Primeira gravação musical

    Autor Mensagem
    ppaulo
    Veterano
    # dez/12


    após muitas leituras, principalmente aqui no fórum, resolvi gravar uma música minha, tenho vários esboços de musicas aqui no meu pc, porém nunca gravadas... tentei colocar em prática a posição dos sons nessa música, mixagem, etc.. acho eu que ainda está mais pra mono.. enfim.. quem quiser ouvir:

    http://soundcloud.com/ppauloendeavors/nice-walk-in-the-astral-sea

    música ambient, com as vozes inspiradas na banda islandesa Sigur Rós

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ppaulo
    Por se tratar da primeira gravação tá bom.

    Mas pode melhorar destaco os seguintes pontos de atenção:
    - o pad das ondas pode ficar mais suave;
    - como se trata de música ambiente com tema de uma esfera astral, você pode abusar dos efeitos de pan;
    - usar a automação do software para conseguir variações no pan, isto track por track;
    - na master track aplicar um plugin de imagem de estéreo;
    - as notas do piano podem ser mais humanizadas, modificando as variações da velocidade, para ficar mais sutil;

    Qual os softwares que você usou?
    Use o nome da música em português e coloque entre parêntesis em inglês
    O Latim influenciou a cultura da civilização ocidental mais do que qualquer outra língua.
    Temos que valorizar e exaltar a nossa latinidade.
    A cultura latina é superior.
    No aspecto musical gostei muito.
    Parabéns!
    E ficamos no aguardo de escutar outras peças.

    caioq
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Adler3x3

    Cara eu também fiz a minha primeira gravação a pouco tempo, usei um H2 pra gravar e o usei o Audacity pra mixar rsrsrs... enfim cara.. gostaria de sua opinião crítica ou de qualquer outro =) e ppaulo muito boa cara, curti!

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: ppaulo
    · votar


    Adler3x3

    cara obrigado por todas as dicas, concordo com a maioria, o piano poderia ter ficado melhor mesmo, mas eu criei e gravei a música em uma noite ! mas mesmo assim valeu pelas dias... mas no aspecto mixagem mesmo, quando o som da uma chiada, passando de 0db na master, diz-se que esta ''clipando''? é isso ? eu vi esse termo uns dias atrás, e isso sempre acontece comigo

    quanto aos softwares, usei o ableton, só uso ele de daw, e de vst usei o pianoteq, q é leve e eu gosto bastante do timbre, usei o pad com o emulador do yamaha cs-80, software da arturia, muito bom por sinal, e o resto tudo native instruments do ableton, com alguns plugins de áudio, pra dar uma encorpada..

    quando o fato de o nome estar em ingles, é que o ingles é meio que minha lingua, tudo meu é em ingles, dai eu acostumei a dar nomes em ingles também..

    enfim obrigado pelas dicas e elogios..

    caioq

    valeu cara !!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ppaulo

    Cara, só posso dizer uma coisa: você tem talento! Eu adorei. :)

    Parabéns!

    ps. eu só alternaria o som das ondas (mais e menos fortes) pra dar mais dinâmica.

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MauricioBahia

    poxa valeu mesmo cara !! nunca tinha gravado minhas ideias direito, dai de primeira já receber elogios assim, valeu mesmo

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    isso me da motivaçao para estudar + audio, etc, pq eu faço tudo sozinho, toco tudo sozinho, dai agora tou gravando tudo sozinho também, vou ler mais e praticar para conseguir fazer um som melhor

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    ppaulo

    O Ableton é uma excelente DAW.
    Não uso, mas já testei.
    O Clip nada mais é do que uma distorção.
    O software mostra quando ocorre clip, que são demonstradas pelo sinal vermelho, a onda do som verde, que fica amarela a medida que o volume aumenta, e vermelha quando clipa.
    Depois que exporta o arquivo wav de uma música qualquer verifique no Audacity, lá vai aparecer a onda de wav, e nas partes que tem clip vai aparecer o vermelho, indicando que estas regiões do áudio estão com problemas.
    E assim tem que tentar descobrir qual o instrumento que pode estar gerando isto isoladamente, ou no conjunto.
    E assim tem que baixar o volume do instrumento naquela parte, ou o todo do áudio, mas de uma forma sutil para que o áudio não fique com altos e baixos no volume.
    Pode-se até utilizar limiters e compressores que eliminam o clip, mas por outro lado tiram a dinâmica da música.
    Assim é melhor primeiro tentar eliminar os causadores de clip reduzindo o volume.
    O Ideal é sempre deixar o volume abaixo de Odb, procuro deixar por volta de -3db, mas isto não é uma regra geral, cada caso é um caso, e tem que ir experimentando e variando.
    Se ficar muito perto de zero db, a margem para trabalhar fica muito restrita.
    Pois depois num editor externo tipo audacity ou outro posso trabalhar melhor com os efeitos, que podem adicionar mais alguns db, e desta forma tem que ter uma certa reserva.

    A tua música esta muito inspiradora, avante!

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    entendi, eu vou arrumando assim também, ajustando volumes dos diferentes instrumentos, até ficar harmonico.. outra coisa, qual a diferença entre um clip em áudio e outro em midi ? lógico, eu sei oque é midi, mas há algo em relaçao ao tamanho final do arquivo, ou até mesmo na qualidade sonora, se tem como evitar ''clipar'' deixando em audio, ou em midi ? eu deixei tudo em midi e exportei nessa musica ai, oque seria diferente se eu tivesse gravado todos os midis em audio ?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ppaulo

    Midi são meras instruções.
    O arquivo midi em geral tem um tamanho pequeno.
    O arquivo midi contém milhares de informações, como por exemplo as principais: a nota musical, a velocidade da nota, o volume, o patch do instrumento utilizado, o valor de efeitos: reverb, chorus, pan , e muito mais.
    Os valores normalmente começam com 0 e vão até 127, assim são 128.
    Um midi não clipa, o problema que pode gerar o clip na transformação para áudio, é estar com a velocidade de ataque da nota, e o próprio volume em um valor muito alto.
    O Clip só ocorre em audio.
    Durante o processo de criação se uma track já esta boa, você pode transformar esta track midi e uma track de audio, e assim diminuir o uso dos recursos do processador.
    Mas deve observar se esta faixa individual de audio não esta clipando.
    Na DAW você pode ter tracks midi e tracks de audio.
    Não precisa deletar a faixa midi, que ainda pode ser útil, mas deixar limpa sem nenhum instrumento selecionado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira gravação musical