Estudio em casa. Ensaio ou Gravação?

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# ago/12


Gente, certeza que esse assunto já está mais do que manjado, mas queria uma ajuda maior, mais completa e até mais atualizada. A um tempo eu sem querer fiz um tópico sobre isso que teve uma resposta e estava no "musica e geral" então resolvi criar outro, tanto por aquele ser de outro local como por não ter nada nele então achei besteira ressuscitar um tópico para começar a falar disso de novo.
Bom, vou me mudar e na casa tem um quadradão de creio eu uns 4x4, sem janelas, uma só porta e é no ultimo andar da casa, lá embaixo. Decidi fazer um estudio, preferia gravação porem não sei se o espaço é suficiente, existe isso mesmo ou da para fazer tranquilo? Outro fator seriam os amplificadores. Gostaria de uns 2 de guitarra valvulado e um valvulado de baixo que desse para tocar com a bateria tranquilamente, mas que tambem não ficasse no limite. Pensei portanto em um amplificador de 30w a 50w, será que esse tamanho está bom? Queria saber lembrando do local dele, se é necessario ter aquela espuma e se existe outro material. Fora isso, li aqui no forum e percebi que necessita de uma mesa e tals, que tamanho que seriam bom? Outros cmponenter que eu realmente não entendo nada seriam na onda dos vocais e da bateria, se precisa de retorno, como funciona o P.A. e a microfonação geral, que microfones usar e tals, cheguei um dia a ver um video do Roberto Torao que me ajudou a conhecer um pouco dos microfones para guitarra, do resto eu nem sei. Por fim, gostaria de saber como rola o lance de gravação com computador, a ligação com ele e se existe algum profissional que possa me ajudar com essa montagem. Desculpa por esse texto, abração e obrigado pela ajuda que vira, lembrando quue moro em são paulo

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Quanto tem para investir para eu indicar o que precisa de forma mais coerente com a sua realidade.... O que já tem de equipamentos que vai poder utilizar

Deu azar por uma coisa, salas quadradas sao as piores...

Dá para gravar, nível home Studio pode qualquer coisa, já que nunca vai conseguir a adequação de uma sala profissional

Montar uma sala de ensaio precisa de X equipamentos, para gravar Y, são situações distintas, portanto poderia estar potencializando primeiro os ensaios que sai mais barato e investir na gravação posteriormente

Aguardando a questão da verba, já adiantando que seu projeto vai ficar caro...

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Então, meu pai toca baixo tambem e curte essas coisas, não colocou preço nenhum, perguntei pra ele e ele disse que pode tem q ser bom e pá. Alias, não discordando em nada da sua opinião, apenas uma curiosidade, por que salas quadradas são piores?

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Porque os modos de ressonancia vão se sobrepor, tornando o som horrivel, coisa para se estudar, Acústica, recomendo o livro do Solon do Valle, custa 65,00 reais, mas te ensina muita coisa que vai precisar compreender

Mas vamos lá, teu pai, curte e talz hehe, mas ele tem noção que um projetinho desse passa de 50 mil reais brincando... já avisou para ele isso?? e olha, sem utilizar nada muito top não

Fica complicado chutar aqui uma listinha de equipamentos sem saber o patamar que vai ser considerado...

O melhor a fazer é partir para os equipamentos de ensaio... estes não vai ter erro, compra os cubos de guita, o combo de baixo, o sistema de voz, os instrumentos, bateria completa, pratos

Trata a sala, ar-condicionado split, fechar com alvenaria, janelas, porta acústica... vai longe a conta... se quiser vou dando umas dicas, mas se tiver mesmo bala na agulha, um projetinho com profissional do setor não sai caro não

Fale mais do espaço, vai precisar isolar o som, tem vizinhos, o som externo vai ser uma preocupação... não pense que entrar em um mundo profissional tem formula de bolo pronta, sao centenas de fatores a se considerar Ok

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Creio que ele tem uma noção disso, tenho uma graninha tambem, andava juntando. Saquei a ideia da sala. Bom o estudio ficaria no andar da garagem e tem vizinhos, acredito que precisará abafar o som, talvez não completamente, mas em partes sim, pelo menos uma porta acustica acho que terá que ter. Não tenho banda, talvez mais para frente, então gostaria de um lance mais gravação mesmo, para que eu possa tocar a maioria dos instrumentos, dar uma arranhada no teclado e baixo e tocar a guitarra. Ahh esqueci, o som externo creio que não será muito problema, mas se puder evitar melhor. Tenho alguns amplificadores tanto de guitarra e baixo como uns P.A., mas creio que não sejam de muita boa qualidade, penso em comprar alguns ampls melhores valvulados que possam dar um som melhor. Alias,Edson Caetano, só esses 2 posts ja me ajudaram bastante, pelo menos a pensar no que precisa, obrigado. Voce conhece algum profissional que mexa com isso?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Então você vai montar um estudio de gravação?? Acho que ai muda completamente o projeto da sala!!! Você vai ter que investir em uma boa interface, bons microfones, monitores de referência, um bom pc pra gravar tudo. Tudo que você quiser gravar microfonando, vai ter que isolar do resto da sala, pra não ter problemas. Acho que ai, um amplificador valvulado, mas de baixa potência, seria o ideal. O MMI postou uma apostila sobre gravação em home há algum tempo, procure por ela, vai te ajudar bastante também!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
Isolar da sala, como assim? ter um espaço separado, com divisórias e tudo para eu colocar o equipamento que eu desejo usar para a gravação? Então oque penso que pode matar para virar um estudio de gravação seria o espaço ou o espaço de um estudio de gravação é o mesmo que um de ensaio?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Isolar que eu digo é separar o amplificador microfonado do local onde você está gravando, pra evitar que os ruídos que você fizer sejam captados pelo microfone, o que estragaria sua gravação!! Acho que no espaço que você tem dá pra fazer um estúdio de gravação tranquilamente, mesmo colocando uma bateria acústica ai dentro!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
Ahh entendi, bom o que eu penso seria ter uns 2 ampls de guitarra valvulados de 30w a 50w como eu disse, um de baixo parecido, agora não sei se bateria acustica é melhor, teclado ou piano e sobre vocal. Conheço aquele microfone shure SM 57, mas não sei de mais nenhum que seja bom, sei que tem uns 3 tipos de microfones e pa, mas o que eu sei eh quase nulo. Alias brigado pela ajuda, tanto de voce como do Edson Caetano

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Então, amps de 50w já são muito pra um home studio!! Você vai ter que ter uma baita manha pra poder microfonar ele sem distorcer o som!! com apenas um bom amp, você consegue bastante coisas já, ou se preferir uma variedade maior, pode optar por uma pedaleira ou os VSTs pra simular os amps e gravar direto em linha, sem microfonar nada!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
Seria uns 30w então, mellhor, mais economico, ou até menos? Tenho aquele eband da boss que ja funciona desse jeito, creio que mais uma pedaleira seria besteira, prefiro ter mais uns 2 ampls, para tambem usar quando alguem vir em casa e pá e para mais possibilidades mesmo

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


mais alguem para dar uma ajuda?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Então cara, ai você vai ter que investir nos equipos de gravação para estúdio. Comprar uma boa interface, de no mínimo 8 canais se você pretende microfonar uma batera acústica, comprar os kits de microfone pra bateria, os mics pra guitarra, ai precisa de um bom pc, pra rodar o DAW, monitores de referência, cabos de boa qualidade, etc.

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Mas em um caso desses é melhor uma bateria eletronica ou uma acustica mesmo? fora isso, na teodoro vende todo esse tipo de parafernalha e como que eu instalo? Contrato alguem que saiba ou da para fazer isso sem problemas?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Com a bateria eletrônica você pode explorar vários timbres diferentes, com VSTs. Sem contar que não faz barulho né!!! A acustica também é boa, mas tem que comprar uma série de microfones pra poder gravar ela, tem que isolar do resto da sala, etc.
Pra instalar os equipamentos, acho que você mesmo dá conta, perdendo algum tempo lendo os manuais. O isolamento acústico é melhor deixar pra um profissional, já que você pode investir uma grana legal nisso!!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


brunowebguitar
saquei, desculpa tantas perguntas, quero fazer o melhor que dá, sobre os PAs , retornos e mesas, como que funciona? qual o tamanho indicado de caixas? Que marcas são boas? A mesa qual o tamanho minimo? a bateria eletronica influencia no tamanho da mesa?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Cara, pra um estudio de gravação, você não tem que ter PA, nem mesa, nem retorno!! O máximo que você vai ter que comprar são os seus amps, e um par de monitores de referência, pra você ouvir o que está gravando!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


E ter uym lugar para ambos? não vale mais a pena, tanto em espaço como em investimento? faz tudo de uma vez e cabo?

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Lugar para ambos? que ambos??

Monitor de gravação, não é PA para voz

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Estúdio pra gravação e ensaio você diz?? Se tivesse um espaço maior, com umas 2 salas pelo menos, seria até viável, mas num espaço de 16m² fica difícil!! Imagina uma bateria, os amps de guitarra e baixo, mais o vocal, mais 4 pessoas, caixas de retorno da voz, mais uma mesa de pc, tudo isso dentro de uma caixa de 4x4. Você pode até tentar, mas vai ficar extremamente apertado!!
Sem contar que seria investimento em dobro!! Iria ter que comprar todo o equipo de gravação ( interface de no mínimo 6 canais se fosse com a bateria eletrônica, ou de 8 canais com uma acústica, monitores de referência, cabos, microfones ) e mais o equipo para ensaio!!

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


É, o lance é escolher mesmo um só. esses equipamentos de gravação são encontrados onde? na Teodoro mesmo se acha esse tipo de coisa? e que marcas/modelos são bons?

brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14
Acho que na Teodoro deve ter, tem de tudo lá....
As marcas, bom, depende do que você vai querer e quanto quer gastar. Você vai comprar a bateria acústica ou eletrônica?? Já tem um pc bom??

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14

É, o lance é escolher mesmo um só.

Discordo. Dá pra comprar ítens pensando sim em fazer as duas coisas. Depende é claro do nível que vc tem em mente. Duas perguntas extremamente pertinentes e vitais no assunto:

-O que vc quer? Gravar com qualidade mto boa, ensaiar muito bem, ensaiar e poder gravar com qualidade...."n" possibilidades.

-Quanto de verba pensa em gastar nesse investimento?

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Calime
Eu queria poder tocar com os amigos e ficar um som legal, mas poder ter tambem as minhas viagens e gravar o que eu crio, playbakcs para improvisar e com qualidade. Estou me mudando e foi combinado com meu pai que teria um espaço para eu tocar guitarra, ao inves do meu quarto eu teria esse estudio para tocar e fazer tudo que me desse na mente com relação a musica, ele ja sabe que sai mais de 50 mil reias, isso ja tinha sido conversado e ele pensa como eu, faz o melhor possivel para não dar problema nenhum e ficar bom. Dou preferencia para gravações, mas quando eu gravo eu prefiro ouvir som externo e não fones de ouvido, curto tocar alto mesmo no talo e ouvir mesmo e depois ouvir no fone depois de gravado, lógico q se nao der para fazer um lance desses não tem problema, me acostumo de qualquer jeito, mas curto um som alto, no talo e queria um som de qualidade principalmente nas gravações.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14

50 mil é uma grana boa, se tiver isso pra investir tá bem legal.

Kra, minha recomendação é que vc toque no volume normal, não baixinho mas tbm nada no máx. Toque com um volume legal, até pq geralmente a maioria dos equipos não se comporta legal se "ajustados no talo". E além disso vc tbm economizaria na grana pra fazer um esquema de isolamento acústico, podendo investir em melhores equipos, tipo mics, PC ou Mac, interface, etc.

Já que tem em mente essa grana e a possibilidade de fazer isso, pesquise muito e sem afobação, aqui e em outros lugares (livros, revistas, sites, youtube) para fazer de forma correta. Não é todo dia que se tem essa grana pra fazer isso (ao menos no meu caso, rs...).

Antes de tudo tem que começar a pensar no espaço físico, antes mesmo de querer comprar equipamentos. Vou fazer a próxima pergunta:

- Vc precisa de isolamento acústico ou isso não é problema? Se for incomodar vizinhos ou sua propria família acho muito pertinente se precaver nesse sentido.

A sala (espaço físico) deve vir antes de tudo. Primeiro isolamento e depois tratamento acústico. Vou esperar sua reposta pra falar mais.

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Calime
Sim precisaria, pois quando eu entrasse lá dentro eu gostaria de não ouvir nada de la fora e que o som não incomode ninguem fora. tenho um laney lv300 que eu não levaria para o estudio por querer um ampl melhor, mas o "alto" para mim seria o 4,5 dele, lembrando que ele tem 120w

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


up

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Filippo14

Então kra, pelo visto vc quer algo totalmente isolado. Vc tem dois caminhos a serem seguidos então: Ou compra livros e pesquisa mto tbm na net sobre o assunto ou contrata algum profissional pra fazer o projeto.

Vou indicar sites para compra e pesquisa do tema:

http://www.musitec.com.br/loja/ - Muitos livros irados de variados temas
http://audiolist.org/ - forum sobre o assunto

No youtube veja os canais do Filipe Lisciel e do Roberto Torão...são mto interessantes tbm.

Antes de gastar grana, leia, ouça e se informe pra evitar arrependimentos....vlw

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Calime
Valeu mano, brigadão

Filippo14
Veterano
# ago/12
· votar


Gente, acho que será a ultima pergunta, vcs podem me falar um pouco sobre equipamento como interface, mesas, P.A, quais as marcas boas? não faço ideia disso, queria ter uma noção maior sobre marcas mesmo para quando for atras disso eu pegue algo que seja bom. Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudio em casa. Ensaio ou Gravação?