Caixa sempre dando cliping Pra evitar clip, perco qualidade do som

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12


    Conssigo deixar todas bateria bem "definida" e com qualidade porem nao conssigo achar um jeito da caixa não clipa...

    Eu uso de 4 a 3 condenssadores, eles pegam muito a caixa, então o mic da pele da caixa é não posso aumentar mt o volume, e quando eu acho que o som tá ótimo, ai olho o grafico e vejo o clip da caixa... só na caixa..

    queria saber se isso é normal, claro sei que nao é mas digo ao usar muitos condenssdores isso é fato

    porque os omini pegam muito a caixa.. o que fazer??

    trabalhar em cima da caixa depois de gravada, removendo os clip manualmente redesenhando o som na parte do clip até o limite de 0db??

    não quero gravar com a caixa muito "morta"!!

    makumbator
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    rock_simpsom

    É melhor usar mic dinâmico na caixa(e em tambores em geral), pois eles aguentam mais pressão sonora que a média dos condensadores. No geral é preferível usar condensadores apenas nos overs e como mic extra de ambiência da sala(afastado do kit de bateria, apenas pegando o reverb e a bateria como um todo à distância).

    Há outras soluções, como usar compressor e limiter, podendo ser tanto hardware quanto software.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    acho q eu entendi o q ele quis dizer, tenho o mesmo problema...

    é o seguinte eu tb uso 4 mics condenser um pra pegar bem o ride outro no hi hat e dois ou 1 como overheads...

    e na pele da caixa eu uso um mic tipo sm57.. acho q é o pdm 57..

    e eu não gravo multipista e acho que o Rock simpsom tb nao, eu gravo tudo em dois canais estereo vindos da mesa..

    hj por exemplo gravei ali algumas musicas, e os overs e principalmente o condensador que pega hi hat pegam muito a caixa, claro a caixa é um "tiro" normal que ela seje bem capttada, e o pdm57 que ta na pele, é praticamente inutil, apenas da um brilho a mais... e se eu tiro todo volume desse mic da pele o volume geral da caixa captado pelos outros mics condensadores fica quase no limite... e se eu baixo demais os overs ai a caixa diminui podendo até escutar melhor o pdm57, mas porem fico com o conjunto muito "morto"...

    to desconfiado que é o mic condensador do hi hat.. uma coisa que pensei que pode ajudar isso seria um high pass apartir da frequencia final da caixa... mas não tenho como fazer isso na mesa só se eu fizesse um circuito com capacitores de baixo ruido etc..

    pode ser que seje a mesma coisa que acontece com vc, já que disse q usa 4 condenser, então se usa um omin no hi hat pode ser ele que ta turbinando a tua caixa!

    no meu caso o pdm57 não é um sm57 então pode ser q a qualidade tb da captação dele não seje suficiente pra se mostrar presente no conjunto e se destacar...

    sei la, as vezes fico meio louco com essas coisas.. hehehe!!

    boa sorte ai..

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara tu é soda.. acertou na mosca!
    Foi só colocar um dinamico no hi hat e ficou show de bola!
    Não clipa mais como antes, agora até o som ficou melhor pois antes a caixa tava muito aguda por causa da eq do condenssador do hi hat.
    O som do hi hat ficou meia boca porque o mic dinamico q eu usei é pra voz mas ja ficou outra coisa, isso nao me passava pela cabaça, fiquei dias tentando resolver e nada, valeu amigão!

    Agora to meio quebrado de grana, pra combrar um shure de hi hat, mas se alguem puder me ajudar ai em alguma capsula barata de mic especifico pra hi hat eu fico feliz,tipo quero comprar só a capsula mesmo!

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    rock_simpsom

    Vocês já pensaram ao invés de usar um mic dinâmico no Hi-Hat usar um Condenser de cápsula pequena mas com padrão polar Cardióide?

    Geralmente quando tenho que usar um mic pra Hi-Hat, uso um condenser de cápsula pequena, cardióide e apontando do meio do Hi Hat pra fora dele...se for pra gravar já dando uma equalizada, eu prefiro simplesmente cortar os graves e médio graves (600Hz pra baixo pelo menos). É tudo questão de posicionamento e uma limpada com um HPF.

    Agora to meio quebrado de grana, pra combrar um shure de hi hat, mas se alguem puder me ajudar ai em alguma capsula barata de mic especifico pra hi hat eu fico feliz,tipo quero comprar só a capsula mesmo!


    Cara, aqueles Behringer B-5 ou C-1 já vão te atender muito bem. Cápsulas pequenas e fazem o serviço direitinho, principalmente pra quem não quer ou não pode gastar muito.


    EDIT: Outra coisa, li por aí em cima que tem usado os mics com o padrão polar em Omnidirecional, galera, isso é uma cagada das grandes, hein??? Pra que diabos querem captar em todas as direções? Hehehe

    makumbator
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Homem Cueca
    Outra coisa, li por aí em cima que tem usado os mics com o padrão polar em Omnidirecional, galera, isso é uma cagada das grandes, hein??? Pra que diabos querem captar em todas as direções? Hehehe


    Talvez esso seja o maior problema, afinal, um omini é uma escolha estranha quando se quer captar as peças com uma certa separação para poder editar da melhor maneira.

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu e o Hendrix somos amigos, inclusive ele me ajudou aqui em casa a fazer mics com capsulas da panasonic (capsulas ominidirecionais) para mim usar como mics overheads e em outras situações, nao sei se vcs entenderam direito mas eu tenho vários mics dinamicos para captar as peças:

    - 3 mics Lesom sm58 e uso eles pra captar tom tom e surdo
    - jts nx2 pro bumbo
    - PDM 57 na caixa (mesmo q o Hendrix usa, comprei pq vi ele gravando com esse mic e gostei)
    - agora estou usando só duas capsulas panasonics ominidirecionais pra como overheads
    - no hi hat eu usava uma omini (esse era o problema ) então troquei por um dinamico lesom tb pra ver se era esse o probleãoma e era isso mesmo.

    Eu só usava o omni no hi hat porque eu não tinha outro condenssador e o som do hi hat ficava muito bom, mas quero comprar do Hendrix algumas capsulas da panasonic que ele tem que são cardióides pra captação a curta distancia.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tem muitos mics condenssadores omnis que são vendidos no mercado que possuem capsulas da panasonic igual a essas q eu te vendi pra vc usar como overheads, por isso a qualidade são superioes a essas capsulas simples de eletreto, sem duvida essas panasonic são ótimas se bem modificadas e se forem colcoadas em carcaças adequadas, um que me lembro agora q usa é o Behringer ECM8000..

    Eu tenho muitas dessas omni conssegui ultimamente capsulas panasonic com padrão cardioide, que sorte!!! agora posso aliar essas omni com as caridoides por exemplo usar as cardioides uma no ride e uma no hi hat, e as omini como overheads até um pouco mais alto que antes, tipo 1.9m 2m... fazer outros teste e tal, fica mais flexivel usando 4 capsulas assim.. sem falar nos outros dinamicos...

    Se sobrar alguma te falo pq pra ti seria o ideal!

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Hendrix Gallagher Straits
    Ainda não entendi o porque de usar tantos mics omnidirecionais.

    O padrão polar omnidirecional é meio difícil de ser utilizado, tem suas funcionalidades, mas nunca para fazer captação direta. Overhead tem que ser cardióide...só faz sentido usar um omni na captação de uma bateria, se voce quiser captar o som da batera na sala também, mas aí seria mais um microfone além dos Overs.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    as capsulas corretas pra serem usadas como overheads são as wm55a..
    são dificeis de achar, quando eu tiver mais tempo vou procurar por ai, essas seriam perfeitas mas enquanto nao acho elas tenho q usar as omni mesmo..

    essas outras cardioides q eu tenho aqui são "estranhas" elas tem um volume miuto baixo parecem mics dinamicos, não devem ter uma resposta boa pra serem usadas como over por isso nao vingam como overheads, mas as wm55a são perfeitas, essas sim tem aqui um exemplo que peguei na net de um gravação feita com um mic caseiro usando essas wm55a..

    existem muitos tipos de capsulas panasonics, eu tenho aqui capsuas q até hj nao achei o catalogo pra ver o que são...

    Link do som captado pelas capsulas panasonics cardioides

    as omnis podem ser usadas tambem mas são muito dificeis de acertar, pois elas pegam muita mais o som como se escuta mesmo, isso gera problemas de mascaramento de frequencias, calcelamento de fase, mas se tiver muita paciencia, cortar as frequencias corretas e trabalhar bem na equalização e posicionamento dos mics se conssegue um som bem interessante e estereo bem definido...

    pra ter uma ideia, esses dias em uma das minhas grvações o peso do bumbo que vinha do subkick praticamente sumia, e voltava a aparecer quando eu tirava os graves dos omnis...

    por outro lado com um leve aumento dos medios trasformam o som da caixa pra muito melhor e outra coisa tb é q tirei o mic da esteira, porque achei desnecessário...

    mas o que eu acho mais importante é a sala onde se grava com os omni, pois aqui penei muito até tratar a sala onde eu gravo a bateria...

    não to dizendo que o som é de qualidade profissional, nem que eu vou produzir cds pra alguma banda renomada, mas pra quem não tem condensadores top de linha esses mics são uma ótima alternativa pra ter um som de boa qualidade, alem de gravar bem piano, sax, violão de aço (fica ótimo) e captar ambiente pra fazer um reverb etc.. ou qualquer outro instrumento acustico...

    far
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    eh... he he he.. Como dizem os audiofilósofos: "tudo depende da captura e mix" K K . Dexa eu pitacar tb. Na caixa usa-se dois mics, um em cima e outro embaixo, certo? Então significa que estão opostos em fases? Hummmm ! Coloque-os em fase, quando for mixar. A mesma coisa para os outros microfones. A primeira coisa na mix é fasear tudo. Use como base a fase da pele da caixa, se ela tiver positiva. A questão do trigger é um muito engenhariosa.. construir um sensor trigger e la la lá. Os caras antigamente, gravavam com 2 canaizinhos, não era? Então pra q trigar? Agora essa é fatal, além dos comentários certos que fizeram sobre microfones... Na mixagem da batera captada, na maioria das vezes, em 99,1% Gate não resorve. O que vai começar a definir o som da danada é os Equalizadores.. Um bumbo tem agudo? Então ele não vive de agudo ! Mete hicut nele... O Hi hat ou Chimbal se alimenta de grave? Não então mete uns cortes à partir de 1Khz, mas vá dosando, não precisa ser iguarzim. Os tons, surdo, bumbo tem ressonância, em que banda de frequência? Pesquise..Então corte as ressonâncias deles. Tudo nos Equalizadores. Que nem escrevi, se vc quer tirar o bumbo desse bolo todo, então corte os agudos e por ai vai. Senão vou tomar o espaço dos outros... Um forte abraço. Estarei a disposição se quiser mais opinião !

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    far
    eh... he he he.. Como dizem os audiofilósofos: "tudo depende da captura e mix" K K

    Na verdade é audiófilo o termo correto.


    Um bumbo tem agudo? Então ele não vive de agudo ! Mete hicut nele...

    Cara, bumbo não tem agudo? O bumbo é um dos instrumentos que tem maior espectro de frequências! Experimenta puxar um EQ num bumbo na frequencia de 10Khz e ouça a quantidade de harmônicos que tem.

    far
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Homem Cueca
    Desculpe-me a maneira ! Éh, mais eu escrevi audio-Filósofo mesmo, sei que o termo que costumam usar aqui é o seu! Enfim, tente gravar ou mesmo pegar uma amostra ou sample de bumbo. Disse só o bumbo e não as vazadas de outras peças? Mas qdo disse sobre os agudos, é que se faça uma varredura no espectro das frequências de cada peça. Porém, não sei como o colega fez a captura do audio, depois da mudança que resolveu fazer, usando o exemplo do outro colega, com mic Dinâmico. Ele não comentou que tipo de interface usa, se é usb, analógica comum, digital e tudo mais. Vou dar um 1 º exemplo de captura, usando a mesa de som com seus canais de inserts e uma placa Delta 1010Lt. Pra não clipar, como ele descreveu. Usaria a saída Insert de cada canal de mic, por exemplo, para entradas distintas da Delta 1010LT, gravando em multicanal., onde teremos um controle melhor posterior na mix. Como ajustar isso: Levar o botão de FADE da mesa de som ao nível zero dB. Apertar o botão Solo, ajustar o ganho desse canal, até poder aparecer o sinal de luz aleatoriamente do LED indicador de saturação de audio deste canal. O LED não pode ficar aceso direto, isso significa, com certeza, que o audio está clipando. Se vc não controlar e monitorar os ajustes de captura do audio, durante a gravação, com certeza, posteriormente irá comprimir frequências, ruídos, estalos, clips e outro mais indesejáveis, entendeu a minha ajuda? Vou postar mais uns detalhes sobre a mix que estamos esquecendo, no próximo coment. Um abraço, desde já agradeço o retorno, pois nas divergências engrandece a todos nós!

    far
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    rock_simpsom

    Agora pro colega Rock. Umas idéias. 1- Tente gravar só o audio da caixa, posicionando o Fade da Mesa em (Zero dB- 0dB) e ajustando o ganho do canal como escrevi anteriormente pro outro colega nesse post, ou na Interface USB pelo potenciêmetro. Logicamente tocando somente ela. Senta o pau na danada! E olho no LED monitor. Com dois mics, um em cima e outro embaixo. Prá que isso? Justamente pra quando vc for mixar, já terá a amostra do espectro da sua caixa. 2- Grave o bumbo da mesma forma, capture a amostra do seu bumbo e assim pras outras peças, uma ressalva são para os tons, onde tem-se os impasses.. he he... cancelamento, sobras e td mais. Vou passar um link do Amigo Edu onde ele retrata sobre os uso de dois microfones em modo paralelo e Y para os tons. Porém, envolve a construção do cabo. Veja se lhe ajuda em algo?
    http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=131
    Caso não conheça de eletrônica, procure um amigo teu que saiba fazer!

    Depois que tens todas as amostras de suas peças, então é hora de gravar a sua bateria, da maneira que vc costuma ou entendeu de como gravar. Ressalva: A amostra só servirá de apoio para uma posterior mixagem. Depois de ajustado não mexa na parte física da gravação. O importante até aqui é a boa captura.

    Gravou tudo inclusive os mic de sala, é hora de mixar. Até aqui, entendemos que vc já gravou sua batera sem clipar! Continuo no próximo !

    far
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Apesar de vc ter mencionado somente a caixa em específico, da batera;

    Como a música é um conjuntos de amostras e td mais, vou descrever uns peqs ajustes, referente ao Bumbo, Baixo e a caixa, que são alguns dos mais danados pra se mixar.

    Devo dizer que não é a melhor maneira do mundo, enfim, o ideal é coletar idéias e experiências, para nosso conhecimento crescer, certo?

    Bem, no bumbo

    Corpo de 50 a 110 Hz
    Estalo de 1 a 3 Khz
    Kick de 5 a 7 Khz
    É assim que eu vejo num analizador, não é?

    Veja q o baixo começa aparecer à partir dos 20 Hz e o bumbo, nos 50 Hz.
    Se por um acaso o bumbo tiver umas sobrinhas na casa dos 20 aos 50 Hz, retire dele dos 40Hz pra baixo com filtro hi, pra sobrar pro baixo e TIRAR os chiados. Pois a idéia da mix, não é só aplicar efeitos e sim corrigir defeitos e um deles são os ruídos e harmônicos que não fazem parte do audio do determinado instrumento em questão. Isso é alma do negócio, melhor atenuar que acentuar.

    Se o Kick sleeve (corpo do bumbo) tiver entre 50 a 110 Hz e o baixo entre 200 a 1 KHz que chega perto do estalo do bumbo, se acentuar muito o corpo do bumbo, poderá interferir no peso do baixo. Então ouça o que tá sobrando e atenue com Eq Paramétrico, usado o Q dele. Do contrário acentue.
    Costumo escrever algumas palavras em inglês pois é assim que está nos softwares e terminologias do audio.

    No Baixo: Kick

    Graves ..20 a 200 Hz – Peso
    Médios-graves de 200 a 1Khz – Corpo
    Médios-agudos de 1 Khz a 6.3 Khz – Definição
    Agudos de 6.3 a 9 Khz – Brilho

    Não é assim que costumamos ver no analizador...

    Veja que o baixo tem a sua definição tb, em alguns pode-se ter acima dessa frequência a sua definição. E se o baixo tiver com cordas muito utrapassadas de uso, ouvimos aquele chiiiiii chiiiiii chiii... não é xixi não ! A definição disso é trocar as cordas, na minha opinião !


    Muito cuidado nas freq de 2 a 3 KHz.. pois é aqui que o pico da sensibilidade nossos ouvidos atuam e na metade superior (4 a 6 KHz) é onde está a presença, onde percebo maiores detalhes sonoros. E o tal do fator QS?
    Que sonzão !

    Muitos pedem pra por em modo solo o seu instrumento ou peça de bateria numa mix, porém, muito cuidado com isso! Senão, deixa de ser uma mistura, não é esse o fim de uma mixagem?
    Por em soolo, na minha grotesca opinião é para retirar o que não faz parte da amostra, por exemplo, chiados, clips, estalos e freq não audíveis nesta!

    O ideal é antes de tudo resolver o problema de faseamento, podendo até ser necessário inverter o flip ou inversão da fase.
    Tudo na mix dever estar em fase.

    Uma dica, é seguir a fase da pele da caixa, por exemplo e colocar todas as outras peças e instrumentos através dela.
    Bem, como falei não é a melhor receita do mundo ! Audio será sempre um experimento!
    Ouve-se muitas gravações atuais em que não se consegue ouvir a sequer a presença da voz de tanto compressor usado, páre e ouça!

    A Snare..
    Corpo e peso de 200 a 300 Hz.
    Cantada de 400 a 500 Hz.
    Brilho entre 3 a 5 KHz.

    Depois de tudo compressor, prefira multibanda quando suas amostras tiver vazando muito !


    Ás vezes, nos queremos aumentar uns 600 Hz aqui, 100 Hz acolá, 10 KHz ali, tudo isso na caixa. E no exemplo que dei não funciona, só gera ruídos, e harmônicos Indesejados.

    Desculpe-me a enorme postagem !
    Atrás desse computador tem um ser humano ! k k k k k k.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa sempre dando cliping Pra evitar clip, perco qualidade do som