Orientações e Idéias para o meu novo home studio

Autor Mensagem
    Canhotex
    Veterano
    # nov/12

Depois de muito economizar consegui montar uma sala de ensaio em uma edícula em casa. Quero transformá-lo em um Home Studio para gravação.

Para isolamento do som, pesquisei bastante e acabei por fazer mais uma parede de alvenaria com um espaçamento de 5 cm da existente (pela falta de espaço). Nesse espaço coloquei lã de PET por ser mais barata. Nas quatro paredes coloquei uma forração fina. Os problemas são a abertura do ar-condicionado, e a porta. Como já gastei muito não consegui comprar um modelo split. No momento não estou me preocupando com o tratamento acústico, só isolamento.
    Para a bateria andei pesquisando e gostei de uma idéia que vi pela internet. Colocar pneus velhos no chão e cobrir com um estrado e uma folha de madeira, criando uma espécie de palco.

Essa é a construção existente (Figura 1)

Queria a opinião de vocês:

1- Vedação da porta. Estou pensando em comprar lã de rocha, colar na porta existente e por cima colocar um laminado para o acabamento. Nas frestas colaria uma Fita Anti Ruído Pvc de 5mm. Resolveria?

2- Como o ar-condicionado é do tipo janela estou pensando em fazer uma moldura com madeira e espuma para colocar sobre ele quando necessário.

3- Estou pensando em isolar a bateria do restante da sala. Usaria esse novo compartimento para gravar voz, e bateria. Colocaria espuma em todo o ambiente. (Figura 2)

4- Ou seria melhor deixar para a sala de técnica, e a bateria ficaria junto com os outros instrumentos? (Figura 3)

Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar

Cara, gastou um bom dinheiro já, não perca a força agora Hehe, porta acústica e ar split aí, se não as paredes duplas foram em vão

Pelo espaço reduzido, eu esqueceria da sala técnica e faria tudo no mesmo ambiente, conseguiria tratar melhor uma sala do que duas

O meu conselho é terminar o seu projeto de isolamento direito, mesmo que falte para montar a técnica, depois você se recupera, mas estas economias vão gerar muitas transmissões, igual, vazamento grande de som

Vai atualizando aí heim

Canhotex
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Canhotex
    · votar

Vlw pela força Edson. :D
    Fiz o que você me orientou e mandei fechar hoje a abertura do ar-condicionado. Vou tentar comprar um split em 12x agora, haja folego :s . A porta acústica andei pesquisando e está muito cara, mais de mil reais. Não existe uma alternativa de fazer a porta? Estava pensando fazer uma moldura de madeira na porta existente, colocar essa Espuma e colocar uma folha de compensado do lado de fora pra fazer o acabamento. Fazendo um sanduiche:

Porta || Lã de Rocha || Compensado

Casper
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Casper
    · votar

Caro Canhotex:

Mil reais é um preço bastante bom, para uma porta.
    Nas minhas pesquisas, o preço foi daí para cima.

Eu já fui em alguns lugares que tem duas portas normais,
    uma abrindo para cada lado, portas normais de madeira sólida
    em um batente modificado. Mas duvido que o preço tenha
    ficado muito abaixo de 1000 reais.

Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar

Como o Casper citou, já vi em vários estúdios aqui, portas simples, mas duas, e um espaço de 20cm entre elas e cobertas de lã de Rocha ou espuma mesmo, mas realmente o custo disso não vai ficar muito longe de 1k

Outra que vejo direto, são portas de frigorifico modificadas, trocam a espuma térmica por lã acústica e colocam fechaduras para abrir por dentro, claro Hehe

O ar era essencial, o modelo antigo de batente alem do grande vão, faz muito mais ruído, dependendo do que iria gravar, seria com ele desligado Hehe

Canhotex
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Ae galera passou um tempinho mas ainda estou no lançe do estúdio.

Atualizando:

- Comprei o ar-condicionado Split High-Wall, já esta instalado.
    - Comprei uma porta de estúdio semi-profissional de um estúdio aqui de santos que fechou e estava se desfazendo dos materiais. Paguei R$500,00.
    - Fiz um tablado de 1,60 x 2,00 com umas vigas de madeira e madeirite por cima pra bateria. Peguei a ideia pela internet de colocar pneus velhos em baixo do tablado para diminuir a transmissão do som pelo solo. Coloquei uns 6 pneus e ficou bem legal até
    - Comprei um rolo de piso vinílico flexível xadrez, o mais barato, pra forrar o chão do estudio.
    - Como o ambiente ficou fechado só com a porta, começou a ficar muito úmido la dentro, com cheiro de mofo. Tentei varias soluções mas acabei tendo que comprar um desumidificador. Comprei o Cappoia 12L/dia. Pra vocês terem uma ideia tirei 9 Litros de água ontem.

Fiz um teste ontem com a guitarra no talo e a batera e o som q vaza é bem pouquinho, tipo como um rádio ligado. Acredito que a isolação esteja pronta. Agora vem o tratamento né.

Bom agora preciso da ajuda de vocês:

As 4 paredes estão forradas com forração de carpete. Assim como a parte interna da porta. O piso é de borracha vinílica e o teto é uma laje pintada de branco. Como tratar, com espuma? Bass traps?
    Tem também a disposição dos equipamentos. Eis a Lista do que possuo:

- Interface Fast Track Pro USB
    - Microfone Condensador Behringer B2
    - 3 Guitarras
    - 1 Pedaleira Boss GT-8 e 01 Roland GR-55
    - 1 Mesa de som/potência, 04 saidas 200w
    - 2 Caixas de som 200w
    - 1 Macbook Pro 13"
    - 1 Mini ampli de Baixo de uns 15 W
    - 1 Violão Elétrico
    - Bateria completa
    - Controlador Midi Axion 61
    - Fone AKG K414P
    - 5 Microfones xing ling.

Segue anexo a plantinha do home estúdio, e umas fotos de lá:

Imagem 1
    Imagem 2
    Imagem 3

Canhotex
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Ninguem pra me dar uma ajuda??

UP!!

MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Canhotex

Qual a deficiência que você está sentindo ali?

Pelo jeito, é uma sala para ensaio e que dá para gravar alguma coisa, tipo demo. Não está bom para o que se propõe?

ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Canhotex
    Parabéns velho!! Ta bacana!!!

Se finalizou o isolamento, agora é colocar a galera ae dentro e socar volume pra vc identificar as deficiências! Ta reverberando muito? o som ta embolado? ta morto?...e etc....

Talvez colocar uns compensados forrados nas quinas pra quebrar um pouco o paralelismo....Agora é tratar o som!

Num outro estudio que ajudei a construir, tive a ideia de colocar folhas de compensado, acho que eram de 10mm, paralelas ao teto e com ajuste de altura, por correntes...Tipo aqueles varais que sobem e descem, sacou? Fixados 4 ganchos no teto prendendo em 4 pontos ( cantos ) do compensado...O som reverberava demais na sala, era bem maior que a sua...Eram 3 placas dessa no teto, e alem de ficar mega staile, ajudou bastante!

Canhotex
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Canhotex
    · votar

Queria uma ajuda pra tratar melhor o som. Esta reverberando bastante lá dentro, principalmente a bateria. Quase ensurdecedor. Quais as soluções?

Gostaria de umas dicas também de como alocar os equipamentos, as caixas de frente pra bateria, ou no lado oposto?
    A parede oposta aos microfone deveria ser colocado espuma para evitar a reverberação?
    Pensei em por espumas nas 3 paredes envolta da batera, tipo fazendo um "U". Ajudaria a amenizar e melhorar o som da batera?

Meu intuito é ir aprimorando pra fazer um home estúdio pra gravação, não uma sala de ensaio somente. Por isso queria umas diretrizes pra ir comprando e arrumando gradativamente.

Mais pra frente vou criar uma sala de técnica ao lado dessa sala. Ficando essa somente pra gravação e os equipamentos lá fora. Mas isso é mais pra frente

ogner
    Valew cara, ta suado mais ta saindo :D
    Então como eu disse tá reverberando bastante, o carpete nas paredes ajudou bastante mas ainda tá reverberando. Não sei se ajuda mas o teto é uma laje inclinada então não fica paralelo ao chão.

Fizemos um teste com o batera destruindo e a guitarra no máximo e quase fiquei surdo kkk.

Esse lançe dos madeirites seriam nas quinas to teto com a parede? ou nas quinas da parede mesmo? qual o tamanho deles? n entendi muito bem xD

Canhotex
    Veterano
    # fev/13
    · votar

UP!!

.omni
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: .omni
    · votar

Canhotex
    Tentei varias soluções mas acabei tendo que comprar um desumidificador.

Você fez a escolha certa. No estúdio onde eu freelo tem dois e a gente tira diariamente seis litros de água, e eles só ficam ligados durante poucas horas por dia. O estúdio fica fechado e com ar condicionado central 24/7.
    Não sei como é na sua cidade, mas aqui no Rio a umidade é um problema. Fico imaginando como é em Manaus, Belém, etc, haja desumidificador.

No meu home o meu split tem um modo de desumidificação, mas ele não dá conta não.

Filippo14
    Veterano
    # fev/13
    · votar

gasta tudo que puder para fazer o isolamento e o tratamento senão depois fica uma bosta. Entre nao gastar nada e gastar isso e ficar ruim é melhor colocar uns sofas e pa que seguram um pouco o som. To fazendo um home tambem mano.

Quanto a Bateria, eu optei por uma eletronica, ocupa menos espaço, economizo com microfones e o som é ótimo (pode acreditar).
    Com isso ao invez de 5 xing lings, vc poderia comprar uns shure e AKG, pensa bem.

Vou usar uma interface da roland, a octa-capture, curti bastante ela e pa. Lembra do alinhamento dos monitores de audio. Outra coisa, um mac bacana é essencial, veja se esse aguentara os programas (pro tools, sonar, etc) e os plugins.

Boa sorte mano, Abração

ogner
    Veterano
    # fev/13
    · votar

Canhotex
    Então como eu disse tá reverberando bastante
    Cara, imagino que estajam sobrando graves.

"...Os materiais porosos (espuma, carpete, etc) em geral são eficientes para absorver agudos, pelo fato destes possuirem comprimentos de onda pequenos, e assim qualquer pequena irregularidade do material é capaz de diminuir a energia da onda sonora. Já no caso dos graves, é preciso criar dispositivos compatíveis com os comprimentos de onda grandes, o que é feito com painéis especiais de amortecimento (chamados de "bass-traps"), que vibram com os graves e ao mesmo tempo absorvem a energia dessa vibração, não devolvendo a onda ao ambiente. Em algumas situações, pode ser necessário reduzir a sustentação de apenas uma determinada faixa de freqüências do espectro, e para isso são usados painéis sintonizados, devidamente calculados.."

Pesquisa sobre bass straps.. Outra coisa, geralmente a parede atras da bateria é reflexiva! normalmente, dependende do projeto. Com o seu projeto, não tem muito projeto, digo tecnico, calculando e analisando tencnicamente, vai na tentativa e erro. Coloca aqui, arrasta pra lá, vai tocando e vendo onde fica melhor pra todo mundo. hhehehehe!!

esse cara aqui descreve o dele e pode ser que te ajude am algo...
    http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=66029&PN=1&title=termin ei-meu-home-estdio-diyatualizado-05-06-12

Canhotex
    Veterano
    # fev/13
    · votar

.omni
    A humidade aqui é sempre acima de 80%, chove sempre é realmente muito húmido. Deixo o desumidificador ligado 24/7 e mesmo assim dificilmente a humidade cai abaixo dos 70%. So quando eu ligo o ar split junto que a humidade cai mais um pouco.

Filippo14
    Mano gastei bastante pra isolar e mesmo com 2 paredes, recheadas com lã de pet o som da batera ainda vaza um pouco pela porta, vou colocar uma segunda porta pra ver se diminui um pouco mais.
    Kra quanto a batera eletrônica eu também axo lgl, mas uma boa ta uns 15-20 mil reais. Uma meia boca n tem dinamica e fidelidade. Se eu tivesse a grana optaria por ela com certeza, mas enqto isso fico na acústica mesmo.
    E haja grana, depois do tratamento ainda vem os mics de voz, de batera, os monitores, amplis, cabos....
    Acho que o maczinho da pro gasto, core I5, 4gb de ram e hd externo de 1tb.

ogner
    É, o tratamento acústico é realmente uma ciencia.
    Mas enquanto isso no mundo dos mortais.....
    Acho que vou fazer os bass traps, o site do batera que voce me passou tem umas idéias legais. Acredito que o problema sejam os graves mesmo. Só na tentativa e erro mesmo. Vou ver se arrumo umas espumas daquelas de colchão pra testar nas paredes e ver como fica. Tipo, não teria um jeito de testar as frequencias que estão sobrando com algum teste, nem que não fosse muito preciso, só pra eu ter uma direção do que ir fazendo? Tipo ruido rosa?

No mais obrigado pelas dicas galera, estão sendo realmente úteis.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Orientações e Idéias para o meu novo home studio