Mais um teste de mixagem de bateria usando VST

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jun/12


    ae galera, depois de varias tentativas, to quase conseguindo chegar a uma mixagem minimamente "real" utilizando VSTs. segue o resultado, feito no superior drummer, metal foundry.

    http://www.4shared.com/mp3/cuOgx-Yp/bateria_pipoca_3.html

    trashit hc
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Slash_1989

    tá bem massa!! mais seria interessante tu colocar com o baixo, e as guitars. pra ver como soa.

    abs.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Slash_1989
    pô cara, tá bem legal esse resultado aí!

    lembro que há um tempo atrás mostrei uma drumtrack minha pra vc, foi até para ua música do Slayer...

    daí eu acompanhei o seu tópico, onde o pessoal falava de velocity, etc e tal...
    acontece que minha DAW (Reaper), tem uma função "humanize", que aleatoriamente muda de acordo com padrões pré definidos o velocity e o timing das notas...

    depois de muito falar; dá uma olhada em algumas BTs que eu montei e vê o que vc acha das drumtracks: http://www.guitarbackingtrack.com/author/Strinbergshredder.htm

    já que eu e você temos meio que um mesmo objetivo com VSTIs de bateria, gostaria da sua opinião!
    abraço!

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    trashit hc
    vlw mano!! esses ai sao só samples do SD, quero chegar a um bom resultado cruzao mesmo para conseguir um timbre "organico" com o VST, depois passo pra uma mixagem descente mesmo!

    strinbergshredder
    entao, cara. vamos lá!
    a função humanize tem por objetivo pegar 1 ou 2 samples novos proximos ao velocity da nota em questao. Por exemplo, se vc tem uma sequencia de 4 batidas na caixa no velocity 100, essa função distribui os samples (chutando) de acordo com os velocitys mais proximos, ex: 98 100 99 101. eles com certeza dao uma "humanizada" a mais na musica, mas ainda assim, os velocitys sao mto proximos. Na caixa nao faz tanta diferença assim, ja que as batidas sao bem espaçadas, mas nos pratos e no pedal duplo (da musica do lamb of god por ex. -o que diabos eh aquela sequencia ao 3:30?!?!?-) da pra perceber o quao mecanico ficou.
    Por isso que eu gosto de usar uma bateria eletronica, assim ela capta um pouco melhor as nuances da performance do baterista. Entao temos uma caixinha com velocity 97 e a proxima sobe para 108, depois cai pra 100, depois ele toca levemente errado e sai fraco, uns 78 e assim vai. Sim, o ideal eh vc ajustar os velocitys 1 por 1, peça por peça (nem eh tao dificil assim), fazendo air drums pra saber qdo uma peça eh acertada mais forte que a outra (por ex.: uma sequencia na caixinha eh alternada entre mao direita e esquerda, e consequentemente em bateristas destro, a mao esquerda sai mais fraca que a direita, e vc tem que fazer isso no velocity). Lembrando que mesmo quando se quer acertar a peça com a mesma força, no mundo real cada batida de um baterista sai diferente da outra. (o humanize serve pra isso, nao dispensando o ajuste previo dos velocitys).
    Observe o chimbau na minha mix, presta bem atenção como ele ora eh tocado mais forte, ora bem fraquinho, como se o baterista só tivesse encostado a baqueta pra pegar impulso pra proxima batida, e assim vai. O principal problema em mixar uma bateria VST eh fazer ela soar organica, e isso nao tem nada a ver com o timbre das peças e sim a dinamica.
    Nao sei como vc ta fazendo as linhas de bateria, mas se vc deixar o "grid" da sua daw ligada, cada peça que vc colocar vai cair exatamente em cima do tempo certo no metronomo, e NENHUM baterista do mundo toca exatamente dentro de cada "tic" do metronomo, sempre um pouco antes, um pouco depois, as vezes em cima, mas nunca constante.
    Quanto a mix, ela parece legal. o timbre das peças esta bom, compressao parece OK, mas nao da pra avaliar muito por causa da falta de dinamica. Outra coisa que reparei eh que a bateria ta bem sequinha, faltando reverb em tudo praticamente. Mas ai eh questao de mixagem mesmo. O ideal seria vc direcionar os outs do seu VST para tracks diferentes dentro da sua daw, ai vc pode trabalhar com elas como se fossem arquivos de audio mesmo, mandando para os AUX, e usando plugins melhores. Mas acho que seu VST nao tem essa função.
    Enfim, espero ter ajudado um pouco mais no processo de criação da BT. Recomendo vc baixar uns pacotes midis da net (pirateira uns do SD), eles ja vem com os velocitys e o tempo bem ajustados, ai eh só caprichar na mixagem mesmo.!

    Abraço

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Slash_1989
    caramba cara, valeu pela aula que eu recebi agora!

    realmente, eu vejo que tem muuuita coisa a melhorar nas minhas tracks.....
    o que acontece mesmo é que me falta um pouco de experiência também...

    com o tempo, vou aplicar as suas dicas e ir me aprimorando...

    muito obrigado pela ajuda aí!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais um teste de mixagem de bateria usando VST