Performance baixa no DAW, mesmo com PC parrudo! O que poder ser?

Autor Mensagem
The Red Special
Veterano
# set/12


Então galera, meu equipo:

Desktop - AMD FX6100 4.4ghz Six Core
8GB de Ram DDR3
HD 1TB Western Digital
Placa de Vídeo ATI 6770
Fonte de 500w reais Thermaltake

Interface Behringer Guitar Link
Interface Tascam US800

Então, o negócio é o seguinte. Faz tempo que eu uso esse PC como um PC normal. Para jogar, internet as vezes, essas coisas. Mas ando percebendo que ele não ta rodando como deveria no DAW(Cubase).

Eu uso sempre o Cubase com o Reason no ReWire, de 4 à 8 VSTi's abertos, e umas 10 tracks de audio, normalmente todas com uns 4 VST's. E constantemente eu vejo o VST Performance batendo no vermelho.

O Buffer das duas interfaces já está no máximo, já tentei usar cada uma separada, mas persiste o problema. Mesmo o PC tendo estas especificações este "exagero" meu é demais pra ele? Ou será que as outras coisas instaladas no PC (Cerca de 20 ou 30 jogos mais atuais) podem estar comprometendo a performance dele?

Eu fiquei um pouco decepcionado, pois comprei este computador visando fazer minhas gravações, mas acabei usando ele para jogos e outras aplicações, temo ter "sobrecarregado" o bicho. Será?

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
HD 1TB Western Digital

Já que você usa um desktop, eu sugiro que você compre outro HD SATA (7200) e grave nele.

Você quer que o computador leia no mesmo HD 8 VSTI's (não sei o que você tá usando, mas tem muita coisa pesada), rode o Cubase, o Reason e o sistema? Ao mesmo tempo?

Ou será que as outras coisas instaladas no PC (Cerca de 20 ou 30 jogos mais atuais) podem estar comprometendo a performance dele?

Porra, um ou dois eu não diria, mas 20 ou 30?
Não tenho a menor duvida de que sim, seu HD deve estar completamente fragmentado e lento.

O PC é bom, mas você judia dele.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Hm!
Então um HD só pra o Cubase + VSTs e outro apenas para rodar os VSTi's, seria isso?

Eu penso em desintalar todos os jogos, formatar o HD, e recomeçar do zero mesmo. Ou pelo menos pegar 2 HD's - Deixar um para jogos e afins, e nele um boot do 7, de 32 Bits.

E no outro HD, o do Cubase, deixar o Boot de WIN7 64 Bits, e no ultimo HD só os VSTi's. Isso funciona legal?

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Não, um HD só pra sessão do Cubase.
O problema não é o local da instalação do programa, é mexer com dezenas, centenas ou milhares de audio files ao mesmo tempo e ainda pensar em rodar o sistema e os plugins.

E também, tenha o hábito de consolidar os instrumentos que você já considera "prontos" pra abrir espaço na sua sessão.
O dia que você estiver com uma sessão em alta resolução você vai agradecer.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
No outro HD dos VSTs eu deixo VST e VSTi então cara?

E no HD do Cubase, só Cubase, Windows e Drivers das interfaces?

makumbator
Moderador
# set/12 · Editado por: makumbator
· votar


The Red Special

Além de tudo que o .omni citou, é importante se certificar de algumas coisas:

1. Seu sistema é 64 bits, para aproveitar toda a RAM instalada, certo?

2. Você está usando a versão de 64 bits do Cubase 5 correto? Todos esses plugins que está usando tem versão em 64 bits?

3. É importante checar como está a sua inicialização, pois com tantos programas instalados (concluo isso só pelo número jogos...heheh) deve ter muita coisa inútil (serviços, tarefas, updates de programas e aplicativos de fundo) iniciando com o windows (que os softwares adoram colocar no automático, mesmo que vc use uma vez na vida e outra na morte). Mas é claro que é preciso saber o que se está fazendo (para não desligar o que for importante ou útil).

4. Desfragmentar o disco regularmente, e desinstalar tudo aquilo que não for realmente usado.

5. Fazer updates de SO, de drivers(não apenas os relacionados à música) e programas (plugins também). Sempre tendo o cuidado de criar pontos de restauração antes de cada update (principalmente de drivers), pois nem sempre o update mais recente é o mais estável ou melhor.

6. Utilize o comando freeze caso seja preciso (em Vstis ou mesmo nas pistas mais pesadas). Esse recurso é um meio termo entre a pista (e ou instrumento virtual) completa e carregada (que pode demandar muita ram) e uma pista ou instrumento virtual depois de se fazer bounce e descarregar os plugins, efeitos e instrumentos.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


makumbator
Sim! O sistema é 64 bits! E o Cubase é 64 bits também. Os plugins, imagino que sejam 64 bits também. Senão talvez nem teria como instalar né? Não sei!

3 - Estou pensando em formatar mesmo esse bicho!
4 - Resolve ao invés de desfragmentar, formatar direto?
5 - Então cara, eu não costumo fazer update de nada, justamente por causa disso. Em time que ta ganhando não se mexe!
Mas o PC foi piorando muito o desempenho ao longo do tempo. Acho que vou fazer essa parada de instalar mais um HD!
É complicado? Ou é tão plug and play quanto instalar uma placa de vídeo qualquer?
6 - Eu sempre quis saber disso, como eu utilizo esse comando freeze? Eu já procurei ele no cubase e não achei!
Muito menos esse bounce. Você poderia me explicar de uma forma tranquila para eu poder testar ele aqui?

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
É normal o Windows perder performance com o tempo, mas também não dá pra abusar desse jeito!!
O fato de ter muitos jogos não vai influenciar tanto assim no processo da DAW, pois quando você não está rodando eles, eles não ocupam RAM, mas é claro que pra puxar os arquivos do hd, eles atrapalham sim! O melhor que você tem a fazer é o que o .omni disse, colocar um hd exclusivo pra DAW e pros plugins, e deixar o outro pro SO e suas outras coisas.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


brunowebguitar
Mas o .omni acabou de falar "Não, um HD só pra sessão do Cubase..

Eu não entendi. Eu tenho que fazer o que:

1 - Em um HD, deixar apenas o Cubase e no outro o SO e os plugins?
2 - Em um HD, deixar apenas os VSTs/VSTi e no outro Cubase + SO?

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Pelo que eu conheço de INFORMÁTICA, o correto seria deixar o Cubase e tudo o que ele usa ( plugins, VSTs, etc. ) em um HD, e o restante dos seus arquivos ( SO, jogos, etc. ) em outro HD, assim a comunicação Cubase -> plugins talvez ficasse mais rápida. Mas fique ciente que a velocidade de qualquer programa não depende tanto assim do hd, e sim da memória RAM. Quanto mais banda e espaço na RAM melhor o seu programa irá rodar, independente dele ser um jogo, um player de video ou um software DAW.
Você tem 8gb de ram, em 2 pentes de 4gb ou 4 pentes de 2gb. Você sabe por acaso se eles estão ligados em dual channel?? O Windows está reconhecendo seus 8gb???

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


Em 2 pentes de 4gb DDR3, e o Windows está reconhecendo 8gb de Ram!
E eu já rodei o MEM Test, então, improvável eu acho de ser memória. Eu imagino que essa parada de HD fragmentado pode estar contribuindo para isso. O que vocês acham?

makumbator
Moderador
# set/12
· votar


The Red Special
Sim! O sistema é 64 bits! E o Cubase é 64 bits também. Os plugins, imagino que sejam 64 bits também. Senão talvez nem teria como instalar né? Não sei!

Não necessariamente, pois é possível rodar e instalar versões de 32 bits em sistemas de 64 bits.Alguns plugins ainda não tem versão nativa em 64bits, e nesse caso precisam utilizar "pontes"(como a nativa do Cubase ou externas como jbridge) para rodar na DAW de 64 bits (ou então abrir a versão de 32 bits, que é instalada juntamente com a de 64). Procure ver se você está iniciando a versão de 64 bits realmente, e não seu clone de 32 bits (que fica em outra pasta).

3 - Estou pensando em formatar mesmo esse bicho!

Certo, mas não adianta formatar e depois retomar os mesmos hábitos de ir instalando feito louco todo tipo de programa, só por instalar. Em pouco tempo o sistema estará sobrecarregado novamente. E é sempre bom limpar a inicialização do que for inútil, mesmo formatando o sistema.


Resolve ao invés de desfragmentar, formatar direto?

Mesma coisa do anterior. Como você não vai formatar todo mês (heheh) precisa desfragmentar de vez em quando (principalmente após instalar ou desinstalar programas ou mover muitos arquivos). Use a ferramenta específica integrada do windows, ou um programa externo de desfragmentação (existem centenas grátis).


É complicado? Ou é tão plug and play quanto instalar uma placa de vídeo qualquer?

É plug and play. Basta conectar e depois reiniciar o sistema. Se o HD estiver correto (assim como o conector da placa mãe), o SO já o identifica automaticamente.

Eu sempre quis saber disso, como eu utilizo esse comando freeze? Eu já procurei ele no cubase e não achei!

Clique f11 e veja os instrumentos virtuais ligados. Então clique no símbolo de gelo cristalizado que há no canto de cada VSTi. Esse é o comando freeze.

Ele gera o arquivo do instrumento (da mesma forma que o comando play faria em tempo real), o coloca em uma pasta da sessão e desabilita o instrumento (liberando RAM).

Claro que vc fica impossibiltado de alterar parâmetros do instrumento. Caso queira fazer alterações, desligue o freeze, mude o que quer e repita a operação para congelar novamente.

Vale o mesmo para pistas (encontre o mesmo símbolo de cristal em cada pista). Assim o comando libera a ram de cada vst que está na pista.


Bounce é meramente criar uma sub mix (nesse caso) de um ou mais instrumentos, que é importado automaticamente para a própria sessão. Nesse caso vc vê a pista de áudio e a manipula, enquanto no freeze ela fica oculta. No bounce cabe a você retirar manualmente os VSTs e VSTis após fazer esse procedimento, enquanto no freeze a DAW os desabilita para você.

Consulte o manual para mais detalhes.

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Cara, pode ser tanta coisa.... Tenta desinstalar uma pá de jogos ai, desinstale softwares desnecessários, complementos desnecessários, enfim, tire todo o lixo que você tem ai. O melhor que você teria a fazer era formatar esse pc e deixar ele exclusivamente para rodar DAW e plugins, sem mais nada. Mas provavelmente isso não é possível pra você, então esvazie o lixo que tem nesse pc, que já vai te ajudar bastante.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


brunowebguitar
Então! Minha idéia é fazer isso. Orcei aqui, 2 HDs BONS da Western Digital me saem por 300 reais. Um dos HDs para os jogos e bobagens, com um boot de 32 bits. Para jogo ram não faz tanta diferença. E o outro boot de 64 bits para o Cubase e cia. Dai um dos HDs que sobrou apenas para o Cubase + VSTs e o outro HD pro SO no qual vai ser usado o Cubase.

Serve?

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Red Special

Já devem ter falado isso, mas programas residentes na memória, tipo anti-virus e HDs fragmentados são um problema quando trabalhando com muitos canais de áudio, o que exige muita memória RAM. O que acontece é que o Windows quando acaba a RAM disponível, usa o HD para simulá-la. A questão é que um HD é muuuuuuuuuuuito mais lento que a RAM. Por isso um HD rápido e desfragmentado é importante pois o Windows, quando a RAM não suportar, não precisará buscar dezenas de "pedaços" de um arquivo pelo HD.

Na boa, pelo que li do sue sistema, eu acho que o problema não está nele, mas na questão do gerenciamento da memória/armazenamento, tanto RAM quando o HD.

Eu reinstalaria o sistema do zero pois às vezes é mais rápido e eficiente do que "arrumar a casa", instalaria somente os programas básicos, necessários pro dia-a-dia e compraria um HD somente para armazenar os arquivos de música.

Boa sorte!

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
QUALQUER programa rodado no seu pc ocupa RAM, principalmente jogos!! Quando você roda um programa, o Windows pega tudo o que vai ser necessário para aquele programa funcionar e joga na RAM, pra não ter que ficar acessando o HD direto. O que o MauricioBahia falou é verdade, antivirus rouba muita RAM, e outros programas que rodam "escondidos" também, fazendo com que o Windows vá buscar a memória virtual.
A melhor opção é tirar as porcarias do PC, como os jogos, programas desnecessários e etc, desfragmentar o disco, e deixar o pc lisinho só pra rodar os programas.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


makumbator
brunowebguitar
.omni
Galerinha do mal! Esse HD aqui é maneiro?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436630040-hd-500-gb-sata3-6gbps -7200-rpm-wd5000aakx-caviar-blue-_JM

É 7200rpm, 6gbps e 32mb de cachê! Eu to achando o preço legal até. E 500gb serve pra mim!

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


The Red Special

Cara, independente de tudo que a galera falou, eu costumo formatar o PC pelo menos uma vez por ano.

E rodo algum programa tipo MV Reg Clean pelo menos uma vez ao mês.

O Windows é foda, gera arquivos prá caramba, perde desempenho, o disco fica todo segmentado, some e aparecem dlls que nem o Bill Gates sabe prá que serve.

Formata teu micro e começa do zero...mas porra cara, 20/30 jogos é foda...kkkkkk...

donagilda
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special

Você precisa realmente preparar melhor seu sistema para deixa-lo otimizado para o uso com áudio, e outra coisa que você citou la em cima: na tentativa de resolver; deixar o Buffer size no máximo não funciona... de uma lida nesse artigo http://www.soundonsound.com/sos/jan05/articles/pcmusician.htm

Abraço.

.omni
Veterano
# set/12 · Editado por: .omni
· votar


The Red Special
Sim, vai na fé.
Dependendo da quantidade de canais e resolução, você pode gravar até em um HD USB que vai ser melhor do que gravar no do sistema.
(Mas compre o SATA mesmo).

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Então! Eu pensei aqui, e olhei. Achei um HD, um pouco caro, mas pensei nele:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432059580-hd-seagate-barracuda- 2tb-2000gb-64mb-sata-3-7200rpm-brinde-_JM

Barracuda da Seagate, 64mb de Cachê, 7200rpm e 6gbps.

Dai teria 2 HDs, certo? Dai minha dúvida está na disposição. Pois eu tenho que alocar nos dois HDs, O SO, o Cubase, os VSTs, e a pasta do projeto, com os audios.

O que eu botaria em cada HD? No menor, o SO + Cubase + destino da pasta do projeto com os audios gravados, e neste novo os VSTs,VSTis?

Pois eu estou querendo saber como é a melhor forma do HD trabalhar e acessar todas estas informações simultaneamente sem "peidar".

Eu fui numa loja hoje, que o vendedor me falou que além deste HD, seria legal eu ter um SSD para deixar apenas o sistema nele.

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Cara, deixe só a sessão alocada pra ele. Pode instalar tudo no do sistema, inclusive o cubase.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
E os VSTs e VSTis, no mesmo HD do sistema e do Cubase? Ou no HD da sessão?

Eu acabei de ver, os caras falando que SSD é bom para leitura, mas para "writting" massiva de dados como é feita em audio não. Nesse caso, seria um HD para deixar o Sistema e o Cubase instalado por exemplo, e neste outro HD, deixar a sessão. É isso?

Daí só saber mesmo aonde eu deixo os VSTs e VSTis!

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Sim, é isso. Tanto faz onde ficam os vstis, eles são carregados pra sua memória.
Não se preocupe com esse lance do SSD, a gente já gravava DVDs ao vivo com computadores bem mais humildes.

Só de trocar de alocar pro outro HD você já vai ficar feliz.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Entendi!
Então é basicamente só mover o destino dos projetos de audio para um HD separado né? Então nesse caso, talvez um HD tão grande e "majestoso" como esse de 2TB não seja necessário? Eu me interessei nele foi pelo Cachê alto e pelos 7200rpm mesmo, sem falar nos 6gbps, que são o dobro do meu HD atual!

Só formatar o HD pro primeiro uso depois de instalado, criar partição usável nele no gerenciador de boot do windows e pronto?

Po cara legal! E eu vou formatar o PC mesmo. Se quiser jogar, futuramente vou pegar um HD separado pra isso, e ficar um boot separado para jogos apenas, pra não misturar as coisas.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


Então é basicamente só mover o destino dos projetos de audio para um HD separado né? Então nesse caso, talvez um HD tão grande e "majestoso" como esse de 2TB não seja necessário? Eu me interessei nele foi pelo Cachê alto e pelos 7200rpm mesmo, sem falar nos 6gbps, que são o dobro do meu HD atual!

Só formatar o HD pro primeiro uso depois de instalado, criar partição usável nele no gerenciador de boot do windows e pronto?


?

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
É, faça isso!

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Muito obrigado cara! Ou, acho que era isso sim, pois eu fui desintalei algumas coisas inúteis aqui, e quando fui gravar, peguei um HD externo, e botei a sessão nele. Foi suave, a gravação inteira! Só tinha um problema, quando botava muitas tracks para gravar, ele mutava algumas horas a track, mas não travava nem dava click nem pop. Talvez é por causa que o HD é de 5000 e poucos rpms, e não tem muitos gb/s para a escrita?

Mas mesmo assim, foi perfeito. Se eu gravasse todas sem monitoração digital, monitorando apenas pela interface ou ouvindo o som do amp quando microfonado, nem fazia falta.

Mas me decidi, vou pegar um HD parrudo só pra gravações.

.omni
Veterano
# set/12
· votar


The Red Special
Como assim ele mutava as tracks?
E cuidado pra não continuar gravando na pasta original (no outro HD), senão ele vai criar uma pasta de audio files lá.

The Red Special
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Então, as vezes quando eu gravava umas 3 ou 4 pistas ao mesmo tempo, usando monitoring em todas, ele mutava elas as vezes e voltava aleatoriamente. Se eu gravava todas, mas monitorasse apenas uma, não dava isso. Mas sim, eu mandei salvar tudo no HD externo. Fiz umas 4 gravações aqui agora, e rolou tudo bem cara. Gravei um instrumento de cada vez. Eu tava usando 4 tracks ao mesmo tempo pra o mesmo instrumento, eu gravei uma apenas e depois tripliquei ela, e botei cada coisa em seu lugar.

Mas realmente, agora to pensando em pegar um HD parrudo mesmo para isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Performance baixa no DAW, mesmo com PC parrudo! O que poder ser?