Dias de terror (Alimentação das novas capsulas condenssadora)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12


    Eu tenho varias capsulas de eletreto, as wm-66 por exemplo, são alimentadas com duas baterias de (4,5v e 0.6mah) em serie e com um resistor no negativo de 10k e funcionam perfeitamente...

    Agora conssegui umas WM-54, tentei liga-las como expliquei acima e nao funcionou... o som fica mt fraco quase nao se escuta e distorce muito...

    Tentei trocar o resistor de 10k no negativo, testei varios mas nao funciona nem a pau, sempre fica assim distorcido e sem volume quase 0...
    Tentei colocar os resistores nos dois polos, só no positivo, tb não da certo...

    Antes de abandonar essas capsulas, fiz o sinal da cruz e liguei direto no phantom power da minha mesa, que tem de saida 46,8v, já liguei sabendo que podia queima-las pois elas são feitas pra usar com no maximo 10v, mas surpreendentemente funcionou perfeito o som é incrivelmente ótimo com muito volume e pouco ganho, não distorce com altas spl, mas deixei apenas ligado por alguns segundos pra nao queimar...

    quando eu desliguei o phantom power como ja era esperado a voltagem de 46,8v foi caindo lentamente.. e então enquanto a tensao caía, com um multimetro aproveitei para ver até quantos volts a capsula funcionava...

    notei que ela funcionou igual desde os 46,8v até os 9v, depois foi diminuindo a qualidade mas funcionando ainda super bem até uns 2.5v, abaixo disso começava a distorcer e sumir o som...

    resumindo com 9v já deveria funcionava super com segurnaça, mas nao adinta só ter essa tensão de 9v, teria que ser algo parecido com o circuito do phamtom da mesa...

    será que tem alguem aqui fera na eletronica e poderia me audar, porque eu á apostei todas minhas fichas e nada...

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Bom, eu não entendo nada de eletrônica, mas tem microfones mais antigos que funcionavam com uma tensão de 12v.
    Inclusive eu tenho um mixer que tem uma chave pra phantom power (48), 12V ou 12T. O 12T é um padrão mais antigo que meio que caiu em desuso, mas muitos fabricantes ainda fazem mixers com essa opção porque os microfones duram pra sempre, eu mesmo tenho um Sennheiser MKH 416 mais antigo que é 12T (os novos são 48). Não sei a diferença do 12T pro 12V, mas eu esqueceria o T e pesquisaria sobre o 12V. Não sei se é uma atenuação do 48, se a pinagem é outra, como eu disse, não entendo nada de eletrônica, então dê uma pesquisada!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    blz cara, valeu pelas informções, muito interessantes, vou pesquisar sobre esses circuitos com a opção de mudar a tensão de saida do phamtom..

    acho que vou nesse caminho já que só uso condensadores de eletreto mesmo, vou tentar modificar o circuito da mesa e diminuir essa saida de 46,8v do phamtom pra no maximo 10v, resolvendo de vez meu problema com essas capsulas... ou fazer um pré amplificador pra elas..

    essas capsulas são ótimas e e até melhores que algums condensadores que vendem por ai e que são carissimos por sinal, mas para terem essa qualidade, precisam ser modificadas corretamente para serem usadas com cabos balanceados e precisam de um pré amplificador, boas pra captação em violões, violas, sopros, pianos, acordeons, sopros, á testei em todos e foram aprovadas (mesmo sem o uso de pré), agora imagina se for alimentada pelo phamtom e usar o pré da mesa...


    Modificações:

    - Normalmente essas capsulas são de dois pinos, positivo e nagativo, o negativo é ligado junto com a carcaça através de uma trilha bem fina, a primeira modificação seria remover essa trilha e assim teremos 3 polos e poderemos ligar elas em um cabo balanceado...

    - Outra coisa é o ruido ou hiss que elas tem por causa da voltagem original recomendade que é em tordo de 1.5v a 2.5v, se aumentar essa tensão pra 9.5v até 10v diminui muito o hiss.. fica ótimo..

    - Tb tem as distorçoes devido a sensibilidade por causa altas spl, problema q tb é resolvido aumentando a tensão pra 9.5v ou 10v....

    - Atenção 10v no máximo!! Elas não suportam mais por mt tempo...


    bom é isso que eu sei por enquanto, muita coisa descobri fuçando mesmo, e muito tb na net pesquisando...

    quem tiver mais informações posta ai, ou se alguem fez uma modificação na saida phamtom da mesa, me auda ai!!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    - tentei pegar o sinal da phamtom power e baixar com resistor de 2M2 no pino 2... baixei a tensao pra 14,3V., bom era o unico resistor desse tamanho que eu tinha, e resumindo nao fico bom tb...

    - ai abandonei o phantom, peguei uma bateria comum de 9v e um resistor de 10k no positivo e ficou muito melhor..

    Bom acho que eu ainda nao entendi direito, na hora de calcular um novo resistor:

    - primeiro deve-se ver quantos volts teremos que eliminar com o resistor... ok

    - agora pra calcular o novo resistor pecisamos desse valor que vamos eliminar e mais o valor da corrente, mas e ai qual corrente??

    a corrente de consumo do microfone?
    a corrente da bateria?
    a corrente de tudo que tá ligado no circuito?

    acho que foi esse o problema...

    vou mostrar um exemplo usando apenas as duas fórmulas básicas da lei de Ohm.

    R = V / I e W = V * I


    Vamos pegar os pinos 1 e 2 de uma entrada xlr com phamtom power ativado teremos 46,2v +ou- e eu preciso apenas de 10v pra alimentar meus microfones então:

    46,2v -36,2v = 10V

    precisamos eliminar os 36,2v ok agora vem o problema porque eu nao sei qual valor da corrente que eu uso na primeira formula (R=V/I) para descobrir o valor do resistor...

    corrente de consumo máximo do mic eletreto é 0.6mah
    a corrente da mesa não sei (phamtom) acho uns 3a

    olha como da diferença

    36,2/ 0.6 = 6,03333333333333

    36,2/ 3 = 12,0666666666667


    e se somar as duas correntes

    36,2/ 3 = 10,0555555555556


    acho que estava ai o meu erro na hora de escolher o resistor se algum puder audar!!!????

    obs. só o resistor nao faz milagre existem outros componentes como capacitores, zeners, mas primeiro o basico depois o resto...

    Eu acho que vale a pena fazer um circuito pra poder achar o melhor timbre ou um som que mais lhe agrada, pois muitos usam mics que nem precisam de 48v e outros usam mics que precisam mais e acabam condendando o microfone ou achando o mesmo ruim em relação aos outros... a alimentação é muito importante nos condenssadores...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dias de terror (Alimentação das novas capsulas condenssadora)