mic bacana pra timbres mais vintage e low gain .

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12


fala pessoal , ja com quase 1 ano e meio com meu sm57 eu ja comecei a entender como o mic funciona , onde ele soa melhor , e estou bem satisfeito com os timbres que eu consigo usando ele no meu amp um vox ac15 (em especial timbres de distorção mais moderna ou anos 80 , e timbres limpos, no caso da distorção pesada se eu aplico o vintage exciter da wav ,fica parecendo profissional mesmo)...

porém...,

eu percebo que quando eu pego algo mais low gain (que é justamente meu som) o mic não responde muito legal , por low gain me refiro a overdrive ,o top boost do amp , e até um fuzz , aquele som mais anos 60. que é um overdrive pesado e sujo ,mas não chega a ser uma distorção , não consigo microfonar timbres tipo crossroads ,purple haze ,smoke on the water , com a qualidade de som que consigo os limpos e hi gains .na verdade um timbres estilo jazz com tone cut no maximo e tone de uma les paul bem f´perto do zero tambem n ficam legal.

talves eu volte pros eua em fevereiro pro casamento de um amigo , e tou pensando em comprar quando for pra la .
quero um mic pra esse tipo de som q n consigo tirar com o sm57 , não precisa ser um mic super barato , mas não tenho grana pra comprar um desses condensadores valvulados de 4 mil dolares ,quero algo adequado ao meu nivel .

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


ah sim , tenho preferencia por dinamicos , pq por mais que a ambiencia do meu quarto não seja ruim (casa antiga , piso estilo parquet arabe , com madeiras amazonicas )tem uma janela enorme no meu quarto e estraga um pouco a ambiencia (sem falar que em belém gravar com ar condicionado desligado é complicado ) .
na verdade tou pensando em mandar fazer uma placa de compensado naval e cobrir a janela com ela , ai forrar com espuma , sera que resolveria o problema da acustica?

.omni
Veterano
# nov/12 · Editado por: .omni
· votar


rhoadsvsvai
Compra um RE-20.
*Edit*
Não compra um RE-20 não, compra um pré decente com entrada HiZ, assim você pode microfonar e gravar em linha com qualidade.

sera que resolveria o problema da acustica?

Não.
Sem ver a sala não dá pra opinar muito, mas acredito que um tapete vá ajudar mais do que tapar a janela.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
minha placa é uma audiobox 1818vsl ,ela tem 8 entradas , e grava 24bits 96K.
sera que realmente vale o investimento em um pré?se sim q produto vc recomenda?

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Vale, sem a menor dúvida.
Depende do quanto você quer gastar.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
mais ou menos oque eu gastaria no re 20.

alexdiffer
Veterano
# nov/12
· votar


Eu tenho uma Presonus AudioBox USB
E acabou de chegar meu Behringer C1 que adquiri no ebay, gracas a Deus nao fui taxado e chegou rapido 15 dias! Talvez amanha eu passe na Sta. Efigenia e compre o cabo XLR e faca uns testes mas pelo que eu vi no youtube esse mic eh muito bom.....da uma sacada nele e ve ai vale muito a pena p mim sai com frete cerca de R$120,00 um mic que aqui no Brasil custa de 200 ate 300 em media isso preco de mercado livre.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

Gravar em casa... Investe num pré, ou equipamento para gravar em linha. Esse tipo de som vai muito bem em linha e tem uma variedade enorme de opções para isso.

alexdiffer
Veterano
# nov/12
· votar


Aproveitando aqui o topico do amigo, com toda licensa...

Eu tambem preciso de um Preamp? quero gravar guitarra, violao e voz o resto VSTi

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


alexdiffer

Eu tambem preciso de um Preamp? quero gravar guitarra, violao e voz o resto VSTi

Depende... Pelo que percebi você nem testou seu mic ainda, então não sabe apontar as deficências e virtudes do seu equipamento. Primeiro use o que já tem!

Para gravar em casa, investir em equipamento para gravar em linha é uma boa. Veja, não me refiro a simplesmente plugar o cabo na interface (se bem que tem gente que tira altos sons assim e se contenta), falo em aparelhos próprios para isso, como o Fishman Aura para violão e um monte de aparelhos para guitarra, como Radial DI, Hughes & Kettner Red Box, THD Hotplate ou prés que foquem esse tipo de gravação.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


MMI

boa ideia ,gravar em linha é interessante ,mas mesmo com o sm57 e com uma ambiencia não tão legal no quarto ,eu ainda sim tiro timbres mais legais microfonando que com os amplitubes da vida.

algum mic ou pré amp a recomendar?

alexdiffer
po cara ,obrigado pela ajuda eu tava querendo um dinamico , o condenser é mais chato de mecher , e eu sempre posso emprestar o at2020 de um amigo meu.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

Exatamente o que eu escrevi acima... Eu até gosto de uns sons do Waves GTR, mas não sou fã desses sons do tipo Amplitube e Guitar Rig, tem gente que tira sons bacanas, mas eu tenho certa dificuldade. Por isso não é isso que me refiro.

Eu tenho bastante coisa aqui para gravar em linha, em casa acho que é uma solução melhor que um SM57, isobox etc. (ainda me atrevo ás vezes de gravar com um condensador, mas é raro). Os prés variam muito de funções para isso, tem uns mais simples, como os da ART, Presonus, chega até nos Universal Audio ( 710 é legal) e vai longe essa história. O legal da Presonus é que esse prézinho é simples, mas modular, dá para montar o rack dele com o Comp16, Eq3B, HP4 e até o Audiobox USB (que não seria o caso para você). Alguns bem mais caros tem mais a acrescentar. Eu tenho um Millennia TD-1, que é um pré que permite fazer reamp, plugar a saída do power (power soak) etc.

Há uns meses peguei um Hughes & Kettner Tubemeister 18, que vem com uma saída de linha (seria um Red Box embutido). É muito bom para gravações caseiras. Recomendo...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
.omni
muito obrigado pela ajuda de vcs

só pra fechar , vcs definitivamente acham que é mais negocio comprar um pré que comprar um mic novo?

alexdiffer
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Sei que a pergunta nao foi direcionada a mim mas pelo que eu li, eu acho que sim, o SM57 é um belo mic e voce pode tirar muito dele ainda, acho que um preamp é a solução pra você

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


alexdiffer
po cara valeu :)

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


tem um cara na minha cidade vendendo um pre valvulado art tube V3 por 350 reais? sera q ta bom o preço ou eu pego coisa melhor?

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


ele faria diferença do som do pré amp da minha presonus , ou teria que ser um ainda pré ainda melhor q ele ,pra realmente fazer diferença?

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


upao :D

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Esse pré é meio sem graça. Deve ser mais ou menos a mesma coisa que os pres da sua interface.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
qual a faixa de preço dos prés que tem graça? hehe

.omni
Veterano
# nov/12 · Editado por: .omni
· votar


rhoadsvsvai
Imagino que uns $400 (por canal) pra cima.
Dá uma olhada no Grace e no RNP (nunca experimentei, mas parece ser legal).

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
obrigado cara !

catamilho
Veterano
# nov/12 · Editado por: catamilho
· votar


Errei na hora de colocar a pergunta rs.

catamilho
Veterano
# nov/12
· votar


Gente, aproveitando o tópico gostaria de sanar duas duvidas.

Tenho uma mesa Yamaha MG82CX e a propaganda da mesa no site da Yamaha fala o seguinte:

Os pré-amplificadores de microfone de um mixer são o gargalo da qualidade. Por isso, os profissionais sempre preferem gastar mais para ter um bom pré-amplificador de microfone. Os pré-amplificadores de microfone internos dos mixers MG herdaram a tecnologia dos consoles profissionais topo de linha Yamaha, e foram detalhadamente projetados para oferecer uma qualidade sonora superior com microfone dinâmico ou condenser. Todos os quatro pré-amplificadores de microfone tem alimentação phantom power que pode ser ativada para você usufruir a vantagem do som natural e resposta extensa de alta qualidade dos microfones condenser. Uma única chave liga/desliga o phantom power nos quatro canais.

A primeira duvida é:

Isso é real ou simples propaganda?

Estou bem servido de pré de microfone?

Para uso amador esta bom?

A segunda duvida:

Como meu único microfone um Shure SM58 é uma boa compra?

Ele vai quebrar todos os galhos gravando o que aparecer com 75% de qualidade e eficiência?

Desculpem ter me alongado em copiar para o tópico a propaganda da mesa.

Abraços a todos.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


catamilho

Eu não conheço essa mesinha, deixo claro logo... De toda forma, já pelo preço, não acredito que tenha prés "topo de linha" como a propaganda sugere, um só pré realmente bom costuma custar mais que o dobro dessa mesa. Porém, acredito que ela tenha prés suficientes para uso amador, dá para aprender e fazer bastante coisa em casa com uma dessas. Como você já tem uma dessas, deve usar, explorar e fazer tudo que pode com ela, até o momento que sentir necessidade de algo melhor.

Em áudio, mesmo gastando uma boa grana, quase sempre você vai olhar para cima e ver equipamentos "melhores". Resta saber se esse "melhor" condiz com o local, a pessoa que mexe e a necessidade do som a ser gravado.

catamilho
Veterano
# nov/12
· votar


MMI, obrigado pela resposta.

Eu uso a mesa mais para aproveitar os efeitos que ela tem para enfeitar e equalizar o som do meu teclado, gosto muito do resultado e acho que ela vale o quanto pesa rs.

Mas microfone ainda não tenho e como a mesa ja oferece o basico, estou pensando em aproveitar que uma amiga vai a NY e comprar por um preço mais em conta.

E pensei no tradicional Shure SM58 para não arriscar errar na compra.

Abraços a todos.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


catamilho

Se seu teclado você deve gravar em linha, esse microfone é para que?

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


catamilho
Isso é real ou simples propaganda?

É real sobre o pré ser um dos estágios mais importantes do signal flow.
É propaganda o lance dos prés dessa mesinha serem bons.
Pra uso amador está ótimo.

Como meu único microfone um Shure SM58 é uma boa compra?

Depende do que você pretende gravar e onde.

catamilho
Veterano
# nov/12
· votar


MMI.

Para vocal, meu teclado tem a função vocoder.

E tenho amigos que tocam violão e caso convença a turma a tocar junto teria como gravar.

Mas no fundo mesmo estou qurendo por este vocoder pra funcionar.

E aproveitar a viagem da amiga.

Abraços a todos.

catamilho
Veterano
# nov/12
· votar


.omni.

Valeu pela resposta.

Gravar no teclado com a função vocoder, e ter de reserva um microfone para o que for preciso.

Tudo dentro de casa mesmo.

Abraços a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a mic bacana pra timbres mais vintage e low gain .