Cadeia de efeitos em equipamentos de reprodução de áudio

    Autor Mensagem
    vitcunhaaa
    Membro
    # mar/13


    Olá (:

    É meu segundo post no fórum, criei a conta especialmente para postar duas perguntas, essa é uma delas.
    Primeiro de tudo, não sei se é exatamente o fórum certo para isso (talvez o Gravação e home studio; podem mover se for o caso), mas de toda forma resolvi postar aqui.

    Tenho um sistema de som das antigas, herdado do meu tio, com muitas peças.
    Ele é usado somente para reprodução de música.

    Em conversa com ele, eu, como toco guitarra, perguntei qual era a melhor ordem para se colocar os equipamentos, já que em guitarra há uma ordem correta/mais certa para os efeitos e pedais.

    Procurei na busca, só achei um tópico de guitarra mesmo, que o moço trazia o seguinte:
    Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb (http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/)

    O mesmo serve para reprodução de áudio?
    Poderiam me recomendar qual a melhor ordem para ligar os equipamentos?

    São eles:
    - Fonte de áudio, obviamente (podendo variar de toca discos até computador ou rádio)
    - Equalizador
    - Pré (par com o power 01)
    - Power 01 (par com o pré)
    - Power 02
    - Power 03 e 04 (são iguais e são mono)
    - Câmara de Eco
    - Redutor de ruído
    - Divisor de Frequencia
    - Mixer
    - Compander (é um WB 202 Dual Band Compander)
    - Timer

    O óbvio, até onde consigo saber, é:
    - Tudo Ligado de forma que o Timer consiga desligar tudo.

    Fonte de áudio > Mixer > ? > ? > ? > ? > ? > Pré > Divisor de frequencia >
    agudos vão para o power 02, que vai para o tweeter. Médios ficam com o power 01 e cada um dos lados do grave vai para um dos powers 03 ou 04, levando para um dos lados das caixas cada um.

    Quanto à necessidade dos efeitos, ou quanto à separação de powers para tais caixas, não é exatamente o foco que queria dar, mas podem julgar isso se acharem necessário; tanto que nem me preocupei em colocar as especificações certinhas de todos os aparelhos...

    Agradeço desde já! (:
    Se precisarem de alguma informação sobre os equps que seja crítica para a definição da cadeia, só darem um toque que passo

    Vítor

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    vitcunhaaa

    O que é esse timer?

    Acho que a ordem que você colocou está quase certa.

    Veja se no mixer tem entrada/saída pra efeitos, como o compander, o equalizador e a câmara de eco.

    Seria interessante se pudesse fotografar cada componente desse conjunto, mostrando suas respectivas entradas e saídas.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O ideal seria mesmo ligar todos os FX na mesa se esta tiver o local apropriado, que modelo de mixer é este?

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Edson Caetano

    Acho que não tem mesa de som (no formato em que estamos acostumados) envolvida no esquema dele, o mixer deve ser daqueles de aparelhos de som antigos. Pelo menos me pareceu isso, só ele mesmo para esclarecer.

    Deve ser tipo esse aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437434552-som-antigo-cygnus-mix er-sam-800-epoca-gradiente-polyvox-ok-_JM

    vitcunhaaa
    Membro
    # mar/13
    · votar


    LeandroP
    O que é esse timer?
    O timer é, se não me engano, do conjunto do compander
    é um aparelho com um visor de relógio, diversas tomadas atrás e que você pode programar para ligar em certo horário, desligar em certo horário, desligar depois de X tempo; etc...

    makumbator

    Acho que não tem mesa de som (no formato em que estamos acostumados) envolvida no esquema dele, o mixer deve ser daqueles de aparelhos de som antigos. Pelo menos me pareceu isso, só ele mesmo para esclarecer.

    Deve ser tipo esse aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437434552-som-antigo-cygnus-mix er-sam-800-epoca-gradiente-polyvox-ok-_JM



    Sim, exatamente!
    Não é uma mesa, é só um mixer para diversas fontes de áudio, com controle de volume. Ainda existia a função de "copy to tape".
    Por acaso, é exatamente o que você deixou o link, só que o meu é na cor preta! (:

    Não existe nenhuma forma de "send" ou entrada para efeitos... seria tudo em linha mesmo, saindo do mixer e chegando no pré depois de passar nos efeitos que ainda não sei a ordem.

    Vítor

    vitcunhaaa
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Desculpem a demora!
    Estava em viagem e só pude responder agora.

    LeandroP
    Edson Caetano
    makumbator

    Essa é uma foto do mixer:
    http://img2.mlstatic.com/mixer-cygnus-sam-800_MLB-O-235929523_9054.jpg

    nada perto de uma mesa.

    Quanto à ordem eu deveria seguir a dos efeitos de guitarra então?
    (Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb)

    No meu caso ficando:
    Compander > Equalizador > Câmara de Eco > Redutor de ruído

    Vítor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cadeia de efeitos em equipamentos de reprodução de áudio