Como avaliar fone de ouvido?

    Autor Mensagem
    Lpitangueira
    Membro
    # mar/13


    Olá pessoal do fórum Cifraclub,

    Estou com dois fones de ouvido aqui comigo e pretendo doar um deles pra um amigo, mas queria escolher o melhor pra mim. Acontece que não sei como avaliar qual deles é melhor:

    Headphone Stagg SHP4500 Studio Sounds
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464478824-headphone-profissiona l-stagg-shp-4500-200mw-_JM

    Sennheiser HD 201
    http://www.playtech.com.br/Fone-Semi-Aberto-Sennheiser-HD-201-27861.as px/p

    Logicamente as respostas deles são diferentes: o som do Sennheiser me agradou mais do que o do Stagg, mas tenho medo de que o Sennheiser seja desses que enfeita o som, e como meu objetivo é de usar os fones para auxiliar na mixagem, preciso de uma resposta de frequencias mais fiel.

    A pergunta é: existe alguma forma de descobrir qual deles tem a resposta de frequencia mais fiel? Tanto ouvindo eles quanto pelas especificações. Com qual dos dois vocês ficariam?

    Muito obrigado!

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lpitangueira
    Esse Sennheiser colore bastante sim, é o propósito dele: ouvir música.
    Mas é um bom fone e eu escolheria ele entre esses dois.

    Lpitangueira
    Membro
    # mar/13
    · votar


    .omni,

    mas porque voce escolheria o sennheiser e nao o stagg?

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lpitangueira
    Pode ser puro preconceito da minha parte, mas a Sennheiser é uma marca com muito know how e muito merecidamente estabelecida no mercado. Apesar de eles terem produtos de todos os níveis de qualidade, mesmo os mais baratos (como esse fone) vão manter esse padrão. Nunca vi nada ruim da Sennheiser.
    Agora, a Stagg é uma marca que não me diz muita coisa. Tudo bem que ela tem décadas a menos de mercado que a Sennheiser, mas nunca vi nada deles que me chamasse a atenção. Pra mim é como a Behringer, é uma marca que se especializa em produtos baratos e de "custo/beneficio".
    É implicância minha, até que me seja provado o contrário.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    .omni
    Cara, me tira uma dúvida: o que seria, tecnicamente, esse "colorido" que um fone como esse Sennheiser aplica no som?? Ele privilegia certas frequências, e atenua outras, é isso?? Como a gente pode avaliar se um fone é "flat" ou "colorido"??

    SkyHawk
    Membro
    # mar/13 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Amigo, tem software para isso.....!!!! Na apple store tem város e vst para computador tmb. Baixa testa a resposta a frequência e decide tencnicamente.

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
    · votar


    brunowebguitar
    Ele privilegia certas frequências, e atenua outras, é isso??

    Sim, certamente. Assim como a maioria das caixas de som de computador, "hi-fi's", etc. Uns fazem isso porque são ruins, outros fazem isso pra fazer tudo soar "melhor", geralmente fazendo aquele sorriso feliz no EQ.
    Mas as pessoas tem uma idéia meio errada a respeito do conceito de "flat". Eu leio por aí pessoas dizendo que "monitores de estúdio são flat" e perguntando se "essa caixa é flat" sobre um link do ML.

    O negócio é que flat não existe. Todo fone, caixa de som ou monitor vai ter seu grau de coloração. Os fones de audiófilo geralmente tem características mais planas e beirando o sem-graça de certa forma, como alguns monitores de estúdio pelo mesmo motivo. Porém todos sem exceção tem seus níveis (mesmo que homeopáticos) de coloração. E mesmo que ele seja bem plano em termos de reproduzir frequências, existe o fator timbre, e esse jamais será igual.
    Agora, a maneira correta de avaliar é colocando no ouvido, infelizmente é a única maneira. Porém, todo fone tem um gráfico que representa as frequências que ele reproduz, mas ela não é tão simples de avaliar (não basta ser uma linha reta).

    Esse é um fone dessa categoria de audiófilos, provavelmente o Pelé dos fones:
    http://www.headphone.com/headphones/sennheiser-hd-650.php

    Dá uma olhada no gráfico dele.

    Geralmente esses fones são de fundo aberto e alta impedância, são fones mais sensíveis e pra apreciação de música, geralmente com pré-amplificadores dedicados pra eles (com bastante ganho!).
    O lance é você entender tudo o que está sendo reproduzido pelo fone (ou caixa de som), por isso que tem gente (eu incluso) que usa esse tipo de fone ou qualquer outro pra auxiliar a mixagem. Mas sabendo que eles não são "flat" e conhecendo as características de cada um.

    Parênteses:
    Isso de "flat" vale pra gravação também. Uma vez veio um baterista falar "eu quero que grave minha bateria toda flat", ou seja, sem equalizar ou comprimir nada. Aí tem que explicar pra ele que o microfone não é flat, nem o pré, nem o cabo, nem o transformador, nem a mesa, nem o conversor, nem a caixa de som, nem a sala, nem o fone. Etc.
    O que existe é a imutável lei do play: tem que dar play e tem que soar bem. Se pra chegar num resultado melhor você vai querer puxar ou atenuar certas frequências, passar em um compressor, antes do som virar digital, faça-o. Tudo vale.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    .omni
    Muito obrigado pela explicação!!

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha.
    É muito nobre de sua parte fazer doações.
    Mas também é importante ter diferentes fones de ouvido, quanto mais melhor.
    E por melhor que seja o fone todos tem uma certa vida útil, e um dia vão ter que ser substituídos.
    Diferentes fones nos ajudam a testar mixagens.
    Pois se uma gravação soa bem em dois fones diferentes é um bom sinal.

    Lpitangueira
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Fabio Rolim
    que software seria esse? e como funciona? ele gera uma frequencia e eu analiso ouvindo e comparando os dois fones?

    .omni
    Muito obrigado!

    Adler3x3
    Concordo com voce, mas o cara é um grande amigo meu que também faz algumas mixagens mas é pobrinho... Inclusive um sempre ajuda na mix do outro, entao, se ele tiver um fone bom vai ser melhor pra mim também. Um fone eu já tinha e o outro veio de brinde com a interface, aí decidi doar um! Mas valeu!

    SkyHawk
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Tem um software para iphone/ipad se chama simplesmente "Headphones Test".... bem direto não ??? rssssss.

    Achei bem eficiente, ele calibra a sensibilidde do seu ouvido com base na sua idade e depois dispara alguns testes de áudio, conforme você vai respondendo aos testes no final ele emite uma nota para seu phone.

    Particularmente eu gostei do resultado, simples e bem eficiente.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Fabio Rolim
    sabe se tem algo parecido pra android cara??

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lpitangueira
    Cara, tenho esse sennheiser hd 201 e particularmente não gosto! O som não é ruim, mas ele aparenta ser muito frágil e o volume é consideravelmente mais baixo que meus outros fones.
    Por essa faixa de preço eu iria de AKG K44. questão de gosto mesmo.

    SkyHawk
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Confesso que de Android eu não conheço nada, mas já ouvi dizer que tem VST com a mesma proposta.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Fabio Rolim
    entendi cara... de qq forma, valeu ae!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como avaliar fone de ouvido?