Dá para controlar mais de 16 timbres com um teclado controlador e um notebook?

    Autor Mensagem
    emerson_ccm
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: emerson_ccm


    E aí galera BLZ...

    Ultimamente estou usando um controlador SP76II com um notebook com vários samplers para kontakt nele e outros vsts também, uso tudo ao vivo, sem palaca de som externa, direto da saída do notebook, e o som esta muito bom....

    Bom a minha dúvida é o seguinte, estou querendo trocar meu controlador e estava olhando o manual do MOX8 por ele ter uma placa de audio interna, ter 88 teclas pesadas enfim...
    Estava lendo o manual dele e vi o seguinte:

    Canais MIDI e portas MIDI
    Dados MIDI são atribuídos a um de 16 canais, e este
    sintetizador é capaz de tocar 16 partes separadas
    simultaneamente através dos 16 canais MIDI. Porém, o limite de 16 canais pode ser superado com o uso de "portas" MIDI separadas, cada uma dando suporte a 16 canais.
    Enquanto um único cabo MIDI está equipado para lidar com dados de até 16 canais simultaneamente, uma conexão USB
    é capaz de lidar com muito mais, graças ao uso de portas
    MIDI. Cada porta MIDI aceita até 16 canais e a conexão
    USB permite até oito portas, permitindo que você use até 128 canais (8 portas x 16 canais) no seu computador.
    Ao conectar este instrumento a um computador com um cabo
    USB, as portas MIDI são definidas da seguinte maneira:


    Porta 1
    O bloco gerador de tons deste instrumento só pode
    reconhecer e utilizar esta porta. Ao tocar o MOX6/MOX8 como
    um gerador de tons a partir do computador ou instrumento
    MIDI externo, você deve definir a porta MIDI como 1 no computador ou dispositivo MIDI conectado.

    Porta 2
    Esta porta é usada para controlar o software DAW no
    computador a partir do MOX6/MOX8 usando o recurso de controle remoto.

    Porta 3
    Esta porta é usada como a porta MIDI Thru. Os dados MIDI
    recebidos pela porta 3 através do terminal USB [TO HOST]
    serão retransmitidos para um dispositivo MIDI externo através do terminal MIDI [OUT]. Os dados MIDI recebidos pela porta 3
    através do terminal MIDI [IN] serão retransmitidos para um
    dispositivo externo (computador, etc.) através do terminal USB [TO HOST].

    Porta 4
    Esta porta só é usada para comunicação de dados do Editor do MOX6/MOX8. Nenhum outro software ou dispositivo pode usar esta porta.

    Porta 5
    Esta porta só é usada para comunicação de dados do Editor Remoto do MOX6/MOX8.

    Nenhum outro software ou dispositivo pode usar esta porta.
    Ao usar uma conexão USB, tome cuidado para fazer a correspondência entre a porta de transmissão MIDI
    e a porta de recepção MIDI, bem como entre o canal de
    transmissão MIDI e o canal de recepção MIDI. Defina a porta MIDI do dispositivo externo conectado a este instrumento de acordo com as informações acima.

    Com tudo isso que esta escrito aí em cima, quer dizer que eu posso controlar mais de 16 timbres com meu controlador e notebook????

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não...

    Vai controlar 16 canais midi internos do MOX, exatamente como qualquer outro teclado, e ter a possibilidade de controlar os 16 canais midi externos, por exemplo de um VST multimbral

    Estaria usando neste caso o MOX como Gerador de Som e como Controlador do Computador, estaria assumindo duas funçoes distintas simultaneamente

    Mas para montar uma perform por exemplo, vai poder usar apenas 16 mesmo, ou monta dentro do MOx ou monta no VST externo

    Mas imagina só, se fosse possível sua teoria no MOX, ele tem 64 notas de polifonia, você montaria um timbre hipotético de 32 vozes, se desse uma triade, seu Key já iria pedir arrego hehe

    emerson_ccm
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano

    Caramba eu uso o cantabile com 16 timbres controlados pelo SP76II...

    Isso é o máximo que posso obter do notebook e controlador né????
    16 timbres????

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    emerson_ccm
    16 canais é uma limitaçcão da linguagem midi e não do seu computador ...

    Entenda bem, um computador é diferente, não tem limite de polifonia, aí sim é a seu computador que manda, se ele aguentar tocar 50 VSts, vai rolar 50 VSTs... simultaneamente

    Por exemplo, vai poder colocar no canal 1 a 16 quantos VSts quiser endereçados a eles, mas vai misturar, po exemplo no canal 1 você pode colocar string e piano, 2 timbres, e separar como bem entender nos demais canais, ou manter tudo em um só

    Mas pergunto.... oque você quer fazer com tanto canal midi e instrumentos ?
    Esta falando de montar layers complexas ou simplesmente de rodar um projetinho midi simples ?

    emerson_ccm
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano

    Somente montar um set maior, por exemplo.
    Eu uso o cantbile com 16 timbres.

    Piano:
    Canal 1 : Kontakt Galaxy Vintage D.
    canal 2: Kontakt Galaxy 2 Viena grand com pad.
    canal 3: Kontakt Garritan

    Organ:
    Canal 4: VB3

    Piano elétrico:
    Canal 5: Kontakt DX7II
    canal 6 : kontakt DX do motif xs
    canal 7: Hyper canvas - Ep legend
    canal 8: kontakt um piano do motif xs misturado com um dx do xs tbém.
    canal 9: kontkt Neo Soul suit case

    Sax
    canal 10: kontakt Kenny G sax
    canal 11: kontakt um outro sax

    Lead
    canal 12: Um vst q tem um lead

    acordeon
    canal 13: kontakt acordeon

    Strings
    canal14: kontakt Session strings

    Violão
    canal 15: kontakt (é o nome de uma mulher sei lá não lembro) violão nylon

    canal 16 não me lembro...


    Uso todos os timbres ao vivo com o cantabile e mais alguns plugins para equalizar o som.

    Então éssa é a minha lista de timbres, mas se eu quiser criar um novo timbre, misturado por exemplo um rhodes com um dx, vou ter que excluir algum timbre do meu arsenal, não tem milagre né, é só 16 mesmo rsrsr

    Vc usa o notebook com controlador tbém???
    Qual é a sua lista de timbres???

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    emerson_ccm
    Mas porque está configurando usando Canais midis e não Scenes??

    Olha não uso muito o cantabile, mas o Forte que é o Host que eu uso, posso abrir tudo isso aí, e não sair do Canal 1, está procurando a solução errada para o seu problema

    Minha lista de timbres é violentamente maior do que essa sua, atualmente uso tranquilamente muito mais de 50 timbres rotineiramente, em combinaçoes extremamente mais complexas...

    Uso Note e Controlador com o Forte (Cantabile é capaz de fazer tambem), uso Z3ta 2, Dimension Pro, Rapture, Kontakt, Samples DSF diversos, e mais uma porrada de coisa, fora os teclados

    Mas voltando

    Canais midi eu uso para endereçamento de equipamentos, por exemplo em casa eu tenho 6 controladores, o Kronos como máquina principal, e pendurado a ele todos os demais, aí sim eu endereço um canal midi para cada um dos equipamentos, a solução que arrumou, funciona, mas como viu, tem a limitação de 16 canais

    Por isso tem que usar a versatilidade do Host, criar as cenas, você vai fazer a troca por Program Change e não Midi Channel, estas cenas podem ser teoricamente infinitas, limitadas apenas pelo poder de fogo da sua máquina...

    Eu com um i7 com 8Gb, abro tudo que eu preciso e sobra, é um set violento, inteiro aberto em tempo real...

    Estou complicando muito ??
    Mas sei que já gostou das novas possibilidades hehe

    Até mais

    emerson_ccm
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    Edson Caetano

    Cara desculpa a demora em responder é que as vezes fico enrolado no meu trabalho e não consigo responder rapidamente.
    estou gostando muito dessa conversa hehe....

    Por favor me explica como vc muda de timbre, pois no meu caso eu endereço para cada botão do SP76II um canal mid então fico com 16 botões para 16 timbres, e eu mudo do 1 para o 16 bem rápido...

    No modo com scenes como vc muda de timbre???
    Vc usa o notebook ou controlador para mudar de timbre???

    Meu notebook é um lenovo core i5 com 4gb ram
    Até que dá pra quebrar o galho né rsrsrs...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    emerson_ccm
    A mudança é feita toda através do controlador usando program changes, liberando você dos canais mídis , faço isso no meu sp88x, certeza funcionar no seu... Vou dar uma olhada no cantabile para ver se ajudo melhor... Se fosse o forte já tinha te resolvido

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edson Caetano
    Mas porque está configurando usando Canais midis e não Scenes??
    pessoal de hoje ultimamente tem essa coisa de colocar cada instrumento em um canal midi, isso usar ao vivo e não usa um simples prog change
    nunca entendi porque

    emerson_ccm
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    Edson Caetano

    mas no cantabile eu monto vários racks de vsts e em específico monto um de equalização com plugins de reverbe e controle de volume e todos os outros racks passam pelo rack master de equalização.

    e também posso misturar os timbres dentro de um rack e usar só um canal mid para a saída...

    no forte eum consigo montar desse jeito também????

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    E aí galera alguém pode me informar sobre aa scenes no cantabile????

    Com os canais midis endereçados por timbre eu consigo mudar facil do primeiro timbre para o ultimo timbre por exemplo...
    Uma vez ouvi alguém falar que com as secenes só é possível a mudança de timbres sequencial e não aleatória, isso é verdade????

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Alguém !!!!!!!!!!!!!!

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    emerson_ccm

    Cara consegui...
    "monólogo" rsrsrsrsr

    Estou mudando de subsession pelos botões do SP76II usando o program change, para cada botão carrego uma session específica no cantabile e mudo elas pelo controlador pelo program change do botão...

    Mas isso tem uma leve desvantagem sobre a mudança de timbres por canal mid, nada é perfeito na vida rsrsrs.
    A mudança de timbre por canal mid não corta o som no momento da mudança de timbre, já com as subsession o som é cortado na mudança de timbre, pois a session seguinte deixa o som anterior mudo...

    Mas a vantagem é grande pois vc pode aumentar seu set em mais de 16 timbres...

    Alguém aí sabe me dizer se tem algum jeito de mudar de subsession ou (scenes no forte) sem cortar o som no momento da mudança de timbre?????

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara tá osso heim....
    Tanta gente nesse forum e ninguém disposto a trocar informações.....

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Alguémmm por favorrrr......

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Porque nao monta o playlist misto, alguns com midi channels diferentes, e outros pelo prog change, ésó aprender melhor montar sua scene...

    emerson_ccm
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    Edson Caetano


    Eu pensei em fazer assim mesmo uns com canal mid e outros por program change, mas no geral é desta forma mesmo que funciona né??? mudando as escenes não tem jeito de trocar de timbre sem cortar o som...

    Só exeiste essas duas formas para mudar e controlar os timbres né???
    por program change ou por canais mid...

    Outra coisa se não for encomodar muito rsrsr...

    Vc disse que trabalha bastante com vst e samples certo...
    Podia por favor me dar umas dicas de samples e vsts de boa qualidade para enriquecer meu set..
    o que eu uso esta no começo do tópico....
    tipo piano, Eps, lead etc.... quais vc usa e recomenda???

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    emerson_ccm
    Eu uso Native Instruments Komplet, Cakewalk Rapture 2.0, Dimension pro 1.5, z3ta 2+, pacotes da DSF diversos, entre muita outras coisas...

    Hoje as opções são gigantescas, nem vale a pena usar pirata tendo muito material gratuito disponível

    O meu som hoje tem muito do meu caráter musical, tudo é editado e mexido, por mais que tenha presets, tudo passa pelo meu dedo, nada fica original, hoje me sinto nessa obrigação...

    Este negócio de cortar som, nunca me importei com isso, faça seu split, faça suas mudanças de acordo com a característica de seu equipamento que vai dar certo

    mox8lmm
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Edson Caetano Ola, sou novo aqui, eu adquiri um yamaha mox8. E eu gostaria de tocar arquivos mid no mox8 atraves do pendrive, certo? Eu aco tudo direitinho como manda no manual. Só q quando eu faco o load no F3, dae copio pra o mox8, e quando dou play, o sons saem trocados, onde é bateria sae som de piano, e assim poe indiante, pra todos os mids praticamente. Tem mids do pink floyd q nao roda direito, no notebbok quando escuto ta certo Valeu atencao.

    Luciano.

    VitorDiias
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Cara, vocês sabem muito.. Fiquei de bobeira lendo os posts!
    Aprendi bastante!

    Zorzilion
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Edson Caetano

    Somente montar um set maior, por exemplo.
    Eu uso o cantbile com 16 timbres.

    Piano:
    Canal 1 : Kontakt Galaxy Vintage D.
    canal 2: Kontakt Galaxy 2 Viena grand com pad.
    canal 3: Kontakt Garritan

    Organ:
    Canal 4: VB3

    Piano elétrico:
    Canal 5: Kontakt DX7II
    canal 6 : kontakt DX do motif xs
    canal 7: Hyper canvas - Ep legend
    canal 8: kontakt um piano do motif xs misturado com um dx do xs tbém.
    canal 9: kontkt Neo Soul suit case

    Sax
    canal 10: kontakt Kenny G sax
    canal 11: kontakt um outro sax

    Lead
    canal 12: Um vst q tem um lead

    acordeon
    canal 13: kontakt acordeon

    Strings
    canal14: kontakt Session strings

    Violão
    canal 15: kontakt (é o nome de uma mulher sei lá não lembro) violão nylon

    canal 16 não me lembro...

    Uso todos os timbres ao vivo com o cantabile e mais alguns plugins para equalizar o som.

    Então éssa é a minha lista de timbres, mas se eu quiser criar um novo timbre, misturado por exemplo um rhodes com um dx, vou ter que excluir algum timbre do meu arsenal, não tem milagre né, é só 16 mesmo rsrsr

    Vc usa o notebook com controlador tbém???
    Qual é a sua lista de timbres???


    Bom dia pessoal, sou novo nessa área de controladoras, estou usando o Kontakt 5, e estou tentando usar 16 canais mid de troca rápida, como vcs estão usando.
    Alguém poderia me dar uma mão de como configurar para alterara selecionando o canal da própria controladora, estou usando uma novation 61
    desde já agradeço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá para controlar mais de 16 timbres com um teclado controlador e um notebook?