Ajuda! Espaço disponível para Home Studio - Idéias de Plantas por favor!

    Autor Mensagem
    vitao_es
    Veterano
    # jan/11


    Aloha galera,

    Estou com um espaço disponível em minha casa e vou utilizá-lo para montar meu home studio, cuja finalidade será para ensaios bem como gravações.
    O espaço que tenho disponivel são: 7m comp X 5m larg. É realmente um espaço, sem paredes, sem teto.... rsss
    Gostaria da ajuda dos amigos mais experientes com idéias de pantas (layout) onde consiga obter "melhor" resultado final.
    Sei que não é o melhor espaço do mundo, mas é o que disponho no momento.
    Desde já agradeço aos que puderem contribuir com esboços em IMAGENS.

    Conto com vocês nessa empreitada.

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu construí o meu estudio em 2002, e sei o que falo por experiencia propria e quebrando a cabeça):>paredes duplas é essencial....faz uma parede e a outra paralela com pelo menos 10 cm de distancia entre elas para criar um vacuo...
    Faça de tijolo mesmo, se for usar bloco , encha os blocos de areia dentro...Não faça laje, acusticamente não adianta e chove dentro...faça cobertura com telhas , normal, daí por dentro, vc faça 2 forros, um de eucatex, deixe um espaço de uns 20 cm para o segundo fôrro ( gêsso )...é mais barato que laje e acusticamente fica legal.....( no meu eu construi 3 forros, 2 de eucatex e um de gêsso) >>uma porta acustica é essencial....
    Se vc seguir a risca o que te disse vc terá um ambiente quase que acusticamente perfeito contra vazamento de som, de dentro pra fora e ao inverso tbm...
    As paredes e fôrros duplos são essenciais...
    Não precisa rebocar a primeira parede ( já economiza uma grana )...Não necessita de laje ( mais $ salvo )...MEU ERRO FOI TER FEITO LAJE E NÃO ADIANTOU NADA, TIVE QUE COLOCAR TELHAS E FORRO DUPLO DO MESMO JEITO)
    Daí por dentro vc pode tratar a reverberação com espuma, madeira e pedras alternando os elementos....( tem gente que só poe espuma sonex e mata o som do estudio )....temque ter pedras, de preferencia pedra mineira pra servir de difusão....ah, não equeça os bass traps nos cantos do estudio ( bass traps são absorsivos de baixa frequencia ) geralmente são colocados nos cantos ( junção das paredes )...boa sorte....

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    se vc quiser dicas de tratamento de reverberação interno olhe meu site e veja o tutorial que escrevi já ha algum tempo, tem varias dicas legais e baratas...
    www.estudiofabrica.bravehost.com

    Michael_Nsc
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Parede dupla (e qualquer outro tipo de isolamento) só é essencial quando se precisa isolar o som pra não prejudicar a vizinhança e também se vc mora em lugares com piso de ruído ambiente maiores que 35 - 38 dB.

    Se vc mora em lugar isolado (chacaras, sitios, etc), pegue um decibelimetro e mede o ruído ambiente (lembrando que o valor real dentro do estúdio ainda ficara abaixo disso, já que qualquer parede de alvenaria "segura" o som em mais ou menos 10 dB.)

    o Layout não é muito difícil. Paredes sem paralelismo, pé direito alto.

    Abçs!

    vitao_es
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr, agradeço imensamente suas informações, principalmente a do teto sendo lage.
    Pelo que já andei lendo vou fazer exatamente como você fez, no entanto minha preocupação atual é com o layout do HS. Fiz um esboço de como eu acho que deve ser, e gostaria da sua opinião bem como os demais com sugestões, críticas e o que vier.

    Segue o link para ver a "planta" que eu fiz. Só não vale rir... rssss

    Planta Home Studio

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Perfeito o lay-out, gostei da disposição das portas,e principalmente aquela angulação da sala de contrôle, perfeito !, mas olha, não esqueça de duplicar a parede interna que separa o estudio da sala de contrôle. vai fikar um estudio grande e bem funcional...
    Uma boa dica é deixar a parede oposta do estudio ( parede do fundo ) totalmente reflexiva, com pedras mineiras, ( ou alguma pedra tipo irregular ), daí vc poe a bateria pra gravar ali e vai te dar um brilho muito bom de bateria )....viu meu site dos difusores e bass traps??? Vc pode fazer varios bass traps e pendura-los na parede, misturando com fileiras de madeira, tipo alternando os elementos ( madeira, espuma e pedra )....pra te dar uma boa relação de difusão/reflexão/absorção<<<( isto é o mais importante )...
    A janela da sala de controle de 1 metro é mais que suficiente....mas não esqueça de colocar 2 vidros tbm...
    Mande um marceneiro fazer o quadro de madeira pra apoiar os vidros...leva as medicas do vidro e ele te faz 2 quadros de apoio, daí é so instalar na alvenaria....
    Uma outra coisa importante é deixar um buraco ligando a sala de contrôle para o estudio...( pra fiação ) , tipo vc pode usar o que usei aqui, uma manilha de agua ( tubo de pvc de plastico )<<<
    Tubo de plastico fazendo um " U ", entendeu?
    A disposição das portas está perfeito, pois não haverá comunicação do controle pro estudio, perfeito !
    A iluminação do estudio tem varias maneiras de fazer, usando lampadas anecroicas, tipo ponto de luz sabe ( nao vai botar uma lampada fluor parecendo uma padaria rsrs ) :-)
    Veja este exemplo de iluminação de estudio>
    http://music.nus.edu.sg/facilities/RecordingStudio.htm
    Note que o teto é todo irregular ( vc pode criar um design e trabalhar com as placas de gêsso formando alguma figura geométrica irregular parecida com o exemplo acima )
    Gêsso é barato e dá pra criar muito com ele...
    Note as caixas embutidas na parede :-)
    Busque imagens na net "recording studios pictures" pra vc se inspirar na decoração...
    Cara que legal que é construir um estudio do começo, se Deus te deu esta oportunidade vai com fé...
    Olha, não precisa de muita grana não, é mais criatividade e trabalhar com materiais baratos tipo madeira pedra e sonex ( espuma), e tbm com tecido...alternar os elementos e caprichar no teto e nas portas...
    Portas acusticas são cruciais, não economize com porta<<
    E não se esqueça do forro duplo ou triplo.
    Parabens.

    vitao_es
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Grande Osvaldojr.... E eu pensando que o espaço era pequeno. Claro que colocando as paredes duplas não ficarei com as medidas que coloquei na minha planta.
    Claro que entrei no seu site e meus parabéns pelo o seu conteúdo. Interessante a ideia da mistura dos elementos na parede. A principio eu pensava em colocar apenas espuma, madeira e gesso intercalados, mas pela sua experiencia vou de pedra, espuma e madeira.
    Positivo quando ao vidro de monitoração duplo.
    Vou no seu teto também... Triplo... Dois eucatex e um gesso.
    As portas que serão um dilema... tipo batente duplo (duas portas) ou porta acustica??

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara, as portas são CRUCIAIS...
    Não economize dinheiro nas portas.
    O dinheiro que vc vai economizar da laje gaste nas portas...
    Conhece a empresa Vibrasom ?
    Eles tem a porta lá, e não é caro, acho que hj em dia tá uns 1000.
    olhe o site deles ...
    Eles vendem em 36x sem juros....
    http://www.vibrasom.ind.br/produtos-acusticos/porta-acustica.php

    vitao_es
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Já entrei nesse site sim. Na loja virtual dele que tem no site só tem uma porta e ela está R$ 3000,00 no máximo em 6x... Mas de qualquer forma vou dar uma ligada pra ver o que me dizem de outras portas.
    Queria ver fotos do seu HS. é possível??

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    3000 ta caro, tem outras empresas que fabricam porta acustica....não economize nas portas vitão...
    Olha, meu estudio o vendi em 2006, e fizeram outra coisa lá, não tenho mais fotos dele...mas as medidas do meu era 6mx7m, menor um pouko que o seu....
    Na época fiquei sem $ pra revestir direito e tal....mas aprendi as dicas básicas e passei pra vc...
    Minha sala de controle não era angulada que nem a sua. A sua ta perfeita....
    Vc mesmo pode mandar fazer a porta, tipo compra duas portas e faz um sanduiche, e dentro coloca areia....já vi estudios com porta assim....só que a fechadura tem que ser daquelas grandonas pra suportar o peso da porta....tem que ser bem vedado as beiradas do batente, com borracha de preferencia....
    deve encontrar portas por menos de 3000 cada....

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://www.acustica.ind.br/Portas%20acusticas.htm

    edsonalves
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Boa Noite! preciso de ajuda urgente! estou montando um estudio para gravação... minhas paredes são simples de tijolos mas uma parede só, a sala de gravação é que dividi da técnica com paredes duplas de de gesso, com as portas de entrada por fora. meu teto é de telha convencional com caibos, ripas, etc. porém tem um forro de gesso. O que eu poderia fazer para melhorar um pouco o isolamento acústico? ajudem por favor!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr
    se vc quiser dicas de tratamento de reverberação interno olhe meu site e veja o tutorial que escrevi já ha algum tempo, tem varias dicas legais e baratas...
    www.estudiofabrica.bravehost.com


    Legal Osvaldo! Achei interessante seu texto sobre. Parabéns!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    edsonalves

    Aqui no fórum existem muitos tópicos já criados, que possuem respostas para sua dúvida. .Aqui você também pode se informar melhor. Abraço e sucesso.

    Dob
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá,
    não entendí porque ninguém falou para a porta do estúdio do vitao_es ser virada para a área técnica. Todo lugar que leio os entendidos dizem para que a sala do estúdio não seja virada diretamente para fora, para melhorar o isolamento.
    Outra questão, a porta do estúdio tem que ser aberta para dentro ou para fora? Ou não faz diferença?
    E com relação ao piso, qual o ideal? Madeira, cerâmica, piso flutuante?
    Agradeço a sugestões.
    abraços

    vitinho_es
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: vitinho_es
    · votar


    Aos amigos e principalmente o meu grande colaborador Osvaldojr, informo que comecei a empreitada da construção do meu Home Studio e gostaria de compartilhar com vocês cada etapa (espero que todos estejam vivos no final, pq o tal do $$$$ tá curto.... rsssss)... Segue abaixo vídeo e fotos da construção do home studio, e sugestões comentários são sempre bem vindos.

    Vídeo:


    Fotos:


    Aloha Galera...

    Vitor Cláudio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda! Espaço disponível para Home Studio - Idéias de Plantas por favor!