de distançia! increvel que pareçe deu certo! é claro pra retirar ruidos externos eu uso pedaleiras noise reducer de guitarra e tambem a pedaleira da boss,mas deu certo a voz sai limpa! estes dias eu li em uma materia em um site americano que existem pessoas que gravam ate dentro de armario,entao eu fiz essa enquete para tirar esta duvida pois em lançe de estetica do home estudio eu queria fazer um biombo acustico de 4 seguimentos!

    Mas..... ja que ta dando certo! eu to levando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre posição de mic condessador em home estudio!