ligação de guitarras em linha na mesa. preciso de ajuda!

    Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12


    Bom dia senhores,
    Antes de mais nada peço desculpas por abrir esse tópico porque já deve ter alguns falando do assunto, mas infelizmente meu acesso ao fcc ficou limitado ao celular (escrever esse topico esta sendo horrível), e está difícil de utilizar....Preciso da ajuda de vocês, minha banda irá fazer algumas pequenas apresentações nas próximas semanas e estamos com um problema no esquema deligação das guitarras.A idéia era ligar o cabeçote da minha guitarra direto na mesa (delay, chorus no send/return e wah wah, e drives direto na frente), ligar apedaleira da outra guitarra direto na mesa, o baixo e as vozes (pensei em colocar 2 overs na bateria só pra poder gravar o som).Assim teríamos no retorno o som de todo mundo (menos da batera, no caso dos overs).O problema é que o timbre das guitarras fica ou muito grave, ou muito agudo, ou muito seco.Antes de tentar adicionar reverb pra "molhar" os canais de guitarra, nosso tempo acabou e tive que vir embora, mas hoje voltarei a batalha.A primeira data nossa é dia 28/jan.Eu to acostumado a microfonar meu amp, nunca trabalhei com sinal de linha... mas devido as possibilidades dos lugares optamos pela ligação emlinha.Por favor, me ajudem, dicas sugestões, xingamentos, todos são bem vindos.Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    SpectrosGuitarman
    bom, como voce ja disse, tem topico sim. pesquise por tudo o que for dito aqui.

    pra ligar em linha nao pode simplesmente espetar a saida do ampli ou da pedaleira.
    tem o lance da impedancia, que se nao tiver certo estraga o som (prede frequencias, fica um som murcho).

    alguns amplis tem a saida de linha ja adequada (nao sei como deve ser na especificação), mas que eu saiba é a minoria.
    o ideal seria passar tudo por directbox (DI). as duas guitarras e o baixo.

    sobre a bateria, nao sei. quando tem pouco mic, o mais comum é microfonar o bumbo e entre a caixa e o chimbau. isso pra dar um gas no som ao vivo, nao pra gravar. gravar bateria com pouco recurso nunca vai ficar bom mesmo.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    Então cara, eu fiz esse esquema. Liguei a saida do cabeçote na mesa, a outra guitarra tb. Não ta clipando a entrada mas o timbre não ta legal, da a impressão q ta rachando a saida. A main da mesa ta indo pra um eq. grafico e dele pra potencia. O retorno ta vindo direto da cntrl out... Vou dar uma verificada nos niveis, mas a guita com cabeçote ta estridente e a guita da pedaleira ta sem nitidez

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    SpectrosGuitarman

    É uma pergunta idiota, mas você está usando simulação de caixa (falante) de guitarra? Falantes de guitarra sempre cortam algumas frequências, especialmente gravões e agudões. Sem nada que faça este papel, a tendência é o som ficar ao mesmo tempo embolado (por excesso de graves) e com drive abelhudo (por excesso de agudos).

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Então cara, peeeeeelo manual, a saida do cabeçote tem um simulador embutido. Apesar de não acreditar muito, estou confiando nisso.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Qual cabeçote que é? Se for Blackstar, eu conheço a simulação de falantes deles. É tenebrosa. O som parece que fica "lavado", muito estranho. =P

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    Bog
    É um b52 ls100

    Edit: serio q a simulação do blackstar é ruim? Po, murchou meu pau agora

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Nossa, nunca ouvi falar! O.o

    Bom, se você já está usando simulação de falantes, minha pergunta idiota vai ficar como uma pergunta idiota mesmo. Acho que não sei como ajudar. :(

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Não é muito comum aqui no br mas é um otimo amp. Saiu na guitarplayer um tempo atras ae. Barato, versátil e decisivo. Eu importei pela music123 mas tem no guitarcenter tbm. 3 canais e fala bem. Eu queria o valvulado atx 100 mas comprei esse por engano. Acabou que sendo uma boa. No dia que eu resolver vender isso, vai ter valido a pena o investimento

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    atualização da situação

    hoje eu consegui acertar a guitarra da pedaleira e o resto da banda, porém a minha guita (a com cabeçote), teve momentos em que ficou boa e momentos que ficou ruim (diga-se de passagem, sumiu), pode ser a equalização, mas to desconfiando que como o Bog falou, a simulação do cabeçote é uma merda. O som da guitarra fica ora muito seco e estridente, ora muito grave a ponto de embolar com o baixo. Minhas idéias estão quase se esgotando pra esse caso.
    O que é foda que eu acertei o som de todo mundo, só o meu que não consigo....

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    up

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    consegui, descobri o problema, ou melhor, os problemas

    os retornos nao estavam funcionando direito, a potencia tava arriada
    os cabos do equalizador grafico estavam zuados
    e os cabos do retorno estavam no lugar errado

    uma série de bugs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ligação de guitarras em linha na mesa. preciso de ajuda!