Dica: como gravar com o nível ideal para o seu sistema

    Autor Mensagem
    .omni
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: .omni


    Então, considerando que esse é um fórum de home studio e que a maioria das pessoas aqui não possui um equipamento muito refinado, essa é uma dica que vai ajudar a melhorar consideravelmente as gravações da galera, e é uma coisa extremamente simples. O nível de ganho do pré.
    Geralmente você não pensa muito e coloca tudo o mais perto do 0dB possível, mas isso nem sempre é boa idéia. No mundo digital e com nossos equipamentos baratos, as coisas são diferentes. Os conversores são piores, deixam passar peaks que o VU do nosso DAW não vê (mas nossos ouvidos escutam) e a distorção harmônica de um pré ruim é longe de ser agradável.

    Então:

    1- Mundo analógico e dBVU

    Vamos falar de equipamentos analógicos. O line level, ou nível de linha é o sinal que corre por dentro dos mixers e etc e é basicamente o nível operacional padrão de áudio. É o sinal que sai do preamp. Certo? Esse line level num equipamento analógico é o 0dB do VU. Esse é o nível, digamos, "ideal" para o equipamento funcionar com fidelidade, baixa distorção e sinal/ruído.
    Após o 0dB, na região vermelhinha do VU o som vai começando a distorcer até chegar no limite e distorcer de vez. Essa parte vermelhinha pode ser chamada de "headroom", a distância entre o sinal nominal (linha) e a completa destruição desse mesmo sinal.
    Ok?
    Aqui uma foto de um VU clássico.

    2- Mundo digital e dBFS

    Dito isso, vamos pular para o mundo digital.
    O 0dB full scale (0dBFS), é o nível máximo que o sinal pode chegar antes de distorcer horrendamente e irreparavelmente. Ou seja, todo e qualquer pico de onda dentro do mundo digital deve ser, obrigatoriamente, abaixo de 0dB.
    Qual a diferença entre isso e o analógico? Bem, basicamente tudo abaixo do 0dB é headroom. O som que entra em um conversor AD (analógico-digital) será convertido exatamente (dentro da realidade do conversor) como ele é ATÉ 0dB.
    Agora vem o incrível twist: o line level que sai do seu pré entra no conversor em -18dBFS (padrão, pode variar). Ou seja, o 0dB do VU (analógico) é na verdade -18dB no meter do seu DAW.
    Então cada vez que você empurra o ganho até lá em cima, você está fazendo o pré cuspir um sinal muito acima do line level. O que isso quer dizer?
    Bem, ao fazer isso no seu pré azulzinho de boutique inglês isso vai gerar uma incrível distorção harmônica e "cor" que todos os seus amigos audiófilos vão achar linda.
    Já no pré integrado da sua interface USB essa cor já não é tão bem vinda. Os prés dessas interfaces geralmente são bem limpos, mas se empurrados demais eles começam a reclamar.

    3- Inter sample peaks e máquinas burras

    Basicamente o "ideal" num sistema barato é gravar com o nível em média (RMS) em -18˜10dB pra ter o som mais limpo possível. Atenção, MÉDIA. Não tem problema ele passar desse nível. Agora, os picos não devem passar muito de -3dB (por exemplo) porque o seu conversor é burro e às vezes deixa passar passar picos que clipam sem aparecer a luzinha vermelha no seu meter e ninguém quer isso.
    E isso acontece mesmo, as máquinas erram sem vergonha na cara.

    4- E meus bits? E a relação sinal/ruído?

    "Mas o ideal não é gravar o mais perto do 0dB pra usar o máximo de profundidade dinâmica?"
    Como estamos falando de home studios e sistemas simples e baratos, não.
    O som colado em 0dB, por mais que "use todos os bits", não respira. Ainda mais se ele ainda for equalizado, comprimido, etc, não tem mais muito pra onde crescer.
    Um bom guia pro nível das coisas é a própria música. Não adianta gravar alguma coisa colada no vermelho pra depois abaixar 20dB na mix.
    E o noise floor (ruído) de um sistema digital atual, por mais baratinho que seja já é bem baixo.
    Dito isso, GRAVE EM 24 BITS. Qualquer placa hoje em dia grava em 24 bits. Não interessa tanto o sample rate, mas se você preza por um mínimo de qualidade, grave em 24.

    5- Tá. Devo usar isso como regra daqui pra frente?

    Não.
    Assim como gravar tudo quente demais e abaixar um milhão de dBs na mix é ruim, se sua mix inteira estiver baixa, isso também é ruim.
    A mix deve chegar o mais perto possível do 0dB (os picos).
    Não tem absolutamente nenhum problema gravar acima do 0dBVU, desde que faça sentido na música. O pré não vai distorcer horrivelmente, não vai explodir ou pegar fogo. Ele é feito pra funcionar bem até 0dB, o problema é que ao lidar com equipamentos baratos, devemos respeitar suas limitações.
    Gravar tudo baixo pra depois colocar os faders em +12dB também é contra os bons costumes.

    6- Mas eu gosto é de cor! Posso ignorar tudo isso e gravar chapado em 0dB?

    Olha, pode.
    Mas entenda que esses prés baratos são utilitários. Eles são pau pra toda obra, são ferramentas práticas. Não são pincéis de pêlo de unicórnio pra pintar ninféias e banhistas francesas, se é que me entendem.
    Não há muito o que extrair desses prés, o jeito é tentar usá-los com o máximo de transparência possível.


    Enfim.
    Espero ter contribuido de alguma maneira pra vida de alguém.

    MMI
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni

    Muito bom. Vamos ver se a galera lê e entende tudo isso, mas achei muito bom seu texto para a galera entender como se grava nas suas interfaces em casa.
    Parabéns.

    ogner
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni

    Bacana!! Instintivamente, de orelhada, minhas guitarras VST ( Amplitube e etc) são SEMPRE gravadas beemmm baixas, meu pré azulzinho de alcunha Fast Track Pro, é sempre quase zerado, assim consigo os melhores timbres pra guitarra!
    E depois aumento os faders, hehehehe!!!

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni
    Belo topico parabens....vou continuar lendo
    Obrigado

    donagilda
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni

    Agora vem o incrível twist: o line level que sai do seu pré entra no conversor em -18dBFS (padrão, pode variar). Ou seja, o 0dB do VU (analógico) é na verdade -18dB no meter do seu DAW.

    Eu nunca entendi porque isso acontecia, comecei a dosar os níveis na entrada pra resolver o problema, mas agora to vendo porque...

    Muito bom...

    Homem Cueca
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni

    Tem um detalhe que acho interessante dar uma destacada pra galera. A diferença entre os line levels +4dBu e -10dBV.

    Isso pode confundir, uma vez que um equipamento batendo em 0 dBVU na DAW aparece -18dBFS e uma outra vez, outro equipamento em 0dBVU aparece -30dBFS. A variação que você mesmo citou ali em cima é essa diferença de nível operacional de equipamento para equipamento.

    .omni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Homem Cueca
    É verdade, eu não falei sobre isso. Mas como a maior parte da galera aqui nunca vai ter que se preocupar com isso eu não falei nada.
    A diferença que eu citei não é a diferença entre níveis, é padrão europeu/americano.
    Sem falar que em alguns sistemas como o HD você pode escolher o nível de entrada por variar de console pra console. Por default é -18.

    fla3d
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Muito legal o tópico, parabéns.

    Faz alguma diferença se usar uma pedaleira (no meu caso uma boss me-25) ligada via usb? Tem que ter o mesmo cuidado?

    .omni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    fla3d
    Sim. A pedaleira funciona como uma interface de som, ela tem um pré amplificador, conversor, etc.
    Mas não "tem" que ter o mesmo cuidado. Experimente e tire suas próprias conclusões. :)

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    omni eu fico me perguntando, quem é voce ? tal curiosidade por todos seus comentários, ou melhor, aulas no fórum, parabéns belo tópico

    .omni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ppaulo
    Eu sou o .omni. :)
    Não são aulas, mas espero que possa ajudar alguém...
    Abraço!

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Uma verdadeira aula realmente esse tópico. Valeu .omni.

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    a questao do volume X qualidade é imensamente diferente entre analogicos e digitais certo ? por exemplo eu seguir todas essas dicas eu fico com um volume muito baixo no final do projeto no daw

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ppaulo
    Mas no item 5 ele fala para não levar ao pé da letra... Em negrito ainda, e pode ter certeza com a mix concluída, vai ter a oportunidade de elevar alguns dbs

    Eu era bom em deixar tudo muito baixo, aí vai pegando uns toques aqui, umas dicas ali, aulas acolá, lendo isso e aquilo Hehe e mesmo assim não sei M nenhuma

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ppaulo
    então, até onde eu sei, gravando em 24 bits vc tem um "fundo" de sei lá quantos dbs negativos que seu ouvido consegue escutar, acho que eh uns -32db, chute, nao tenho certeza...
    entao, gravando por volta de -18db eh volume mais do que suficiente pra vc fazer suas mixs...
    Particularmente, gosto de dar o bounce final com o meter por volta de -10db (dica do Bobby Owsinski), nao me preocupo nem um pouco com volume, isso deixo pra masterização...

    .omni
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Slash_1989
    -10 RMS, né?
    E nao prestar atenção no volume na mix é um grande erro. O ideal é mandar já tudo mais ou menos no mesmo nível médio pra master.

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    .omni
    Não, -10db no master fader. Pelo menos é assim que o tio Bobby recomenda. Claro, não é uma regrinha que tem que ser EXATAMENTE -10... as vezes mando com -8, -6... com picos em -3... O importante eh saber o que esta fazendo... diferente do iniciante que faz uma mix que ja ta mais ou menos equilibrada, mas ai ele atocha limiter até ficar em -0.1 (ja fiz muito disso).

    .omni
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: .omni
    · votar


    Slash_1989
    Não, -10db no master fader.

    Sim.
    -10dB RMS.
    Média, não pico.
    No mais, nem sempre concordo. Manter um RMS de -6 nas partes mais cheias dependendo da situação pode melhorar muito a situação, depende da música, e é difícil se conseguir isso (sem fazer muita besteira).
    O importante é fechar a mix soando o melhor que ela pode, a master é outra coisa totalmente diferente.

    O importante eh saber o que esta fazendo...

    E entender o que está acontecendo cada vez que o som passa por um uma etapa diferente. Pra deixar passar som, ÁUDIO, não algoritmos que vão amassando o som até ela virar uma pasta incolor de super massa.
    :)

    ppaulo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    omni, qual material voce me recomenda adquirir para estudar ? (sobre o assunto do tópico)

    ppaulo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    af ainda bato cabeça com essa questao volumeXqualidade, vejo varios produtores de musica eletronica por exemplo, com um som ''gordo'', e eu nao consigo tirar esse som

    ppaulo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    olha ai:

    https://soundcloud.com/ppauloendeavors/vortical-flow

    nao estou com satisfeito com o volume, acho que a qualidade está aceitável

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Mais um tópico com o selo de excelência .omni ® !

    Valeu!!!

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    ppaulo
    Cara, eu não saberia te indicar alguma coisa.
    O melhor é aprender com alguém que sabe, porque escutar é o mais difícil, e sem ter referências é mais difícil assimilar as coisas lendo livros ou artigos.

    vejo varios produtores de musica eletronica por exemplo, com um som ''gordo'', e eu nao consigo tirar esse som

    Tamanho de som é um elemento que é complicado de entender, mas o importante é fazer tudo soar grande sem sobrar na mix. Não é fácil mixar.
    Quer uma dica? Estude reverbs e aprenda a usar um meter.

    MauricioBahia
    Hahahaha!
    Valeu!

    Blind987
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Como faço pra setar no Sonar para gravar em 24 bits? :x

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica: como gravar com o nível ideal para o seu sistema