Mixagem de bateria

    Autor Mensagem
    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12


    E aí galera sei que já existe um tópico relacionado ao assunto mas criei este com o intuito de compartilhar experiências de quem mixa batera, porque já estudei e descobri diversas maneiras de fazê-lo. portanto o objetivo deste é registrar os procedimentos utilizados por cada um na hora da mix deste instrumento.

    Eu, que ainda tenho muito o que aprimorar, estou fazendo +- assim:

    Começo pelo bumbo, equalizando, levanto um pouco de agudo
    Passo um gate tentando secar ao máximo os vazamentos
    Jogo um reverb por meio de bus por um canal aux (alguém tem dica de reverb pra bumbo e caixa?)
    Na caixa, tento colocar mais reverb pra deixá-la no fundo, puxo agudo e um pouco de graves, lembrando que devemos inverter a fase da esteira pra evitar o cancelamento.
    Nos overs não faço muita coisa, só dou uma comprimida leve, tipo um opto da T-racks, com atk rápido e release lento, com a taxa mais baixa possível pra não forçar muito os pratos. Acho legal porque dá uma sustentada no som dos pratos de ataque.
    Tons não tem mto o que falar, são usados eventualmente e basta secá-los e tirar as partes mudas da trilha com o Strip Silence.

    E aí, quem se habilita?

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bem.
    Estou aqui para aprender e espero que este tópico receba mais comentários.

    Mas se for para usar VSTs o primeiro passo acredito é escolher um bom software, não esquecendo que existem bom loops que as vezes podem ser uma boa escolha dependendo da música.
    Qual VST é bom?
    Não gosto do Ezdrummer e derivados, tem um som de plástico.

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alfa polar
    A única coisa que importa pra mim na hora de mixar (gravar, na verdade) uma bateria é, independente do estilo ou do som da bateria: over = 80%, resto = 20%. É questão de gosto, no meu isso é o que funciona melhor.

    De resto, quais frequências puxar, qual compressor ou reverb usar... aí depende.

    Psycho_Monkey
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Psycho_Monkey
    · votar


    Eu consigo uma batera pra metal bem descente usando o Hydrogen! Eu uso esses samples : http://www.sendspace.com/file/yd1fxw
    Depois salvo como arquivo de áudio, jogo tudo no Reaper e coloco um reverb e um compressor.. XD
    Não é muito inteligente, mas é o que eu sei fazer...Eu fiz assim nessa música, e ficou bom, eu acho :]

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Psycho
    Os samplers que você indicou só tem 8,64 megabytes?
    Algo deve estar errado
    Numa bateria sampleada normal só o prato tem um tamanho maior do que isto?

    Psycho_Monkey
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Os samplers que você indicou só tem 8,64 megabytes?
    Algo deve estar errado
    Numa bateria sampleada normal só o prato tem um tamanho maior do que isto?

    Sim, ué... Depois que extrai fica com 20 mb, é bem leve mesmo, mas tem um som muito bom.. ._.

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alfa polar
    eu particularmente nao gosto de reverb no bumbo! uso só nas caixas e tons.

    uma dica boa tambem eh dobrar o canal do bumbo e da caixa, assim como a compressao paralela!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Psycho
    A qualidade dos samplers sempre esta vinculada ao tamanho dos samplers.
    Uma bateria razoável exige muito mais do que um gigabyte (e muito e muito mais).
    Não é o som dos samplers que é bom é o Hidrogen que faz uma espécie de transformação artificial e usa o microprocessador do computador para gerar um som que parece melhor.

    Psycho_Monkey
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Psycho_Monkey
    · votar


    Bom, pra mim, se o som, mesmo em uma caixa de som ou em um fone, e mesmo que alto, parece bom, então ele É bom \ ._. /
    Eu entendo o que você tá querendo dizer cara, e até concordo, mas baixe os samples e ouça, o som é legal sim...

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Psycho_Monkey
    é bom até você conhecer algo melhor...

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Psycho
    Eu já uso o hidrogen no linux.
    Escutei a tua gravação.
    Ficou boa.
    Mas dá para melhorar em muito na bateria, usando samplers maiores.

    Psycho_Monkey
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Psycho_Monkey
    · votar


    "é bom até você conhecer algo melhor"
    Cara, essa frase se aplica a muita coisa USHSUHAUSHUAEH...
    Não posso comprar aqueles packs de samples com 2985793827 gigas e um som extremamente realista, então me viro com o que acho na internet...


    Adler
    Sim, dá pra melhorar bastante, mas eu to bem satisfeito com esses samples...
    O hydrogen, quando vc pega a manha de usar o humanizer e o mixer, vira uma ferramente bem legal..

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Psycho

    Realmente uma das partes mais importantes do processo é a humanização.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem de bateria