opinioes para gravação

Autor Mensagem
Metal-Heart
Veterano
# dez/11 · Editado por: Metal-Heart


Acabei de gravar hoje uma composição instrumental que estava tendo ideias a algumas semanas

http://www.4shared.com/mp3/M767zWd3/Iluso_Solitria.html

Gostaria muito de recerber opiniões pois pretendo usa-la como demo para um evento.

Obrigado desde ja!

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Up!!!

Arno Holetz
Veterano
# dez/11
· votar


Fko legal, mais falto uma master nela neh???
Num gostei da caixa, mto fraca e a bateria na minha opinião ta baixa!!!
Vlw

Adler3x3
Veterano
# dez/11 · Editado por: Adler3x3
· votar


A qualidade musical é muito boa.
Já a qualidade de gravação não.
Escutando a parte em que a guitarra esta tocando isolada percebe-se a necessidade de melhorar. (tem alguns ruídos e pequenas distorções)
Mas é sempre assim na primeira versão de um gravação é difícil encontrar o som ideal, pois normalmente depois de compor e ir ouvindo, ficamos cansados, e daí parece que ficou legal.
O material que tens em mãos é muito bom, agora tens que trabalhar com o ouvido descansado em cada track, e ir melhorando,
Escute cada track individualmente e vá fazendo os acertos necessários até que soe bem.
Soar bem individualmente.
Isto é muito importante, se não soar bem individualmente, não vai soar bem no conjunto (não é uma regra absoluta, as vezes o som das guitarras por exemplo tem que soar meio sujo mesmo).
Quando não tiver jeito de acertar, tem que gravar de novo, pois o problema com certeza esta na qualidade da gravação.
Depois tem que soar bem em conjunto com os outros instrumentos.
Comece pela bateria que esta muito baixa, depois o baixo.
Depois escute os dois tocando juntos, e vá ajustando a mix. (volume e pan)
Reveja a aplicação dos efeitos (Reverbs, equalização, compressores etc..)
Depois com três instrumentos, e sempre comparando (1-Bateria e Baixo; 2- Bateria, Baixo e Guitarra. 3- Baixo e Guitarra e outras variações (principalmente os instrumentos que ocupam o mesmo espaço sonoro, e ir variando o pan e alguns casos até as oitavas).
E assim com os demais instrumentos sempre comparando, ligando uma track e desligando outras, até que a mix atinja o nível ideal no todo.
Depois no final trabalhe na Master (uso de efeitos globais para gravar a música, cuidado com o excesso de efeitos).

Qual a bateria que você usa?
Gostei da música.

Metal-Heart
Veterano
# dez/11 · Editado por: Metal-Heart
· votar


Arno Holetz
agradeço sua opiniao
tentei fazer o maximo possivel de master, inclusive gravei trilhas de guitarras a mais para poder fazer uma melhor reverberação e revi cada um dos pans para ver o que seria melhor

A caixa concordo com vc, revi a musica e percebi que ela precisa ser mais "marcante", ou seja com mais reverb e com um som mais emcorpado

Adler3x3

Agradeço sua opiniao
Achei interessantes suas dicas e percebi que elas tem fundamentos, entao vou seguir.
esses problemas de pequenas clipagems e distorções devem ter sido problemas na gravação, talvez algum possivel mal contato. Eu escutei a musica denovo e realmente nas partes isoladas existe o que voce citou.
A bateria que utilizo é o Addctive drums, vsti muito complicado de usar (digo os menus de eveitos, pans, etc) por isso estou usando um preset do proprio software.Vou procurar pesquisar mais e ver como mexer nele pra tirar um som mais pro estilo de musica.

Quanto as guitarras, acha que a EQ deve ser modificada? revendo a gravação achei que falta um pouco mais de brilho no som, talvez um pequeno toque de agudos possa ajudar? e quanto ao reverb, coloco mais também?

Uma utima duvida, para retorno eu utilizo um headphone e tambem 1 par de caixas da UBL e esse phone é mais voltado para os graves, enquanto as caixas nao modificam tanto o som. Qual é mais recomendado utilizar? Ou utilizo os 2 para ter uma melhor noção do som?

Obrigado, assim q possivel postarei uma nova versao com as dicas que estao me disponibilizando.

Adler3x3
Veterano
# dez/11 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem.
Não sei dizer se tem que incluir mais reverb ou mais agudos.
O certo é que tem modificar.
Mas você como autor deve saber qual é o som ideal.
Assim voltamos ao ponto principal.
Cada track tem que soar bem individualmente.
Assim, você tem que experimentar variações, começando com um dosagem baixa de efeitos e ir aumentando até atingir o ponto ideal.
As pequenas partes da guitarra que estão com alguns ruídos podem ser editadas para retirar os defeitos (ruídos e estalos, e tem um tipo de ramble no fundo)
Num segundo passo a track tem que soar bem com um outro instrumento, e aqui as vezes temos que voltar ao passo um, quando os instrumentos em conjunto não soam bem. (soam bem individualmente).
Mas na sua música acredito que este problema não deve estar ocorrendo.
Se um baixista do fórum escutar a música, também vai dizer que o Contrabaixo esta sumido. (pode ser por som baixo, ou por se confundir com a bateria.
O ritmo da bateria me pareceu apropriado, e esta legal.
Mas sempre dá para melhorar.
Experimente gravar os instrumentos da bateria em canais separados, acredito que o software tem estes recursos.
E depois trabalhe no pan e volume de cada sub-instrumento da bateria.
Como o fone de ouvido abusa dos graves, mascara o som, o melhor é seguir a referência das caixas de som.
Escutei de novo a música, é tem muito potencial, parabéns.
Mas no final, quando só tem a guitarra me parece a parte mais difícil de acertar (somente com o uso de softwares), talvez tenha que experimentar gravar de novo mudando as configurações.
A parte final exige um certo ambiente que não sei descrever.
Mas é bom também você dar um tempo, pois mais membros do fórum devem se manifestar, e com certeza apresentar melhores críticas e dicas.

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Adler3x3

Obrigado pelas dicas, eu tinha uma outra conta veterana aqui no forum, eu sei que é bom sempre dar um tempo.

Ja estou trabalhando nela novamente, a bateria acho que ja melhorou muito, resetei o software todo e fui criando meu proprio patch. Até que nao foi tao dificil mexer, basta ter paciencia que da pra criar um bom som para a bateria. O que achei mais interessante é o programa ter pitch individual, assim da pra ter um som mais "alto" ou mais "baixo" sem muitas complicações. Tem recursos de EQs individuais tambem, só nao gostei do reverb e por isso utilizei de outro software

Revisei o Baixo tambem comparando com a bateria como vc tinha sugerido, coloquei ambos num volume compativel e adicionei um pouco de ambiencia para o baixo.

Quanto as guitarras estou regravando as bases, a solo nao sei se regravarei quando acabar a base vou decidir

Mas o que realmente ja deu uma grande diferença foi a bateria.

Obrigado por acreditar no potencial da musica rsrs, por informação me influenciei nas musicas Promise e Waiting for You ambas do compositor Akira Yamaoka

Obrigado logo postarei mais novidades da gravação

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Segui o que foi indicado aqui no forum e realizei esta nova gravação:

http://www.4shared.com/mp3/I3Q2SDQl/Iluso_Solitria_2.html

Regravei quase tudo, exceção apenas do baixo que sofreu alterações somente nas EQs e ambiente.

Vejam o que acham e se notarem qualquer coisa que deve ser melhorada comente por favor, nao pretendo ainda ter essa como a gravação definitiva.

Abraços!

Adler3x3
Veterano
# dez/11 · Editado por: Adler3x3
· votar


Melhorou bastante.
O som das guitarras tá mais limpo, e dá escutar melhor as notas
Mas tem algumas partes mais fortes da música que estão com um distorção indesejável..
Pode ser o baixo, que esta muito grave nestes trechos.
O baixo esta melhor, mas parece que as vezes esta muito grave e contribui para a distorção.
Pode ser excesso de reverb no baixo.
A bateria melhorou bastante..
Experimente fazer download do Drumcore 3 Free (Grátis), dá alguns gigabytes, mas tem dois kits de bateria muito bons, e mesmo sendo grátis tem qualidade bem superior do que o Ezdrummer e derivados.
A gravação da guitarra, desde a primeira versão parece que esta num certo ambiente de gravação ao vivo.
Fiz o download da música para escutar melhor.
Se fizesse uma brincadeira, colocando sons de plateia ao fundo de forma moderada (só para dar a impressão que tinha gente assistindo, sem exageros, nada de gritaria, palmas etc., bem leve, como se fosse um pequeno público, tipo club, ou boate mesmo, tipo que o pessoal que esta escutando e gostando, mas sem se exaltar em respeito a própria música).
Não custa tentar, se ficar ruim deleta, seria uma outra versão alternativa.

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Adler3x3

Obrigado pela opiniao
As guitarras estavam utilizando uma simulação de JCM 900 com um pouco de drive, isso contribuiu com a saturação que tinha antes, na regravação utilizei um roland sem drive algum.
o baixo eu almentei bastante o volume e o grave, ambiencia nao tem nenhuma. Em quais partes da musica vc percebeu a distorção que mencionou? Não sei se é por conta da minha aparelhagem de retorno, mas nao tive esta impressão.

em relação a ideia de ao vivo que mencionou, realmente é verdade enquanto a ambiencia que utilizo. Acho que a gravação deve ter uma impressão de ao vivo, visto que muitos musicos (inclusive eu) prefere o som ao vivo.

Um bom exemplo do qual tirei influencia disto foi desta musica: http://www.youtube.com/watch?v=bZ3BP-eQJG8
ela é de estudio, porem foi adicionado o som de platéia.

Pode me indicar onde encontro esse fx de publico?

Vou checar o programa que sugeriu.

Obrigado

Adler3x3
Veterano
# dez/11
· votar


Metal-Heart
Qual fx de público?
Agora você me apertou,, não sei dizer...
Dei o palpite, mas não tenho a solução;
Rss...

Mas imagino o efeito numa track separada, variando no decorrer da música, de forma bem sutil.
Talvez a solução seja obter gravações de sons de público (sem exageros).
E editar o arquivo e misturando diversos ruídos de público.
Mas não de gritaria e palmas, e sim um ruído de um púbico pequeno no fundo.
Se forçar demais fica falso, e fora do ambiente da música.
E aplicar sobre esta gravação editada os mesmos efeitos aplicados sobre as guitarras (para ficar com o mesmo reverb) e escutar para ver o que dá?

Quanto as distorções
Pode ser que quando você escuta individualmente a track não apareça.
Mas quando esta tocando tudo junto, tem distorções.
Escutei no Winamp variando a equalização e em todas as variantes apareceu a distorção. (Monitor Roland MA-7A)
Já escutando no fone de ouvido (AKG K530) quase não se notam distorções.
Alguns trechos: 0:21 ; 0:25; 0:29 (bem forte); 0:51; 2;51; 2:55;
Tem muitos mais, não pude anotar tudo, pois tive que reduzir bastante o som, pelo horário pois já tem pessoas dormindo aqui.
Experimente reduzir os graves do baixo.
E tente escutar a música em outra mídia: tipo som do carro, mp3 etc...
Pode fazer o download do DrumCore 3 Free que vale a pena.
Tem o som muito bom, quase , e na maioria das vezes que uso, não precisa nem colocar efeitos.
Aproveite o mesmo midi gerado pelo outra bateria.

Pessoal do Fórum
Deem as suas opiniões , pois a música é boa.

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Adler3x3

Editando o baixo, baixando Drumcore 3 e mixando algumas gravaçoes de publico que encontrei por ai.

Agradeço a ajuda, esta sendo de grande utilidade.

pois a música é boa. (Obrigado)

Metal-Heart
Veterano
# dez/11 · Editado por: Metal-Heart
· votar


nao estou consequindo baixar o drumcore pelo site oficial. Tentei 2 vezes e assim que acaba o download da que foi malsucedido.

conhece algum link alternativo?como o programa é free nao tem problema me passar por aqui

Adler3x3
Veterano
# dez/11
· votar


Boa noite.
Tente este:

http://www.sonomawireworks.com/drumcore/downloads/#DrumCoreFREE

Metal-Heart
Veterano
# dez/11 · Editado por: Metal-Heart
· votar


Tentei nele mesmo. Vo tentar de novo e ver se consigo

ja editei o baixo para sumir com as distorçoes, vou postar a nova versao quando ja estiver com o drumcore

Metal-Heart
Veterano
# dez/11
· votar


Finalmente consegui o Drum Core por um link alternativo

Instalei e funcionou perfeitamente no meu software de gravação (mixcraft 5.2)

Entretanto, mesmo depois de horas fuçando e mixando com diversos tipos de efeitos e EQs o programa nao me agradou. Achei extremamente artificial o som, principalmente a caixa nao tem uma batida com força alternada, assim, nao simula um baterista tocando e sim um midi.

editei o baixo excluindo as possiveis distorçoes quando escutado em caixas de retorno passivas. segue a nova versao (com o addctive drums)

http://www.4shared.com/mp3/rbJYBtqN/Iluso_Solitria_3.html

que tal esta esta versao? Pode ser a definitiva ou falta mudar algo?

Estou me empenhando em outro trabalho, e este vai ter letra. O dificil será arrumar um vocalista pra cantar rsrs

abraços

Adler3x3
Veterano
# dez/11
· votar


Esta terceira versão melhorou bastante.
Esta com pequenos estalos, mas progrediu.
Pena que você não gostou do DrumCore, talvez depois com mais calma você consiga usar melhor.
A força da batida alternada se consegue na edição do aquivo midi.
Esta vesão demo tem alguns arquivos midi, não é completa.

Abraços

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/11
· votar


bom, na minha humilde....

opnião eu acho esse bumbo tá muito grave, e a caixa quase não se escuta (com definição), os pratos parecem que matam um pouco do restante do instrumento...

depois da intro, logo quando a caixa entra o som sai um pouco melhor, mas depois com o resto junto a caixa parece que da uma morrida...

na guitarra eu acho que vc deveria tentar fazer a introdução sem palheta, faça um teste... já vai acabar com os estalos e dependendo do jeito que vc tocar vai soar muito bonito, mas se a intenção era essa então deixe como está.. (a musica é sua, voce que sabe)

o baixo não se escuta, não se nota, durante a música...
tente um som dele com menos grave e com mais definição, a não ser que seje esta sua intenção...

uma base boa com bateria real bem equalizada e um baixo bem definido com uma pegada bem acentuada, é tudo numa música...

escute algumas músicas do Rush, eu tiro muita referencia de músicas assim.. rush tem uma base incrivel...

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Segui suas dicas e regravei a guitarra sem palheta na introdução e riff principal, editei a caixa da bateria dando mais enfase e diminui o grave do bumbo, editei de leve tambem o ride.

o baixo teve o grave reduzido e o volume almentado, agora é possivel nota-lo mais na musica.

http://www.4shared.com/mp3/H9kzKdNP/Iluso_Solitria_4.html

O que acham desta versao? devo mudar mais alguma coisa?

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


E então o que acharam?

Adler3x3
Veterano
# jan/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


A quarta versão esta melhor.
Os pratos da bateria não estão bons.
O reverb que você colocou esta de acordo com a sua intenção.
Certo, certo.
Mas experimente diminuir um pouco, isto pode estar afetando o resultado final.
O baixo ainda não esta bom (e se aumentar uma oitava? ou não? ou mudar as notas?)

Slash_1989
Veterano
# jan/12 · Editado por: Slash_1989
· votar


Metal-Heart
Eu fui ouvindo e anotando algumas coisas na ordem em que percebi, elas estao listadas abaixo, e depois vou comentar sobre elas:

1) falta compressao no riff inicial
2) caixa muito grave
3) pratos baixos
4) bumbo sem kick
5) muita esteira na caixa
6) chimbau fraco
7) riff intermediario de guitarras levemente defasado
8) overhead da bateria com muito grave/medio


Bom, vamos lá.
Na minha opiniao, 80% do que falta na maioria das gravações amadoras sao: compressão e equalização, sendo a compressao a que mais apresenta deficit (uau, falei chique)
eu gostei da equalização geral da sua musica! mas faltou compressao em praticamente tudo.

no caso das guitarras, elas estao fracas, e nao eh questao de pegada nao. falta aquele punch que vc consegue usando uns 2 compressores em serie.
achei a caixa meio grave, talvez diminuir um pouco, e aumentar os medios por volta de 400hz possa dar mais presença (apesar de que nao ta ruim). e outra coisa, falta uma boa compressao na bateria, principalmente no bumbo e na caixa. nao tenha medo de "ser agressivo", mete compressao no negocio!!! jogo o ratio pro limite, e vai ajustando attack e release pra dar aquele estado na caixa. o mesmo vale pro bumbo.
nunca se consegue um bom resultado num só canal! nao sei como vc fez com a mix da bateria, mas se der, tenta separar o bumbo em 2 canais: corpo e kick. a caixa em 3: caixa aguda, corpo e esteira. ai vai equalizando e comprimindo cada faixa de frequencia diferente pra conseguir um bumbo com corpo e kick ao mesmo tempo, e etc...
outra coisa eh que muita gente mixa a bateria começando pelas peças individuais, e depois apenas ajusta o volume nos overs/room. eu nao gosto disso! comece sua mix pelos overs! over nao eh só prato, eh a bateria inteira tambem, entao ele merece muita atenção! de uma comprimida legal pra dar aquela força nos pratos, bumbo e caixa, equaliza depois pra nao perder o grave, e da uma boa reforçada nos agudos! eu gosto tambem de depois de tudo isso acrescentar um hi-pass, só pra deixar o grave do jeito que eu quero.
uma vez feito isso, e tendo uma bateria ja "legalzinha" só pelos overs, agora vc passa pra cada peça, mixando pra deixar aquele timbre limpo, peças bem fortes, nitidas e com presença!

No geral eu gostei muito da musica, e achei a mix boa! só mesmo dar uma melhorada nessa bateria, e caprichar na compressao de tudo!
e outra coisa, vi a galera falando em "masterização" ai em cima. esquece isso! master eh só lá pra frente quando vc for montar o cd! isso ai eh mixagem.
depois que vc exportar sua mix, ai vc pode abrir ela num programa como o T-racks ou o sound forge e fazer a sua "pre-master" por ela, ou melhor, um "tratamento de audio". no caso seria meter mais compressao e equalização.
uma boa dica que eu vi por ai pra fazer na "master" eh separar em dois canais as frequencias graves das medias/agudas, e comprimir essas faixas separadamentes. vc consegue isso com um hi-pass e low-pass.

enfim. acho que eh "só". haha, espero ter ajudado!

abraços

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


Vou experimentar almentar 1 oitava no baixo e vou dividir as peças da bateria em canais diferentes, o que estou usando é tudo em uma unica trilha midi e faço a equalização independente pelo proprio addctive drums, mas ele nao dispoe de compressores e os EQs são fraquinhos.

Vou dar uma boa conferida na compressão.

Obrigado abraços

Adler3x3
Veterano
# jan/12
· votar


Metal
No Mixcraft experimente usar os plugins:
- Twisthead VS 206 Preamp
- FSQ1964 Transient Vitalizer

Tem configurações para melhorar o som da batera.

E para equalização em geral:
- Pultronic Tube EQ, principalmente para as guitarras.

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


Segue a nova versão com as dicas que foram sugeridas

http://www.4shared.com/mp3/qSbzj3MI/Iluso_Solitria_5.html

Vejam que tal ficou e o que deve ser modificado

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


Cara o bumbo num ta aparecendo, a caixa ta mto grave, pratos tao mto baixo,
Axo que vc podia ponha a caixa tipo 45% para a esquerda e o hithat 45 para a direita, ficaria legal!!!
As guitarras e o baixo tao legal!!!
Vlw!!!

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


Arno Holetz

Estou providenciando (Oia que xique rsrs)

Adler3x3

Da uma olhada no seu monitor roland para ver se nao ta distorcendo nada, por favor.

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


Metal-Heart
Providenciado? hsuahsuhua
boeieii kkkk

Metal-Heart
Veterano
# jan/12
· votar


rsrs, fico pronto:

http://www.4shared.com/mp3/uQbRm8AZ/Iluso_Solitria_6.html

Vejam o que acham dessa vez, particularmente eu gostei mas caso nao tenha percebido algum detalhe me avisem.

Dei uma boa alterada no bumbo colocando mais kick como me sugeriram, coloquei todas as peças da bateria em trilhas separadas pra poder fazer qualquer alteração sem que influencie nas demais peças do kit.

Usei compressão reforçada em quase tudo, gravei o baixo novamente como esquema de guitarra. Gravei 2 vezes a mesma trilha e joguei a pan em opostos (100% L e 100% R)

Arno Holetz
Veterano
# jan/12
· votar


AEW CARA TA MASSA, ta bem legal as guitarra.
Aew num sei se tem alguem interessado mais fiz um kit de bateria com os sons do superior drummer avatar ( TO APRENDENDO AINDA ), se alguem quiser aproveitar. É PARA USAR NO KONTAKT.
vlw ta aew!!!

http://www.4shared.com/rar/C4Y-D6Vx/BATERIA_SUPERIOR_DRUMMER.html

Metal-Heart
Esse kit que eu postei, se vc pega e add um bom reverb nele fica bem massa nessa musica!!!
Minha opinião ta aew.
Vlw!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a opinioes para gravação