Interface firewire 6 pinos em porta de 4 pinos de notebook. Funciona? o que perco?

    Autor Mensagem
    MontanhaSong
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: MontanhaSong


    Pessoal que entende de interfaces, placas de áudio e afins...
    Sou um completo analfabeto em termos de gravação, equipamentos de gravação e etc...mas ando pensando em começar a gravar uma coisa ou outra de vez em quando...olhando aqui as interfaces que poderiam me atender, já que não precisaria mais do que 2 canais para gravação simultânea, fiquei na dúvida entre duas, ambas da M-audio, a Fast Track Pro(USB) e a 410( firewire)...Pelo que pude perceber e do muito que lí aqui no fórum, as interfaces firewire seriam mais rápidas e seriam melhor para usar em notebooks, uma vez que, segundo ainda informações do fórum, utilizam menos o processador do que as USB....contudo a maioria das portas firewire de notebooks é de 4 pinos e esta interface ( assim, como todas as firewire que ví, praticamente) são de 6 pinos...
    Pergunto a vcs....a firewire é mais vantajosa mesmo? E...se eu ligar uma placa firewire de 6 pinos em uma entrada firewire do notebook...funciona? perderei só a alimentação pela porta firewire ou perderei mais recursos do hardware em razão disso?
    Obrigado a quem puder me esclarecer...
    Abraços

    Fellipe Quirino
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Fellipe Quirino
    · votar


    ma vez que, segundo ainda informações do fórum, utilizam menos o processador do que as USB

    cara nao sei se isso é verdade...até aonde eu sei a unica diferença é a taxa de transferencia ser maior q a usb... masss se vc quer gravar dois canais.. a "banda" do USB dá e sobra...

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    MontanhaSong
    velho a diferença entre a porta 6 pinos e a 4 pinos é só a alimentação.

    A de 6 pinos tem alimentação própria, a de 4 pinos não.

    Até onde sei, não existem placas firewire para notes com alimentação própria.

    Tome cuidado apenas com a compatibilidade entre a placa firewire e a sua interface de áudio, algumas são incompatíveis.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Para apenas 2 canais a USB vai te servir com folga. A maior difença é se seu notebook for fraco, pois a usb vai depender de uma interrupção do processador, e se o processamento estiver no limite, vai gerar falhas. Por outro lado se o processamento estiver sobrando, não vai fazer a menor diferença.
    Abraço,
    Alex

    MontanhaSong
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fellipe Quirino

    Valeu amigo....pelo que andei lendo talvez a questão nem seja de rapidez...mas sim de estabilidade...vamos estudar mais....obrigado aí....

    shoyoninja

    Bom...se não perco mais nenhum recurso acho que se acabar optando pela firewire a questão da alimentação não seria um grande problema....a 410 pode ser alimentada por fonte externa...achar uma que seja compatível não deve ser problemático....a questão está sendo mais custo/benefício mesmo então...valeu....obrigado...


    AlexB

    Realmente, em termos de processamento meu note não é nenhum jato....é um pentium dual core 1.66 MHz com 2 GB de Ram....se for usar com uma interface USB vou tentar mantê-lo o menos carregado possível na inicialização e não usar nenhum outro recurso enquanto estiver trabalhando com aúdio...será que já ameniza ou só trocando mesmo? obrigado....

    Abraços....

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    MontanhaSong
    Tudo depende de seu jeito de trabalhar. Se você gosta de aplicar milhares de effeitos todos em tempo real para poder ir ajustando a mix, vais precisar de um computador com muitos recursos. Mas não há nada de mal em trabalhar o audio aos poucos. Na época em que só existia o analógico, esta era a única opção de trabalho e ainda funciona muito bem. Lógico que você não vai ficar limitado como em 32p, o dawn permite um workflow muito mais rápido.
    Claro que trabalhar com tudo em tempo real é muito bom, mas mesmo com os computadores mais rápidos terias que recorrer a um processador de efeitos externo. Seu micro é um pouco fraco, mas só para gravar 2 canais dá e sobra. Na hora do mix abuse do bounce to track para desligar efeitos online e poderá mixar as peças mais complexas.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface firewire 6 pinos em porta de 4 pinos de notebook. Funciona? o que perco?