Gravação e mixagem de bateria, comentem.

    Autor Mensagem
    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rafael_kl


    Pessoal, gravei uma bateria aqui e gostaria de dicas e criticas para que possa melhorar no futuro.
    A caixa da bateria eu gostaria que tivesse ficado mais aguda, estalada, mas testei diversos posicionamentos e equalização e foi o melhor que consegui.

    O chiado de fundo é do backing track.

    http://www.4shared.com/file/72995669/fa6a3a5e/Rainy_Day.html

    Qualquer dica é bem vinda.

    Desprezem os erros de execução que foi tudo no improviso. hehehe
    Abraço.

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    rafael_kl

    Achei muito baixa a bateria...principalmente a caixa, não apareceu tanto quanto devia! E realmente podia ter mais agudos, mas no geral achei bem legal! Com o tempo vc vai ficando cada vez melhor!!

    Gravou com o que?? Qual tecnica de microfonação?????

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    montei um setup bem acustico e pequeno.
    Um shure sm-57 na caixa
    Um beta 52 no bumbo
    e um par de c2 como overs....

    a caixa tenho esse problema...mas acredito que o que falta seja microfonar embaixo. O problema é que nao tenho pre-amp sobrando pra isso.

    Mas é isso. Valeu BaNdAiD.
    Abraço.

    Fellipe Quirino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mano. onde arrumo essas backing track sem bateria??

    Passini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gravou com o que??[2]

    Posta aí qual pc usou, qual mesa ou pré usou, placa, software e o principal, qual foi a batera e pratos usados??

    Está muito ruim isso aí, precisa de aumentar alguns db's em toda a batera, falta equalização em toda batera, use um equalizador gráfico e aumente as frequencias alguns db's que vc vai ver que já vai mudar, até a sua caixa já vai ficar mais estalada com equalização. Pra melhorar a caixa estalada só na afinação vc consegue.

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fellipe Quirino
    http://www.sheetmusicplus.com/pages.html?cart=343667783221316198&targe t=smp_detail.html%26sku%3DAP.MMBK0022CD&s=pages-http%253A//www.google. com.br/search%253Fhl%253Dpt-BR%2526q%253Dcontemporary%252Bdrummer%252B %25252B%252B%2526btnG%253DPesquisa%252BGoogle%2526meta%253D&e=/sheetmu sic/detail/AP.MMBK0022CD.html&t=&k=&r=wwws-err5

    Passini
    Primeiro obrigado por comentar.

    Usei um pc Intel Core 2 Duo, 2Gb Ram. Prés da linha Xenyx, placa de som Delta 1010 lt. A bateria é uma Tama Rockstar, não é la essas coisa, mas tem um som legal. E pratos da Orion.

    Gravei no sonar, e equalizei com o Q10 da waves.
    Eu passei um bom tempo equalizando, e não consegui melhorar mais. tem frequencias que colocava o eq. no máximo e não ficava do jeito que queria.

    Enfim, se quiserem posto aqui o track do bumbo, caixa e overs sem eq.

    Obrigado.

    Passini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Posta sim, aí agente pode tentar trabalhar e ver se melhora, mas posta em .wav, é só zipar cada arquivo que não fica tão grande

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    Desculpe a demora, tinha prova da faculdade ontem.

    ai o link da bateria.
    http://www.4shared.com/file/73410917/4488653a/Bateria.html

    Abraços.

    Passini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rafael, fiz oque pude, pq tem alguns problemas na hora de captar o som da batera e se a captação na origem do som é ruim depois fica difícil consertar.

    Primeiro você precisa matar um pouco dos harmônicos da sua caixa, tem "toin" demais, eu adoro toin das caixas de metal, mas em excesso fica ruim e isso não dá pra melhorar depois que já está gravado.

    Vc precisa melhorar a captação do som do bumbo, não sei como está fazendo, mas uma captação de bumbo fica boa quando se posiciona o mic no centro do bumbo, entre as duas peles, bem no meio dele. O bumbo eu equalizei do meu gosto, coloquei um pouco de kick, mas isso é gosto.

    Seus overs parecem estar muito altos, precisa aproximar mais. Talvez sejam os prés da Xenyx que sejam ruins ou vc abriu pouco na hora de gravar.

    Seria legal vc tirar uma foto e postar aí de como está a batera.

    Segue o link http://www.4shared.com/file/73523260/7b18f24/Drums.html

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    A caixa ficou mesmo com harmonicos. Acho que ao invés de apontar o mic para a pele melhora se fizer o mic "passar por cima" da caixa, apontar pro aro do outro lado.
    O bumbo foi assim mesmo que captei. Bem no meio e apontando pro batedor. Não sei porque não ficou como deveria. Também gosto de um kick.
    E os overs não estão altos não, mas acho que não coloquei ganho suficiente na mesa.
    Vou tentar gravar corrigindo esses problemas, mas antes vou tentar caprichar mais na afinação, pois pode estar prejudicando um pouco a gravação.

    http://img143.imageshack.us/img143/8641/fotobateriagh5.jpg
    Ela não esta bem assim, essa foto foi de outro dia, mas esta parecida a configuração. E não pega muito bem os mics, mas foi a melhor que achei aqui.
    O objetivo era que um over pegasse principalmente o surdo e condução e outro o ataque, splash e tom.

    Valeu.

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    Ficou outra coisa, principalmente a caixa. Bem mais ataque e estalada.
    E os volumes em geral mais equilibrados também, antes estavam meio apagados os overs.

    Seria interessante se dissesse mais ou menos como foi equalizada a caixa, bumbo e overs.
    Coloquei junto à musica e parece outra gravação.

    Muito obrigado,
    Abraços.

    Passini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o mic da caixa você pode deixá-lo mais inclinado, na direção da pel mesmo, mas uns 80° de inclinação, quase em pé mesmo, aí vai pegar mais o som da pele e um pouco menos de harmônicos...pra matar os harmônicos vc pode colocar um pouco de fita crepe sobre a pele

    eu usei aqui o Reaper e para o bumbo usei essa equalização:

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/Bumbo-eq.jpg

    coloquei tb um pouco de compressão, mas um pouco, isso vc deve experimentar para ver seu gosto

    Para a caixa usei essa equalização:

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/Caixa-eq.jpg

    coloquei tb um pouco de compressão, mas um pouco, isso vc deve experimentar para ver seu gosto, do mesmo jeito que falei sobre o bumbo e somente na caixa coloquei reverb, isso vc tb deve experimentar oque quanto quer, mas reverb na caixa sempre é bom ter, fica melhor na minha opinião.

    Para os overs usei essa equalização

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/Overs-eq.jpg

    Se quiser colocar reverb nos overs experimente para ver como fica

    Passini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    veja que nem mexi nos volumes de cada peça, deixei como vc mandou, somente mexi na equalização e isso já faz uma grande diferença

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vou tentar equalizar mais parecido como fizesse.
    O microfone da caixa achava que quando mais apontado pra caixa mais harmonicos pegava, vou tentar microfonar apontando mais pra caixa para ver como fica.

    Valeu,
    Abraço.

    FelipeMassa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rafael,

    ficou muito boa a gravação, parabens!

    Será que vc não pode gravar uma bateria de uma música para mim? a música é do Andy Timmons, estou fazendo o backing track.

    abs

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    FelipeMassa
    Ai, valeu....
    Claro...qual o nome completo pra mim achar aqui??
    E quando acabares ja manda a BT...

    Abraços.

    FelipeMassa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Claro...qual o nome completo pra mim achar aqui??
    E quando acabares ja manda a BT...


    A música se chama "Gone" do Andy Timmons. é uma balada, o tempo é 116, estou fazendo a linha do baixo. Na verdade fiz a batera tambem, só que ficou muito artificial. ainda não terminei a linha do baixo. Se preferir eu upo a musica no 4shared.

    valeu!

    rafael_kl
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    FelipeMassa
    Isso, manda a musica pro 4shared pra ter certeza que vou ter a mesma versão.
    abraço.

    Mofado
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Cara, ficou bem legal, parabéns. Uma dica que posso te dar, é ter um cuidado todo especial na hora da captação, isso é fundamental pra ter um resultado final melhor. Também estou nesse processo de gravação "caseira" e é bem difícil mesmo conseguir algo satisfatório. O que eu fiz nesse final de semana foi gravar a batera em um quarto pequeno, coloquei tapetes no chão e colchões nas paredes, isso ajudou bastante, deu uma secada na sala, e a captação ficou boa pra mexer posteriormente. assim que eu tiver um tempo posto aqui pra vc escutar e dar sua opinião tbm. Meus parabéns mais uma vez e boas gravações. Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação e mixagem de bateria, comentem.