Começando com Home Studio

    Autor Mensagem
    léo belintani
    Veterano
    # jul/12


    Fala galera, me chamo Leonardo, toco guitarra a mais ou menos 5 anos, e estou querendo me aventurar no home studio, pensei em comprar uns equipamentos, e conhecer melhor sobre isso, então fui pesquisar no FCC, fiz um resumo da minha pesquisa, é uma pesquisa basica, sobre pre amp, power, mesa de som, caixas, pa e etc, eu achei fundamental aprender sobre isso primeiro, pra depois ir de cabeça, mais eu estou com medo de ter pegado informações erradas, ou ter entendido algo errado, então vou deixar aqui embaixo, oque aprendi, e por favor, se estiver algo errado, me falem, valeeeu!



    Pre Ampli: Onde o som é preparado, equalizado e onde se adicona os efeitos

    Power Amp: Depois do seu som estar pronto, ele precisa de intensificação para emitir alguma coisa, é este o papel do power, fazer o som aumentar, depois do pré o som é mandado para a caixa, fones, amplificadores

    Caixas: estrutura de madeira onde o som que foi intensificado pelo power, vai ser emitido através de falantes, essa caixa pode ser ativa e passiva

    Caixa ativa: A caixa ativa possui Power amp e o falante, ou seja se você tem uma pedaleira e uma mesa de som e caixas ativas, você não precisa de um power amp separado, no caso a potencia

    Caixa Passiva: Estrutura de madeira com falante, neste caso se vc tiver o mesmo exemplo acima, você precisa de um power separado, chamado potencia(power amp)

    Mesa de Som: Mesa de som serve basicamente para misturar tudo, você tem uma banda, e possui 2 guitarras que estão em pedaleiras, 2 microfones e 1 baixo, oque acontece, você vai ligar cada 1 destes instrumentos em 1 canal, este canal pode ser pré amplificado ou não, a mesa de som com o canal pré amplificado, você poderá mexer no som denovo, ou seja, equalizar, adiconar mais efeitos e etc..Temos 2 tipos de mesa de som: Ativas e Passivas

    Mesa de Som Ativa: além dos canais pré amplifcados, e os outros normais, esta mesa vai amplificar todos os canais(power amp) ou seja, você não vai precisar de uma Caixa ativa, ou de uma potencia de som separada, basicamente você tem o power embutido na mesa de som

    Mesa de Som Passiva: ao contrario da ativa, a passiva não possui este power amp embutido, oque vai fazer ela precisar de uma potencia separada, ou uma caixa ativa

    Potencia(PowerAmp): uma potencia é um Poweramp, porém separado, em uma mesa de som ativa, temos o power embutido, e na caixa ativa também, já na potencia, é um equipamento apenas para amplificão(power amp)

    Oque é um PA: Um PA é o conjunto de tudo isso que eu falei acima, PRE AMP+POWER AMP+MESA+CAIXA

    Como montar seu PA: Primeiro precisa saber de onde vai vir o seu Pré, no meu caso, eu uso uma HD300, e meu pré vem das simulações dela, então eu crio os efeitos e seleciono a simulação de algum Pré amp. Segundo passo e ver aonde você vai deixar seu Power, na Caixa, na Mesa ou na potencia, digamos que eu quero usar a potencia, eu vou ter meu Pré e Meu power já. O terceiro passo e ver a mesa de som, isso você tem que escolher de acordo com suas necessidades,se você já tem a potencia, não vai precisar de uma mesa ativa, se precisa de uma mesa com 5 canais pré amplificados, compre uma com 5. O quarto passo é a caixa, se você já tem o power, porque vai comprar uma caixa ativa? Compre a caixa passiva pois você já possui o power. E funciona assim pra todos os jeitos, se eu tenho uma mesa ativa, não preciso de Potencia nem Caixas ativas, se eu tenho Caixas ativas, não preciso de Potencia nem Mesa ativa, e se eu tiver uma Potencia, não preciso de Caixas ativas, ou Mesa ativa



    OBS: Na verdade, eu estou querendo comprar alguns equipamentos para o home studio, e queria saber as informações corretas, sobre essas coisas basicas, pra eu, não comprar nada errado, e para poder entender um pouco !!


    Enfim, é isso Galera, valeu ai, e um otimo resto de semana para todos


    Abraços !!

    Léo

    donagilda
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pre Ampli: Onde o som é preparado, equalizado e onde se adicona os efeitos

    De onde você tirou essa informação?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tópico sobre Pré
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/40306/

    ------

    léo belintani
    Fez uma bela lição de casa...

    Para o seu Home Studio Começar, o primeiro e essencial item é a PLACA DE SOM... tem que partir da qui, é melhor caprichar neste item, para não se arrepender rapidamente

    Para facilitar nossa vida, boas placas de som, já contam com pré-amps embutidos, e inputs que aceitam desde o nível de mic até o nível de linha, são realmente versateis

    Em segundo lugar, obviamente, vai precisar de algo para transmitir o som, seria bacana começar já com um par de monitores Ativos

    O Home Studio é = Computador + Interface de Audio + Monitores
    é só isso, claro que agora podemos melhorar o set, ou baratear ainda mais com outras opçoes, mas não foge disso

    Por exemplo, o Mixer em um Home Studio é só figuração, visto que pode usar tranquilamente o virtual dos programas

    Mas é isso aí, fale das suas possibilidades $$ para indicar algo real

    Até mais

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani

    Me parece que na sua busca por Home Studio, vc fez uma pesquisa sobre sonorização de eventos. hehehe.

    No mais, o post acima é o que vc precisa.

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Valeu ai..
    Então, eu sei que o home é o PC+ Monitores + Placa, e eu tinha uma certa duvida sobre o mixer, e eu pensava mesmo que ele poderia ser apenas figuração, como vc disse, mais eu tenho uma duvida, se eu for usar no maximo 3 canais, 1 pra voz, 1 para violão, e outra para guitarra(simultaneamente) eu vou precisar, de uma placa de audio com 3 entradas, e as 3 precisam de pre amp ? Eu não pretendo passar de 3 canais, eu tenho bateria e tal, mais devido a modernidade de hoje, creio que o trabalho para se gravar uma batera, é algo muito grande, oque pode ser feito com o Adctivi Drums
    Eu entendi que o sinal que sai da guita, passa pelo pré, que almenta esse sinal, para ele poder receber efeitos e controle de tonalidades, e o power, almenta mais o sinal que já está com os efeitos ?


    Valeu pela ajuda ae rapaziada !!

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    -Dan

    hauhauahuahu, é que eu tenho banda, então fui pendendo pra esse lado de eventos.

    Valeu

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Para gravar simultâneo, precisa de:
    - uma interface de 3 ou mais canais
    - um mixerzinho de 3 ou mais canais para enviar o sinal para a interface stereo

    - prés servem para microfones basicamente, teclados, pedaleiras, mandam sinal de linha que podem estar em um canal comum

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo

    Comece com o que você já tem.
    Mesmo que seja uma placa de som onboard.
    E você vai ir aprendendo fazendo experiência aqui e ali.
    E depois com este ganho experimental partir para uma segunda fase, já pensando em adquirir mais componentes de hardware e software.
    Só que já vai ter o diferencial de já ter uma certa experiência e assim vai saber discernir melhor as futuras compras.

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Adler3x3

    Então, é exatamente oque procuro fazer, tentar me virar com oque tenho, para aprender, normalmente quando vou gravar um baixo, eu uso os pré amps da POD, e na guitarra eu uso o Pré da POD e uso a POD no LOOP do meu Bugera V22, então eu o Microfono, eu prefiro microfonar..

    Edson Caetano

    O Mixer não é meio inutil, quando se tem o Software de gravação, multipistas, ao meu ver, mixer só serve para misturar todos os canais em stereo


    Bom, oque eu preciso então, é de primeiramente uma interface de audio, Monitores de Referencias, e um Software de gravação.
    Eu baixei o Adctive Drums esses dias, e percebi que se precisa de um controlador MIDI para criar os ritmos e batidas, é só com o controlador mesmo ? Ou tem outro jeito ? Pois se eu for usar Plugins que necessitam de controladores, tipo o Guitar Pro, e até mesmo o Adctive, eu vou precisar de um Controlador MIDI também, certo ?


    Pô, agradeço ai por vocês estarem me ajudando, de verdade mesmo !!

    Bom Final de semana para todos !!

    Abraços !

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Ter um controlador midi facilita as coisas, mas dá para escrever a linha de bateria usando o piano roll da DAW, mas o Nano Pad da Korg seria uma solução barata de uns 200 e poucos reais e te daria 12 Pads para fazer sua batera em tempo real

    Viu que não precisa ser algo com teclas né... mais moderninho ainda, poderia estar usando um app qualquer do Ipad

    Mixer no caso de quem tem interface de apenas 2 canais, só serve para misturar tudo, eu em casa tenho um mixer de uma porrada de canais, mas só uso ele em gravação se eu preciso de mais do que dois canais, se não vai tudo ligado diretamente na interface

    Eu tenho um mixer bem grande, mas é por que eu deixo o som do PC, do Video Game, do DVD, do Tablet, do Celular, de um monte de teclados, de Mics diversos, é só para fazer este roteamento de audio, para gravar, nada melhor do que eliminar toda esta fonte de ruído e plugar um simples cabo diretão na interface

    Até

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então, eu baixei hoje um programa no Ipad, porem precisa de um adpatadorzinho né... Vc recomenda algum programa para o Ipad ? Como eu ligo o Controlador do Ipad no PC?

    Então um mixer de uns 5 canais, mais uma interface com 2 entradas, sendo 1 pré, seria legal ?Edson Caetano

    Abrs

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Para o iPad precisa do cck, câmera conection kit, tem modelos paralelos por menos de 50 conto

    Tem app para tudo, desde superfície de controle de daw, a controles de dinâmica, me fale o que precisa que eu te indico,os melhores

    O que precisa mesmo é uma voa imterface de dois canais, isso é obrigatório, aí voce coloca o mixer se quiser um material live

    Vai dar certo

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano

    Certo, vou ver se arrumo uma M-Audio com umas 3 entradas...

    Eu tenho o Sample Tank para o Ipad, é bem legal, creio eu que funcione como controlador do Adctive

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano
    Ter um controlador midi facilita as coisas, mas dá para escrever a linha de bateria usando o piano roll da DAW, mas o Nano Pad da Korg seria uma solução barata de uns 200 e poucos reais e te daria 12 Pads para fazer sua batera em tempo real

    Viu que não precisa ser algo com teclas né... mais moderninho ainda, poderia estar usando um app qualquer do Ipad


    léo belintani

    Ou entao usa o Reaper. Basta apertar Alt+B que seu teclado vira um controlador midi e te economiza a grana.

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano

    Cara já baixei milhares de programas aqui, de controladores MIDI, no Ipad, é so eu conectar o CCK no Ipad e plugar via USB no PC ?

    -Dan

    Sério ?? Porr* e eu put* da vida achando que não tinha como... irei testar, VALEU


    Abraços

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Nao precisa nem do cck, basta computador e iPad estarem na mesma rede wifi ... Em Windows precisa de um programinha para o core midi, no Mac é diretasso

    O cck serve para ligar também, mas só uso ele com outros controladores

    Tu já tem a solução na mão, agora é botar em pratica

    léo belintani
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: léo belintani
    · votar


    Edson, não entendi, eu preciso de algum programa ?

    EDIT: Estou baixando o RTP MIDI, serve ?

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Sério ?? Porr* e eu put* da vida achando que não tinha como... irei testar, VALEU


    Abraços


    Serio. Vc precisa ir nas configurações da track midi e colocar como midi input o Virtual Keyboard Midi. E pronto.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    léo belintani
    Exatamente o RTP midi... Ele abre um cliente e conecta o iPad no Windows dentro da rede wifi, molezinha

    léo belintani
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano


    Pqp, tentei baixar o RTP, mais ta dando erro.. Vou ver se compro o CCK.
    Mais se eu comprar o CCK, quais cabos, e em qual lugar eu tenho que ligar o Ipad ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    léo belintani
    Cck se conecta na porta Dock, a mesma do carregador de bateria

    O cabo é um USB simples...

    Mas tenta aí o RTP é fácil de baixar

    jbtrock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ai galera alguem , pode me ajudar por gentileza , eu tenho um controlador oxigen 61 da m-aduio e o que aconteçe é que não esta saindo som meu software é o nuendo ja me deram várias deicas de configurações mais nenhuma ta dando certo baixei o driver dele , tudo certo ja tentei as configurações em device setups como me ensinaram mais até agora nada alguem pode me ajudar? grato!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    jbtrock
    Precisa abrir um instrumento virtual para ele funcionar, e sua placa de som estar devidamente configurada... Mas neste tópico você vai embolar o meio de campo, já que o assunto nada tem haver com tópico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando com Home Studio