Autor |
Mensagem |
ppaulo Veterano |
# dez/12
após muitas leituras, principalmente aqui no fórum, resolvi gravar uma música minha, tenho vários esboços de musicas aqui no meu pc, porém nunca gravadas... tentei colocar em prática a posição dos sons nessa música, mixagem, etc.. acho eu que ainda está mais pra mono.. enfim.. quem quiser ouvir:
http://soundcloud.com/ppauloendeavors/nice-walk-in-the-astral-sea
música ambient, com as vozes inspiradas na banda islandesa Sigur Rós
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12
· votar
ppaulo Por se tratar da primeira gravação tá bom.
Mas pode melhorar destaco os seguintes pontos de atenção: - o pad das ondas pode ficar mais suave; - como se trata de música ambiente com tema de uma esfera astral, você pode abusar dos efeitos de pan; - usar a automação do software para conseguir variações no pan, isto track por track; - na master track aplicar um plugin de imagem de estéreo; - as notas do piano podem ser mais humanizadas, modificando as variações da velocidade, para ficar mais sutil;
Qual os softwares que você usou? Use o nome da música em português e coloque entre parêntesis em inglês O Latim influenciou a cultura da civilização ocidental mais do que qualquer outra língua. Temos que valorizar e exaltar a nossa latinidade. A cultura latina é superior. No aspecto musical gostei muito. Parabéns! E ficamos no aguardo de escutar outras peças.
|
caioq Veterano |
# dez/12
· votar
Adler3x3
Cara eu também fiz a minha primeira gravação a pouco tempo, usei um H2 pra gravar e o usei o Audacity pra mixar rsrsrs... enfim cara.. gostaria de sua opinião crítica ou de qualquer outro =) e ppaulo muito boa cara, curti!
|
ppaulo Veterano |
# dez/12 · Editado por: ppaulo
· votar
Adler3x3
cara obrigado por todas as dicas, concordo com a maioria, o piano poderia ter ficado melhor mesmo, mas eu criei e gravei a música em uma noite ! mas mesmo assim valeu pelas dias... mas no aspecto mixagem mesmo, quando o som da uma chiada, passando de 0db na master, diz-se que esta ''clipando''? é isso ? eu vi esse termo uns dias atrás, e isso sempre acontece comigo
quanto aos softwares, usei o ableton, só uso ele de daw, e de vst usei o pianoteq, q é leve e eu gosto bastante do timbre, usei o pad com o emulador do yamaha cs-80, software da arturia, muito bom por sinal, e o resto tudo native instruments do ableton, com alguns plugins de áudio, pra dar uma encorpada..
quando o fato de o nome estar em ingles, é que o ingles é meio que minha lingua, tudo meu é em ingles, dai eu acostumei a dar nomes em ingles também..
enfim obrigado pelas dicas e elogios..
caioq
valeu cara !!
|
MauricioBahia Moderador |
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
ppaulo
Cara, só posso dizer uma coisa: você tem talento! Eu adorei. :)
Parabéns!
ps. eu só alternaria o som das ondas (mais e menos fortes) pra dar mais dinâmica.
|
ppaulo Veterano |
# dez/12
· votar
MauricioBahia
poxa valeu mesmo cara !! nunca tinha gravado minhas ideias direito, dai de primeira já receber elogios assim, valeu mesmo
|
ppaulo Veterano |
# dez/12
· votar
isso me da motivaçao para estudar + audio, etc, pq eu faço tudo sozinho, toco tudo sozinho, dai agora tou gravando tudo sozinho também, vou ler mais e praticar para conseguir fazer um som melhor
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
ppaulo
O Ableton é uma excelente DAW. Não uso, mas já testei. O Clip nada mais é do que uma distorção. O software mostra quando ocorre clip, que são demonstradas pelo sinal vermelho, a onda do som verde, que fica amarela a medida que o volume aumenta, e vermelha quando clipa. Depois que exporta o arquivo wav de uma música qualquer verifique no Audacity, lá vai aparecer a onda de wav, e nas partes que tem clip vai aparecer o vermelho, indicando que estas regiões do áudio estão com problemas. E assim tem que tentar descobrir qual o instrumento que pode estar gerando isto isoladamente, ou no conjunto. E assim tem que baixar o volume do instrumento naquela parte, ou o todo do áudio, mas de uma forma sutil para que o áudio não fique com altos e baixos no volume. Pode-se até utilizar limiters e compressores que eliminam o clip, mas por outro lado tiram a dinâmica da música. Assim é melhor primeiro tentar eliminar os causadores de clip reduzindo o volume. O Ideal é sempre deixar o volume abaixo de Odb, procuro deixar por volta de -3db, mas isto não é uma regra geral, cada caso é um caso, e tem que ir experimentando e variando. Se ficar muito perto de zero db, a margem para trabalhar fica muito restrita. Pois depois num editor externo tipo audacity ou outro posso trabalhar melhor com os efeitos, que podem adicionar mais alguns db, e desta forma tem que ter uma certa reserva.
A tua música esta muito inspiradora, avante!
|
ppaulo Veterano |
# dez/12
· votar
entendi, eu vou arrumando assim também, ajustando volumes dos diferentes instrumentos, até ficar harmonico.. outra coisa, qual a diferença entre um clip em áudio e outro em midi ? lógico, eu sei oque é midi, mas há algo em relaçao ao tamanho final do arquivo, ou até mesmo na qualidade sonora, se tem como evitar ''clipar'' deixando em audio, ou em midi ? eu deixei tudo em midi e exportei nessa musica ai, oque seria diferente se eu tivesse gravado todos os midis em audio ?
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12
· votar
ppaulo
Midi são meras instruções. O arquivo midi em geral tem um tamanho pequeno. O arquivo midi contém milhares de informações, como por exemplo as principais: a nota musical, a velocidade da nota, o volume, o patch do instrumento utilizado, o valor de efeitos: reverb, chorus, pan , e muito mais. Os valores normalmente começam com 0 e vão até 127, assim são 128. Um midi não clipa, o problema que pode gerar o clip na transformação para áudio, é estar com a velocidade de ataque da nota, e o próprio volume em um valor muito alto. O Clip só ocorre em audio. Durante o processo de criação se uma track já esta boa, você pode transformar esta track midi e uma track de audio, e assim diminuir o uso dos recursos do processador. Mas deve observar se esta faixa individual de audio não esta clipando. Na DAW você pode ter tracks midi e tracks de audio. Não precisa deletar a faixa midi, que ainda pode ser útil, mas deixar limpa sem nenhum instrumento selecionado.
|